rede ex aequo

Olá Visitante14.out.2019, 22:26:02

Autor Tópico: Sugestões, Ideias, Críticas e Esclarecimento de Dúvidas  (Lida 92226 vezes)

Sugestões, Criticas e Esclarecimento de Dúvidas

Offline JT1992

• Membro Total
  • Género: Masculino
  • Descalço Sempre/Barefoot Always. ;)
Ok, para aliviar um pouco desta tensão que se tem sentido recentemente no fórum, eu tenho uma sugestão para um tema para uma reunião futura, já que este tema nunca foi abordado assim muito na íntegra, ao contrário por exemplo da bissexualidade e do transgenerismo, eu proponho fazer uma reunião sobre o tema: Assexualidade, sei que a sigla LGBT(I) não inclui a letra A de Assexualidade, mas creio que também as pessoas que se identificam como assexuadas sofrem de discriminação, incompreensão por parte das pessoas e não costumama ser levados muito a sério numa sociedade que vive muito à base de sexo, sensualidade e afins.

Se acharem pertinente ir para a frente com uma reunião sobre este tema, eu estarei 100% disposto a ajudar a coordenação no que for preciso.
    Sou um rapaz como qualquer um, apenas gosto de andar e correr descalço por aí. ;)

Offline Janica

• *
    • Novo Membro
    • Género: Feminino
    Eu não podia deixar de vir aqui dizer que me identifico com o que foi escrito em cima.
    Apesar de já não ir as actividades do grupo desde de Janeiro, posso dizer que em quanto frequentava o grupo sofri e vi acontecer situações em tudo muito semelhantes ao que foi aqui escrito em cima, alias eu no ano passado ja tinha denunciado situações muito semelhantes em que havia pessoas que vinhas para actividades só o objectivo de vir a caça ou ao recrutamento de pessoas  um grupo com pagina no facebook um bocado com fins duvidosos e que muitas vezes causavam falatórios e difamações em relação a algumas pessoas que vinhas as actividades do grupo de Lisboa, o que algumas vezes provocou um sentimento de exclusão dessas mesmas pessoas.
    Infelizmente este tipo de situações que foram aqui relatadas não são exclusivas do grupo de Lisboa, pois eu posso dizer que no acampamento de Verão de a dois anos atrás eu vim me obrigado a sair mais cedo devido a esse mesmo tipo de situações. No ultimo acampamento de Verão por exemplo chegou mesmo a haver um jogo do "vento que sopra" com conteúdos demasiados sexuais e íntimos, eu cheguei mesmo a recusar a participar e cheguei mesmo a fazer queixa a organização do acampamento, acontece que depois disso foi conotado por alguns pessoas como de "muito sensível" o que me dificultou bastante a integração no grupo

Mais grave de que tudo isto é ver pessoas que estão directa ou indirectamente envolvidas nesta situações, começarem a ter algum poder nesta associação e ver que esta situações ja se arrastam a demasiado tempo, sendo essas umas das rasões que me levou a tomar a decisão de deixar de frequentar esta associação e a pedir a exoneração da minha condição de associado e a entregar o meu cartão de sócio desta associação

JDelgado,

provavelmente não te recordas de mim uma vez que já não frequento as reuniões do grupo desde 2011, mas eu lembro-me bem de ti e tenho pena que tenhas decidido afastar-te da associação - compreendo os teus motivos, não estou a censurar.

Há pessoas que fazem a diferença, e tu, independentemente da timidez =P, fazes sem dúvida falta a qualquer grupo local, e sobretudo à rede que precisa de mais pessoas assim em prol do seu funcionamento, e não ao contrário =/

espero que melhores dias se apresentem,

bjinho,
    Janica

Offline JDelgado

• Membro Elite
      • Simply lost
        • Facebook
      Bem obrigado pelo os elogios Janica

Mas há sertas coisa que eu não consigo tolerar, tais como faltas de respeito, tentativas de humilhação, ect.. E quando eu vejo esta situações a arrastarem no tempo a vista de todos e pelos  visto a acontecerem a mais pessoas,e sendo que veijo pouca vontade para combater isso, simplesmente não da para aguentar mais.
      Eu não me vou rebaixar a algum ou ter de me calar e deixar que me faltam ao respeito só porque algumas dessas pessoas envolvidas tem grande influencia

A rede ex aequo que eu encontro agora é muito diferente da que eu encontrei a 4 anos e meio atrás quando vim aqui parar, já não vejo os espírito de partilha, de entre ajuda e de união entre todos que sentia nessa altura, sendo que tenho vindo a sentir que esses espirito tem vindo a morrer lentamente e nada tem sido feita para parar isto e isso da me imensa pena...

