rede ex aequo

Olá Visitante09.jul.2020, 20:18:42

Autor Tópico: Mentir por amor  (Lida 23756 vezes)

Mentir por amor

Offline Malik

• *
  • Novo Membro
Mentir por amor,

Ai este tema neste momento é-me muito caro...Faz-me inclusivé rir o pensar pq é q as pessoas mentem qndo tal é tão obvio e se percebe nas entrelinhas...A mentira percebe-se nos mais pequenos gestos, nas mais futeis e `vâs palavras, no silencio, no vazio...é engraçado. Não posso aqui reproduzir a situação em q penso mas ela faz-me rir pq qndo se ama alguém acabamos por a conhecer bem e pensar q ela ja não nos consegue engnar por mais q tente ou julgue ter conseguido, acaba por se tornar algo cómico...e por isso mentir n faz sentido. Poderá fazer sentido omitir, mas omitir acaba por ser outra forma de mentir...mas deixo aqui algumas citações q encontrei e q m parecem fazer sentido; pensem nelas como eu fiquei a pensar!

Nem tudo deve ser dito, já que tal seria loucura; mas tudo aquilo que se diz, deve corresponder ao que pensamos; de outra forma seria desonesto.
Montaigne, 1533-1592, Filósofo francês, Essays

Não podemos legitimamente mentir a nós mesmos, porque fazê-lo é valorizarmo-nos mais do que à verdade, valorizar mais o nosso conforto e a nossa boa consciência do que o nosso espírito.
A. Comte-Sponville, Filósofo Francês, Pequeno Tratado sobre as Grandes Virtudes

A mentira para connosco mesmo revela a nossa aptidão para o desdobramento, visto que o Eu mentiroso consegue convencer-se da sua própria sinceridade.
E. Morin, sociólogo e filósofo francês, Método V

Abraço a todos, todos, os q mentem e omitem, todos são seres humanos, compreendo-os, e por isso p vezes divertem-me. ;)

Mentir por amor

Offline Sofia FPS

• *
    • Novo Membro
    Aqui está um tema de disussão muito interessante. Dei por mim a pensar que há variadíssimas formas de mentir, mesmo além das que aqui já foram postadas. Há aquilo que se esconde, sem querer, porque pensámos que não era importante para a outra pessoa, mas afinal era! Não somos (infelizmente) um livro aberto e isso constitui sempre uma forma de mentira.
    Se calhar estou a ser demasiado filosófica.
    Na última relação que tive, por exemplo, omiti que havia algo que me repudiava tremendamente num companheiro/a. Não são propriamente coisas que se andem por aí a publicitar e também não esperava arranjar alguém que o tivesse feito.
    Da outra parte houve uma omissão também, de uns episódios menos felizes (no meu entender), porque afinal até era alguma coisa que estava no passado e que "não merecia importâancia".
    As verdades descobrem-se sempre! SEMPRE! E depois? Foi mentira? Omissão? Ou verdades com diferentes níveis de importância que haveriam de ser manifestadas ou não?
    Sou sempre pela verdade, se bem que considero que há verdades que não dizemos, simplesmente porque não nos foram perguntadas e que vêm revelar-se posteriormente grandes mentiras e omissões indesculpáveis.

Mentir por amor

Offline deep green eyes

• Membro Vintage
      • Género: Feminino
      • Unicamente Perfeita e Perfeitamente Unica...
      Mentir por amor é o primeiro passo para o perder.
      Para mim mentir por qualquer outro sentimento, dói mas talvez tenha um qualquer tipo de "perdão". Por amor não. Simplesmente é mentir à única pessoa que se entrega de verdade. É talvez a maior falta de consideração (/respeito) que  poderia ter por alguém.
      :up :up [smiley=sim.gif] [smiley=sim.gif]

subscrevo totalmente! ;)

Idem
        " Nunca faça florescer um sorriso dizendo te amo, para mais tarde fazer rolar uma lágrima dizendo me esqueça..." Anónimo
        "O que mais me dói é saber que eu e você nunca seremos nós..." Anónimo

Mentir por amor

Spring

• Visitante
        Para mim mentir por qualquer outro sentimento, dói mas talvez tenha um qualquer tipo de "perdão". Por amor não. Simplesmente é mentir à única pessoa que se entrega de verdade. É talvez a maior falta de consideração (/respeito) que  poderia ter por alguém.

subscrevo totalmente! ;)

Idem

Mais uma que também concorda.  :)

Mentir por amor

Offline Myself34

• Membro Elite
          • Género: Feminino
          • Welcome To My Truth

subscrevo totalmente! ;)

Idem

Mais uma que também concorda.  :)

juntem mais uma á lista!!!! ;D
            Let me outta my cage, can't you see I'm untamed; I'm like a wildcat...
            Forget About the World, worry about your girl...
            A vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido...

