rede ex aequo

Olá Visitante23.jan.2023, 07:53:15

Sondagem

Recorreste a ajuda técnica por causa da tua orientação sexual?

Sim, por vontade própria, para aceitar-me/por dúvidas
6 (10%)
Sim, por vontade própria, para deixar de ser o que sou
0 (0%)
Sim, por causa dos pais, para aceitar-me
2 (3.3%)
Sim, por causa dos pais, para não ser o que sou
1 (1.7%)
Não, mas os meus pais queriam, para mudar-me
5 (8.3%)
Não, mas tinha-me ajudado ir
9 (15%)
Nunca me pressionaram e/ou não necessitei de ir
26 (43.3%)
Acho que preciso de ajuda técnica
11 (18.3%)

Votos totais: 34

Autor Tópico: Ajuda técnica por causa da orientação sexual  (Lida 12846 vezes)

 
Ajuda técnica por causa da orientação sexual
#0

Offline bluejazz

  • *****
  • Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
    • Homofobia
Qual é a vossa experiência? Recorreram a um psicólogo ou psiquiatra por causa da vossa orientação sexual?

Se tiveram ajuda, que tipo de ajuda tiveram?

Existe alguém que recomendariam em especial por ter sido um bom profissional?
    "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

    Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
    #1

    Offline orchidea

    • **
    • Membro Júnior
    • Género: Feminino
    Oi pessoal

    Por falar em ajuda profissional, vem um artigo sobre um estudo feito à "ajuda psiquiatra" (é mesmo entre aspas, tal o tipo de ajuda que se tem) feita a homossexuais, na Visão : Serei normal Doutor?.

    Parece que os nossos "Doutores" ainda andam na idade da pedra.

    Quanto à sondagem nunca tive ajuda profissional.

    Beijos

    Orch
      "Nem aos deuses nem à morte peço perdão do que fiz
      Já suporto bem a dor, já só quero é ser feliz"
      Sergio Godinho

      Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
      #2

      moon_angel

      • Visitante
      usei uma vez a ajuda de uma psicologa... a q existia na escola onde eu estudava (na altura, andava no 9º ano!)

      nunca lhe disse deliberadamente o q passava "pela cabeça", mas dei-o a entender...

      gostava dela, por saber q podia falar com ela sobre tudo... mas nunca lhe passou pela cabeça q eu era homossexual... acho eu!!! :)

        Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
        #3

        Offline Pandora

        • *****
        • Membro Ultra
        • Género: Feminino
        Bem, provavelmente posso chocar algumas pessoas:

        mas quem mais me ajudou (e ajudou-me muito) foi uma "astróloga".

        Podem colocar algumas (ou muitas) reticências a isto que digo. Mas um astrólogo, quando sério e sabe o que faz,  não é um adivinhador de futuro, nem alguém que faz umas brincadeiras com um mapa astrológico...

        De resto sinto que não tenho que levar - e também falei com uma psicóloga - com teorias paternalistas, e de relação com o Pai e a Mãe (que sempre foi óptima).

        Enfim... embora também tenha a consciência que nem todos os terapeutas têm este tipo de abordagem.

        Acrescento ainda que esta apenas foi/é a minha realidade e que concerteza não servirá para outras pessoas.

        E por isso, aqueles que sintam que devem falar com um terapeuta (psicólogo, psiquiatra) força. O importante é que se sintam bem.

        Isso é o que mais importa!
          ..
          Watch your thoughts, they become your words
          Watch your words, they become your actions
          Watch your actions, they become your habits
          Watch your habits, they become your character
          Watch your character, it becomes your destiny.  (Anónimo)

          Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
          #4

          Offline cacao

          • *****
          • Associad@ Honorári@
          • Membro Vintage
          • Género: Feminino
          • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
            • Mais sobre mim...
          Acho que procurar ajuda técnica o deviam fazer muitas pessoas. E muitas vezes nem é a população LGBT mas sim os seus pais!!!

          De todas as formas, quem estiver a pensar em pedir ajuda técnica ou se algum dia aconselharem algum amigo procurem sempre saber qual a corrente usada pelo psicoterapeuta. O ideal é que seja integralista com todasas escolas da psique ;)
            Another one will bite the dust...

            "Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

            "A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

            Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
            #5

            LINN25

            • Visitante
            Devia era haver uma lista negra dos Psis homofóbicos, e ás vezes ainda são piores que pessoas com a 4ª classe...

            Enfim...

              Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
              #6

              Offline __Miguel_

              • ****
              • Membro Sénior
              • Género: Masculino
              • À procura do outro que também sou eu.
                  Boas, gentes.

