rede ex aequo

Olá Visitante02.mar.2021, 14:54:28

Autor Tópico: Amor vs paixão  (Lida 30032 vezes)

 
Re:Amor vs paixão
#20

Offline Planta xerófila

  • *****
  • Membro Elite
  • Género: Feminino
Será assim tão necessário dar nome às "coisas"? Ou melhor, será assim tão necessário dar nome às coisas que sentimos?

Talvez a terminologia não seja a de dar um nome às coisas...

... mas sim uma consciência.

É através dela que valorizo e diferencio.  ;)

perdoa-me estar novamente a roubar-te as palavras, mas é precisamente isso q penso, e n o conseguiria expressar tao bem :)

e como a aisthesis bem assinalou, n só o António Damásio, como a sua mulher (tb médica especialista, neurologista se n me engano), como um sem numero de outros especialistas de várias nacionalidades (todos eles deram há coisa de um ano um congresso atraves da ordem dos advogados a este respeito), defendem baseados em experiencias e dados clinicos vários, q a emoçao é alvo e produto de racionalizaçao.

nao obstante, o q se pretende c este tópico é mesmo q cada um perceba o q sente, em vez de o extrapolar totalmente p bem de um nome... mas como se dão realmente nomes às coisas, ao menos q se deem os correctos.
    A cynic is one who knows the price of everything and the value of nothing.

    O c antes do e e do i não[/u] leva cedilha!!!!

    Re:Amor vs paixão
    #21

    Ange

    • Visitante
    Esta sempre foi das questões mais sensiveis, para mim... é que nem sei como me manifestar no que toca a falar, mostrar divergências entre amor e paixão, aproximar um mais de x e y caracteristicas, e o outro de z e de w. Quando discutia isso com amigos, eu dava-lhes a minha visão... é bastente simples... eu creio que muita gente os consiga separar, sentir amor, definir amor, catalogar amor... e por outro lado, noutro dado momento, sentir paixão, arder com a paixão, sentir a paixão... Isto é, como sendo duas coisas completamente diferentes, que se podem separar, tal como falando de sexo e de amor... (isto num sentido bastante abstracto).O que acontece é que nas minhas relações, nos meus sentimentos, nunca consegui separar amor de paixão (ou o que se pensa ser amor e paixão), tal como no sexo (é verdade, existe outro topico com este tema, mas dou aqui a minha posição. Conheco pessoas que fazem sexo sem misturarem afecto... mas o contrário não é uma realidade no meu meio. Eu não separo amor, paixão e sexo. Não separo, sempre as concebi e vivi com plena harmonia ;)...)

      Re:Amor vs paixão
      #22

      Piniplix

      • Visitante
      Leio e releio o meu comentário e não consigo encontrar qualquer recusa ao facto de que, evidentemente, a emoção é uma resposta a uma tomada de consciência de que sinto (neste caso, por alguém). Mas nunca tive, nem tenho, qualquer pretensão de tomar como meus conceitos universais de carácter tão versátil, ainda que plenamente explicitados num dicionário de língua portuguesa 7ª edição (ou qualquer outra, por isso mesmo universais) :inq

      A maneira de lidar com o que sentimos está implícito naquilo que somos; podemos esmiuçar os termos, os conceitos, podemos querer entendê-los em nós - ou até nos outros, usando como pretexto a caducidade do método introspectivo - mas não iremos muito além de uma conclusão óbvia de que a questão inicial é eterna pelo simples facto de que realmente ninguém tem para ela qualquer resposta objectiva.

      Não sejamos do contra: o exacto está para o humano como um porco está para uma bicicleta; acho que percebem a ideia ;)
      Se o Doutorado-mor ou a Maria da mercearia tentam saber o nome daquilo que sentem, pormenorizadamente, não estão a fazer mais do que castrar esse próprio sentimento através de uma forma básica de fugir ao descontrolo (assustador para os citados, mas não para todos :) ) que surge quando somos "vítimas" dessa doce "dependência". É claro que há consciência que se sente; amor, paixão, amizade, raiva, simpatia (e "n" outros) são noções, apenas... servem para transmitir por palavras, quando o gesto não basta. E mesmo que baste, enfatizá-lo não é crime; a falta de exactidão é humana ;)    

        Re:Amor vs paixão
        #23

        Offline Planta xerófila

        • *****
        • Membro Elite
        • Género: Feminino
        sim menina de preto, a separaçao q aqui se faz é p pura facilitismo... tb eu considero q o amor tem uma parte de paixao... e sei q a paixao até pode ter uma parte de uma forma de amor, q no entanto n é bem aquela q "arde sem se ver".
        a mim o q me faz confusao, e o q deu origem a este tópico, sao as pessoas q conhecem alguem, sentem-se atraidos, dão uns beijinhos e lhes salta logo o amo-te da boca... é p darem pc valor à palavra ou ao sentimento mesmo?!
          A cynic is one who knows the price of everything and the value of nothing.

          O c antes do e e do i não[/u] leva cedilha!!!!

          Re:Amor vs paixão
          #24

          zen_menininha

          • Visitante
           ???