Não sei se a opecção que tomei foi a mais acertadas, mas não me consigo sentir bem na rede ex aequo neste momento pelas coisa que referi a cima dai eu querer me afastar porque não me consigo identificar com ela
        Mesmo na mais escura da escuridão, haverá sempre uma luz a brilhar para nos guiar.
        Basta saber encontra-la

Ideias para dinamizar o grupo local de Lisboa

Offline pedrosilvaesc

• Membro Total
        • Banido
          • Facebook
        Olá
        Estou, através desta forma, para a recolha de ideias e sugestões para melhor dinamizar o grupo local de Lisboa. Esta é uma iniciativa em meu nome e de forma espontânea e gostaria de contribuir para o grupo de lisboa. Inicialmente tinha pensado em fazer um lanche em todas as reuniões, concursos de poesia, de fotografia, grupo de teatro, música, etc...Mas penso que não sejam ideias suficientes e acima de tudo inovadoras, para, e como disse anteriormente, melhor dinamizar o grupo local de Lisboa! Alguém me pode ajudar e dar sugestões?!
        « Última modificação: 19 de Junho de 2014 por odp »

Ideias para dinamizar o Grupo local de Lisboa da Rede Ex Aeuo

Offline odp

• Associad@
          • Membro Ultra
          Gosto da ideia dos lanches...  :up
          Agora que começa a estar bom tempo podemos aproveitar o facto de estarmos perto dum miradouro com uma vista soberba para convivermos um pouco mais durante os intervalos ou a seguir às reuniões... :)
            Contactos: mail: lisboa@rea.pt; tel: 91 791 38 78

Offline pedrosilvaesc

• Membro Total
            • Banido
              • Facebook
            Gosto da ideia dos lanches...  :up
            Agora que começa a estar bom tempo podemos aproveitar o facto de estarmos perto dum miradouro com uma vista soberba para convivermos um pouco mais durante os intervalos ou a seguir às reuniões... :)

Relativamente aos lanches, os mesmo seriam durante o intervalo, mas pode-se fazer nos moldes que consideres que sejam mais pertinentes/mais conseguidos e de maior interesse para o grupo!

Offline rfsapiens

• Membro Total
              Concordo totalmente com a ideia dos lanches :P

Offline pedrosilvaesc

• Membro Total
                • Banido
                  • Facebook
                Concordo totalmente com a ideia dos lanches :P

Os lanches seriam durante o intervalo que achas?

Que outras sugestões tens para o grupo de lisboa?!

Offline pedrosilvaesc

• Membro Total
                  • Banido
                    • Facebook
                  Então pessoal ideias e sugestões para melhor se dinamizar o grupo de Lisboa?!

Offline odp

• Associad@
                    • Membro Ultra
                    Pessoal!!

Como estamos em termos de ideias? :D

Kaiser

• Visitante
                      Acho que se devia de abordar o tema de discriminação *dentro* da comunidade LGBT numa reunião. Bifobia, cissexismo, transfobia entre outros são algumas formas de discriminação muito presentes dentro da comunidade LGBT e que muitas vezes não são abordadas. Talvez por desconforto.

Offline JDelgado

• Membro Elite
                        • Simply lost
                          • Facebook
                        Acho que se devia de abordar o tema de discriminação *dentro* da comunidade LGBT numa reunião. Bifobia, cissexismo, transfobia entre outros são algumas formas de discriminação muito presentes dentro da comunidade LGBT e que muitas vezes não são abordadas. Talvez por desconforto.

Concordo.
                        Acho que este é uma bastante pertinente e interessante e actual
                          Mesmo na mais escura da escuridão, haverá sempre uma luz a brilhar para nos guiar.
                          Basta saber encontra-la

Offline odp

• Associad@
                          • Membro Ultra

Concordo.
                          Acho que este é uma bastante pertinente e interessante e actual

Boa sugestão! Obrigado. :)

Offline bruns

• **
                            • Membro Júnior
                            Olá, boa tarde :)
                            Mudei-me do Porto para Lisboa, por questões académicas, e tenho uma questão em relação às reuniões feitas na Capital.