                  Feliz ou infelizmente, já tive (e tenho) de recorrer a ajuda técnica por causa da minha orientação sexual. A maior razão para o fazer é o facto de os meus pais me terem obrigado a ir, a ver se eu "me curo". Já vou, neste momento, no terceiro profissional. Claro está, nenhum deles me conseguiu "curar" até agora, nem o conseguirá fazer (porque será? :P ;D). O problema é que cheguei a um ponto em que já quase não preciso da ajuda da minha psicoterapeuta (em virtude da depressão em que entrei, não só por ter "descoberto" que sou gay mas também, e sobretudo, pela reacção dos meus pais, que quase me levou ao suicídio), mas que continuo a lá ir porque agora o eu ficar verdadeiramente bem depende dos meus pais, de me aceitarem. E isso não sei se algum dia acontecerá... :(
                  Desculpem o desabafo, cada vez que penso nisto fico triste... Porque será que acontecem destas coisas?
                "Se não experimentares, não sentes falta. Problema, problema, é mesmo quando tens saudades do que ainda não experimentaste..."

                Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
                #7

                Dido

                • Visitante

                  Desculpa lah.. mas até hj não houve um psikiatra q acompanhaxe os teus pais? a "cura" n passa por ti.. mas sim por eles  ;) :-*

                 :up

                  Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
                  #8

                  Offline candy cane

                  • *****
                  • Membro Vintage
                  • Género: Feminino
                  • Orquídea azul (ex nóvózélica)
                    • não estou in the mood
                  Miguel, não me querendo meter, mas os teus pais é que precisam de "cura" (com todo o respeito)
                   :up força!  ;)
                  Quanto a ajuda técnica (estou a falar de psicólogos) tenho, mas não tem nada a ver com o facto de ser homossexual. Os meus pais "obrigam-me" a ver uma psicóloga de quinze em quinze dias, e apesar de ser muito bom falar com alguém, a senhora não me inspira confiança suficiente para lhe falar da minha homossexualidade (e até parece ser daquelas que acham que temos cura) apesar de já andar a pensar nisso à muito tempo.
                    Though nothing can bring back the hour
                    Of splendor in the grass, of glory in the flower
                    We will grieve not, but rather find
                    Strength in what remains behind

                    Wordsworth
                    | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

                    Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
                    #9

                    Offline chiloane

                    • ***
                    • Membro Total
                    • Género: Feminino
                    Miguel,  os teus pais devem estar muito assustados e não sabem como reagir face a essa tua revelação...Tiveram determinadas expectativas relativamente a ti, e provavelmente agora pensam que te estão a ajudar, quando na realidade, aínda te estão a prejudicar mais, tal como a tua relação com eles.
                    Desejo-te muita força. Tens que te mostrar seguro de ti e ter alguma perícia em mostrares-lhes o que estás a sentir.
                    Geralmente, um psicólogo bem preparado e informado iria tentar orientar também os teus pais...Porque eles precisam de ajuda. Existem terapias familiares e dinâmicas próprias realizadas por profissionais com preparação específica, que creio que poderiam ajudar, caso consigas convencer os teus pais dessa necessidade... Força e um beijinho para ti.
                      "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós"
                      (Antoine de Saint-Exuperry) :):*

                      Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
                      #10

                      Nu_vito

                      • Visitante
                      eu nc fui a um psicologo nem coisas do genero, o meu apoio posso dizerk foi uma pessoa aki do forum o Dark_angel e sem ser ele, fui eu! :S

                        Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
                        #11

                        Offline __Miguel_

                        • ****
                        • Membro Sénior
                        • Género: Masculino
                        • À procura do outro que também sou eu.
                            Obrigado pela força, pessoal.
                            Para responder a algumas coisas que ficaram no ar, devo dizer que os meus pais não foram, não vão nem querem ir a um psicólogo/psiquiatra/psicoterapeuta. Dizem (em especial a minha mãe), e passo a citar, "Podem 5000 médicos tentarem convencer-me que não o vão conseguir; eu sei o que tu és, tu não és assim, foi alguma coisa que te fizeram." Acho que isto explica mais ou menos a vontade deles em sequer querer compreender-me.
                            A ida a um psi está completamente fora de questão a não ser que seja para mim, para me "curar". Foram apenas uma vez, que eu saiba (ainda que não "oficialmente"), à minha psi. Ela foi contundente, mas mesmo assim as coisas ficaram mais o menos na mesma. Só estamos em tréguas, num ambiente completamente pesado quando eles vêm cá a casa no fim-de-semana (que, para eles, começa à 5ª feira...)
                            É verdade que me estão a prejudicar, assim como à relação com eles. Não só me deixam extremamente nervoso sempre que estou com eles (nunca sei se terão "vontade" de ter uma das "conversas" que gostam de ter comigo [leia-se monólogos em que, no final, só apetece pegar numa arma e dar um tiro em nós próprios]) como também acabaram por fazer com que os comecasse a odiar... Aos meus próprios pais, as pessoas para quem mais olhava, que mais admirava... :'( :'(
                            Bem, já estou a escrever demais, como de costume. Fiquem bem.

