rede ex aequo

Olá Visitante14.jul.2020, 11:49:32

Autor Tópico: A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que muda?  (Lida 17389 vezes)

A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que mud

Offline saturnine

• Membro Ultra
  • Género: Feminino
Responder
Concordo plenamente...

No meu caso, apesar de só aos 23 anos me ter sentado e pensado bem porque é que desde sempre achava que existia algo de estranho em mim, sinto que sempre fui homossexual... Nunca me classificaria de bissexual porque nos dois relacionamentos heterossexuais que tive não sentia rigorosamente nada por eles (nem atracção física nem intelectual / emocional), apenas estava com eles para tentar ser como as outras pessoas, nada mais...

Não posso prever o futuro (e ainda bem) mas não me parece que a orientação sexual seja algo que mude...

a tua situação é identica à minha. nas relações heterossexuais q tive, não sentia a minima atracção, desejo  e tudo aquilo q é suposto sentir-mos qdo estamos com alguem q gostamos. estava com eles pq todas as minhas amigas namoravam e pq diziam coisas do género "ele é giro, não sejas parva" [uma lengalenga infindável e cansativa -.-'] e eu ía na conversa, pq sentia-me estranha se não fizesse parte do q era considerado "normal" naquela fase =| agr sei o pq de não sentir nda de especial por eles :P
    "Every living creature on earth dies alone."

A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que muda?

Offline David Erif

• Associad@
    • Membro Ultra
    • Género: Masculino
    Não vejo problema nenhum em alguem ter realmente uma orientação sexual homossexual e, num momento diferente da sua vida, uma orientação sexual diferente (e.g. bissexual ou heterossexual).

E há heterosexuais que apesar de terem tido uma experiência homosexual não deixem de ser ou de se considerar heterosexuais, tal como no teu caso em situação inversa.

Não é meramente uma questão de opinião filipe, é uma questão de terminologia de palavras.

Se defines a orientação sexual de alguém apenas através do seu comportamento sexual em determinado momento da sua vida então podes dizer que a orientação sexual é mutável.
    Mas o conceito de orientação é mais amplo do que isso e tu podes ter alguém que passe a sua vida inteira sem ter tido qualquer tipo de experiencia, seja sexual ou amorosa e que morra apesar de tudo com a certeza da sua orientação sexual.

Cada um define-se com o termo que se sentir mais identificado, mas de acordo com a definição dos mesmo, pegando num exemplo de alguém que se posicionava como heterosexual e que depois veio a descobrir a sua inclinação para se sentir atraido por pessoas do mesmo sexo, o que se deverá equacionar é se essa mesma pessoa chegou alguma vez a ser de facto heterosexual.

É por isso que se fala em questionar-se a própria heterosexualidade, a propria homosexualidade ou a própria bisexualidade. E questionar-se implica que haja re-definição, não propriamente mudança.
      A Amizade é uma Força que altera o Mundo

Offline filipepaulo

• Membro Elite
      • 9 Julho 2011 - MOP + Porto Pride - foi liiiiiiido!
        • PortugalGay.pt
      Não vejo problema nenhum em alguem ter realmente uma orientação sexual homossexual e, num momento diferente da sua vida, uma orientação sexual diferente (e.g. bissexual ou heterossexual).
      Não é meramente uma questão de opinião filipe, é uma questão de terminologia de palavras.

Se defines a orientação sexual de alguém apenas através do seu comportamento sexual em determinado momento da sua vida então podes dizer que a orientação sexual é mutável.

Não disse isso.

Para mim a "orientação sexual" é algo intrínseco à própria pessoa e que a faz sentir emocionalmente atraída por pessoas de um ou outro género, ou dos dois géneros.

Não é por ser intrínseco que é imutável. Não é por uma pessoa se ter sentido atraída apenas por pessoas do sexo oposto que a orientação sexual não pode ser bissexual (podem ter-lhe aparecido pela frente as pessoas "erradas" do mesmo sexo, por exemplo... ou podia não estar aberta a esse tipo de relação embora sentisse o uma atração não assumida dentro de si).

Desculpem a comparação básica... a cor dos cabelos de alguém é algo intrínseco à pessoa que ela não controla directamente (pode pintar o cabelo, mas aí está apenas a "esconder" a realidade), e no entanto há pessoas que quando são novas têm cabelo loiro e passados alguns anos cabelo castanho.

No entanto tal como a cor natural dos cabelos não é controlável conscientemente pela pessoa, também não vejo a orientação sexual como algo controlável.

