rede ex aequo

Olá Visitante21.jul.2019, 13:49:13

Autor Tópico: O que mais gostas em Lisboa...  (Lida 100393 vezes)

O que mais gostas em Lisboa...

Diotima

• Visitante
Alfama. É um charme.

Offline nevertoolatetobehappy

• Associad@ Honorári@
    • Membro Elite
    • Género: Masculino
    • Be yourself. Be happy. Be nice.
      • Tiny Ripple Hope
    A nível de pessoas, gosto de ser um cidade muito plural, em que regra geral as pessoas respeitam as diferenças e têm bons modos (sim, não gosto nada de maus modos! lol).

A nível de lugares e espaços, da luz, da cultura, de não existir lugar a monotonia, da Baixa, Chiado, Marginal, Avenida da Liberdade, e Belém.
    « Última modificação: 13 de Dezembro de 2013 por nevertoolatetobehappy »
      "Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

Offline Odraude

• Membro Total
      • Sometimes home can be another person
        • Tumblr
      Este é sem dúvida um novo local a juntar a muitos outros que Lisboa tem para se gostar! :)
      Espero ir em breve visitar este novo passeio ribeirinho.

(Durante cerca de dois anos (que me lembre pelo menos) passei nesta zona sempre em obras e eu a pensar que raio andavam eles a inventar desta vez... Well sounds good to me now)

Adoro ir aí sentir o quentinho do sol na cara :)
        "Honesty is such a lonely word"

Offline vepaem

• *
        • Novo Membro
        • "This could really be a good life " :)
        Ui, de tanta coisa...
        Gosto do Chiado, gosto do Rossio, gosto de Alfama, gosto de Belém, gosto do Parque das Nações, do Castelo. Gosto do Saldanha, do Campo Pequeno, do Campo Grande e da Avenida da Liberdade. Gosto da luz, das pessoas e do movimento.
        Gosto de quase tudo :p
          "My lucky strike ! "

Offline Arch

• Membro Sénior
          Gosto do ambiente bairrista; gosto das casas de fado; gosto da baixa-chiado; gosto quando me perco nas ruas de Alfama ou da Mouraria; gosto da luz que Lisboa tem no Verão; gosto das esplanadas e dos miradouros acompanhado de um café e um livro. Gosto de Lisboa.
            http://the-tyranny-of-disquiet.tumblr.com/

"Eu que me aguente comigo e com os comigos de mim", Pessoa.

Offline blueboy

• Associad@
            • Membro Vintage
            • Smile!
            É bom ver que uma estação de metro tem tantos fãs aqui no fórum!  lol lol lol

Baixa-Chiado é o nome de uma estação de metro mas é giro ver como a população começou a usar essa expressão para designar uma área da cidade ali entre o chiado e a baixa pombalina  :)
              Ainulindalë

Offline JDelgado

• Membro Elite
              • Simply lost
                • Facebook
              Eu também conheço as zona de Lisboa pelo nome das estações de metro mais procimas...
                Mesmo na mais escura da escuridão, haverá sempre uma luz a brilhar para nos guiar.
                Basta saber encontra-la

Fábio de Almeida

• Visitante
                Eu só gostava da zona do Oriente e de Belém, mas depois de viver há 4 meses em Atenas (que é horrível, na minha opinião), passei a reconhecer a beleza de toda a Lisboa...

Offline AnúbisGirl

• **
                  • Membro Júnior
                  • Género: Feminino
                  • Isto não diz nada aqui xD
                    • Blog
                  Olá =) sou uma nortenha que vai "visitar-vos" em breve e queria umas dicas para me perder entre ruas e calçadas xD
                  lool
                    E talvez se ouvisses os pássaros saberias a música do tempo...

Offline smellycat

• Associad@
                    • Membro Júnior
                    Lisboa... <3

É a minha terra, mas prometo não exagerar xD

Adoro: a luz, o rio, as paisagens cénicas da zona histórica, os miradouros, os eléctricos, a Baixa cheia de gente, as avenidas novas, o PdN, Belém, a nossa Chinatown (Martim Moniz ;D)... tanta coisa!

Offline pedrosilvaesc

• Membro Total
                      • Banido
                        • Facebook
                      adoro o Bairro alto e a baixa!

Offline Ticas:

• Associad@
                        • Membro Ultra
                        Sou natural de Lisboa, e podia estar a querer defender a reputação da cidade, mas a verdade é que adoro Lisboa e sinto-me privilegiado por viver aqui!

