rede ex aequo

Olá Visitante21.out.2019, 11:00:13

Autor Tópico: "Medo/receio de aparecer na 1ª reuniao ou nas seguintes"  (Lida 57045 vezes)

"Medo/receio de aparecer na 1ª reuniao ou nas seguintes"

Offline dummie

• Membro Vintage
  • Género: Feminino
Uma pergunta: aqueles que ainda estão no armário, aliás, mais concretamente, na prateleira lá no fundo, não é "normal" sentirem um certo receio ou desconforto?!  ??? ???

Oi dummie, as reunião são preparadas a pensar em todas as pessoas, com a sua grande diversidade de características e circunstâncias de vida. Isso é o que torna as reuniões interessantes e imprevisíveis :)

Entre as pessoas que vão, há pessoas que já se assumiram, outras que ainda não, outras que mais ou menos... Acho que este último caso é o mais frequente, de qualquer modo, ao longo da nossa vida ;)

E ninguém tem de assumir-se ou de pôr em palavras o que quer que seja durante uma reunião, só tem de se deixar ir e sentir-se bem. Eu até diria que as reuniões podem ser particularmente importantes e reconfortantes para quem ainda não se assumiu.

Dizes receio ou desconforto por algum motivo específico?

Infelizmente, na nossa sociedade, o facto de a homossexualidade ainda não ser aceite, faz-me sentir pouco à vontade com esse aspecto da minha vida, sendo que dificulta a minha percepção e a minha capacidade de absorver todas as coisas boas que a "minha comunidade" me tem para oferecer.
Digo desconforto mas é comigo mesma, deixa-me ver se me faço entender: ora, sendo eu não assumida e indo a uma reunião onde me encontro com várias pessoas, estranhas ao meu dia-a-dia, e dar-lhes a conhecer a minha orientação sexual sem antes o fazer a pessoas mais próximas é um pouco confuso e estranho. Mas mais estranho e confuso fica quando sei que o melhor que tenho a fazer é exactamente isso, assumir-me perante a "minha comunidade" e conhecer pessoas como eu, porque sei que através das experiências delas conseguirei superar essa dificuldade de me assumir aos mais chegados. Ou seja, é tudo confuso!  :P :-\
    They say you find love in every corner... Well, my life must be a circle!

13

• Visitante
    Ah, percebo :)

Quando nos sentimos desconfortáveis com alguma coisa, é natural que uma parte de nós prefira não avançar, não falar sobre o assunto, não descobrir mais... Às vezes temos de dar o primeiro passo para perceber que, por trás desse desconforto, queremos mesmo é avançar ;)

Isto sou eu a falar. Porque se as coisas na minha vida não mudam e avançam, eu cedo começo a flipar ;D

Penso que a tua verdadeira comunidade será sempre aquela constituída pelos teus amigos, pelas pessoas de quem gostas, independentemente da sua orientação sexual ou do modo como as conheceste. Mas é verdade que falar destes assuntos à vontade, em especial com pessoas que têm a mesma orientação sexual que nós, ajuda-nos a descobrir um caminho no meio dessa confusão ;)

Da primeira vez que eu fui a uma reunião da rede ex aequo, poucas pessoas sabiam da minha orientação sexual. Alguns dos meus melhores amigos e familiares mais chegados não sabiam, ou pelo menos achavam que não sabiam lol Depois desse dia aconteceu tudo super-depressa... e, felizmente, super-bem :)
    « Última modificação: 1 de Julho de 2011 por 13 »

Offline Guilherme92

• *
      • Novo Membro
      Por acaso medo das reuniões é uma coisa que nao tenho  ;D
      mal espero para poder ir a uma.

a pergunta que faço é se aconselham ir sozinho, ou ir acompanhado? Consegui arranjar de certeza absoluta alguem, gay ou hetero mas consegui.
      MAs conhecendo-me bem, secalhar devia ir sozinho. Senão faço grupinho à parte e nao falo com ninguém :S
      O que vocês acham?

13

• Visitante
        a pergunta que faço é se aconselham ir sozinho, ou ir acompanhado? Consegui arranjar de certeza absoluta alguem, gay ou hetero mas consegui.
        MAs conhecendo-me bem, secalhar devia ir sozinho. Senão faço grupinho à parte e nao falo com ninguém :S
        O que vocês acham?

De facto, é como preferires. Às vezes, ir com uma pessoa amiga torna tudo mais divertido. Outras vezes, sentimo-nos melhor e participamos mais se formos sozinhos. Eu diria que se te conheces bem a achas que deves ir sozinho... vai sozinho :)

Em todo o caso, a pessoa que te acompanha pode ser de qualquer orientação sexual, fica à vontade!