No big deal.
        PortugalGay.pt - desde 1996 o site para todos os LGBTH em Português.

Offline David Erif

• Associad@
        • Membro Ultra
        também não vejo a orientação sexual como algo controlável.

E não é controlável. Não é isso que está a ser posto em causa. Está-se somente a questionar uso do termo “mudar”, quando nos referimos à própria definição de orientação sexual.

Tu “mudas” uma peça de roupa. E vais “descobrindo” a tua verdadeira orientação sexual ao longo dos tempos.

Frida ! / Kahlo ?

• Visitante
          também não vejo a orientação sexual como algo controlável.

E não é controlável. Não é isso que está a ser posto em causa. Está-se somente a questionar uso do termo “mudar”, quando nos referimos à própria definição de orientação sexual.

Tu “mudas” uma peça de roupa. E vais “descobrindo” a tua verdadeira orientação sexual ao longo dos tempos.

A palavra ''mudar'' que utilizei é na minha opinião a adequada, para ti não é, temos opiniões diferentes, apenas isso. ;)

Offline David Erif

• Associad@
            • Membro Ultra
            A palavra ''mudar'' que utilizei é na minha opinião a adequada, para ti não é, temos opiniões diferentes, apenas isso. ;)

Com certeza.
            Mas ao utilizares esse termo estás apenas dar um ponto de credibilidade inexacta àqueles que afirmam que podes "mudar" a tua homosexualidade, sendo que se podes "mudar" a tua homosexualidade, esta não é tanto uma orientação mas uma opção.

O que não é verdade. Nem de longe.

Offline filipepaulo

• Membro Elite
                • PortugalGay.pt

Com certeza.
              Mas ao utilizares esse termo estás apenas dar um ponto de credibilidade inexacta àqueles que afirmam que podes "mudar" a tua homosexualidade, sendo que se podes "mudar" a tua homosexualidade, esta não é tanto uma orientação mas uma opção.

O que não é verdade. Nem de longe.

Não podias estar mais errado, na minha opinião.

Quando se muda de camisa estamos a tomar uma decisão consciente.

Quando mudamos de emprego porque fomos despedidos, não é algo que controlemos realmente.

O termo "mudar" não tem, quanto a mim, as implicações que pretendes apresentar na tua conclusão.

Não é por as coisas mudarem que passam a ser controláveis ou opções.

Offline David Erif

• Associad@
                • Membro Ultra
                Mudas de camisa a teu bel-prazer ou porque as circunstâncias assim o obrigam e mudas de emprego a teu bel-prazer ou porque as circunstâncias assim o obrigam.

“Mudas” de orientação sexual a teu bel-prazer ou porque as circunstâncias assim o obrigam??

Ou vais antes redefinindo a tua orientação à medida que descobres a tua verdadeira identidade sexual?

O termo “mudar” no contexto da orientação sexual é objecto dos maiores silogismos paradoxais usados por grupos anti-gays e tem a implicância e a extensão que estes lhes dão. A minha é irrelevante.
                « Última modificação: 26 de Julho de 2008 por David Erif »

Offline filipepaulo

• Membro Elite
                    • PortugalGay.pt
                  Mudas de camisa a teu bel-prazer ou porque as circunstâncias assim o obrigam e mudas de emprego a teu bel-prazer ou porque as circunstâncias assim o obrigam.

“Mudas” de orientação sexual a teu bel-prazer ou porque as circunstâncias assim o obrigam??

Ou vais antes redefinindo a tua orientação à medida que descobres a tua verdadeira identidade sexual?

O termo “mudar” no contexto da orientação sexual é objecto dos maiores silogismos paradoxais usados por grupos anti-gays e tem a implicância e a extensão que estes lhes dão. A minha é irrelevante.

Silogismo paradoxal é toda a tua argumentação sobre o assunto e é precisamente por isso que estou em disacordo.

("A minha é irrelevante"... A tua quê?)

Offline David Erif

• Associad@
                    • Membro Ultra
                    Silogismo paradoxal é toda a tua argumentação sobre o assunto e é precisamente por isso que estou em disacordo.

Facto curioso :) tenho uma mesma perspectiva sobre a tua argumentação.

Mas Ei! Não vamos deixar que isso nos afecte  :)

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
                      • Membro Vintage
                      (...)

(...)

Quando falas em identidade sexual falas em identidade de género ou é apenas um sinónimo para orientação sexual?

Offline Ricardo Bastos

• Membro Total
                        • Banido

Facto curioso :) tenho uma mesma perspectiva sobre a tua argumentação.

