rede ex aequo

Olá Visitante30.nov.2020, 05:04:32

Sondagem

Como acham os cuidados de saúde de hoje?!

maus a nível médico e de enfermagem
6 (11.5%)
razoáveis a nível médico e de enfermagem
27 (51.9%)
bom a nível médico e mau a nível de enfemragem
1 (1.9%)
bom a nível de enfermagem e mau a nível médico
7 (13.5%)
bons aos dois níveis
5 (9.6%)
muito bom aos dois níveis
6 (11.5%)

Votos totais: 34

Autor Tópico: A Saúde em Portugal!  (Lida 12861 vezes)

A Saúde em Portugal!

nicsparks

• Visitante
Ois pppl:)

Puxando a brasa á minha sardinha :P, início este tópico para saber qual a vossa opinião acerca dos cuidados médicos e de enfermagem, dos nosso dias!?

E gostava que contassem situações vividas por vocês ou por pessoas próxima a vós, com aspectos negativos e também positivos, para que eu possa ter uma visão um pouco generalizada do que são os cuidados de saúde dos nossos dias e do meio profissional, que me irá receber...

:-* ;)
« Última modificação: 24 de Março de 2006 por David_erif »

Cuidados de sáude!!

nicsparks

• Visitante
    Eu pessoalmente penso, que existem bons e maus profissionais de saúde, mas creio que a principal discrepância seja no humanismo, na forma de lidar com as pessoas!:(

quantas vezes não somos tratados pelo nome e nem conhecemos o nome de quem nos trata?! quantas vezes não sabemos o que nos fazem e porque fazem e como é o nosso estado de saúde?!!

se isto são cuidados de saúde, que ninguém fique doente! :-/

Cuidados de sáude!!

Offline azithro

• Membro Sénior
      • Género: Feminino
      • all star
        • eu e o território
      Eh Eh e especialmente quando nos dizem:
      " isso é psicológico"

Apartir de certa altura passei a ir só aos centros de saúde quando estou mesmo para morrer, ou seja quando as minhas amigdalas incham de tal maneira que não consigo comer e  vezes dificuldades em respirar ... mas isto sou eu, qual exames de rotina, check-up's, nada ... só o oftalmologista por esse não me consegue intrujar ... ou vejo bem ou não lol lol
        we are all made of stars

Cuidados de sáude!!

Offline azithro

• Membro Sénior
        • all star
          • eu e o território
        falta uma opção:

devem estar a gozar com a cara duma pessoa

Não que tenhamos um mau sistema de saúde, mas é sim o modo como o utente é tratado que é preocupante.
        Ao menos por aqui ainda toda a gente tem acesso aos cuidados básicos de saúde (minimamente gratutio). Nos states tem de se ter seguro de saúde (carissimo) sem o qual se está interdito de entrar em que hospital fôr, e pior ainda se for uma urgência tipo bala ou coisa do genero só são atendidos se tiverem seguro (o que pode demorar não sei quanto tempo a verificar).

Não nos podemos queixar assim tanto ... podia ser pior :inq
          we are all made of stars

Cuidados de sáude!!

nicsparks

• Visitante
          visto nesse ponto de vista tens toda a razao!!;)

Alguém da área de saúde ?

Cnidaria

• Visitante
            Oi pessoal !

Gostava de saber quem daqui trabalha na área de saúde, que para mim é a melhor  ;D  ;D  Eu sou de anatomia patologica, citológica e tanatológica ! Ganda nome né ? Resumindo....autopsias , órgãos , biopsias, microscópio, dissecações.... ;D A quantidade de homossexuais é bastante grande... e por isso meninos de saúde digam la em k trabalham...pa sermos o grupo da saúde ex-aequo... :P

Cuidados de saúde!!

pita_bi

• Visitante
              ha uns tempitos atras tiv num hospital nas urgencias a espera d ser atendida... bem.. esperei esperei esperei... 2 horas e tal e aí sim fui atendida (mas mt mal atendida). é caso pra dizer k kem tiver d morrer nos hospitais d portugal... morre e pronto! oh.. é so mais uma p debaixo da terra...kual é o mal?  ::) lol kidding
              no comment mesmo...  >:(

Cuidados de saúde!!