Mentir por amor

Offline Arms

• Membro Vintage
            • Género: Masculino
              • Reflection
            Eu digo que depende das circunstâncias. Não sou a favor da mentira mas a verdade é que não se pode generalizar e dizer-se que se irá ser sempre verdadeiro e dizer tudo na primeira oportunidade. Às vezes é mesmo necessário mentir um pouco para não ameaçar a integridade física/emocional da pessoa que amamos, preferindo um adiamento de uma notícia do que causar ainda mais danos. Existem mentiras e mentiras. Às vezes é mesmo necessário mentir por amor, como diz o tópico. Imaginem *bate na madeira* que têm @ parceir@ acamad@ em recuperação e estão fragilizados e têm algo a contar que sabem que irá abalá-l@. Conta-se ou não se conta? Às vezes é melhor levar com uns achegas piores por não se ter dito na altura do que arriscar piorar a situação actual. É uma opinião pessoal.
              Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
              Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Mentir por amor

Offline kindm

• *
              • Novo Membro
              Recentemente descobri uma mentira da minha namora.
              Resumindo a história:
              O vizinho de cima da minha namora, vivem ambos sozinhos, á uns tempos foi-lhe bater á porta para irem ver um filme.(Ele, Ela e uma amiga dele)
              A minha namorada recusou e contou-me a situação. Contudo não gostei da  atitude dele e expliquei-lhe a ela o porquê.
              Mais tarde ele(Trabalha num teatro) convidou-a para ir assistir a uma das suas peças juntamente com todos os moradores do prédio(Nada de mais).
              A situação passou-se, uns dias mais tarde(1/2 semanas) reparei numa atitude muito estranha dela, estava-mos os dois em casa dela e ela mo msn entrou alguem(sempre falamos com toda a minha gente á frente um do outro sem esconde fosse o que fosse) e ela pegou no computador de uma maneira que eu não conseguisse ver nada. Nada de mais. Depois nós ia-mos sair e ela foi-se vestir e levou o computador. Sempre com a janela de conversação em baixo e a dizer para eu me despachar.

Então passados uns dias descobri que a pessoa com quem falava era o vizinho( que ela inicialmente nem gostava dele).
              Pelo menos á 3 semanas que falam regularmente na net.
              Tentei confronta-la sem dar a entender tudo o que sabia tocando na situação do cinema e se ele a tinha voltado a chatear. Ela negou e que não sabia nada dele á muito tempo. Nem falara nada com ele ultimamente.

Agora quero confronta-la com tudo.

Como acham que o devo fazer?
              O problemas está em eu não lhe querer contar a forma como descobri.
              Ideias?

Mentir por amor

doorbell

• Visitante
                Resumindo a história:
                O vizinho de cima da minha namora, vivem ambos sozinhos, á uns tempos foi-lhe bater á porta para irem ver um filme.(Ele, Ela e uma amiga dele)
                A minha namorada recusou e contou-me a situação. Contudo não gostei da  atitude dele e expliquei-lhe a ela o porquê.
                Mais tarde ele(Trabalha num teatro) convidou-a para ir assistir a uma das suas peças juntamente com todos os moradores do prédio(Nada de mais).
                A situação passou-se, uns dias mais tarde(1/2 semanas) reparei numa atitude muito estranha dela, estava-mos os dois em casa dela e ela mo msn entrou alguem(sempre falamos com toda a minha gente á frente um do outro sem esconde fosse o que fosse) e ela pegou no computador de uma maneira que eu não conseguisse ver nada. Nada de mais. Depois nós ia-mos sair e ela foi-se vestir e levou o computador. Sempre com a janela de conversação em baixo e a dizer para eu me despachar.

Então passados uns dias descobri que a pessoa com quem falava era o vizinho( que ela inicialmente nem gostava dele).
                Tentei confronta-la sem dar a entender tudo o que sabia tocando na situação do cinema e se ele a tinha voltado a chatear. Ela negou e que não sabia nada dele á muito tempo. Nem falara nada com ele ultimamente.

Ideias?

Eu acho que mais vale conversarem bem e resolverem tudo sem ficar qualquer assunto pendente, do que ir arrastando  situação porque depois fica pior.  ;)

Mentir por amor

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
                  • Género: Masculino
                  • bang bang, I shot you down!
                  Resumindo a história:

Ideias?

1. Se já a confrontaste, não vale a pena forçar once again.
                  2. Não faças nada a curto prazo. Pode não ser nada, tares a fazer uma tempestade num copo de água (não obstante a situação supra), e tal demonstração de desconfiança pode quebrar (parcialmente) a vossa relação.
                  3. Se a médio prazo (tipo 1 mês) continuarem a surgir situações de desconfiança aborda-a outra vez. Caso a resposta (ou falta dela) seja a mesma, considero existir a necessidade de um monitoring mais apertado.

Tal monitoring não é uma coisa bonita de se fazer, visto basear-se tipicamente em métodos ofuscos de descobrir informação, cuja aplicação tem subjacente sentimentos ora mesquinhos, ora sugestivos de falta de confiança e do que deriva de tal falta. A decisão é tua, e de quão bem conheces/ tens confiança na pessoa com quem namoras. Dependendo do grau de confiança que tens na outra pessoa, podes preferencialmente optar por uma conversa com um tom mais sério do que da primeira vez, mas de um modo obviamente compreensivo e sem acusações tempestuosas. (é nestes momentos que acho que devia ter ido para psicologia em vez de Gestão  ::) )

Por fim e no que respeita ao tópico, sou contra mentir excepto em situações extremas como doença. Conheço N casos de mentiras (ou puras omissões) que, mesmo sendo sobre coisas sem importância, levaram ao fim da relação. Isto porque muitas das vezes, o problema não é a mentira per se, mas sim uma pessoa sentir que o outro já não tem confiança em nós para nos contar a situação X ou Y. E sem confiança, não há relação.
                    With my feet on the air and my head on the ground

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                    262 Respostas
                    42542 Visualizações
                    Última mensagem 2 de Fevereiro de 2014
                    por mau_feitio
                    27 Respostas
                    11660 Visualizações
                    Última mensagem 18 de Novembro de 2011
                    por paulinha
                    tatuagens ou piercings por amor