Olá a todos,
é com uma certa tristeza e algum pesar, confesso, que constato que já ando por este forúm há mais de um ano e... destes cantinhos perdidos, nunca, ou raramente aparece alguém...
Eu estou cá. Eu resisto!!!
Venho (dando asas a uma certa nostalgia) falar-vos um pouco da terra em que o Homem se confunde com a paisagem.
Decidi começar pela ilha à primeira vista mais agreste, mas que no fundo só nos faz ver o quanto prodigiosa é a Natureza. Quem gosta do verde e da calma(e quantos tons de verde!) certamente encontra aqui a terapia para o seu espírito.
Um exemplo é a Ilha de São Jorge,com cerca de 10 500 habitantes. Situa-se no centro do Grupo Central do Arquipélago dos Açores, separada da Ilha do Pico por um canal de 15 km. São Jorge tem 56 km de comprimento e 8 km de largura, sendo a sua área total de 246, 25 km2. Há uma localidade, a "ponta de Rosais" em que vamos a andar e a sentir o chão estreitar por ser mesmo a ponta da ilha!
A vista para o pico é fabulosa! Então de inverno quando a montanha está coberta de neve, é mesmo lindo. Atrás não fica o pôr de sol. Uma bola enorme laranja que se afoga lentamente no mar...
A grande particularidade desta ilha são as Fajãs , quase todas habitadas mas de acesso muito difícil. Na costa norte, destacam-se as Fajãs do Ouvidor, dos Cubres e do Senhor Santo Cristo. Na costa Sul, entre muitas temos a Fajã dos Vimes. dura horas descer (não tem acesso para carros) até à caldeira do Santo Cristo, mas entra-se num espaço tão puro, com tão pouca marca humana...
Esta ilha é atravessada por uma serra que atinge a altitude de 1053 m, no pico da Esperança (houve há poucos anos a queda de um avião, uma verdadeira tragédia humana...).
A costa é em geral rochosa, daí não ter praia, apenas umas poças naturais. As pessoas da ilha vão muito à ilha do Faial e à do Pico de barco. Foi uma sensação maravilhosa entrar no Cruzeiro das Ilhas: o vento a roçar a face, o cheiro a maresia, ver os golfinhos a saltar mesmo ali ao pé (só apetecia afagá-los, tão lindos!)
Alguém partilha a mesma impressão/experiência?