Offline jota

• Membro Total
                Ola...tou a estudar enfermagem...já fiz varios estágios em diferentes hospitais do país.
                O que penso,por ter a oportunidade de andar pelos bastidores é q há bons e maus profissionais,como em tudo...Onde vejo q há uma grande lacuna é na relação com o doente,na humanização dos cuidados prestados...O mal é que apenas "obrigam" o profissional de saúde a realizar as técnicas de acordo com a situação clinica,pq tem q ficar registado,mas n há registos nem nada que avalie o profissional em termos de humanização do cuidar...Portanto é mesmo uma questão de sorte... :-\ :-\ :-\
                Esta é a minha grande desilusão
                  "Don´t want to see me crying,Just want to see me flying,I need to get so high and Want somebody to blow my mind" (Moloko)

Cuidados de saúde!!

vampiresca

• Visitante
                  Sou socorrista no hospital militar...já vi de tudo...como pessoas a serem mal tratadas ás que entram em coma e sairem pelo próprio pé...
                  Houve um caso que presenciei...um médico a desligar uma máquina a um doente e reanima-lo logo a seguir...pessoas numa sala de espera da urgência, 2 a 3 horas para serem atendidas...etc...
                  Mas, no meu hospital não é só mau...tenho um amigo que tinha um tumor cerebral, foi operado e está a recuperar graças a dois médicos do meu serviço...uma senhora idosa que entrou em coma e vai sair pelo seu próprio pé para casa...etc...

:devil VAMPIRESCA  :devil

Cuidados de saúde!!

Offline bruised

• Membro Sénior
                    • Género: Masculino
                    • "vive cada dia como se fosse o ultimo..."
                    Na minha opinião penso que o sistema de saúde português não é dos piores, temos sim é bons e maus profissionais. Muitos dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos hoje em dia exercem essas profissões pelo seu prestigio e relevo social que possuem. Toda a gente hoje em dia quer ser médico pois dá dinheiro e estatuto, sendo esta a principal causa do mau atendimento dos doentes. Assim sendo muitos dos médicos estão ali por várias razões, excepto pela de gostar da sua profissão ou fazer do acto de salvar vidas e preocupar-se com o bem estar dos outros um lema na sua vida.

Sou estudante de ciências farmacêuticas mas este n era o meu sonho. Agora começo a gostar mais do curso e até darei um profissional mais ou menos pois sou bastante comunicativo, contudo daria de certeza um melhor médico pois os meus olhos ainda reluzem qd vejo uma operação ou um filme de médicos na televisão, mas a vida é mesmo assim. Talvez guarde esse sonho para mais tarde.

No que diz respeito a situações caricatas dos serviços de saúde agora ocorrem-me duas que até são bem recentes. No dia 7 de dezembro fui mais o meu namorado até à festa do sapo sound bits e ele que n está habituado aqueles ambientes começou a sentir-se mal, confesso que até eu tava atrofiado com o fumo e calor pois aquilo tava impossivel. Começou a tussir e ficar roxo  :-[, agarrei nele e fomos à cruz vermelha, e tudo isto ele sempre a tussir e ficar cada vez mais roxo/azul. Chegados lá, vem um enfermeiro perguntar o que se passava e o meu boy disse que n se estava a sentir bem e com falta de ar. Prontamente o enfermeiro disse : " sente-se ali naquela cadeira e vomite" eu fiquei parvo e só lhe disse:" mas ele n precisa vomitar pois nem bebeu nem tomou drogas". Resposta : " há tá bem mas ente-se ali" . ficamos mais de uma hora sentados nas cadeiras à espera de alguém e ninguem veio falar até que decidimos ir embora e tb ninguem nos perguntou nada.

Passados uns dias a tosse n lhe passava, embora já n lhe faltasse o ar e decidi leva-lo ao hospital onde foi etendido por um médico que mal entrou no consultório lhe receitou três medicamentos sem sequer o auscultar. limitou-se a ficar sentado.
                    São estas e outra peripécias as que se vivem nos centros de saúde e hospitais  do nosso país.
                      " o amor devia ser vivido como uma dádiva, e não como um pedido, devia transbordar, em vez de absorver"

Cuidados de saúde!!