          Esta oposição embora muitas das vezes entrelaçada, é muito difícil de definir!
          Bem... paixão eu acho que é aquilo que sentimos momentaneamente que pode levar meses e até anos conforme o caso... muitas das vezes confundimos com Amor...

          O Amor, não... O Amor, mesmo que as pessoas se separem, ele continua... e há-de sempre reconhecer a outra pessoa por quem sentiu este sentimento... O Amor é grandioso, inexplicável... o Amor suporta tudo...! Tudo mesmo!
          O Amor existe, enquanto o nosso coração bater...

          Beijinhos!!  :-* 8)

            Re:Amor vs paixão
            #25

            Ange

            • Visitante
            Entendo bem a tua questão Planta X... essa questão leva-me para pensamentos que costumo ter sobre o "ódio"... acontece qualquer coisa, pelo minimo que seja, e a palavra "ódio" é metida a torto e a direito... e é um sentimento tão forte, tão poderoso... que chega a ser empregue como se fosse algo de usual, algo banal... Penso que muitas vezes a palavra "amo-te" salte da boca para fora... e que nem tvz nem se saiba bem o que se sente. "Amo-te", tal como o "odeio-te" são poderosas, e acabo por ver pessoas a utilizarem as palavras sem lhes darem o devido valor... era nesse sentido que falavas?

              Re:Amor vs paixão
              #26

              Offline Planta xerófila

              • *****
              • Membro Elite
              • Género: Feminino
              :) sim, precisamente... e bem visto, o facto de chamares a atençao para se passar o mesmo c o odio... nc tinha reparado. :)

              PS: Planta X? ou sou fruto de investigaçao cientifica ou sou uma lider espiritual e rebelde lol
                A cynic is one who knows the price of everything and the value of nothing.

                O c antes do e e do i não[/u] leva cedilha!!!!

                Re:Amor vs paixão
                #27

                Offline aisthesis

                • ***
                • Membro Total
                • Género: Feminino
                ..

                .. observo e interrogo-me se nas palavras [por mim] escritas, na mensagem que estava implícita se percebe [ainda que de forma subjectiva] um qualquer registo contra-argumentativo pela defesa do «método da negação do  “ping” que espera o “pong”»   :P … não creio que no debate ou na partilha de ideias se tenha (sempre) que adoptar o tão confortável e primário imperativo do contra.

                Será pela REFLEXÃO [expressão individual de uma realidade] como articulação sumária de passagens e /ou complementos de transitórios momentos de experiência [ainda que crítica], que temos a possibilidade de crescer, compreender e discriminar o que SENTIMOS… e sim, recorrendo à genuinidade do método introspectivo… mas nem tudo que parece inteligível o é realmente, pois essa condição implica discernimento e sabedoria, é como a liberdade, só a possui verdadeira e plenamente quem for inteligente o suficiente para lhe atribui significado.

                É que se para se SER, defendo que é preciso SENTIR, para se sentir é preciso PENSAR. [óbvio, é certo! Mas não o suficiente para que todos o façamos…]

                .. é pelo facto da verdade possuir uma raiz hipotética e conjectural que ela, como provisória que é, se torna susceptível de ser refutada… e será através dessa consciência VIVIDA, SENTIDA e sobretudo EXPERIMENTADA que eu deixo de ser reclusa de uma falsa autonomia [que apelido de indiferença intelectual] e existo.

                .. talvez o que eu pretenda seja a estimulação dos sentidos… sejam eles opostos ou concordantes  ;)

                .. esta é a minha interpretação [no âmbito da temática Amor vs. Paixão].  
                  "...farto de morder o conceito de maçã, queria agora morder o fruto..." Jean Paul Aron

                  Re:Amor vs paixão
                  #28

                  Offline cometa

                  • *
                  • Novo Membro
                  • sou atraído por corpos celestes...
                  Casa onde não á pão todox berram e ningém tem rasão :P 8)
                    eu vou... mas eu volto!

                    Re:Amor vs paixão
                    #29

                    ashtar_sheran

                    • Visitante
                    este topico fez-me lembrar um poema de almeida garrett, acho que fica bem:

                    "
                    nao te amo

                    Não te amo, quero-te: o amor vem d'alma.
                         E eu n'alma - tenho a calma,
                         A calma - do jazigo.
                         Ai! não te amo, não.

                    Não te amo, quero-te: o amor é vida.
                         E a vida - nem sentida
                         A trago eu já comigo.
                         Ai, não te amo, não!

                    Ai! não te amo, não; e só te quero
                         De um querer bruto e fero
                         Que o sangue me devora,
                         Não chega ao coração.

                    Não te amo. És bela; e eu não te amo, ó bela.
                         Quem ama a aziaga estrela
                         Que lhe luz na má hora
                         Da sua perdição?

                    E quero-te, e não te amo, que é forçado,
                         De mau feitiço azado
                         Este indigno furor.
                         Mas oh! não te amo, não.

