rede ex aequo

Olá Visitante29.out.2020, 10:39:56

Autor Tópico: Quem é mais alvo de preconceito: as L, os G, @s B ou @s T?  (Lida 36749 vezes)

Quem é mais alvo de preconceito: os L, os G, os B ou os T?

stef-ftm-gay

• Visitante
Transgéneros - São vitimas de preconceito maioritariamente por homens hetero transfobicos, maioritariamente por mulheres hetero transfobicos, mediamente por bissexuais, mediamente por gays e mediamente por lesbicas
mediamente por bissexuais, mediamente por gays e mediamente por lesbicas-->
non , les gays , sauf dans milieu activiste ( et encore ) sont aussi tranphobes ainsi que les lesbiennes
j'ajouterai que beaucoup de trans sont homophobes

Offline HLuso

• Membro Elite
    • Género: Masculino
    • Nós somos as palavras que escrevemos....
    Quanto aos Ts algumas vezes referidos nesse tópico, para perceber o que pretendem dizer talvez seja importante especificarem se estão a falar em todos os transgéneros ou especificamente dos transexuais.

LGBT - Lesbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros....Por definição!

Okis percebi,

Então nos Gays  - (...) Transgéneros Homofobicos e nas Lésbicas tambem???
      Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

Offline Arms

• Membro Vintage
        • Reflection
      Estou inclinado a concordar com o Wasserfest, porque ele apresenta uma boa justificação. É muito mais complicado assimilar uma mudança de sexo por parte das massas que uma "simples" revelação de identidade sexual.  :P
        Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
        Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Offline HLuso

• Membro Elite
        Doop,

Já alterei  a palavra homofóbico por transfóbico no que diz respeito aos transgéneros, obrigado! :up

Quanto ao teu ponto de vista no que diz respeito às lésbicas e ao mediamente de homens hetero homofobicos, é pertinente..mas teriamos de debater isso melhor, da-me tempo para fundamentar!

Doop, devo-te uma explicação, não me esqueci...

Eu acho que as mulheres hetero lesbofobicas/homofobicas têm o mesmo nivel de preconceito tanto para gays como para lésbicas, já os homens heteros lesbofobicos são menos violentos que os homens hetero homofobicos, ou seja, resumindo, os homens heteros com este tipo de preconceito, canalizam muito mais da sua força e violencia para os gays do que para as lésbicas, daí o grau ser maior.
          Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
          • Ecce Somnium!
            • Bravis esse laboro, obscuro fio
          Eu sinceramente acredito que o preconceito não deve ser comparado a este nível. Considero que todos os LGBT's sofrem com preconceitos de ordem bem extremista e que só isso é motivo de preocupação. No entanto, vê-se já olhares e sorrisos de cumpplicidade por parte de várias pessoas, o que é óptimo!

Sem querer separar as coisas, pergunto-me até que ponto a sociedade adere à transsexualidade uma vez ser um tema nada debatido. É quase um segredo, um tabu. Um desafio ao próprio sujeito e uma imagem completamente transcendente às várias pessoas. Todavia essa falta de à vontade e de preparação alastra-se também para os LGB, portanto continua tudo no dito parametro de igualdade de tabus... Acho ^^
            Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Doop!

• Visitante
            Doop,

Já alterei  a palavra homofóbico por transfóbico no que diz respeito aos transgéneros, obrigado! :up

Quanto ao teu ponto de vista no que diz respeito às lésbicas e ao mediamente de homens hetero homofobicos, é pertinente..mas teriamos de debater isso melhor, da-me tempo para fundamentar!

Doop, devo-te uma explicação, não me esqueci...

Eu acho que as mulheres hetero lesbofobicas/homofobicas têm o mesmo nivel de preconceito tanto para gays como para lésbicas, já os homens heteros lesbofobicos são menos violentos que os homens hetero homofobicos, ou seja, resumindo, os homens heteros com este tipo de preconceito, canalizam muito mais da sua força e violencia para os gays do que para as lésbicas, daí o grau ser maior.

Sim, assim posto é verdade. :)

Eu sinceramente acredito que o preconceito não deve ser comparado a este nível. Considero que todos os LGBT's sofrem com preconceitos de ordem bem extremista e que só isso é motivo de preocupação. No entanto, vê-se já olhares e sorrisos de cumpplicidade por parte de várias pessoas, o que é óptimo!

