rede ex aequo

Olá Visitante12.nov.2019, 03:41:10

Autor Tópico: Ruas do Porto  (Lida 30203 vezes)

Ruas do Porto

Lp

• Visitante
a avenida dos aliados é do melhor, a ribeira também!

Ruas do Porto

Offline FalsoDeus

• Membro Vintage
    • Banido
    • Género: Masculino
    aiai, a baixa *love*

Ruas do Porto

NobodysAngel

• Visitante
      a avenida dos aliados é do melhor, a ribeira também!
      aiai, a baixa *love*

:up nada melhor que a minha cidade linda  :) entao a parte da Ribeira! linda mesmo!!  [smiley=enamorado.gif]
      adoro bater as minhas asas por lá  :wings  ;)

Ruas do Porto

Offline - Miguel -

• Membro Ultra
        Do "pouco" que andei no Porto gostei de três. Não sei o nome de todas, mas descrevo (que quem aí viver saberá a quais me refiro).

Gostei:
        - da Avenida da Boavista;
        - da estrada/avenida que dá para a Câmara Municipal do Porto;
        - de uma rua que tinha como fundo o topo da Torre dos Clérigos, vedada ao trânsito e lá vi a venderem peixe "amanhado" numa banca na rua, ao lado de lojas com artigos caros (e outros mais baratos) - pelo menos para a minha carteira -.

:-* e [[]] para tod@s.
          "Um Amigo é alguém que sabe tudo a teu respeito e, mesmo assim, gosta de ti." - E. Hubbard
          "Viver é a coisa mais rara do Mundo.A maioria das pessoas não faz mais do que existir!" - O. Wilde
          Weit weg von den Augen, aus dem Sinn

Ruas do Porto

Offline Ilúvatar

• *
          • Novo Membro
          O nosso Porto é reabilitado a pouco e pouco e adquire uma nova face, uma face virada para o Sol, de adoração à vida solarenga sem medo de mostrar os defeitos que vão sendo corrigidos...Mas também, passo a passo, a nossa Invicta vai ganhando uma vida nocturna de qualidade, especialmente nas noites de Verão e este 2007 promete...A zona da baixa esta a ser preparada para as familias que desejem passear a noite, os bares que venceram os anos de morte clinica da baixa veem-se agora a braços com o seu pouco espaço e uma clientela que os apinha e no futuro proximo a concorrencia dos novos que irão abrir, as pessoas voltam a virar-se para a baixa como zona de habitação luxuosa, falo por experiencia própria com alguns dos edificios que já vi serem restaurados e completamente modernizados mantendo a sua faxada historica mas limpa...

Adoro sem duvida a Nossa Avenida dos Aliados, a Praça da Liberdade, a rua de santa catarina mas adoro espcialmente toda a zona da cordoaria e praça dos leões que deixo desde já para os entendidos um pequeno excerto: "Capa negra de saudade/ no momento da partida/ segredos desta cidade/ levo comigo prá vida..." ou "Do alto da sua torre/ ve-se o rio, ve-se o mar/ quem me dera ver tao longe/ te-la sempre no olhar"

E com lagrimas nostalgicas mas crente numa cidade de futuro um abraço a todos
          Ilúvatar

Ruas do Porto

Offline miSsy

• Membro Sénior
            • Género: Feminino
            • Super human
            Eu pessoalmente,
            Adoro a Avenida Brasil porque temos sempre uma vista magnifica para o amor esteja ele calmo e sereno ou até mesmo bravo, além de ser perto de casa, adoro e dá me boas recordações.  :devil
            Também adoro a Avenida dos Aliados, a Rua de Stª Catarina (na época de Natal)
            e é o que me ocorre à cabeça neste momento!!  :P
              "i can't choose who I am going to love.. my heart does it for me!" (by Me)

Ruas do Porto

Offline Hope

• Membro Sénior
              • ding ding ding
                • Flash in head
              Aliados , ribeira xD

Rua Vitoria (L) LOOOOOOOOL lol

Ruas do Porto

hottie

• Visitante
                Álvaro Castelões!
                e mais não digo...

Não-lugares

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
                  • Membro Vintage
                  "O termo “não-lugar” pressupõe à partida uma reflexão negativa de lugar, quer se fale sob o ponto de vista conceptual ou etimológico da palavra. Aliás Augé (2005, p. 94), contrapondo com o termo “não-lugar”, faz referência à terminologia “fora de lugar”, no sentido em que o indivíduo da sobremodernidade tem a vontade de anular o local ou de recusar a sua origem.Face a um problema cada vez mais visível e que tem ganho visibilidade nos grandes centros urbanos, a cidade do Porto não é excepção à regra. Alguns artigos recentes nos diversos meios de comunicação social, têm alertado para este sério problema, que tem aumentado sobretudo na última década.A cidade do Porto está cheia “não-lugares”. É sobretudo no centro histórico da cidade onde se verifica maior existência de lugares abandonados ou em ruínas que são mais visíveis pelas suas fachadas."

http://www.nao-lugares.com

Txê! Q coincidência! Já é o segundo ano em que faço um trabalho pà faculdade sobre isso  8)  Parece que não me livro dos Não-lugares  :P

Ruas do Porto

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
                    • Membro Vintage
                    Rua da Cedofeita, gosto do nome  ;)

Ruas do Porto

MisticThought

• Visitante
                      Eu adoro o Porto, e todas as ruas!  lol A "rua" do piolho conta?  ::)

Ruas do Porto

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
                        • Membro Vintage
                        Rua 21 de Janeiro (não me recordo se é este o nome correcto), que sobe ao lado da estação de São Bento. Lembro-me de a subir e descer todos os dias no meu caminho para a faculdade e de regresso a casa.

