rede ex aequo

Olá Visitante31.mai.2020, 17:43:11

Sondagem

Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?

Homossexual
14 (14.4%)
Bissexual
43 (44.3%)
Não sei
40 (41.2%)

Votos totais: 70

Autor Tópico: Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?  (Lida 14507 vezes)

 
Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
#20

Offline corema

  • *****
  • Membro Elite
  • Género: Feminino
Eu estou a chegar à conclusão que depende imenso de cada de pessoa. Pelo que leio aqui, para muitos seria pior ter de se assumir como homossexual, pelo que eu conheço é muito pior ser bi... Mas lá está, eu sou bi e por isso, conheço melhor a minha realidade! Já me disseram que os bis são pessoas que não sabem o que querem, que precisam dos dois géneros em simultâneo... Sei lá... No meu caso específico, sei que a minha mãe preferia mil vezes que eu fosse homossexual. Uma das primeiras coisas que ela disse quando lhe contei foi, "não pode ser, isso é uma promiscuidade, tens de te decidir por um género, não podes gostar dos dois" Eu acho que a maioria das pessoas nem sequer nunca se deu ao trabalho de perceber que a bissexualidade existe. Quando é confrontada com essa realidade, como não percebe, reage mal.
Se os homossexuais têm pouca visibilidade, imaginem os bi!! Para os comuns mortais, se me virem com um homem eu sou hetero e se me virem com uma mulher sou homo, a bissexualidade só existe para quem de facto priva com um bissexual e mesmo assim só se o bissexual quiser.
Os pais são diferentes e reagem de formas completamente diferentes...

    Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
    #21

    Offline Arms

    • *****
    • Membro Vintage
    • Género: Masculino
      • Reflection
    é muito complicado saber-se o que será mais facilmente aceite pelos pais porque ambas as situações levantam dúvidas aos olhos deles.

    Vejamos ambas as perspectivas mas um aviso primeiro: tudo o que eu escrever será opinião minha, fruto das minhas observações pessoais e de conversas que tive com pais de amigos (maioritariamente heterossexuais) e são da minha responsabilidade. Não têm autoridade cientifica absolutamente nenhuma. Estão incompletas obviamente e generalizadas apenas por simplificação de escrita (sou preguiçoso demais para andar a meter parêntesis em todo o lado para salvaguardar qualquer tipo de pensamento generalista errada), por isso, não se deve generalizar. Sei bem que existem pais e pais e que existem variáveis...

    Tendo dito isto, as minhas observações incompletas:

    Homossexualidade
    Aos olhos dos pais a homossexualidade está associada a todo o tipo de comportamentos exagerados e (talvez) exibicionistas, para além da óbvia associação a um conjunto de estigmas e preconceitos sociais que os pais não conseguem ainda se desprender. Um pai parte do pressuposto (errado) de que o filho irá seguir, invariavelmente, os exemplos que eles próprios conhecem. Não conseguem aperceber-se de que não existe uma regra ou norma comportamental a nível social, assim como não existe uma norma para os heterossexuais. No entanto, a homossexualidade oferece estabilidade. Estabilidade no sentido de que os pais sabem exactamente que género o filho ou filha prefere e sabem, logo de início, aquilo que lhes poderá esperar no futuro. Mas, acima de tudo, sabem aquilo que podem não esperar no futuro. Infelizmente muitos pais associam homossexualidade a não terem netos, genros, família, etc. Partem do princípio que o filho ou filha (lá está) irá seguir toda uma norma de comportamentos a que estão habituados a ver nos media e a ouvir através de comentários. Apesar de não levar à estigma da promiscuidade de forma tão directa como na bissexualidade, a homossexualidade apresenta, aos olhos dos pais, todo um leque de comportamentos socialmente estigmatizados: idas a discotecas, flirt, frottage, encontros às cegas, viver em exclusão e/ou em solidão, etc. Coisas que os pais não estão preparados a lidar. É evidente que varia de pai para pai. Um pai mais informado terá um comportamento diferente de um pai desinformado. Não digo melhor, porque existem pais informados que têm comportamentos péssimos, apenas diferente.

