rede ex aequo

Olá Visitante05.mar.2021, 07:25:52

Autor Tópico: Amor vs paixão  (Lida 30079 vezes)

Amor vs paixão

Offline Planta xerófila

• Membro Elite
  • Género: Feminino
Vamos de uma vez por todas esclarecer o q é amor e o q é paixão para cada um de nós...
Sei q esta é uma das eternas questões q se colocam na cabeça de cada um de nós, e eu propria já a coloquei aqui neste forum muitas vezes a muita gente.
Acho q é util esta "sistematizaçao" nao so para melhor conhecimento do q é um e o q é outro como tb para melhor reconhecimento qd for caso disso :)
... já para nao falar q sou uma cusca, e quero saber o q pensam ;D
    A cynic is one who knows the price of everything and the value of nothing.

O c antes do e e do i não[/u] leva cedilha!!!!

Re:Amor vs paixão

Offline c

• Membro Ultra
    • "Imitem as árvores dos caminhos" J. Gomes Ferreira
    hmmmm, eu não sei se não os confundo ainda...  :inq

(c.)
      "No entanto és tu que te moverás na matéria/ da minha boca, e serás uma árvore dormindo e acordando onde existe o meu sangue" - Herberto Helder

Offline deadangel_17

• **
      • Membro Júnior
      • Género: Masculino
      pra mim u amor é 1 ilusão(dá pra ver)
      e a paixão outra, só k + forte

lagarto

• Visitante
        paixao é uma atracçao mais ou menos forte (por vezes acaba em obcessao)

amor é mt mais k isso, é algo k so pode ser sentido :)

Offline Thilu

• Membro Sénior
          • Género: Masculino
          O Amor é algo difícil de encontrar e nem todos temos a felicidade de o viver... é a cumplicidade total, a harmonia, a união de duas metades que se completam na perfeição...é eterno!

A paixão é para mim efémera...mto frequente e facilmente confundida pelo amor, mas tem desde o primeiro instante os dias contados....por mais intensa que seja, nunca chega a ter a autenticidade  e profundidade do verdadeiro Amor, do Amor Puro

Posso ter sido vago e demasiado abstracto, mas acreditem q apesar de não conseguir exprimir por palavras a diferença entre os dois sentimentos, sempre os soube distinguir...

Sinto-me afortunado por ter vivido algumas paixões, mas principalmente por estar a reencontrar o Amor
            "Sempre foi da minha opinião que não é lícito julgar um homem na base daquilo que ama, mas da maneira como ama, da quantidade de si (coração, mente e alma)que investe quando ama" in Fabrizio Lupo de Carlo Coccioli

Offline Pandora

• Membro Ultra

... e porque hoje não me "calo"

Creio no amor entre as pessoas e creio que o amor transcende o plano sexual. Ou seja existem - estou mesmo chata - qualidades diferente no amor.

Como se fossem nuances, degradés de uma mesma tonalidade. Amor com e sem componente sexual.

E depois de me ter feito entender neste aspecto (julgo eu), posso então falar do amor que comporta em si a componente sexual.

E pois é...
            É um amor que anda escondido.
            Podemos caminhar uma vida inteira e nunca o encontrar...

Mas pensamos que sim. Porque confundimos quase todos nós a Paixão (e cá volto eu: que contém em si  questões muito particulares) com Amor.

Não quero com isto dizer que a Paixão é má. Digo é que o Amor é raro. :)
            E é tão legítimo, tão recorrente confundirmos "Paixão" com "Amor".
            E talvez o façamos pela nossa fragilidade. Estou certa que sim!

Porque é tão difícil despirmo-nos de nós próprios.

(... assim penso).

..
              Watch your thoughts, they become your words
              Watch your words, they become your actions
              Watch your actions, they become your habits
              Watch your habits, they become your character
              Watch your character, it becomes your destiny.  (Anónimo)

daLua

• Visitante
              Pra mim, paixão é uma coisa fulminante... vem de repente e devora-nos o espírito de desejo... associo-a mais ao desejo carnal... de posse (gotta be mine! gotta gotta gotta!). mas é efémera. acaba-se quando o desejo foi satisfeito.
              O amor é querer o melhor prá outra pessoa (o k nem sempre é akilo k é melhor para nós).
              Já estive perdidissimamente apaixonado e na altura pensei k era amor. Não era. Era mais uma criancice k me deu. Mas o desejo de me unir física e mentalmente "avec" era muito forte, tão forte k acho k "pirei" uma beca...
              Hoje há uma pessoa k amo do fundo do meu coração... mas não estou apaixonado, pk com o tempo o desejo esmoreceu. É quase como se fosse da família. Mas amo amo amo aquela cabecinha louca, a cumplicidade que temos, a paciência, os corações sempre abertos um para o outro... até já começo a gostar dos defeitos. Isso é amor :)
              Quem disse que num coração não há espaço pra 20, 50, 100 amores?