Offline Boni

• Membro Ultra
          • Género: Masculino
          • Xiii, O bar da praia tá demais mano!
          ainda me lembro da minha primeira reunião...  foi terrivel  lol
            "Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe"

Offline crazyguymiau

• Membro Total
            • Sou feliz do jeito que sou! Miau!
              • Um Imperfeito Desconhecido
            a minha também. cheguei às 4 porque decidi ir prá zona de moscavide. Enganei-me. Não disse um pio.
              Uma pessoa igual a ti. Imperfeita, mas quem não é!? Queres-te mostrar perfeito!? Não durará. E já agora, sorri! :D

http://umimperfeitodesconhecido1.blogspot.com

Offline LanerZig

• Membro Total
              Jeez... As reunioes continuam a ser um bicho de sete cabeças... -.-''
                "I read somewhere... how important it is in life not necessarily to be strong... but to feel strong."

Offline crazyguymiau

• Membro Total
                • Sou feliz do jeito que sou! Miau!
                  • Um Imperfeito Desconhecido
                Mas depois da 1ª, acho que me soltei mais. Vão e não tenham medo! Ninguém vos vai comer. Eu, só por acaso, não sou nenhum canibal.
                  Uma pessoa igual a ti. Imperfeita, mas quem não é!? Queres-te mostrar perfeito!? Não durará. E já agora, sorri! :D

http://umimperfeitodesconhecido1.blogspot.com

Offline kgbatista

• Membro Total
                  Gostava muito de ir a uma reunião :) quando é a próxima ???
                  aaah já enviei a minha proposta de associação :P
                  agora é só aguardar :)
                    A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.
                    John Kennedy

Offline BlackTide

• Membro Sénior
                    • BlackTide, Brother of the Moon, my inner gypsy
                    Olá a todos! :)
                    Vou falar um pouco da minha experiência pessoal talvez algum dos casos se sinta como eu me sentia antes de ir à minha primeira reunião.

Quando descobri a Rede Ex Aequo até o simples clicar do rato para navegar no forum ou a inscrição no forum era um problema... teve que ser devagar muito devagar e quando entrei pensei... " já cá podia ter vindo há mais tempo... -.-' "

Quanto às reuniões... tinha muitos medos por exemplo:
                    - E se alguém me ve com um grupo de jovens homossexuais?
                    - E se eu digo alguma coisa que não devo?
                    - E se alguém me vai apontar o dedo por eu ser/agir de determinada forma?
                    - E se chove nesse dia?
                    - E se...?

Isto para dizer que, a certa altura já tudo e nada era uma desculpa para não ir. Quando finalmente tive coragem para ir, não fui sozinho, mas foi das melhores decisões da minha vida. Nas reuniões ninguem obriga a participar, ninguem pressiona a nada. Acima de tudo lembrem-se que quem frequenta as reuniões são pessoas que têm algo em comum convosco e do qual podem falar.
                    Não pretendo leva-los às reuniões por lavagem cerebral, simplesmente NÃO deixem que "o nada" vos impeça de ir. ;)
                      "She was just a dream, She was just a dream"

Offline O'Connell

• Membro Elite
                      Já ouvi vários vezes, compararem as reuniões da rede com as reuniões dos AA (logicamente para quem nunca foi).

Para quem já pertenceu a um grupo de jovens católico, testemunho que é semelhante, embora as temáticas sejam bastante diferentes, ou abordadas de uma outra forma e perspectiva.

Não há que ter receios! :)
                        «No, no, not my car! [menacingly] Oh I hate mummies!» by myself  lol

Offline drecas

• Membro Sénior
                        Bom dia, já pertenci a um grupo de jovens cristão, e para ser sincero como tudo na vida ao inicio senti um certo desconforto que é completamente habitual. Gostava muito de ir a uma reunião mas pelo que andei a pesquisar as reuniões respeitam a uma certa ordem não é?

O meu problema mesmo é a zona, porque não conheço mesmo a zoa e o meu sentido de orientação nasceu muito estrago xD

Offline O'Connell

• Membro Elite
                          Bom dia, já pertenci a um grupo de jovens cristão, e para ser sincero como tudo na vida ao inicio senti um certo desconforto que é completamente habitual. Gostava muito de ir a uma reunião mas pelo que andei a pesquisar as reuniões respeitam a uma certa ordem não é?

O meu problema mesmo é a zona, porque não conheço mesmo a zoa e o meu sentido de orientação nasceu muito estrago xD

Olá drecas,
                          Acho que vais gostar bastante das reuniões.
                          Gostava de te ajudar, mas não sei a que zonas pertences.
                          Eu sou do norte e vou às reuniões do grupo local do Porto.
                          Neste link porderás ver os diferentes grupos locais activos e qual será o mais próximo de ti.
                          Geralmente, colocam algumas indicações em cada um dos locais, tendo como outra alternativa um número de contacto para o qual poderás ligar.