Adoro toda a zona da Baixa-Chiado, a sua multi-culturalidade, as suas ruas cheias de gente, os espaços comerciais, a animação que se sente. Adoro o Terreiro do Paço, a nova zona ribeirinha que une o Cais do Sodré ao Terreiro. Adoro o Parque das Nações, o Príncipe Real, a Avenida da Liberdade, Belém, Alfama... Cada bairro com o seu encanto especial.  :)

Offline miúda esquisita

• Membro Sénior
                          De estar sempre perto duma zona comercia. Não sou consumista mas gosto de ver montras

Offline joao_reis

• *
                            • Novo Membro
                            Oi pessoal,

O que mais gosto em Lisboa é o Outono. As folhas a cair, as ruas meio sem nínguem, as luzes da cidade ao entardecer! Adoro

Se bem que o quentinho do sol, numa esplanada na Av da Liberdade ou na Bica sabe muito bem também! :)

Sitios preferidos: Bairro Alto durante o dia, Monsanto pa descomprimir e claro, no Terreiro e Rossio :)

Offline Kidrauhl

• Membro Total
                              Ao contrário do habitual, não vou ser nada imparcial em relação a Lisboa, porque nasci aqui, fui criado aqui e sempre vivi aqui.

Apesar dos problemas conhecidos de todos (as drogas, a falta de limpeza, os edifícios degradados), acho Lisboa uma cidade fantástica. Tem uma luz natural incrível e fabulosa. É uma cidade muito diversa, tem desde bairros típicos a zonas de escritórios, tem desde zonas de influência árabe, de planta irregular, a zonas com ruas rectilíneas e perpendiculares. É uma cidade com séculos e séculos de História, que importa conhecer e valorizar.

Está cada vez mais de cara lavada: o que muitos acusam de ser obras de fachada, eu aplaudo, porque antes fazer obras para turistas do que não fazer de todo. A Baixa, o Chiado e a Ribeira das Naus recuperaram a sua centralidade - quem andava na Baixa ou no Chiado depois das 19h, há uns anos atrás, sabe bem do que falo e há-de notar que a comparação é inevitável, porque há agora famílias inteiras e turistas a circular na rua Augusta à noite.

Apesar dos problemas de reabilitação urbana com que se confronta, Lisboa tem, apesar da crise, feito um esforço nesse sentido e tem-se verificado um maior número de edifícios reabilitados e reconvertidos em hostels, mesmo no Intendente, uma zona tradicionalmente com má fama.

O Parque das Nações, que foi finalmente elevado à categoria de freguesia (permitindo uma verdadeira gestão da zona, depois da extinção da Parque Expo), está também de cara lavada e é, já desde há alguns anos, uma parte da cidade onde vivem famílias, muito agradável para passear. O futuro de Lisboa passa, em grande parte, pelo Parque das Nações, até pelo poder de compra de quem lá vive e pelas actividades económicas que por lá proliferam.

Lisboa tem também uma noite fantástica e a oferta é variada: desde Alfama à Bica, passando pelo Bairro Alto. Os moradores não gostam (e compreende-se que certas faltas de civismo não sejam toleráveis), mas quem vai para ali morar já sabe com o que conta. Durante o dia, o Bairro Alto não tem vida e é a indústria nocturna que vai mantendo aquilo.

Os bairros típicos de Lisboa (Alfama, Mouraria, Madragoa, Graça, Castelo) são zonas genuínas onde ainda impera um espírito bairrista e de 'aldeia', bem patente nas marchas populares. Quem resiste a dizer 'bom dia' aos idosos que vivem dentro das muralhas do Castelo? Quem não se encanta com as ruelas e becos de Alfama, com as igrejas de S. Miguel e Santo Estêvão? Quem resiste a saber as fofocas da vizinhança enquanto se assiste a uma lavagem de roupa no Lavadouro das Francesinhas, na Madragoa? Ou a deleitar-se com a vista dos miradouros de S. Pedro de Alcântara, da Senhora do Monte ou de Santa Luzia? É este tipo de situações que, numa cidade pejada de turistas (e ainda bem), faz com que Lisboa continue a ter uma alma e uma identidade bem definidas.

O Cais do Sodré está também requalificado, nomeadamente o Mercado da Ribeira, que muitos acusam de ser uma cedência a interesses económicos por ser uma parceria com a Time Out, mas eu digo que são essas parcerias que vão tornando a cidade minimamente apresentável.

O Príncipe Real é agora uma nova centralidade, com o novo shopping Embaixada e estabelecimentos como o Pavilhão Chinês e o Poison d' Amour.

Belém já viu melhores dias, no entanto o seu património arquitetónico - Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos - tem muito valor e atrai muitos turistas.