Offline Planta xerófila

• Membro Elite
                q tópico tão giro... ::) e eu q ainda n tinha dado aqui a minha o-pinipon ::)

a minha opiniao vai assustadoramente de encontro à da Pandora... e visto q o tempo escasseia, vou-lhe usurpar as palavras e fico p isso mesmo. ::)

tenho pena no entanto q mais gente n opine p aqui, pq sou realmente da opiniao q a grande maioria das pessoas n faz ideia o q seja o amor... e passado 1 dia de namoro, o q corresponde a 1 dia e 30 minutos de conhecimento, já amam um sem numero de gente. Há pessoas q têm a palavra amor na ponta da lingua, e com uma mola p baixo (género aquelas caixinhas dos palhaços)...
                e seria positivo (pelo menos para mim) ler esses pontos de vista, para tentar compreende-los... tal como seria (muito mais) positivo para os proprios aperceberem-se c o registo do q dizem e c o verbalizar destes assuntos q se calhar se deixam empolgar e começam a chamar as coisas pelos nomes errados, só pq tem pressa de sentir.
                enfim, just m.h.o. (arranjei uma alternativa ao penso eu de que lol)

daLua

• Visitante
                  Cada um é como cada qual... Se não é paixão; se não é (só) amizade; se não é ódio; se não é desprezo; se não é (e perdoem-me o "francês") tusa; se não é indiferença, se não é (só) admiração; se não é (só) carinho... então... só pode ser amor!
                  É que "amor" não se aplica só aos "amantes"... E nem tens k dar TODO o amor k tens dentro de ti a uma só pessoa. Pra começar pk ninguém merece todo o amor de uma pessoa... e depois, pk p te dares bem com os outros tb tens k os amar um pouco. (um pouquinho, nada de extremismos  ;)).
                  Mais vale essa "mola" que outras...

daLua

• Visitante
                    e não concordo com o "H" entre o "M" e o "O"...
                    Este ultimo comentário foi só uma "chapadinha de amor" de luva branca... (também as levo, fica descansada!)

Offline Planta xerófila

• Membro Elite
                      lol, mas p acaso até h. como todas as minhas opinioes, ao contrario do q possa parecer ;)
                      uma coisa são opinioes, outra sao certezas... e nessas nao, n sou nada humble :P

daLua

• Visitante
                        Já somos dois!  ;) :-*
                        Há dias em k sou um "doce", há outros em k fico um bocadinho "ácido"... clorídrico! ;D corrói tudo.

Offline aisthesis

• Membro Total
                          exercício binário numa escala de sedimentos

..

.. um início que permito porque te desejo e te quero em mim

porque és matéria nessa partilha de residuais deslocaçõesvestígio de uma (hipotética) fusão, sem ainda ser.

.. e como és cheia de tudo, essa presença que me ocupa e te faz minha… esperada ilusão

paixão

.. que és.

..

.. e num continuo depois desse pretérito (im)perfeito que mais presente ficou, sinto-te e sou em ti

essa substância, partilha de essenciais leituras que nos remetem para… um esboço de absolutas sensações que são.

.. e como estou cheia de ti, essa presença que me ocupa e me faz tua… inesperada condição

amor

.. de quem sou.

..
                            "...farto de morder o conceito de maçã, queria agora morder o fruto..." Jean Paul Aron

Piniplix

• Visitante
                            Amor, paixão..
                            Confusão?
                            Não!

Não os ponham em oposição :P

Offline Planta xerófila

• Membro Elite
                              nao sao eles q estao em oposiçao, apenas os conceitos, para q se percebam as diferenças entre cada um... como se pode valorizar aquilo q nem se sabe o q é?!...

Piniplix

• Visitante
                                Valorizando o sentir, por si só :)

Porque raio nos esforçamos tanto por perceber se o que sentimos é amor ou paixão e nos esquecemos de valorizar o facto de simplesmente estarmos a sentir?

