rede ex aequo

Olá Visitante02.dez.2020, 02:20:02

Autor Tópico: Praxe  (Lida 102374 vezes)

Praxe

Offline Topolino

• Membro Elite
  • Género: Masculino
  • Knowledge is the antidote to fear. Ralph Emerson
    • rede ex aequo
Olá...

Mais um ano vem aí e a tão esperada recepção dos caloiros chega acompanhada com a vontade de tornar esta nova etapa algo inesquecivel para os mesmos.

Contem aqui as vossas experiências (más ou boas) de forma as pessoas saberem o bem praxar e tirar boas ideias. ;)
    Combater a desinformação é conquistar a liberdade.

Praxe

Calipso

• Visitante
    Eu vou ser praxada este ano!!! Só espero que não sejam muito maus comigo  lol

Praxe

Offline Diva

• Membro Ultra
      • Género: Feminino
      Mais um tópico muito interessante...  ;)

Vou deixar aqui a minha opinião (penso, logo existo).

Sou contra as praxes, talvez porque a minha experiência com as praxes não tenham sido nem educativas nem me tenham ajudado de forma nenhuma a conhecer melhor nem a faculdade, nem os colegas de curso...

As praxes que mais me recordo foi terem-nos colocado a mim e aos meus colegas de joelhos a rezar para o Bin Laden (que piada é que isso tem??? e de que serviu??? aliás é de um péssimo senso), as outras praxes eram as habituais, quando nos perguntavam quantos anos tinhamos deviamos responder apenas 1... porque senão riam-se as gargalhadas e perguntavam?? tens assim tantos anus??? e também tinhamos que dizer que vinhamos do curral de coimbra (por ex)...

Também presenciei outras praxes (geralmente todas de joelhos) e não vi nada de educativo nelas... Acredito que existam praxes educativas e que possam ser muito uteis para que os alunos conheçam quer a escola, quer os seus colegas... e penso sinceramente que apenas essas deveriam ser exercidas... Penso também que nenhum aluno deveria ser obrigado a participar nas praxes se assim o entendesse (é um direito que o aluno tem e que geralmente é ignorado e esquecido pelos restantes)

Um episódio que gostei imenso quando me estavam a praxar:
      Estava eu e os meus colegas a rezar de joelhos para o Bin Laden ( >:(), quando aparece o meu professor de direito constitucional que por acaso era padre (um excelente professor por sinal e lamento muito a morte dele) e quando ele vivenciou a cena deu um sermão aos "queridos colegas" que nos estavam a praxar...  ;D.. E que sermão... He he  :devil

Nós somos feitos do tecido de que são feitos os Sonhos

Willian Shakespeare

A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados.
         Mahatma Gandhi

Praxe

rage

• Visitante
        Eu concordo com as praxes menos quando estas são abusivas ou potencialmente prejuciais aos alunos. O objectivo principal da praxe deve ser a integração e diversão dos que são submetidos a ela. Quando esta começa a ser abusiva perde o interesse todo. Há pessoas que simplesmente não estão dispostas a simular actos sexuais (principalmente raparigas), andar de camisa de noite na rua durante o dia, ir a lojas e roubar artigos à frente do vendedor, etc... como conheço vários casos. Acho que deve haver o direito de escolha de participação ou não na praxe sem que no futuro, se seja visto duma forma com desprezo ou indiferença.

Just my opinion.
        « Última modificação: 7 de Setembro de 2006 por rage »

Praxe

Calipso

• Visitante
          Eu concordo com as praxes menos quando estas são abusivas ou potencialmente prejuciais aos alunos. O objectivo principal da praxe deve ser a integração e diversão dos que são submetidos a ela. Quando esta começa a ser abusiva perde o interesse todo. Há pessoas que simplesmente não estão dispostas a simular actos sexuais (principalmente raparigas), andar de camisa de noite na rua durante o dia, ir a lojas e roubar artigos à frente do vendedor, etc... como conheço vários casos. Acho que deve haver o direito de escolha de participação ou não na praxe sem que no futuro, se seja visto duma forma com desprezo ou indiferença.

Just my opinion.

Opinião legítima e sensata. Também sou a favor das praxes como elemento de descontracção, integração e sobretudo convívio. Mas quanto vão contra a integridade da pessoa o caloiro pode dizer 'Não' :up

Praxe

Offline Topolino

• Membro Elite
            • Knowledge is the antidote to fear. Ralph Emerson
              • rede ex aequo
            A ideia deste tópico é dar ideias para praxar de forma divertida para os que praxam mas principalmente para os que são praxados.

Cada pessoa tem o seu limite definido e por vezes esse limite é ultrapassado. As praxes não servem para levar a pessoa ao limite para humilha-las. Serve para conhecerem melhor todos os que pertencem ao mesmo grupo, não dando tempo para se sentirem deslocados, perdidos ou até mesmo postos de parte.

Lembro-me que no 1º dia sentia-me sozinho. Mas com a praxe passado 2h já conhecia pessoas que hoje são verdadeiros amigos.

Eu, no ano passado, praxei de inicio os caloiros. Praxes psicológicas que possibilitaram algumas risotas. Mas, no final das praxes, quando iam já para casa eu cheguei ao pé deles e disse: "Se precisarem de algo não hesitem em pedir."

Hoje os caloiros do ano passado chegam ao pé de mim e dizem: "Aqui está um dos veteranos que praxou-nos bem. Ás vezes, alias muitas vezes era mau, mas sempre nos respeitou."
              Combater a desinformação é conquistar a liberdade.