Sem querer separar as coisas, pergunto-me até que ponto a sociedade adere à transsexualidade uma vez ser um tema nada debatido. É quase um segredo, um tabu. Um desafio ao próprio sujeito e uma imagem completamente transcendente às várias pessoas. Todavia essa falta de à vontade e de preparação alastra-se também para os LGB, portanto continua tudo no dito parametro de igualdade de tabus... Acho ^^

Discordo. Não acho que seja comparável o estatuto da bi/homossexualidade com o transgenderismo quando... bem, quando a maior parte das pessoas nem sabe o que significa a palavra "transgénero", e se fica por estereótipos ou vagas noções... o que acontece a homos/bis, sim, mas comparativamente, a menor nível. ...Acho. xD

No que toca ao porquê de se discutir a coisa... hmm, não vejo mal em tentar compreender quais os grupos com maiores dificuldades e as perspectivas gerais que causam tais dificuldades, honestamente. Não é como se de uma competição se tratasse, mas sim de ter noção das coisas. E parece lógico que se discuta dita "noção das coisas" num espaço especificamente concebido para "acolhimento" de gente LGBT e discussão de temas relacionados.

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
              • Ecce Somnium!
              Doop, embora perceba bem o que queiras dizer e nao discorde em nada, apenas disse o que disse por achar que apesar de haver claramente distancia entre L G B e T's todos sofrem em igual quantia. Não é por um se dar melhor que outro que sofre menos. São tão somente sofreres diferentes.

Quando falei relativamente a transsexualidade referia-me ao que disseste, mas nao é isso que implica que seja pior que o resto. Compreendo que se queira ter determinadas noçoes, mas para mim esta do quem é que é mais sofredor de perconceito nao entra muito na minha cabeça

:)
                Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Doop!

• Visitante
                Doop, embora perceba bem o que queiras dizer e nao discorde em nada, apenas disse o que disse por achar que apesar de haver claramente distancia entre L G B e T's todos sofrem em igual quantia. Não é por um se dar melhor que outro que sofre menos. São tão somente sofreres diferentes.

Pá, não sei. Falta-me a) a experiência real e b) as estatísticas para dizer isto, mas quer-me parecer que a reacção a um transsexual (que se soubesse ser transsexual), travesti ou uma qualquer variante de exploração do género seria pior, no meio "geral", que a um homossexual reduzido, a não ser que num contexto de "olhem a piada". Que é como quem diz: não sei se serão só sofreres diferentes; acho que o de um transgénero pode ser pior, e com menos frequência se deparará com gente que de facto compreenda a coisa de forma básica.

Responder
                Quando falei relativamente a transsexualidade referia-me ao que disseste, mas nao é isso que implica que seja pior que o resto. Compreendo que se queira ter determinadas noçoes, mas para mim esta do quem é que é mais sofredor de perconceito nao entra muito na minha cabeça

:)

Hmm, não sei, não vejo mal em tentar conhecer as coisas como o são, muito pelo contrário. Em particular, como dito, num espaço geralmente LGBT. Pessoalmente, parece-me válido tentarmos ter maior compreensão de exactamente pelo que se pode passar, e a leitura (e potencial discussão) do que se diga neste tópico pode contribuir para essa compreensão. É só essa a questão for me, I think.

;)

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                  • Ecce Somnium!

Pá, não sei. Falta-me a) a experiência real e b) as estatísticas para dizer isto, mas quer-me parecer que a reacção a um transsexual (que se soubesse ser transsexual), travesti ou uma qualquer variante de exploração do género seria pior, no meio "geral", que a um homossexual reduzido, a não ser que num contexto de "olhem a piada". Que é como quem diz: não sei se serão só sofreres diferentes; acho que o de um transgénero pode ser pior, e com menos frequência se deparará com gente que de facto compreenda a coisa de forma básica.

Acho que sim, talvez seja mais complicado haver quem conheça e sobretudo quem entenda o que é o transgenderismo (aliás tenho bem noção disso). Por essa mesma razao acho que se deveria abordar mais o tema, especialmente por parte da rede e de outras associaçoes que parecem não dar tanta mao como a outras questoes, mas tambem diga-se que o que se ve mais efectivamente sao LGB's portanto é compreensivel.

Mas indo à noção de dificuldades, todos temos a nossa vontade e o nosso eu. Como temos, sendo LGBT ou até outra situaçao fora do nivel da orientaçao sexual e fisica, barreiras relativamente a sociedade, é natural haver falhas e sofrimento e o facto de nao nos aceitarem é quase tao mau para uns como para outros. Depende nao do caso mas sim da pessoa =)

Mas sim, ganhaste-me, devemos abordar. Nem que seja apenas pelo facto de pelo menos arranjar melhores condiçoes para conhecimento ^^

Doop!