Eu já frequentava as reuniões no Porto, mas como será a minha primeira reunião em Lisboa, tenho que me apresentar como novo membro, ou seja, 15+/- min mais cedo?

Obrigado,
                            bruns
                              mérde, tout c'est mérde.
                              le suicide c'est trés belle. ☽ la lune, la lune ☾

Offline nevertoolatetobehappy

• Associad@ Honorári@
                              • Membro Elite
                              • Be yourself. Be happy. Be nice.
                                • Tiny Ripple Hope
                              Olá, boa tarde :)
                              Mudei-me do Porto para Lisboa, por questões académicas, e tenho uma questão em relação às reuniões feitas na Capital.

Eu já frequentava as reuniões no Porto, mas como será a minha primeira reunião em Lisboa, tenho que me apresentar como novo membro, ou seja, 15+/- min mais cedo?

Obrigado,
                              bruns

Olá bruns,

A única situação em que uma pessoa tem de ser recebida como novo membro é quando nunca foi a nenhuma actividade da rede ex aequo (reuniões, clube Tejo, acampamento de verão, etc), portanto não tens de o fazer.

Só um reparo: os novos têm de comparecer 30 minutos antes da reunião (e não 15 minutos). ;)

Até a próxima reunião! :)

Abraço,
                              Tiago.

Sent from my GT-I8150 using Tapatalk 2

"Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

Offline quiquo

• Associad@
                                • Membro Sénior
                                  Honestamente acho que as reuniões do grupo local deviam ser seguidas de um jogo do mata no espaço ao pé da biblioteca (depois de descer as escadas). Seria uma ótima forma de exercer uma vingança subtil sobre aquelas pessoas que nos apetecia estrangular durante os debates  lol lol lol (estou a brincar, claro, isso nuuuuuunca acontece  ;D).
                                  Que tal um jantar do grupo local? Podia ser de 2 em 2 meses, ou 3 em 3  :) (também uma ótima maneira de colocar veneno na comida das pessoas que nos apetecia estrangular durante os debates  [smiley=sim.gif] lol; desculpem, não resisti à piada parva  :-*).
                                  Mandem ideias gente!

Offline JDelgado

• Membro Elite
                                  • Simply lost
                                    • Facebook
                                  Uma coisa que acontecia antes quando eu comecei a vir as reuniões é que no final das reuniões o pessoal ficava todo em grupo a conversar e acabava muitas veses por irmos jantar a algum lado, muitas veses éramos cerca de 20 pessoas que ficavam para jantar, e depois muitas das veses íamos dar um voltinha ao bairro, e depois até ficava algum pessoal para o fim da noite. Isto era tudo uma "coisa não oficial e informal" apesar de as veses os coordenadores também participavam.
                                  Antigamente o grupo era muinto mais unido do que era agora, mesmo no intervalo, o pessoal estava sempre junto em grupo e a conversar, não ia cada um para seu lado ou não haviam grupos "privados" como as veses acontece, antigamente o pessoal era muito mais unido. Antigamente até era bastante comum haver pessoas que vinha pela primeira vez as reuniões e não conheciam ninguem,e depois no final até acabavam por sair com o pessoal por ficam logo muito bem integradas no grupo
                                    Basta saber encontra-la

Offline quiquo

• Associad@
                                    • Membro Sénior

Uma coisa que acontecia antes quando eu comecei a vir as reuniões é que no final das reuniões o pessoal ficava todo em grupo a conversar e acabava muitas veses por irmos jantar a algum lado, muitas veses éramos cerca de 20 pessoas que ficavam para jantar, e depois muitas das veses íamos dar um voltinha ao bairro, e depois até ficava algum pessoal para o fim da noite. Isto era tudo uma "coisa não oficial e informal" apesar de as veses os coordenadores também participavam.
                                    Antigamente o grupo era muinto mais unido do que era agora, mesmo no intervalo, o pessoal estava sempre junto em grupo e a conversar, não ia cada um para seu lado ou não haviam grupos "privados" como as veses acontece, antigamente o pessoal era muito mais unido. Antigamente até era bastante comum haver pessoas que vinha pela primeira vez as reuniões e não conheciam ninguem,e depois no final até acabavam por sair com o pessoal por ficam logo muito bem integradas no grupo