Praxe

Offline mIsS

• Membro Elite
              • my smile
               Estive até há pouco a ver as praxes de um colega meu que está na FCUL ...
               Encontrei-o na postura típica de todos os caloiros, cabeça baixa e olhos no chão desejando que nenhum veterano dê por conta deles. Mal me viu a mim e aos restantes tratou de esconder-se, mas em vão, pouco depois deu inevitavelmente de caras connosco! Estava envergonhadíssimo! Para falar verdade nem percebo porquê ele até nem cantava mal e nem era dos piores a abanar o r*** ... ( lol ) Embora com um encarecido pedido por nossa parte por um sorriso enquanto era o alvo da mira das nossas máquinas fotográficas, não conseguimos pouco mais do que uma cara de enterro com um sorriso amarelo!
               As brincadeiras seguiram-se bem com os cânticos, o hino, as coreografias, os "enximentos" ...enfim, com tudo o que um verdadeiro caloiro tem direito! De tudo o que vi e daquilo que foi dado a entender como "a sina" daqueles caloiros nos próximos dias não tive a sensação da existência de abusos por parte da comissão de praxes e ainda bem! Sou a favor das praxes assim, ou seja, como uma maneira engraçada de integrar o novo estudante no meio universitário.

Bem vou gozando com os outros enquanto posso ...

enquanto também a minha "hora" não chega ...  [smiley=estiloso.gif]
              « Última modificação: 20 de Setembro de 2006 por mIsS »
                Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Praxe

LusoBoy

• Visitante
                A minha praxe durou meio dia, depois desisti porque não tinha nada a ver comigo ;D. E não me arrependo nada. Eles fazem com que aquilo pareça obrigatório mas não me fez falta nenhuma. Mas também o meu caso é diferente porque a praxe do meu curso é pior. Pelo que ouvi dizer, foi muito criticada por outros cursos, no início só se viam raparigas a chorar por causa da praxe e muitos tentavam fugir, escondiam-se, etc. Houve lá uns problemas com a comissão de praxe mas nunca percebi muito bem isso. Espero que a tortura e a humilhação não se repita este ano para os novos alunos.

Praxe

rage

• Visitante
                  A minha praxe durou meio dia, depois desisti porque não tinha nada a ver comigo ;D. E não me arrependo nada. Eles fazem com que aquilo pareça obrigatório mas não me fez falta nenhuma. Mas também o meu caso é diferente porque a praxe do meu curso é pior. Pelo que ouvi dizer, foi muito criticada por outros cursos, no início só se viam raparigas a chorar por causa da praxe e muitos tentavam fugir, escondiam-se, etc. Houve lá uns problemas com a comissão de praxe mas nunca percebi muito bem isso. Espero que a tortura e a humilhação não se repita este ano para os novos alunos.

Qual é a tua faculdade? Engenharia?

Praxe

biki

• Visitante
                    é bastante estupido haver praxe no meu liceu :S

e consiste em pintar as outras pessoas c todo o tipo de tinta... tinta permanente, guache, tinta de parede... graxa!

Praxe

nuni

• Visitante
                      O jose falcao é a unica escola secundaria de coimbra que tem praxes, as mais leves sao os tipicos  riscos e etc nos braços e maos feitos com canetas de tinta permanente, os mais chatos sao a pasta de dentes no cabelo, a farinha, os ovos, a maionese..... lol...ate que tem piada!!!...eu proprio levei com um ovo na cabela lol :P

Praxe

LusoBoy

• Visitante

Qual é a tua faculdade? Engenharia?

Ciências da Nutrição e Alimentação.

Praxe

Offline Petit_Prince

• Membro Elite
                          Qq praxe que involva humilhaçao mm q ligeira (ponha-se d 4...) nao e do meu gosto.  :-\

Praxe

Offline mIsS

• Membro Elite
                            • my smile
                            A minha Faculdade começa dia 2, bem como respectiva praxe! VENHA ELA!!!  ;D
                            « Última modificação: 28 de Setembro de 2006 por mIsS »
                              Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Praxe

biki

• Visitante
                              vi tantos caloiros c orelhas de burros alinhados a porta do c.c. do bom sucesso lol  lol

Praxe

Prunella.Fuente

• Visitante
                                Odeio tudo o que "é da praxe".

Praxe

Offline boyptm

• Membro Sénior
                                  Eu estou muito contente... adorei ser praxado, e este ano enquantro embro da comissão de praxe, esá tudo a ser lindo... basta dizer que nós estamos a praxar um curso novo que abriu este ano, e esta noite apareceram 5 pessoas desse curso só para serem praxadas, visto que ás quartas não têm aulas!!!

O pega-monstro este ano tá a fazer um enorme sucesso!!

Praxe

Offline Oxalá

• Membro Elite
                                    vai pra longe praxe  >:( não tenho paciência pa isso  >:(

Praxe

Offline jorge11

• *
                                      • Novo Membro
                                      a praxe ate e uma coisa interessante...depende e da forma como e feita...a praxe deve ser uma forma para os caloiros se conhecerem uns aos outros e se divertirem ..nao uma forma de os veteranos abusarem deles e se vingarem do eke lhes foi feito...
                                      eu gosto da praxe mas desde ke esta seja usada para os caloiros se divertirem e conhecerem as pessoas com kem vao trabalhar... ke e o que se passa na minha faculdade

Praxe

Offline boyptm

• Membro Sénior
                                        aqui onde eu estou... principamente à noite, a praxe é mesmo para criar amizades... em 3 anos a unica coisa que vi fazerem que não gostei, foi partirem 1 ovo dentro das calças de uma rapariga... e já avisei que este ano isso não vai acontecer porque eu nao deixo!! (ontem nem me deixaram por um bocadinho de espuma pra barba no cabelo das raparigas  :()