    Bissexualidade

    A bissexualidade, por sua vez, tende a não definir nada aos olhos dos pais, no sentido de que ficam na dúvida se o filho ou filha prefere um género ou o outro. Não existe algo fixo do ponto de vista deles. A não-fixabilidade tende a associar-se a comportamentos não estáveis, remetendo, invariavelmente, para pensamentos de comportamentos promíscuos ou liberalismos sexuais, incluindo comportamentos de fetiches (como já ouvi em vários casos). Aos olhos dos pais (variando, evidentemente, de pai para pai) a bissexualidade é um terreno instável. Ou seja, nunca saberão como agir perante um filho bissexual porque nunca saberão se o filho (ou filha) prefere rapazes ou raparigas neste momento. Este ponto de vista tende a passar a ideia de que o filho está confuso, que anda indeciso perante a realidade e que não se sabe definir. Aqui é onde os pais tentam puxar a brasa à sua sardinha. Sabendo que um filho (ou filha) é bissexual um pai tende a puxar o filho (ou filha) para a heterossexualidade, numa tentativa de controlar a situação. Aos olhos dos pais, a bissexualidade é um estado provisório, transitivo, de hetero para homo e que, se for intervido a tempo, o próprio processo de transição poderá ser revertido. Não conseguem fugir dos seus próprios pré-conceitos e aperceberem-se de que a bissexualidade é uma orientação sexo-afectiva por si só. A culpa deste tipo de pensamento é, em parte, nossa (homossexuais) que, perante o medo da não-aceitação da nossa (homos)sexualidade usamos a típica bissexualidade como escudo porque imaginamos "não vou dizer que não gosto do sexo oposto por completo porque isso soará pior para os meus pais... assim, se disser que sou bissexual, talvez aceitem melhor porque pensarão que haverá sempre a hipótese de eu vir a apaixonar-me pelo sexo oposto." Depois existem os pais que conseguem lidar com a bissexualidade dos seus filhos desde que seja uma hetero-bissexualidade. Ou seja, sabem que os filhos se dizem bissexuais mas lidam melhor quando o filho (ou filha) tem uma relação heterossexual. Qualquer menção de um interesse por alguém do mesmo sexo torna-se logo algo em que não conseguem lidar, apesar de saberem e aceitarem a sexualidade do filho. Ou seja, não existe a aceitação plena da bissexualidade do filho por não conseguir lidar com a não-heterossexualidade do próprio filho - que implica lidar com todo um conjunto de situações e estigmas associados à homossexualidade, acrescida às próprias estigmas da bissexualidade.

    Pronto... é um ponto de vista pessoal.
    « Última modificação: 30 de Julho de 2008 por ärms. »
      Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
      Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

      Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
      #22

      mike J

      • Visitante
      Esta pergunta não faz muito sentido, pois é obvio que não interessa aos pais se o seu filho gosta de pessoas do mesmo sexo ou se gosta dos dois sexos, basta o seu filho gostar de alguem do mesmo sexo que é logo motivo de vergonha e repulsa por parte dos pais.

        Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
        #23

        Offline daemon

        • *****
        • Membro Ultra
        • Género: Feminino
        Acho que a bissexualidade é interpretada pelos pais como uma confusão.
          कर्म Toda a acção provoca uma reacção equivalente no sentido inverso

          Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
          #24

          Offline Juh'

          • *****
          • Membro Elite
          • Género: Feminino
          • Potterhead.
            • FB
          não faço a minima, mas um dia hei de saber x.x ..

          penso que por um lado a bissexualidade será melhor aceite na medida em que os pais ficam na esperança de "ainda posso ter netos" , o que é uma estupidêz autêntica pensar-se assim, enfim ..  por outro lado é capaz de ser interpretado por uma confusão ou indecisão, como a daemmon disse, ou por um problema mental, ou qualquer coisa do género --' .
            After all this time?
            Always...

            Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
            #25

            Offline Trigus

            • ****
            • Membro Sénior
            • Género: Masculino
            Depende dos pais.
            Mas a meu ver, nenhuma.
              Nunca fui anjo e nunca serei...adoro ser diabolicamente mau loooooooooool

              Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
              #26

              Offline Poison

              • *****
              • Membro Vintage
              • Banido
              • Género: Masculino
              Talvez a bissexualidade seja mais aceite.