E aquela loja de música tão fashion...NOT! Ora com Fado ora com bimbalhada aos altos berros lol

Ruas do Porto

Passer

• Visitante
                          Rua 21 de Janeiro (não me recordo se é este o nome correcto), que sobe ao lado da estação de São Bento. Lembro-me de a subir e descer todos os dias no meu caminho para a faculdade e de regresso a casa.

E aquela loja de música tão fashion...NOT! Ora com Fado ora com bimbalhada aos altos berros lol

Cof, cof...31 de Janeiro...

Spoiler (clica para mostrar/esconder)

;D
                          « Última modificação: 23 de Julho de 2008 por ● AsrEsp ● »

Ruas do Porto

Offline JM

• *
                            • Novo Membro
                            Rua do Bonjardim... apesar de velhinha, uma rua que me diz mto...

Ruas do Porto

Offline akinder

• Membro Ultra
                              • Rosa Morango Imperial
                              Eu gosto da rua ao lado do Palácio de Cristal... não me lembro o nome lol
                                "Quero ser o cheiro que permanece ligado a um momento já esquecido!"

Ruas do Porto

alis volat

• Visitante
                                R. Miguel Bombarda

Na actualidade, a Rua Miguel Bombarda é uma das artérias de cultura dos novos tempos, reunindo algumas dezenas de galerias de arte que, no primeiro sábado de cada mês, inauguram em simultâneo as suas novas exposições, atraindo multidões de apreciadores de arte, investidores, artistas, seguidores de formas de vida alternativas e muitos curiosos. A rua conta também com restaurantes, livrarias e várias lojas: de mobiliário retro-cool, de decoração alternativa, design, musica, etc.

Brought to you by wiki

Ruas do Porto

Offline Valmont

• Membro Elite
                                  • Dur d'être une poufiasse snob sans pognon.

Cof, cof...31 de Janeiro...

Spoiler (clica para mostrar/esconder)

;D

Não é nessa rua que está uma livraria da Europa/América e do outro lado a Fnac?

Ruas do Porto

Passer

• Visitante
                                  A Fnac é na outra rua paralela a essa - a Rua de Passos Manuel -, mas em 31 de Janeiro esta a Europa/America e está tambem a Bertrand original ca do Porto (penso que a segunda Bertrand nacional) que funciona hoje um bocado como armazem de livros antigos. Essa rua ainda tem outras livrarias nessa onda.

Ruas do Porto

Passer

• Visitante
                                    Ainda sobre 31 de Janeiro.

É entao numa area cujo coraçao reside na envolvente da estatua de D Pedro IV, cada vez mais acessivel e moderna, que as lojas especializadas, abertas ao longo da semana, se vao desenvolvendo, pejadas de novidades parisienses ou do ultramar. A nova oferta comercial é dotada de pavimentos limpos e cuidados *, quer no inetrior quer no exterior do establecimento, e, em contraste com as antigas fachadas engalanadas com os artigos do seu negocio, apresentava, desta feita, as glamorosas vitrinas ou montras, novidade francesa possivel graças aos desenvolvimentos contemporaneos na produçao de vidro e que simultaneamente ofereciam uma actividade de lazer e uma funçao comercial. Neste dominio, os establecimentos comerciais do eixo Rua 31 de Janeiro/ Rua dos Clerigos foram os precursores, recebendo, para alem das familias mais abastadas, uma classe media em crescimento e com poder de compra. Este incremento é extraordinariamente notorio a partir de 1855, data em que, como vimos anteriormente, o comercio destes arruamentos ajudou a patrocinar a evoluçao tecnica de iluminaçao nocturna do Porto, com passagem do azeite para o gaz e pagando a instalaçao de candeeiros suplementares, proporcionando a alteraçao dos habitos enraizados de deitar cedo, dando origem aos passeios noturnos para ver as montras.

*Noutros tempos, os soalhos das casas comerciais eram esfregados, a balde e toco de vassoura, pelo pessoal do balcao, geralmente numa manha de domingo ou dia santificado. Este serviço, porem, só se verificava de anos a anos. O que hoje se faz semanal, quinzenal ou mensalmente, dantes fazia-se com intervalos de um, dois ou mais anos. Havia casas, e casas bem importantes do nosso perfeito conhecimento, que chegaram a ter o sobrado, por lavar, meia duzia de anos. O varrer, como agora é que era funçao diaria, e, para isso, usavam o serrim embebido em agua para nao levantar pó. (Horacio Marçal, 1961)

in O Porto Oriental no final do seculo XIX, de Jorge Ricardo Pinto

Na Rua 31 de Janeiro [Rua de Santo Antonio] existia tambem o famoso e tragico Teatro Baquet (onde hoje é a Caixa Geral de Depositos), que tinha a entrada principal para esta rua e uma segunda entrada para a Rua de Sa da Bandeira (proximo de onde é a entrada do Teatro Sá da Bandeira).
                                    O Teatro Baquet ficou marcado na historia pelo seu final tragico, num incendio em que as pessoas, em panico, se atropelaram e esmagaram para sair.
                                    Ler mais do Teatro Baquet e do tragico incendio aqui.

;D
                                    « Última modificação: 30 de Julho de 2008 por ● Passer ● »

Ruas do Porto

Offline prettyinscarlet

• Membro Ultra
                                        • facebook
                                      Rua de São Victor
                                      Fontainhas
                                      S. Lazaro

e a praça da batalha sem duvida

tudo locais da minha infancia 8-)
                                        Find a place without a single life