Eu não sei a que período específico do antigamente te referes JDelgado, a verdade é que me parece (posso estar errado) que a associação já teve uma maior presença em todo o país (o que se verifica na diminuição dos grupos locais) e mais membros a participarem ativamente nas suas atividades e no fórum (pelas histórias que tenho ouvido de alguns membros mais antigos). Qualquer associação depende desses fatores (atividade/influência e presença/número de membros) para poder crescer e consolidar o sentimento de grupo, espalhando-o aos novos membros.
                                      Acho que a presença coerente dos mesmos membros nas reuniões de um grupo local ajuda, com o tempo, a criar esse espírito de união de que falas, um grupo base, se assim lhe podermos chamar. São estas pessoas (o grupo mais regular) que, em conjunto com os coordenadores (e o trabalho que estes desenvolvem), terão uma maior capacidade de integrar melhor os novos membros e garantir que estes não se sintam excluídos ou que existam divisões (os tais grupos "privados" que referiste). Porque um novo membro que não se sinta integrado pode nunca mais voltar ao grupo local (embora, verdade seja dita, não é com apenas uma atividade da rede que se pode esperar fazer amizades; os laços levam sempre algum tempo para serem estabelecidos).
                                      Penso que parte do caminho para conseguir recuperar essa maior união de grupo passa por alguma desformalização das reuniões assim como pela implementação de jogos e dinâmicas mais interativas entre os membros (respeitando as temáticas das reuniões), estratégias que o atual grupo de coordenação tem aplicado com sucesso.
                                      Frequentei a rede ex-aequo há uns bons anos atrás e posso dizer-te que não me senti tão integrado como me sinto hoje em dia. Acredito que esse sentimento não é apenas devido ao trabalho atual da associação (que admiro) mas que também se deve a uma predisposição pessoal em querer pertencer e estar presente e ativo dentro da rede/grupo local. E a verdade é que nem toda a gente tem essa predisposição.

Offline JDelgado

• Membro Elite
                                      • Simply lost
                                        • Facebook
                                      Responder
                                      Eu não sei a que período específico do antigamente te referes JDelgado, a verdade é que me parece (posso estar errado) que a associação já teve uma maior presença em todo o país (o que se verifica na diminuição dos grupos locais) e mais membros a participarem ativamente nas suas atividades e no fórum (pelas histórias que tenho ouvido de alguns membros mais antigos)
                                      Isso acontecia até cerca de 3 anos atrás, e sim é verdade, neste momento a rede ex aequo esta a uma sombra do que era a cerca de 3 atrás, havia uma muito maior presença desta nas pessoas, havia cerca de 10 grupos locais abertos, o forum tinha uma participação muito mais elevada, ect.

Responder
                                      Acho que a presença coerente dos mesmos membros nas reuniões de um grupo local ajuda, com o tempo, a criar esse espírito de união de que falas, um grupo base, se assim lhe podermos chamar. São estas pessoas (o grupo mais regular) que, em conjunto com os coordenadores (e o trabalho que estes desenvolvem), terão uma maior capacidade de integrar melhor os novos membros e garantir que estes não se sintam excluídos ou que existam divisões (os tais grupos "privados" que referiste)
                                      Concordo e tem um bocado também a haver com os espírito das pessoas que vão as reuniões. Sem querer fazer qualquer tipo de juízo em relação as pessoas, a verdade é que sinto que os espírito é diferente do que era quando eu entrei, isto verifico que é não é só no grupo de Lisboa, mas é uma coisa mais geral, eu por exemplo não fui ao acampamento de verão deste ano, devido a situações que ocorreram no ano passado e a dois anos, que era completamente impensáveis de acontecer quando eu entrei para ca, e senti que não era respeitado e que me tinham faltado ao respeito e que o pessoal tinha perdido aquele respeito e sensibilidade para com as varias pessoas que existia antes (fez 5 anos este verão desde que frequento esta associação)

Responder
                                      Porque um novo membro que não se sinta integrado pode nunca mais voltar ao grupo local (embora, verdade seja dita, não é com apenas uma atividade da rede que se pode esperar fazer amizades; os laços levam sempre algum tempo para serem estabelecidos)
                                      A primeira vez que vi as reuniões de Lisboa, acabei por sair a noite com o pessoal para o bairro alto e depois para uma discoteca, isto sendo eu na altura, uma pessoa bastante tímida e introvertida, com grande dificuldade em lidar/falar com as pessoas, posso dizer que este dia foi bastnte decisivo pela forma como fiz o meu comming out e passei a lidar com a minha orientação sexual.
                                      E os meus melhores amigos que tenho agora foram feitos nas primeiras reuniões que que vim