Aicul

• Visitante
                      No idea, já não vou ao médico há BUES, mas pelo que dizem por aí, a situação não é das melhores.

Cuidados de saúde!!

Offline kat

• Membro Vintage
                        • Ignorance is bliss
                        bom a minha mãe é enfermeira e é cm ela diz bons e maus profissionais existem em qualquer profissao..o q é pior (na opiniao dela trabalhando no hosp. egas moniz) é q a falta d condixoes em certos hospitais s dv ao facto d ñ s dar prioridade às necessidades, mais básicas ou ñ,d cada hosp.
                          We're all wounded. We carry our wounds around with us throughout life and eventually they kill us. Things happen that leave a mark in space, in time... in us.

Why do you let me stay here?

Cuidados de saúde!!

Whisper

• Visitante
                          Bem eu não devia falar mal sobre enfermeiros ou medicos pois a minha namorada é enfermeira! =X Masssssss tenho de admitir que há por ai muitos enfermeiros e medicos de caca. Ate hoje nunca fui tratada por ninguem que gostasse, que tivesse 1 pingo de carinho e de atenção, é sempre tudo a dexpaxar! So sei que da proxima vez que for para um hospital que seja a minha namorada a cuidar de mim pois ate hoje nunca vi uma enfermeira ser tão carinhosa para pacientes como ela... o resto é tudo tão frio...

Cuidados de saúde!!

Offline koyodu

• Membro Ultra
                            • Bleach/Naruto... qual o melhor?
                            Enquanto estudante de enfermagem, posso falar um pouco daquilo que tenho constatado em alguns dos meus estágios.

Primeiro, considero o nosso sistema de saúde razoável, há bem piores.

Pessoalmente acho que o nível de prestação de cuidados, tanto dos enfermeiros como dos médicos, é limitado, não me parece que seja dos melhores.
                            Os enfermeiros não conseguem fazer tudo o que lhes compete, tal como acompanhamento psicológico etc, isto porque o numero de utentes é demasiado grande para o número de enfermeiros existentes numa enfermaria. Quanto aos médicos, já assisti a coisas, simplesmente alarmantes, tais como não saber o que fazer numa situação de emergência e ser a própria enfermeira a dar conselhos sobre como actuar.

Quem acompanha o doente até á morte é o enfermeiro, quem tenta regredir determinada doença é o enfermeiro, quem tenta consolar a familia em situaçoes de desespero é o enfermeiro etc etc
                            Os medicos não têm praticamente contacto nenhum com o utente, têm apenas em atenção a doença em si, e a meu ver, para uns cuidados de saúde eficazes, há que ter em conta todas as dimensoes do doente, tanto psicológicas como fisicas, é algo que o médico raramente tem em conta.

Espero que os/as possiveis médicos/as que vejam isto não me levem a mal .. é só uma opinião, há sempre excepções á regra  ;)

Cuidados de saúde!!

kit_kat

• Visitante
                              Como em todas as profissoes existem pessoas responsaveis e pessoas pouco responsaveis! E ainda aki ha uns meses fui a uma consulta e deparei-me com um medico com uma grande falta de educaçao, eu saí de la de dentro a chorar, axo k nem um veterinario trata assim os animais, e ao sair dali fui a uma clinica particular, onde fui a uma consulta particular, escusado sera dizer k n pude ser melhor atendido k akilo!! infelizmente neste país é assim, ou as pessoas tem posses e vao a medicos particulares ou entao têm k estar sujeito a medicos sem moral e sem dignidade possivel. É de lamentar mas é a realidade.

A Saúde em Portugal!

Offline Miza

• **
                                • Membro Júnior
                                • Be Happy!!!
                                Eu a nível do sector da saúde nunca tive razões de queixa! Sempre fui bem tratada, também tive sempre a sorte de nunca precisar muito de cuidados médicos logo não sei muito bem o que isso é! :)
                                Mas por exemplo o meu avô foi operado à prostata ali no hospital perto da RTP e adorou!! Sim! Gostou de tar lá! lool A todos os níveis! Até da comida gostou! lool
                                Mas há de tudo! Outro exemplo é de um conhecido meu que teve que ameaçar o médico de porrada para fazerem um taque à mãe, lá convenceu o médico, e lá se descobriu um tumor no cerebro da mãe! :-\

A Saúde em Portugal!