              Pensamento dos pais de, por exemplo, um rapaz: Pelo menos ainda continua a gostar de raparigas. ::)
                Now, L.O.V.E's just another word I'll never learn to pronounce.

                Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
                #27

                Offline PedroSilvaa

                • *****
                • Membro Elite
                • Género: Masculino
                • A vida tem a cor que tu quiseres pint@r!
                  • Facebook
                depende dos pais mas na minha opiniao acho que ambos seja dificil de ser aceite pelos pais!
                  Pedro Silv@

                  >>> A vida tem a cor que tu quiseres pint@r! <<<

                  Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
                  #28

                  Offline Trigus

                  • ****
                  • Membro Sénior
                  • Género: Masculino
                  Talvez a bissexualidade seja mais aceite.

                  Pensamento dos pais de, por exemplo, um rapaz: Pelo menos ainda continua a gostar de raparigas. ::)

                  Na minha opinião, isso deve ser sufocante.
                    Nunca fui anjo e nunca serei...adoro ser diabolicamente mau loooooooooool

                    Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
                    #29

                    Offline castlox

                    • *****
                    • Membro Elite
                    • Género: Masculino
                    Não faço a minima.

                    Seja de que maneira for, é uma realidade com que os pais/familia vão ter q se habituar.

                    A minha tia diz q nao perceb os bissexuais. Ela costuma dizer: "Que se decidam. Ou um ao outro". LOL. Eu n vejo as coisas dessas forma, embora seja homossexual. Mas como podem ver, mtas x as pessoas aceitam melhor a homossexualidade do q a bissexualidade, até pq esta última mtas vezes é vista como promíscua.

                      Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
                      #30

                      Offline lxmartini

                      • *****
                      • Membro Ultra
                      • Género: Masculino
                      Bissexual sem dúvida. Assim os pais ficam sempre na esperança que a/o filha/o se comprometa com uma pessoa do sexo oposto.

                      Exactamente!

                        Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
                        #31

                        Offline an_angel

                        • *
                        • Novo Membro
                        • Género: Feminino
                        Bissexual sem dúvida. Assim os pais ficam sempre na esperança que a/o filha/o se comprometa com uma pessoa do sexo oposto.

                        Exactamente!

                        subscrevo!

                          Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
                          #32

                          Offline johny.n.1986

                          • *****
                          • Membro Ultra
                          • Género: Masculino
                          • bang bang, I shot you down!
                          Ok, mas tentando adoptar uma perspectiva mais prática..
                          Se um bissexual se assumi-se perante os pais dizendo algo do estilo "Pai, mãe, sou bissexual" e, ignorando qualquer outro tipo de pensamentos que pudessem passar pela cabeça dos pais, uma questão que certamente viria à baila seria "Mas.. andas com um rapaz ou uma rapariga?".

                          Pressupostos:
                          (i) o filho é rapaz;
                          (ii) os pais correspondem ao típico casal que, apesar de a médio-prazo poder aceitar a homossexualidade, preferia ter um filho heterossexual.

                          Possíveis respostas:
                          a) "Ando com um rapaz": probabilidade de "ser difícil de ingerir" é elevada;
                          b) "Ando com uma rapariga": ao que os pais pensam "ok, tá numa fase maluqueira, isto passa-lhe" e, portanto, seria relativamente mais fácil de aceitar.
                          c) "Com nenhum, mas sinto atracção por ambos": mais fácil de aceitar dado que os pais não teriam de "enfrentar" os comentários desagradáveis dos amigos da bola e das vizinhas. Não obstante e, dado o pressuposto feito em (ii), vão optar por aquelas práticas de convidar a filha da vizinha ou amiga da prima para jantar em casa, impingindo-os posteriormente para uma sessão de Titanic;

                          Conclusão:
                          A curto-médio prazo é relativo. A longo-prazo, tende para o irrelevante; até porque, como diria como diria Keynes, "in the long-run we are all dead".
                            With my feet on the air and my head on the ground

                            Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
                            #33

                            Offline be free

                            • *****
                            • Membro Ultra
                            • Género: Feminino
                            Creio que será ser bissexual. Muitas pessoas pensam que ser bissexual é uma "fase" em que simplesmente não estamos seguros quanto à nossa orientação sexual. Daí pensar que lhes vai passar, esperando que dê para o lado do sexo oposto...