                    E infame sou, porque te quero; e tanto
                         Que de mim tenho espanto,
                         De ti medo e terror...
                         Mas amar!... não te amo, não.
                    "

                      Re:Amor vs paixão
                      #30

                      Lipe22

                      • Visitante
                      Necessito de ambos na Vida... paixão & amor conjuntura perfeita :)


                      GOodVibes para todos ;)

                        Re:Amor vs paixão
                        #31

                        daLua

                        • Visitante
                        E infame sou, porque te quero; e tanto
                             Que de mim tenho espanto,
                             De ti medo e terror...
                             Mas amar!... não te amo, não.

                        Ai Ofélia, k me pões louco!... :P

                          Re:Amor vs paixão
                          #32

                          daLua

                          • Visitante
                          Oooooopss!  :-X Ai Garret k me baralhas!  ;D
                          ai Fernando k até podias ter sido tu a escrever o poema!  :P
                          Ai sono k só me fazes dizer asneiras...  [smiley=estrelas.gif]

                            Re:Amor vs paixão
                            #33

                            ashtar_sheran

                            • Visitante
                            planta [com_uma_palavra_que_parece_daquelas_do_tipo_descriminacao\rascimo_como_por_exemplo_xenofobia]

                            hehe, isto nao lhe deixa chatiada pois nao?

                              Re:Amor vs paixão
                              #34

                              Offline Planta xerófila

                              • *****
                              • Membro Elite
                              • Género: Feminino
                              nao ashtar, n me deixa nada chateada, q eu n dou importancia ao q n a tem (NOT! lol) :P mas de facto n me deixa chateada...
                              qt ao xerófila, designa plantas q tem folhas c adaptaçao ao calor, de modo a n "transpirarem" demasiado devido a intensa exposiçao ao sol... essa adaptaçao consiste nas folhas se tornarem em picos, c muito menos superficie de exposiçao, e mt menos estomas (estruturas das plantas q deixam passar a agua transpirada, juntamente c o O2 e CO2).... isso significa, q o meu nick (courtesy of Mr Mercury), é sinónimo de Cacto :)
                                A cynic is one who knows the price of everything and the value of nothing.

                                O c antes do e e do i não[/u] leva cedilha!!!!

                                Amor e paixão. Qual a verdadeira diferença entre ambos?
                                #35

                                louro18

                                • Visitante
                                bem, este tema é engraçado...por xx, limito-m a ouvir pessoas falar de ambos (amor e paixao), como s fossem a mesma coisa, ou  "inventam" definiçoes, sem terem sentido primeiro cada um deles...o facto, é k sao opostos, como dia e noite...mas uma pitada dos 2 numa relaçao leva-nos ao ceu!! concordam???

                                  Re:Amor e paixao!!! kal a verdadeira diferença entre ambos?
                                  #36

                                  Offline Eurydice

                                  • *****
                                  • Membro Ultra
                                  • Género: Feminino
                                  • "Os ouvidos surdos da ausência" - (C.)
                                  Hummm na minha opinião viver uma paixão é optimo, mas acho que o amor devia vir sempre acompanhado de paixão :)

                                  Creio que amor sem paixão é o amor dos anjos :)
                                    Anna: Love bores you.
                                    Dan: No, it disappoints me.



                                    "Thing to remember is if we're all alone,  then we're all together in that too. "

                                    Re:Amor e paixao!!! kal a verdadeira diferença entre ambos?
                                    #37

                                    devious_angel

                                    • Visitante

                                    Creio que amor sem paixão é o amor dos anjos :)

                                    Amor dos Anjos???  :D Como é k é isso???? :) ;) ;D :P

                                      Re:Amor e paixao!!! kal a verdadeira diferença entre ambos?
                                      #38

                                      devious_angel

                                      • Visitante
                                       Eu axo k ainda n descobri o amor...Mas suponho k o amor seja algo mt amis forte k a paixão... ;) :D Pelo menos é o k m dizem  ;D :) :P

                                        Re:Amor e paixao!!! kal a verdadeira diferença entre ambos?
                                        #39

                                        Offline Eurydice

                                        • *****
                                        • Membro Ultra
                                        • Género: Feminino
                                        • "Os ouvidos surdos da ausência" - (C.)
                                        Sim é...eu acho que uma grande paixão pode durar p a vida toda...mas se essa paixão for o nosso amor ainda melhor :P

                                          Anna: Love bores you.
                                          Dan: No, it disappoints me.



                                          "Thing to remember is if we're all alone,  then we're all together in that too. "

                                           

                                          Tópicos relacionados

                                            Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          262 Respostas
                                          45780 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Fevereiro de 2014
                                          por mau_feitio
                                          Como correram as tuas declarações de amor?

                                          Iniciado por Rhoda « 1 2 ... 9 10 » Geral

                                          198 Respostas
                                          49898 Visualizações
                                          Última mensagem 27 de Junho de 2011
                                          por Centaur
                                          704 Respostas
                                          82953 Visualizações
                                          Última mensagem 8 de Abril de 2013
                                          por picoDias
                                          6 Respostas
                                          1729 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Junho de 2011
                                          por icognita
                                          6 Respostas
                                          1767 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Dezembro de 2012
                                          por unforgiving