• Visitante

Acho que sim, talvez seja mais complicado haver quem conheça e sobretudo quem entenda o que é o transgenderismo (aliás tenho bem noção disso). Por essa mesma razao acho que se deveria abordar mais o tema, especialmente por parte da rede e de outras associaçoes que parecem não dar tanta mao como a outras questoes, mas tambem diga-se que o que se ve mais efectivamente sao LGB's portanto é compreensivel.

Acho que essa é parte da minha preocupação: a importância de manter em mente agir pela minoria T, a menor (mesmo que se limite a, poça, explicar alguns conceitos a indivíduos conhecidos) ou maior (say, activismo) nível - não só por sentir como já disse que estão numa posição mui probably pior, mas também por terem voz reduzida no que toca a mudá-la, talvez... (isto talvez seja um bom bocado off-topic, eu sei.)

Responder
                    Mas indo à noção de dificuldades, todos temos a nossa vontade e o nosso eu. Como temos, sendo LGBT ou até outra situaçao fora do nivel da orientaçao sexual e fisica, barreiras relativamente a sociedade, é natural haver falhas e sofrimento e o facto de nao nos aceitarem é quase tao mau para uns como para outros. Depende nao do caso mas sim da pessoa =)

Sim, sim, claro. :)

Responder
                    Mas sim, ganhaste-me, devemos abordar. Nem que seja apenas pelo facto de pelo menos arranjar melhores condiçoes para conhecimento ^^

Porque melhores condições para tal nunca magoam.  :D

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                      • Ecce Somnium!
                      Um off topic que se entende. Acho que seria bom sim colocar as questoes mais a vontade num incentivo a quem se esconde e deixa-los falar em vez de bombardear com suposiçoes empreendidas como certas. Existem ai topicos ja bem conseguidos com alguns testemunhos, mas creio nao chegar. De qualquer modo ja é um avanço :)

Offline srfo1

• Membro Ultra
                        • Género: Feminino
                          • A porta do lado ou da frente
                        Uma resposta difícil para uma pergunta difícil...
                        Acho que são os T... a minoria das minorias!!!
                          LuAzul

"Que innecesario es inventar fantasías cuando la verdad es mas fascinante"
                          (Kaler)

Offline HLuso

• Membro Elite

O preconceito é transversal a todos: aos L, aos G, aos B e aos T, isto é um facto mais do que assente..agora o que proponho aqui neste tópico é que falemos de todos ao mesmo tempo,  num unico topico, numa "especie" de base comparativa, tentando de alquma forma quantificar os diferentes focos de incidencia de preconceito para cada um dos L, dos G, dos B ou dos T, sem qualquer tipo de sobreposição aos respectivos topicos, que abordam isoladamente o preconceito, para cada uma das orientações LGBT.

E esta ideia surgiu-me, esta espécie de balanço de preconceito, quando estava a ver a Sic Radical, uma reportagem sobre o Arraial Pride, em que entrevistaram uma transsexual que referiu que havia muitos ramos de preconceito, inclusive dentro da  propria comunidade LGBT, uns contra os outros, ao que a reporter questionou, "mas supostamente não estão todos do mesmo lado e não lutam todos pelo mesmo?", ao que ela retorquiu, "existem trans que detestam gays e vice versa etc...".

Ou seja, o interessante era conseguir traduzir isto tudo numa matriz , com todas as variaveis possiveis de foco de preconceito, para cada um dos LGBT respectivamente, mas atribuindo pesos especificos...!

Eu penso sempre que o processo de dissecação matemático (ou pseudo matematico  lol) de um facto generalista, e entenda-se como facto generelista o preconceito que existe para todos os LGBT, como muito bem disseste, mas penso que a dissecação matematica de um facto desta natureza, oferece-nos sempre um mapa com todos os caminhos, ou melhor, mostra-nos todos os ramos  e ramais de uma rede, que nos escapam por vezes à vista desarmada..

Enfim, divagações..

;)

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                            • Membro Vintage
                              • Homofobia
                            O debate está super interessante aqui.