Porque é que esta questão tem de passar pela cabeça de cada um de nós?  ???
                                Mas se passa, digam-me, não estaremos a tentar racionalizar algo que pertence exclusivamente ao domínio das emoções?
                                Se não reparem, íamos ao supermercado e pensávamos:
                                - humm.. hoje quero-me apaixonar, sim apaixonar, mas não quero amar!
                                Saíamos do supermercado com um kit paixão e imunes ao amor - tudo controladinho.

Bah.. imagem completamente estapafúrdia  :o

Será assim tão necessário dar nome às "coisas"? Ou melhor, será assim tão necessário dar nome às coisas que sentimos?
                                Será assim tão importante verbalizar? Ou será que verbalizando confortamos "aqueles" medos?

Os sentimentos são do domínio do coração, não da cabeça. Perdemo-nos na ânsia de alcançar respostas.

É importante lembrar que a magia de ambos os conceitos está no facto de se fundirem e confundirem como dois amantes. De não sabermos distinguir onde começa um e acaba o outro.

É a permanência/consistência que faz a diferença.

Pouco importa sabermos o que sentimos; o que importa é que permanecemos, estamos, ficamos.
                                Isso já nos devia dizer munto mais que muntas palavras :)

Offline Pandora

• Membro Ultra
                                  Será assim tão necessário dar nome às "coisas"? Ou melhor, será assim tão necessário dar nome às coisas que sentimos?

Talvez a terminologia não seja a de dar um nome às coisas...

... mas sim uma consciência.

É através dela que valorizo e diferencio.  ;)
                                    ..
                                    Watch your thoughts, they become your words
                                    Watch your words, they become your actions
                                    Watch your actions, they become your habits
                                    Watch your habits, they become your character
                                    Watch your character, it becomes your destiny.  (Anónimo)

StarCaos

• Visitante
                                    eu acho q esta no ser humano procurar o sentimento de amor ou paixao..é por isso q fika taum dificil diferencia-los...

moon_angel

• Visitante
                                      paixao = faiscar de sentimentos q explodem em algo de real, mas efemero e pouco claro..

amor = sentimento mais profundo, menos leviano.. e levado a serio...

a paixao pode conduzir ao amor... mas nao dara grande resultado...

um amor com paixao e "sucesso" na certa... :)

Offline aisthesis

• Membro Total
                                        Valorizando o sentir, por si só :)

Porque raio nos esforçamos tanto por perceber se o que sentimos é amor ou paixão e nos esquecemos de valorizar o facto de simplesmente estarmos a sentir?

.. e o que é o SENTIR senão uma forma de reconhecimento, compreensão ou, se quiseres, uma forma de consciência?!

.. consciência como «intuição mais ou menos clara que temos dos fenómenos psíquicos; todo o conhecimento imediato; o sentimento de si»[Dicionário da Língua Portuguesa – 7ª Edição]

..

... digam-me, não estaremos a tentar racionalizar algo que pertence exclusivamente ao domínio das emoções?

.. continuando o teu raciocínio, e ultrapassando preciosismos retóricos, penso que é o Neurocirurgião António Damásio que nos explica que a EMOÇÃO, que eu sintetizo (se me for permitido) como resposta a um estímulo, implica (necessariamente) o tal reconhecimento de um padrão mental pelo «sentir das consequências de activação que ocorrem quando o conjunto de padrões neurais, que representam essas consequências, se transforma em IMAGENS», e aqui «sentes a emoção».

É evidente que implícito a esta constatação está o «processo de consciência», aquele que nos permite perceber a emoção.

..

.. penso que as respostas ás tuas dúvidas residem na nossa própria circunstância /condição … de seres pensantes.

Pouco importa sabermos o que sentimos; o que importa é que permanecemos, estamos, ficamos.
                                        Isso já nos devia dizer munto mais que muntas palavras :)

.. não creio que se possa ser sem sentir.

..  ;)
                                          "...farto de morder o conceito de maçã, queria agora morder o fruto..." Jean Paul Aron

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          262 Respostas
                                          45826 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Fevereiro de 2014
                                          por mau_feitio
                                          Como correram as tuas declarações de amor?

Iniciado por Rhoda « 1 2 ... 9 10 » Geral

198 Respostas
                                          49927 Visualizações
                                          Última mensagem 27 de Junho de 2011
                                          por Centaur
                                          704 Respostas
                                          83060 Visualizações
                                          Última mensagem 8 de Abril de 2013
                                          por picoDias
                                          6 Respostas
                                          1738 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Junho de 2011
                                          por icognita
                                          6 Respostas
                                          1775 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Dezembro de 2012
                                          por unforgiving