Responder
                                      Penso que parte do caminho para conseguir recuperar essa maior união de grupo passa por alguma desformalização das reuniões assim como pela implementação de jogos e dinâmicas mais interativas entre os membros (respeitando as temáticas das reuniões), estratégias que o atual grupo de coordenação tem aplicado com sucesso
                                      Esta união também depende muito muito das pessoas que vão regularmente as reuniões, estas podem ser muito importantes e integrar novos membros, coisas tão simples como ir falar com eles, tentar trase-los para as conversas que o pessoal estar a ter, se o pessoal for sair tentar convida-los para irem sair com o resto do pessoal sempre numa boa onda. Foi isto que aconteceu comigo, eu não tenho o habito de meter conversa, e na altura quando eu entrei ainda era muito pior, o que me ajudou imenso foi o pessoa ir ter comigo, me terem puxado para o grupo quando eu estava no meu canto "sozinho e com algum medo", posso dizer que isto foi extremente importante para mim este tipo de espírito e atitudes

Responder
                                      Frequentei a rede ex-aequo há uns bons anos atrás e posso dizer-te que não me senti tão integrado como me sinto hoje em dia. Acredito que esse sentimento não é apenas devido ao trabalho atual da associação (que admiro) mas que também se deve a uma predisposição pessoal em querer pertencer e estar presente e ativo dentro da rede/grupo local. E a verdade é que nem toda a gente tem essa predisposição.

Eu pessoalmente sinto o contrario, sentia-me muito mais integrado antigamente do que me sinto agora, sinto que as coisas estão diferentes e neste momento não me identifico muito com a associação, identificava-me muito mais a uns anos atrás, mas isto pode ser s´a minha opinião pessoal
                                        Basta saber encontra-la

Offline rk

• Membro Sénior
                                        Nao sei a que antigamente te referes, mas das raras vezes q fui a uma reuniao(a minha primeira foi ha um ano prai) isto aconteceu ai 75% das vezes(pessoal que tinha ido pela primeira vez a reuniao veio sair, levamos um coordenador forreta que nao pagou nada a malta) . Fomos jantar, ao bairro alto, ao trumps, etc. Se calhar foi so nessas a que fui q isto aconteceu mas nao sei, tambem parte da pessoa se tem interesse para isso tentar organizar a coisa. Ja nao vou ha algum tempo as reunioes mas fui ao acampamento e senti um espirito fixe.
                                        De qualquer das formas, as pessoas por partilharem da mesma orientacao sexual nao tem que ser todas amigas, ha pessoas com quem te identificas mais, outras menos, e vice versa. Ser gay e apenas uma pequena parte daquilo que eu sou, e nao vou fazer amizade com alguem so porque essa pessoa gosta de homens. Se fosse assim todos os gays eram amigos, etc etc. Tem que existir algo para alem disso. A rede é uma associacao de apoio LGBT a jovens, nessas reunioes podem se desenvolver tracos de amizade, ou de mero conhecimento. No entanto o objectivo principal e dar apoio LGBT e nao fazer amizades. Elas podem acontecer ou nao. Tentar forçar relacoes quando elas nao surgem naturalmente nunca da grande resultado. Se as pessoas se juntam em grupo deixa juntar, se calhar encontraram alguem com quem se identificam. E se calhar algumas dessas pessoas vao sair e nao convidam as outras. So what, e assim no mundo, no dia a dia. Tenta fazer amizade com pessoas com quem te identifiques e partilhes mais do que a orientacao sexual.
                                        Para terminar citei te a ti mas grande parte do texto nem e para ti so a parte inicial do ir sair e isso.
                                        Cumps

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          Sugestões, ideias, críticas...

Iniciado por alex_source « 1 2 3 » Angra do Heroísmo

43 Respostas
                                          18135 Visualizações
                                          Última mensagem 25 de Dezembro de 2017
                                          por DiaryGirl
                                          310 Respostas
                                          55804 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Março de 2013
                                          por the end
                                          7 Respostas
                                          4784 Visualizações
                                          Última mensagem 6 de Abril de 2015
                                          por tomasmarques
                                          1 Respostas
                                          1799 Visualizações
                                          Última mensagem 13 de Dezembro de 2011
                                          por JohnDoe21
                                          0 Respostas
                                          319 Visualizações
                                          Última mensagem 19 de Março de 2018
                                          por codename:none