Como estamos no nível de discussão de opiniões, baseadas na nossa experiência, e por isso não necessariamente factos, gostaria de partilhar, que comparativamente a outros T (talvez exceptuando os casos de intersexualidade - mas que é assunto muito pouco conhecido no transgenderismo), e até mesmo em relação aos LGB, verifico que há muitas pessoas que aceitam e compreendem melhor a transexualidade do que tudo o resto, porque esta não está, per se, a quebrar modelos de orientação sexual (necessariamente, a não ser que o/a transexual seja homo ou bi) e não está a quebrar modelos rígidos de género (especialmente porque a maioria dos transexuais seguem os modelos padrão de expressão existente com validação social para o sexo masculino e o sexo feminino) e porque acima de tudo é visto como uma "doença" ou como "algo que necessita de ser corrigido" (se há uma série de pesssoas que sentem "pena", o que também não é um sentimento que deseje, por outro lado são capazes de encaixar e aceitar totalmente o modelo e identidade do/a transexual por aquele motivo). Ou seja, as pessoas vêem o/a transexual como alguém que tem um problema e que recorre à medicina para corrigi-lo. Se há pessoas que gozam por haver essa "falha" ou "diferença" no/a transexual, geralmente há muitas outras pessoas, que na sua personalidade e, que consequentemente, na sua vida costumam ser de atitude compreensiva, conseguem compreender de longe melhor isto, do que uma pessoa gostar de alguém do mesmo sexo ou afirmar-se sentir-se bem com o sexo com que nasceu e querer/gostar de usar roupas que são tidas do outro sexo.

Não estou a dizer se são menos ou mais, em geral, discriminados, mas que há esta nuance e algumas pessoas aceitam e compreendem melhor que outros tipos de transgenderismo ou que a homo ou bissexualidade.

Concordo que não é frutífero tentar debater este tópico para saber quem é "mais discriminado", só per se, embora possa ser importante para localizar onde pode estar a faltar mais trabalho incisivo, mas acho que é óptimo, por outro lado, para tentar compreender os motivos para estes diferentes graus de discriminação, o que nos poderá ajudar a detectar melhor ao que leva a essa discriminação e combatê-lo. :)

Sobre outro tema aqui abordado, cada vez mais me convenço que o T e o LGB são assuntos muito distintos e, por isso, não me admira, embora me faça pena, a indiferença e desconhecimento mútuos que há. Mas também penso que talvez não seja por acaso (também não tentei investigar o assunto e compreender melhor) que na maioria das sociedades da "cultura ocidental" o movimento LGB e o T não estejam juntos, como se faz aqui em Portugal. Sem dúvida, a representatividade dos T é fraca, tanto seja num movimento LGBT ou num movimento só T. E isto cabe aos T, acima de tudo, fazerem algo por isso, para mudá-lo (independentemente de ser num movimento ou noutro). Trabalhando, dinamizando, organizando-se, ganhando coragem, mexendo-se (mas se possível sem tentar tirar, a todo o custo, a legitimidade a tudo e todos que não seja T para falar sobre o assunto, como algumas pessoas com algum grau de visibilidade me parecem estar a fazer no nosso país. E muito menos atacando destrutivamente quem tenta fazer algo. A cooperação é sempre mais frutífera que a destruição. Até porque os outros são sempre potenciais excelentes aliados e replicadores). Há pouco tempo, um amigo meu transexual disse-me que lhe causava tristeza, porque tinha tentado mobilizar pessoas T e ninguém tinha aderido. É preciso, se calhar, ser persistente, mas que também os outros se consciencializem de que a união faz a força. :)

Neste tópico parece-me ter sido referido isso e já li noutro recentemente, mas temos de encaixar bem encaixado que somos todos muito diferentes e por ter algo em comum, não temos necessariamente a visão dessa coisa em comum de modo igual e portanto não puxamos necessariamente a carroça para o mesmo lado. E isto conta tanto para os que puxam para trás, como para os que puxam para a frente em sentidos diferentes. Não há formas únicas de ver as coisas e não há modos únicos de fazer as coisas. O mais importante acho que é que, cada um à sua maneira, consiga fazer com que as coisas melhorem. O respeito pela pluralidade é das coisas mais importantes que temos de ter em sociedade, então quando se fala em movimentos contra a discriminação acho que é mais do que óbvio que tem de existir.
                            « Última modificação: 16 de Agosto de 2006 por bluejazz »
                              "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