Quanto às partes mais recentes da cidade, são muitas vezes tidas como impessoais (e são-no em alguns casos, como as Avenidas Novas). Não obstante, é nessas zonas que se concentram edifícios de escritórios (Picoas, Saldanha) e há espaços verdes agradáveis, como os Jardins da Gulbenkian, o Parque da Quinta das Conchas ou o Campo Grande.

Já morei perto das Amoreiras, no bairro homónimo, e gostei muito: central e sossegado. Perto do Marquês de Pombal e da Avenida da Liberdade, sítios com boas acessibilidades ao resto da cidade. Os quiosques na Avenida da Liberdade, embora de carácter elitista, vieram dar nova vida à artéria.

Campo de Ourique merece destaque por, tal como o Príncipe Real, estar na moda e ser uma das novas centralidades. A Estrela, com o seu jardim e a basílica, é também um sítio agradável para passear.

Não esqueço, também, as zonas mais carenciadas e menos atractivas da cidade, como Beato, Marvila, Ameixoeira ou Charneca. Não vou ser hipócrita e dizer que gosto dessas zonas, mas fazem parte da cidade e penso que merecem também referência.

Resumindo, a parte da antiga da cidade é a de que mais gosto, já calcorreei as ruas de Baixa, Chiado, Bairro Alto, Bica, Madragoa, Alfama, Mouraria, Castelo e Graça montes de vezes e acabo sempre por descobrir algo de novo, seja um beco, uma casa, uma ruela, de que não me apercebi na visita anterior. Guardo muito boas memórias da cidade e dos momentos que nela passei e espero voltar a viver em Lisboa um dia.
                              « Última modificação: 30 de Maio de 2014 por Kidrauhl »

Offline JoanaWildy

• Membro Vintage
                                Antigamente, achava que nunca iria viver em Lisboa e "detestava" a cidade, não sabendo mto bem pq. Politiquices.
                                Eu não sou de Lisboa mas vivi lá o ano passado e pude conhecer melhor a cidade, confesso que gostei e que há espaços que adoro.
                                Como o Parque das Nações, a baixa-chiado, os espaços verdes que existem em vários pontos, os Armazéns do Chiado, Jardins de Belém, toda a beira rio. Acho que não há mto mais, que me recorde :P
                                  "Someone once said if you want something very badly, set it free... If it comes back to you, it's yours forever. If it doesn't, it was never yours to begin with."

Offline pedrosilvaesc

• Membro Total
                                  • Banido
                                    • Facebook
                                  Antigamente, achava que nunca iria viver em Lisboa e "detestava" a cidade, não sabendo mto bem pq. Politiquices.
                                  Eu não sou de Lisboa mas vivi lá o ano passado e pude conhecer melhor a cidade, confesso que gostei e que há espaços que adoro.
                                  Como o Parque das Nações, a baixa-chiado, os espaços verdes que existem em vários pontos, os Armazéns do Chiado, Jardins de Belém, toda a beira rio. Acho que não há mto mais, que me recorde :P

Lisboa é que é!
                                  Tenho orgulho em ser alfacinha! Vai um pé de dança das marchas populares?! xD

Offline JDelgado

• Membro Elite
                                    • Simply lost
                                      • Facebook
                                    Adoro correr ao fim da tarde a seguir as aulas no Parque das Nações
                                      Mesmo na mais escura da escuridão, haverá sempre uma luz a brilhar para nos guiar.
                                      Basta saber encontra-la

Offline odp

• Associad@
                                      • Membro Ultra

Tem uma ótima vista! :up Quando tenho tempo costumo ir passear para essas bandas... Gosto principalmente de me sentar a ler ao pé do rio. :)
                                        Contactos: mail: lisboa@rea.pt; tel: 91 791 38 78

Offline unicorn39

• Membro Total
                                        • I think u’re made of stronger stuff than u think

Tem uma ótima vista! :up Quando tenho tempo costumo ir passear para essas bandas... Gosto principalmente de me sentar a ler ao pé do rio. :)

Também adoro ir passear para esses lados :) até porque é o espaço mais agradável que tenho mais próximo da minha terrinha xD Dependendo da vontade que estiver e do meu estado de espírito ou ando sem rumo ou me sento a olhar para o rio :)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        96 Respostas
                                        24684 Visualizações
                                        Última mensagem 17 de Maio de 2014
                                        por Spektrum
                                        52 Respostas
                                        22206 Visualizações
                                        Última mensagem 3 de Agosto de 2011
                                        por DaniRap
                                        18 Respostas
                                        8328 Visualizações
                                        Última mensagem 27 de Abril de 2010
                                        por Calvin35