Offline Petit_Prince

• Membro Elite
                                  O nosso sistema de saude e considerado pela OMS superior ao ingles, alemao, sueco, americano e de uns quantos outros paises.

Eu pessoalmente (e graças a Deus e a Sofia Alves  lol ) nao tenho experiencias. Mas as pessoas a minha volta que ja usaram os serviços publicos de saude estao satisfeitas!  :)

Viva a patria!  :)

Saúde

Offline wolf heart

• *
                                    • Novo Membro
                                    • "O respeito é bom e eu gosto"
                                     O segredo está.....

Saúde

Offline wizardsoul

• Associad@
                                      • Membro Ultra
                                      • i'm looking at you, looking at me
                                      Oh god tópico mais estranho...

A resposta é boca.

A estomatologia trata das doenças da boca .

Estomato vem do grego stoma e quer dizer boca :P

( P.S: este tópico está mal situado.... ;))
                                      « Última modificação: 18 de Setembro de 2006 por pincexa »
                                        «For I am nothing, if not critical.»
                                        «Reputation, reputation, reputation! Oh, I have lost my reputation! I have lost the immortal part of myself, and what remains is bestial.»
                                        «I understand a fury in your words,But not the words.»
                                        Shakespeare - Othello

Saúde

vampiresca

• Visitante
                                        Oh god tópico mais estranho...

A resposta é boca.

A estomatologia trata das doenças da boca .

Estomato vem do grego stoma e quer dizer boca :P

( P.S: este tópico está mal situado.... ;))

Como disse e muito bem a jovem pincexa, a Estomatologia trata das doenças da boca

"O que é a Estomatologia?
                                        Stoma (boca) + logos (estudo, conhecimento)
                                        Autor: Prof. Décio Santos Pinto

A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia aprovada, regulamentada registrada e reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia em 1992.
                                        Há 26 anos foi instituída nas faculdades de odontologia do Brasil. Essa disciplina, que adotou diferentes denominações: Diagnóstico Bucal, Diagnóstico Oral, Medicina Bucal e Semiologia,
                                        embora o conteúdo programático fosse o mesmo, hoje, paulatinamente está adotando a denominação de estomatologia que é a especialidade reconhecida.
                                        A Estomatologia foi criada para substituir a extinta Disciplina de Patologia e Terapêutica Aplicadas, que servia de elo de ligação entre as disciplinas básicas e as de aplicação ou clínicas.
                                        A evolução dos conhecimentos da patologia associada aos avanços da clínica fez da estomatologia uma disciplina que se imbrica com todas os outras especialidades odontológicas e também com algumas áreas da medicina e que entende que saúde não é apenas da boca.
                                        São nossos associados, não somente estomatologistas, mas também cirurgiões buco-maxilo-faciais, radiologistas, patologistas bucais, médicos dermatologistas, cirurgiões de cabeça e pescoço, otorrinolaringologistas, clínicos gerais e biólogos.
                                        Em 1969 a Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) e a W. K. Kellogg, patrocinaram um curso de "Diagnóstico Bucal - Medicina Bucal", para professores universitários que iriam iniciar o ensino dessa Disciplina no Brasil, no período de 01 a 20 de dezembro, sendo as aulas teóricas desenvolvidas na Faculdade de Odontologia - USP-SP - e o local escolhido para as aulas práticas foi o Hospital A. C. Camargo, no então Serviço de Odontologia chefiado pelo Dr. Décio dos Santos Pinto.
                                        Foi esse fato que deu origem às disciplinas acima citadas e convergiu para a adoção da expressão Estomatologia. "
                                        www.estomatologia.br.com