stef-ftm-gay

• Visitante
                              (toujours je m'excuse pour mon incapacité à écrire en Portugais)
                              faisant partie de 2 lettres des LBGT ( le G et le T)
                              Les T est nettement plus en "précarité" que les autres lettres.
                              Pour trouver un emploi, un logement, qui sont les 2 éléments essentiels a la survie de n'importe quel être humains !
                              D'autre part je signale que les lbg sont sortis de la liste des maladies mentales ! Pas les trans!
                              Que les trans sont physchiatrisés de force ! Qu'étant classés "malades mentaux , aucune lois ne nous protégent ni ne nous protégera ( car la définition "basique " d'un malade mental c'est bien d'être incappable de gérer seul sa vie ) tant que nous y serons répertoriés !
                              Que nous n'avons pas le choix de nos médecins, que la discrimination se fait aussi pour les soins de santé !
                              Au niveau gay , oui clairement il y a aussi discriminalisation , beaucoup d'attitudes homophobes aggresions diverses , droits effectivement pas du tout égaux si l'on compare aux droits des hétéros. Mais les moyens de survies pour les lbg sont nettement plus accesibles, ils ne se retrouvent pas en masse dans la protitution par faute de choix!
                              J'ajoute pour information que la population le plus atteinte par le sida sont les trans , qu'a l'interieur de la communauté trans se sont les trans-homme-gays les plus atteind ...
                              Le fait d'être trans est visible chaque fois que je suis obligé de montrer mes papiers chaque fois que je suis face a un medecin , mon homosexualité n'est pas écrite sur mes papiers .
                              Que nous sommes un groupe moins nombreux que les LBG , que du coup chacune de nos revendications arrivent après celle des lbg ..ect ect ect

Offline Heliel

• Membro Total
                                • Deus morreu e eu não fui ao funeral.
                                eu acho que as maiores vitimas de preconceito são os Transexuais; as lesbicas e bis mais emasculadas e os gays e bis mais efeminados, já que muitas vezes, para além da discriminação que sofrem por parte de heterossexuais, sofrem discriminação por parte da comunidade que gosta mt de fazer destes sub grupos bodes expiatorios do preconceito e discriminação que sofrem, para não falar das pessoas que tem vergonha destes subgrupos!
                                  Left-Rev. Heliel Noctis Dei, Frater Ain Aemeth

Offline alquimista

• Membro Sénior
                                  dependendo do meio em que cada pessoa se dá e das suas circunstâncias penso que podem haver variações no preconceito/aceitação de cada indivíduo. é difícil estabelecer uma hierarquia por isso mesmo. até a própria pessoa tem influência nesta questão em factores que vão desde o seu modo de relacionamento com os outros até ao seu bem estar próprio: a sua personalidade.
                                  generalizando também, e pelo que mais comumente vejo, é que quanto "mais minoria" mais preconceito...mas há quase tantas excepções como confirmações.
                                    "o passado é apenas um sonho; o futuro, uma visão. mas o presente bem vivido torna todo o passado um sonho de felicidade, e o futuro, uma visão de esperança. por isso, presta atenção ao dia de hoje."
                                    (provérbio indiano)

Offline Lady L

• Membro Elite
                                    • ...
                                      • Imperfect Lady
                                    Sendo estupidamente sucinto: os T, seguidos dos B, G e L (pra mim nesta mesma ordem).

Completamente de acordo, porque as pessoas em vez de imaginarem dois homens enamorados, imaginam as possiveis cenas 'de sexo' entre eles, enquanto que com as mulheres, pensam no mesmo mas de maneira diferente..(ok..baralhei-me um bocado mas acho que perceberam onde queria chegar  lol :-X)
                                      "After all, computers crash, people die, relationships fall apart. The best we can do is breath and reboot."

Imperfect Lady & Inspirações da L

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
                                      • Membro Vintage
                                      • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
                                      totalmente em desacordo :P p mim n é possivel ordenar as coisas tão bem... como já referiram aí p trás, todos são vítimas de preconceito intenso. É óbivo q são diversas as formas de preconceito mas n as podemos ordenar de melhor p pior... são simplesmente diferentes e igualmente más! :(
                                        "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

canita

• Visitante
                                        em termos gerais, todos nós temos uma conotação negativa, estamos no mesmo barco...

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          373 Respostas
                                          56131 Visualizações
                                          Última mensagem 5 de Setembro de 2018
                                          por Sekh
                                          23 Respostas
                                          10088 Visualizações
                                          Última mensagem 30 de Abril de 2010
                                          por Poison
                                          137 Respostas
                                          20106 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Maio de 2016
                                          por carolinalg
                                          6 Respostas
                                          1973 Visualizações
                                          Última mensagem 13 de Agosto de 2013
                                          por pedrosilvaesc
                                          Público alvo acima dos 30 ou 35 anos

Iniciado por lipstick.l40s@gmail.com Porto

1 Respostas
                                          761 Visualizações
                                          Última mensagem 4 de Janeiro de 2019
                                          por frcsm16