                                __Miguel_
                           
                          "Se não experimentares, não sentes falta. Problema, problema, é mesmo quando tens saudades do que ainda não experimentaste..."

                          Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
                          #12

                          Offline bluejazz

                          • *****
                          • Associad@ Honorári@
                          • Membro Vintage
                          • Género: Feminino
                            • Homofobia
                          Miguel, compreendo muito bem o que sentes e descreves... não és o único, infelizmente. Força!
                            "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

                            Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
                            #13

                            Offline cacao

                            • *****
                            • Associad@ Honorári@
                            • Membro Vintage
                            • Género: Feminino
                            • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                              • Mais sobre mim...
                            "Podem 5000 médicos tentarem convencer-me que não o vão conseguir; eu sei o que tu és, tu não és assim, foi alguma coisa que te fizeram."


                            Miguel,

                            Isso só demonstra que a pessoa que necessita alguma clareza de ideias - cura - é a tua mãe.

                            Pessoalmente acho que muitas vezes devemos ser perspicazes e saber conduzir os nossos pais a bom porto. Se nos obrigam a ir a um psico-terapeuta poderemos falar abertamente nisso com o nosso psi. E juntos trabalhar numa solução para tentar abrir um pouco mais os olhos aos nossos pais.

                            A «cura» não está em tentar mudar aquilo que não pode ser mudado em nós, mas na tentativa de mudança de atitude dos nossos pais. Sei que não é tarefa fácil porque as mudanças de atitude são muito dificeis de ocorrer porém, não impossíveis de acontecer.
                              Another one will bite the dust...

                              "Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

                              "A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

                              Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
                              #14

                              Nu_vito

                              • Visitante
                              Responder
                              Isso só demonstra que a pessoa que necessita alguma clareza de ideias - cura - é a tua mãe.
                              Responder
                              se arranjarem cura avisem k é pa sustentar o tratamento nao so da minha mae, mas como da minha familia e sociedade homofobica....(isto nao kerendo etiketar alguem, mas falando de uma forma generalizada...) ;) ;D ::)

                                Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
                                #15

                                moon_angel

                                • Visitante
                                posso dar uma sugestao?!

                                pq nao mudarem o nome do topico para:

                                Ajuda Técnica aos Pais por causa da orientação sexual dos seus filhos!!!

                                Acho q andamos todos a ser vitimas de "cabalas" dos nossos pais!!! somos nos q damos a cara nos psicologos, psiquiatras, psicoterapeutas, etc... mas quem la devia estar, cara a cara com os entendidos, eram os nossos progenitores!!!

                                  Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
                                  #16

                                  blue_shore

                                  • Visitante
                                  Hmmm... eu não escolhi hipótese nenhuma porque na altura em que comecei a admitir o que já sabia há mais tempo, estava em psicóloga e psiquiatra ao mesmo tempo, mas por outros motivos...

                                  Poderia ter falado nisso, mas nunca me preocupou muito, acho eu... e daí não sei, mas nunca foi tema das nossas conversas.

                                    Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
                                    #17

                                    Offline bluejazz

                                    • *****
                                    • Associad@ Honorári@
                                    • Membro Vintage
                                    • Género: Feminino
                                      • Homofobia
                                    Um dia destes a rede ex aequo vai disponibilizar uma lista de psicólogos em diferente pontos do país para quem quiser ir que têm uma abordagem positiva à homossexualidade. It is a promise.
                                      "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

                                      Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
                                      #18

                                      XATE

                                      • Visitante
                                       :) Parabéns à rede ex-aequo  :) é uma iniciativa importante :)

                                      Cuidado com as expectativas em relação aos psicólogos, porque não nos dizem como resolver situações, mas, sobretudo dão-nos outras perspectivas de abordagem a essas mesmas situações.

                                       :) :-*

                                        Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual
                                        #19

                                        Nu_vito

                                        • Visitante
                                        Um dia destes a rede ex aequo vai disponibilizar uma lista de psicólogos em diferente pontos do país para quem quiser ir que têm uma abordagem positiva à homossexualidade. It is a promise.

                                        cool ;)

                                        xate:Cuidado com as expectativas em relação aos psicólogos, porque não nos dizem como resolver situações, mas, sobretudo dão-nos outras perspectivas de abordagem a essas mesmas situações.

                                        pois...relamente é verdade.....

                                           

                                          Tópicos relacionados

                                            Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          84 Respostas
                                          24800 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Novembro de 2014
                                          por a human being
                                          387 Respostas
                                          65817 Visualizações
                                          Última mensagem 19 de Setembro de 2014
                                          por Ticas:
                                          106 Respostas
                                          27554 Visualizações
                                          Última mensagem 7 de Outubro de 2014
                                          por Lio
                                          6 Respostas
                                          2690 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Agosto de 2010
                                          por choice
                                          4 Respostas
                                          2117 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Setembro de 2014
                                          por quiquo