VAMPIRESCA

Saúde

estrelaminha

• Visitante
                                          Está um caos  :P

Saúde

MisticThought

• Visitante
                                            Está um caos  :P

É de facto caótica. A começar nos centros de saúde, em que saimos mais doentes do que quando la entramos, medicos que estão mais preocupados em falar com o amigo que esta na sala a seguir do que com o doente que esta a frente, que nos faz voltar de novo ao centro de saude umas horas depois "olhe desculpe, eu disse lhe isto mas como se constacta nao ouviu nada! Este papel esta errado!".
                                            Os hospitais bem... temos que ir uma... duas... tres... quatro... se calhar em maca é mais facil! Nunca sabem explicar nada, mandam fazer uma ECOGRAFIA AO PULMAO que bem... ecografia ao pulmao nao existe nao é?... mas se a sra dra medica mandou, vamos la tentar... nunca se sabe!... No fim... voltamos para casa como das outras vezes entupidos em medicamentos para uns tempos depois la voltarmos...

Frigidez

Diotima

• Visitante
                                              Em todas as freguesias do meu concelho para ter uma consulta no centro de saúde é preciso ir para a porta do centro de saúde ás 5h da manhã. Preciso de consultas de oftalmologia e tenho que ir ao privado pois a lista de espera no público é enorme. Dentista, já sabemos, não há no sector público ou se há é residual. Em contrapartida tenho uma doença crónica e tenho sido bem atendida no hospital distrital. Já ouvi dizer que iam substituir medicamentos por outros mais baratos mas ainda não me aconteceu. Só odeio os internamentos de psiquiatria, odeio os empregados que lá trabalham, odeio a forma como nos tratam, tudo. Já o semi-internamento é muito bom, o tratamento é logo diferenciado. Mas excepto nos centros de saúde e no internamento de psiquiatria não tenho razões de queixa. Mas tb é verdade que não confio neste governo.
                                              « Última modificação: 25 de Março de 2013 por Diotima »

A Saúde em Portugal!

Offline Pulse

• Membro Vintage
                                                • After all, losing all hope was freedom.
                                                A qualidade dos profissionais de saúde em Portugal está em cima da média, basta ver que actualmente exportamos imensos enfermeiros todos os dias. E médicos, só não exportamos ainda, porque o desemprego ainda não os abrange...
                                                Quanto ao funcionamento do SNS, se um sistema é frequentemente suborçamentado, é impossível que funcione bem. Mas acho que com as equipas fazem um excelente trabalho, dados os recursos existentes.
                                                  And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

A Saúde em Portugal!

Offline SuWilliams

• Membro Sénior
                                                  • s <3 k
                                                  Eu considero que o sistema não é bom como existe profissionais sem a minima vocação... uma bombeira vê de tudo  [smiley=confuso.gif] [smiley=nao.gif]
                                                    You're like a drug to me...

A Saúde em Portugal!

Offline dummie

• Membro Vintage
                                                    Sem querer entrar na possível falta de profissionalismo de alguns profissionais de saúde, vou comentar aquilo que conheço.
                                                    Ora bom, eu acho que a nível hospitalar e pelo menos no meu Centro de Saúde, temos condições fantásticas e óptimos profissionais de saúde. Já andei por muitas especialidades no CHVNG-Espinho e inclusive S.U, tanto para mim como familiares meus e não tenho nada a apontar... Claro que o atendimento, em alguns casos, é LOL, mas pronto... As pessoas motivam-se pelo dinheiro e não pela profissão...  :wor [smiley=nao.gif]
                                                      They say you find love in every corner... Well, my life must be a circle!

A Saúde em Portugal!

JoanaF

• Visitante
                                                      Eu acho que muitas vezes a frustração do profissional de saúde em não conseguir mais vem ao de cima, acabando por não prestar os cuidados com a qualidade com que sabe prestar...
                                                      E estando neste meio (enfermagem) acho que a a falta de condições e oportunidades desmoralizam de tal forma que os enfermeiros acabam por ir trabalhar só "porque tem de ser", e não porque foi o que escolheram fazer  [smiley=confuso.gif]

A Saúde em Portugal!

Offline babellux

• Membro Total
                                                        JoanaF: Apesar de concordar quando dizes que a falta de motivação e de reconhecimento possam levar a um pior desempenho, não os considero justificação válida para a falta de profissionalismo que infelizmente impera em muitos hospitais.

