Eu não sei a que período específico do antigamente te referes JDelgado, a verdade é que me parece (posso estar errado) que a associação já teve uma maior presença em todo o país (o que se verifica na diminuição dos grupos locais) e mais membros a participarem ativamente nas suas atividades e no fórum (pelas histórias que tenho ouvido de alguns membros mais antigos)
Isso acontecia até cerca de 3 anos atrás, e sim é verdade, neste momento a rede ex aequo esta a uma sombra do que era a cerca de 3 atrás, havia uma muito maior presença desta nas pessoas, havia cerca de 10 grupos locais abertos, o forum tinha uma participação muito mais elevada, ect.
Acho que a presença coerente dos mesmos membros nas reuniões de um grupo local ajuda, com o tempo, a criar esse espírito de união de que falas, um grupo base, se assim lhe podermos chamar. São estas pessoas (o grupo mais regular) que, em conjunto com os coordenadores (e o trabalho que estes desenvolvem), terão uma maior capacidade de integrar melhor os novos membros e garantir que estes não se sintam excluídos ou que existam divisões (os tais grupos "privados" que referiste)
Concordo e tem um bocado também a haver com os espírito das pessoas que vão as reuniões. Sem querer fazer qualquer tipo de juízo em relação as pessoas, a verdade é que sinto que os espírito é diferente do que era quando eu entrei, isto verifico que é não é só no grupo de Lisboa, mas é uma coisa mais geral, eu por exemplo não fui ao acampamento de verão deste ano, devido a situações que ocorreram no ano passado e a dois anos, que era completamente impensáveis de acontecer quando eu entrei para ca, e senti que não era respeitado e que me tinham faltado ao respeito e que o pessoal tinha perdido aquele respeito e sensibilidade para com as varias pessoas que existia antes (fez 5 anos este verão desde que frequento esta associação)
Porque um novo membro que não se sinta integrado pode nunca mais voltar ao grupo local (embora, verdade seja dita, não é com apenas uma atividade da rede que se pode esperar fazer amizades; os laços levam sempre algum tempo para serem estabelecidos)
A primeira vez que vi as reuniões de Lisboa, acabei por sair a noite com o pessoal para o bairro alto e depois para uma discoteca, isto sendo eu na altura, uma pessoa bastante tímida e introvertida, com grande dificuldade em lidar/falar com as pessoas, posso dizer que este dia foi bastnte decisivo pela forma como fiz o meu comming out e passei a lidar com a minha orientação sexual.
E os meus melhores amigos que tenho agora foram feitos nas primeiras reuniões que que vim
Penso que parte do caminho para conseguir recuperar essa maior união de grupo passa por alguma desformalização das reuniões assim como pela implementação de jogos e dinâmicas mais interativas entre os membros (respeitando as temáticas das reuniões), estratégias que o atual grupo de coordenação tem aplicado com sucesso
Esta união também depende muito muito das pessoas que vão regularmente as reuniões, estas podem ser muito importantes e integrar novos membros, coisas tão simples como ir falar com eles, tentar trase-los para as conversas que o pessoal estar a ter, se o pessoal for sair tentar convida-los para irem sair com o resto do pessoal sempre numa boa onda. Foi isto que aconteceu comigo, eu não tenho o habito de meter conversa, e na altura quando eu entrei ainda era muito pior, o que me ajudou imenso foi o pessoa ir ter comigo, me terem puxado para o grupo quando eu estava no meu canto "sozinho e com algum medo", posso dizer que isto foi extremente importante para mim este tipo de espírito e atitudes
Frequentei a rede ex-aequo há uns bons anos atrás e posso dizer-te que não me senti tão integrado como me sinto hoje em dia. Acredito que esse sentimento não é apenas devido ao trabalho atual da associação (que admiro) mas que também se deve a uma predisposição pessoal em querer pertencer e estar presente e ativo dentro da rede/grupo local. E a verdade é que nem toda a gente tem essa predisposição.
Eu pessoalmente sinto o contrario, sentia-me muito mais integrado antigamente do que me sinto agora, sinto que as coisas estão diferentes e neste momento não me identifico muito com a associação, identificava-me muito mais a uns anos atrás, mas isto pode ser s´a minha opinião pessoal