Mas Ei! Não vamos deixar que isso nos afecte  :)

Penso que ele quis dizer que a ocorrência de uma mudança não tem necessariamente de ser planejada, nem as circunstâncias que a envolvem controláveis.
                        « Última modificação: 26 de Julho de 2008 por Ricardo Bastos »

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                          • Membro Vintage
                            • Homofobia
                          (...)

(...)

Quando falas em identidade sexual falas em identidade de género ou é apenas um sinónimo para orientação sexual?

Identidade sexual, terminologicamente, refere-se sempre à orientação sexual. :)
                            "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline sugar

• Membro Ultra
                            Eu acho a sexualidade algo flexivel, por isso é que nao gosto mt de rótulos
                            Existem alturas na minha vida em que sinto-me completamente "hetero" e
                            outras completamente "homo" e cada pessoas tem a sua história e a
                            sua experiencia, que vao-se diferindo umas das outras

Offline filipepaulo

• Membro Elite
                                • PortugalGay.pt
                              Eu acho a sexualidade algo flexivel, por isso é que nao gosto mt de rótulos
                              Existem alturas na minha vida em que sinto-me completamente "hetero" e
                              outras completamente "homo" e cada pessoas tem a sua história e a
                              sua experiencia, que vao-se diferindo umas das outras

não podia estar mais de acordo.  8-)

maGicGirl

• Visitante
                                Olá, eu sou nova aqui e gostaria que alguém mais experiente e que soubesse qual sua verdadeira sexualidade me pudesse ajudar. Estou confusa porque tenho só 15 anos e estou começando a me descobrir. É a primeira vez que peço ajuda e estou vivendo este dilema à um ano inteiro. Me ajudem vai. Quem estiver interessado me mande uma mensagem. Obrigado :-X

Offline Besa*me

• *
                                  • Novo Membro
                                  Homosexual, bisexual, heterosexual... o que interessa mmo? Todos queremos mesmo é estar felizes... Seja hoje com uma pessoa do mesmo sexo e amanhã com outra de sexo diferente. Axo que são irrelevantes estas paranóias de hoje defenir-me (ou catalogar-me) como isto ou aquilo. Acho que devemos amar acima de tudo pessoas e não sexos...

Concordo plenamente... É exactamente isto que sinto.  ;) :) :-*
                                    Quando quiseres diz, quando te apetecer faz!

Offline PedroSilvaa

• Membro Elite
                                    • A vida tem a cor que tu quiseres pint@r!
                                      • Facebook
                                    eu acho que o fundamental é sermos felizes de acordo com as vontades que momentaneamente sentimos =) se muda ou nao desde que estejamos confiantes do que somos e do que valemos e na boa
                                      Pedro Silv@

>>> A vida tem a cor que tu quiseres pint@r! <<<

Offline origo

• Membro Ultra
                                      • Only a life lived for others is a life worthwhile
                                      eu acho que o fundamental é sermos felizes de acordo com as vontades que momentaneamente sentimos =) se muda ou nao desde que estejamos confiantes do que somos e do que valemos e na boa

concordo plenamente :)

Até porque para mim, a orientação sexual constrói-se a cada instante, com o desejo e o amor vividos.. será que precisa de ter realmente uma designação?! I am who I am, does it matter what name I give myself?! Não obstante estas questões, vivi muitos anos sem pensar o que era ou não era, simplesmente nada assumi, mas agora que amo uma mulher, será que mudei? ou simplesmente encontrei-me neste momento!?
                                        http://www.meetup.com/pt-BR/Comunidade-Queer-LGBTQIA-Portugal/
                                        "A journey of a thousand miles begins with a single step." Provérbio chinês
                                        "Altruism is not a luxury, but a necessity" Matthieu Ricard
                                        http://www.imissio.net/artigos/49/1885/algumas-notas-sobre-a-gentileza/

Offline 2estrelinha3

• Membro Elite
                                          • A lés de mim
                                        Pegando nas palavras de quem lançou o tópico:

Julgo que ninguém se torna em nada, dado que não é uma transformação, acho que ao longo da vida nos descubrimos e ai aquilo que pensávamos ser pode mudar, mas não aquilo que realmente somos.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        403 Respostas
                                        64767 Visualizações
                                        Última mensagem 27 de Outubro de 2011
                                        por filipepaulo
                                        14 Respostas
                                        5421 Visualizações
                                        Última mensagem 27 de Agosto de 2009
                                        por Nuno_18
                                        17 Respostas
                                        5269 Visualizações
                                        Última mensagem 9 de Maio de 2011
                                        por portoboy