A Saúde em Portugal!

JoanaF

• Visitante
                                                          Também não acho que devam servir de justificação... Pessoalmente acho também que a falta de profissionalismo é inadmissível ...  [smiley=nao.gif]
                                                          As pessoas que se dirigem aos hospitais têm o dever de ser bem cuidadas, assim como o profissional deve cuidar bem delas... Infelizmente, muitas situações são abafadas  [smiley=desconfortavel.gif]
                                                          « Última modificação: 24 de Julho de 2013 por JoanaF »

A Saúde em Portugal!

Offline Spektrum

• Membro Vintage
                                                            • [P]oiesis.
                                                            A nível de enfermagem acho que o atendimento tem vindo a melhorar muito. Enquanto cliente verifico um melhor atendimento pelos enfermeiros do que pelos médicos. Enquanto estudante, assisto a uma mudança de paradigma no ensino da Enfermagem, acho que nas duas últimas décadas nos têm vindo a incutir mais formação humanística e social, em complemento às áreas científicas.

A minha posição face à emigração dos enfermeiros é tida como um desperdício intelectual, profissional e econômico do país. A nossa formação é muito boa e outros países só beneficiam com a contratação de enfermeiros portugueses, para além de adquirirem profissionais extremamente qualificados a custo zero, ainda lhes conseguem propor contratos bastante rentáveis (para os países em questão e comparativamente aos rendimentos desse mesmo país). Face à elevada taxa de desemprego da área, os nossos profissionais beneficiam de contratos atrativos (face à realidade nacional) e da possibilidade de ir além fronteiras, conhecer outros países, novas realidades e diferentes culturas, para além do enriquecimento pessoal e profissional.

Quanto aos médicos, compreendo que a contratação de médicos estrangeiros seja mais barata e acessível, uma vez que eles se submetem a condições de trabalho (USF e SUB) que os muitos médicos nacionais se recusam, mas há que ter em conta o utente. E como grande parte da nossa população é idosa, e a sua literacia é insuficiente, até que ponto é benéfico contratar médicos espanhóis e sul americanos quando os nossos idosos não compreendem o que lhes é dito? A comunicação é um pilar essencial no atendimento em saúde e quando existe uma barreira nesta, é certo que os cuidados não serão devidamente prestados. Já para não falar na sobrecarga horária a que todos os profissionais de urgência, por exemplo, estão submetidos, o que leva ao burn out dos mesmos e afecta a produtividade e competência destes.

Quanto ao preço das taxas moderados e das consultas (quer seja de urgência, clínica geral, etc) acho-o absurdo. É elevadíssimo e compromete o acesso dos utentes ao SNS, uma vez que há que definir prioridades, por exemplo: levar um filho com uma gripe/febre á urgência (e pagar a toda a medicação) ou ter dinheiro para pagar a conta da eletricidade naquele mês? Claro que há isenções e elas servem para ajudar as famílias carenciadas, mas há muita gente sem possibilidades de pagar consultas e não é isenta, da mesma forma que há muitas pessoas a beneficiar de isenções sem as necessitarem.

Acho que a Saúde em Portugal está em decadência, não por falta de profissionais competentes, mas por falta de uma gestão e controlo apropriados.
                                                              “Always be a poet, even in prose.”
                                                              ― Charles Baudelaire

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                                              33 Respostas
                                                              11868 Visualizações
                                                              Última mensagem 29 de Abril de 2010
                                                              por Akumu-San
                                                              15 Respostas
                                                              14818 Visualizações
                                                              Última mensagem 20 de Novembro de 2011
                                                              por .Eduardo
                                                              21 Respostas
                                                              4355 Visualizações
                                                              Última mensagem 24 de Abril de 2011
                                                              por Radiant_Jaguar
                                                              1 Respostas
                                                              1342 Visualizações
                                                              Última mensagem 19 de Junho de 2011
                                                              por Bc
                                                              2 Respostas
                                                              4346 Visualizações
                                                              Última mensagem 17 de Julho de 2019
                                                              por T-Rex