Abraço,
                          O'Connell

Offline drecas

• Membro Sénior
                            Eu sou de Lisboa, quer dizer da periferia, e não conheco muito bem lisboa :)

Offline O'Connell

• Membro Elite
                              Eu sou de Lisboa, quer dizer da periferia, e não conheco muito bem lisboa :)

Vê qual será o melhor grupo para ti. Tens Cascais, Leiria, Lisboa e Setúbal.

Nunca fui a uma reunião do grupo local de Lisboa, mas já fui ao IPJ. Tens comboio e metro como meio de transporte (quase de certeza também terás autocarro).
                              Após saíres da estação terás que andar um pouco a pé.

Offline Templarius

• núcleo lgbti braga
                                • Membro Vintage
                                • *water and ice*
                                Leiria não tem grupo de jovens local, neste momento, mas qualquer uma das outras sim :)

Offline Rita_jk

• **
                                  • Membro Júnior
                                  Já há algum tempo que gostaria de participar numa reunião. Depois deixei de pensar nisso, mas recentemente tenho voltado a ter esta ideia em pensamento. No entanto lá está há aquele receio, talvez próprio de ser um ambiente novo com pessoas novas.

Offline Nhonhinha

• **
                                    • Membro Júnior
                                    Já há algum tempo que gostaria de participar numa reunião. Depois deixei de pensar nisso, mas recentemente tenho voltado a ter esta ideia em pensamento. No entanto lá está há aquele receio, talvez próprio de ser um ambiente novo com pessoas novas.
                                    Eu acho que devias experimentar, eu fui a uma reunião e gostei bastante, o pessoal é simpático, acolhedor...epa 5 estrelas :)
                                    Experimenta que vais gostar :)

Offline Rita_jk

• **
                                      • Membro Júnior
                                      Eu acho que devias experimentar, eu fui a uma reunião e gostei bastante, o pessoal é simpático, acolhedor...epa 5 estrelas :)
                                      Experimenta que vais gostar :)

Sim, só ouço dizer bem, é porque deve ser verdade :)

Offline alexandrarusso

• *
                                        • Novo Membro
                                        Para nao ter medo necessitamos nao recear nada.....mas, uma pessoa por mais que pense no correcto, é muito dificil de cumprir. Podendo, haver várias razões/motivos que fomentam esse comportamento. Atendendo à minha postura/atitude face a esse problema, posso descrever o que me inquienta: saber da possibilidade de encontrar alguém conhecido tanto na 1ª reuniao e nas seguintes; nao me sentir muito à vontade devido ás minhas caracteristicas pessoais (timidez, vergonha..), etc..
                                        Olá Wolf Heart,
                                        Sou nova também aqui neste fórum e logo por aí identifico-me mais contigo. Percebo aquilo que quiseste transmitir no teu texto e eu também me sinto exactamente assim. Tenho 28 anos e há três e meio que estou numa relação lésbica. Falo muito com a minha companheira sobre a possibilidade de conhecermos novas pessoas da comunidade LGBT, só para que nos possamos também sentir mais identificadas e integradas na sociedade. Actualmente não sentimos descriminação mas às vezes sentimos falta de falar sobre determinados assuntos. Como tu, também eu e ela temos receio da recepção, por exemplo. Por vezes parece-me que as pessoas estão demasiado cómodas nos seus círculos de amizade ou conhecimento e depois perdem um pouco a "sensibilidade" de receber o novo que chega. Sinto isso e já tenho falado com pessoas que sentem o mesmo. Digo-te ainda que gostava muito de ter oportunidade de ir a reuniões e participar em mais iniciativas. O medo muitas vezes é paralisante mas o nosso bem-estar deve sempre falar mais alto. Só custam as primeiras "investidas".

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          "E se eu fosse "eles"?"

Iniciado por chiloane « 1 2 3 » Apoio

59 Respostas
                                          14633 Visualizações
                                          Última mensagem 24 de Outubro de 2008
                                          por Boreas
                                          "Sinais do Medo" de Ana Zanatti

Iniciado por zen_menininha « 1 2 ... 7 8 » Geral

145 Respostas
                                          26970 Visualizações
                                          Última mensagem 24 de Maio de 2013
                                          por Lambuças
                                          132 Respostas
                                          26144 Visualizações
                                          Última mensagem 27 de Outubro de 2011
                                          por Frozzen
                                          Medo do Mundo !

Iniciado por Zen Soulless « 1 2  Todas » Apoio

20 Respostas
                                          4726 Visualizações
                                          Última mensagem 14 de Dezembro de 2008
                                          por nuven
                                          127 Respostas
                                          22796 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Abril de 2015
                                          por tomasmarques