                              "Love doth know no fullness nor no bounds" - John Keats

                              Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
                              #34

                              Offline _Margot_

                              • *****
                              • Membro Elite
                              • Género: Feminino
                              • The show must go on!
                              Creio que será ser bissexual. Muitas pessoas pensam que ser bissexual é uma "fase" em que simplesmente não estamos seguros quanto à nossa orientação sexual. Daí pensar que lhes vai passar, esperando que dê para o lado do sexo oposto...
                              concordo.
                              alem disso, acho que há mais desinformação relativamente à bissexualidade. acho que se alguem disser aos pais que é bissexual o que eles ouvem é "não me consigo decidir, ando a experimentar e por isso, tudo o que vem à rede é peixe."
                                "Be anything but a coward, a pretender, an emotional crook, a whore: I'd rather have cancer than a dishonest heart." Truman Capote - Breakfast at Tiffany's

                                Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
                                #35

                                Marij

                                • Visitante
                                Do meu ponto de vista homossexual... Se dissesse à minha mãe que sou bissexual era capaz de me dizer que ainda não me tinha decidido, ou algo do género, se dissesse que sou lésbica perguntava-me se tinha a certeza e ia compreendendo aos poucos.

                                  Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
                                  #36

                                  Offline icognita

                                  • ****
                                  • Membro Sénior
                                  • Género: Feminino
                                    • I ♥ ♀ and ♂
                                  Homossexual. A Bissexualidade não é tão falada como a Homossexualidade, se gostar de uma pessoa do mesmo sexo causa alguma confusão, gostar de ambos então é confusão e mitos a duplicar.
                                    I ♥ ♀ and ♂   |    http://ilovewandm.blogspot.com

                                    Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
                                    #37

                                    Offline Shitmydadsays

                                    • ***
                                    • Membro Total
                                    Assumir Bissexualidade poderá no entanto trazer um problema que é o dos pais depois quererem controlar as relações do género, "se gostas dos dois sexos porque não andas com uma miúda porque isso é que é "normal"?".

                                      Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
                                      #38

                                      Circe

                                      • Visitante
                                      Talvez a bissexualidade seja mais facilmente aceite pelos pais mas pelos pressupostos errados. Ficam com a ideia de que o filho está confuso e portanto ainda mantêm a ideia de que eventualmente poderá optar uma via heterossexual.

                                      Ao assumir a homossexualidade presumo que o choque para os pais seja maior e portanto mais difícil de aceitar.


                                        Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
                                        #39

                                        Offline Lady@

                                        • *****
                                        • Membro Elite
                                        • Género: Feminino
                                        Talvez a bissexualidade seja mais facilmente aceite pelos pais mas pelos pressupostos errados. Ficam com a ideia de que o filho está confuso e portanto ainda mantêm a ideia de que eventualmente poderá optar uma via heterossexual.

                                        Ao assumir a homossexualidade presumo que o choque para os pais seja maior e portanto mais difícil de aceitar.



                                        Concordo.
                                          "A mentalidade é como um para quedas, só funciona quando aberta"

                                          "As más recordações não ficam no álbum de fotografias. Essas ficam noutro álbum qualquer, que depois de tirar uma ilação, convém perde-lo." AF.

                                           

                                          Tópicos relacionados

                                            Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          731 Respostas
                                          108119 Visualizações
                                          Última mensagem 16 de Maio de 2011
                                          por FailedTheories
                                          1 Respostas
                                          1426 Visualizações
                                          Última mensagem 24 de Abril de 2010
                                          por johny.n.1986
                                          2 Respostas
                                          1448 Visualizações
                                          Última mensagem 28 de Julho de 2014
                                          por Caty Elric
                                          10 Respostas
                                          1670 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Abril de 2018
                                          por Atomic
                                          9 Respostas
                                          1951 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Outubro de 2015
                                          por V24