rede ex aequo

Olá Visitante22.ago.2019, 10:00:18

Autor Tópico: Curriculum Vitae  (Lida 25856 vezes)

Curriculum Vitae

Eyre

• Visitante
Escrevemos um Curriculum Vitae quando nos candidatamos a um emprego.

O Curriculum Vitae é um documento de tipo histórico, que relata o que se fez no passado, mas deve, ao mesmo tempo, ser orientado para o futuro, quer dizer: indicando o que se pode fazer, o tipo de serviços a que se pode propor a um empregador, o que se sabe fazer.

O Curriculum Vitae deve conter:

A História Profissional e a sua progressão, apresentada de uma forma simples e explícita;

As Competências, que estão contidas nos parágrafos que relatam a actividade profissional;

Os Interesses Profissionais, que sobressaem das etapas da carreira profissional e/ou das actividades extra - profissionais e dos passatempos.

Este é o espaço para falarmos acerca deste documento pessoal... ;)

Curriculum Vitae

Offline Issui

• Membro Total
    • Género: Masculino
    Hoje em dia já há um modelo europeu standardizado e padronizado para todos os gostos e feitios. Há até uns testes para saberes o teu nível de língua estrangeira. :) Sinceramente prefiro assim porque é muito mais simples e o resultado final é sempre bonito.

Curriculum Vitae

Offline HaraHi

• **
      • Membro Júnior
        • O meu DeviantArt
      Complementando o que já foi dito (utilizando aquilo que aprendi no curso este ano ;D):

O CV (abreviatura de Curriculum Vitae) deverá conter APENAs os dados vitais para a candidatura de emprego, sendo estes colocados na devida secção a que foram destinados.

Dados Pessoais:
      -Nome;
      -Data de Nascimento;
      -Contacto (telemovel/telefone, email, morada)

É completamente desnecessário colocal a naturalidade/nacionalidade, filiação (os papás), nº do BI e Contribuinte ou sexo. Estes não têm quaisquer utilidades no emprego em questão, e só ocupam espaço desnecessário (um CV comvém ser directo e facilmente legível). Também é de evitar a utilização de fotografia (pedindo desculpa aos que ficarem ofendidos, mas a utilização de uma fotografia é deveras "foleiro"), a não ser que seja requerida (e vamos lá ver o tipo de foto que se manda!).

Surge depois as listagems com a experiência adquirida. Aqui, as datas deverão ser colocadas do mais recente ao mais antigo (de cima para baixo). Deverão ser colocadas de fácil entendimento. O mais utilizado é o ano (utilizando 4 digitos) excepto em datas importantes (participações de 1 só dia ou um curto espaço de tempo). Exemplo
      Responder
      2006: Participação no grupo de ajuda "Criação de espaços dinâmicos para crianças e os seus avós"
      2005-2003: Assistende de deficientes motores no centro "Recuperar", no Porto.
      2004: Organização... etc

Habilitações Literáias:
      Aqui serão colocadas todas as capacidades e feitos escolares (ou relativo ao ensino literário). É de escusar colocar onde se fez o 2º ciclo ou primária...

Formação Profissional:
      Tudo que é universidade, faculdade, cursos, etc, surgem aqui. Este tem um tópico para si mesmo pois costumam constar as áreas de interesse do candidato. Ajuda a compreender e avaliar o perfil da pessoa em si.

Experiência Profissional:
      Tudo que é pertencente ao mercado de trabalho será colocado aqui. As mais pequenas participações são importantes, se mostrarem valor e empenho no mundo do trabalho.

Conhecimentos, Capacidades, Interesse, Hobies, Passatempos, Participações, etc...:
      Tudo que é relativo ao que conseguimos fazer e do que gostamos estará presente aqui. Não tem de ser necessáriamente profissional, pois até o mais simples gosto desenha o perfil de cada um.

Bem... este foi o modelo de Curriculum Vitae a que me foi colocado e ensinado. Há mil e uma maneiras de criar o nosso CV, desde usar imagens de fundo até....*sigh*, a utilização de foto (sério, ter nossa cara numa folha de papel, de estético nada tem). Vai tudo de acordo com os gostos de cada um. Espero que isto ajude em alguma coisa  ;)

Curriculum Vitae

Eyre

• Visitante
        Formação Profissional:
        Tudo que é universidade, faculdade, cursos, etc, surgem aqui. Este tem um tópico para si mesmo pois costumam constar as áreas de interesse do candidato. Ajuda a compreender e avaliar o perfil da pessoa em si.

Hum... Creio que a faculdade deve ser posto em Habilitações Literárias...

Anyway, para quem está interessado em saber mais informações sobre o CV europeu é favor consultar o seguinte link:

http://europass.cedefop.europa.eu/europass/preview.action?locale_id=18

;)

Curriculum Vitae

Offline timmy

• Membro Vintage
          Hoje em dia já há um modelo europeu standardizado e padronizado para todos os gostos e feitios. Há até uns testes para saberes o teu nível de língua estrangeira. :) Sinceramente prefiro assim porque é muito mais simples e o resultado final é sempre bonito.

Há locais que só aceitam este modelo Europeu.

Aconteceu-me qd pedi transferência de curso, tive de enviar, entre outros docs, o meu curriculum viate e tinha de ser exclusivamente no modelo europeu.
          Há uns sites na net que ajudam na concepção do curriculum, é so preencher alguns campos e ele cria-o automaticamente em vários formatos que desejarmos (PDF, DOC, etc...)

Curriculum Vitae

Offline Mr Unchained

• Membro Vintage
            • Cada passo segue um ritmo!
            Obrigadu nao sabia e o meu CV estava incompleto  :-X
              Dá um passo a seguir ao outro sem medos, se tropeçares e caires, podes levantar e aprender andar melhor :)

Curriculum Vitae

hottie

• Visitante
              Alguém aqui já experimentou os Curriculum Vitae em Vídeo?

Curriculum Vitae

Offline Labrys

• Associad@ Honorári@
                • Membro Total
                • Género: Feminino
                  • Labrys? O que é isso?

O meu CV foi feito segundo o modelo europeu mas depois de 6 meses a enviá-lo para várias empresas sem grande sucesso, gostava de lhe fazer um lifting para o tornar mais apelativo mas mantendo a sobriedade claro. Alguém tem sugestões quanto à melhor forma de o fazer? Não percebo nada de design :( Abomino a ideia de ter a minha foto no CV, não tenho uma única célula fotogénica no meu corpo mas para responder a determinados anúncios que o exigem gostava que este CV "alternativo" incorporasse tb uma foto.
                  We need to find courage, overcome
                  Inaction is a weapon of mass destruction

Curriculum Vitae

Offline android

• Membro Vintage
                  O meu currículo mais actualizado está sem foto, e seguindo à risca o modelo europeu (como sempre o fiz aliás). Convém não ultrapassar as duas páginas, se bem me lembro, por isso se virem que já têm muito para dizer na experiência profissional, tenham cuidado com a informação supérflua, e façam aí o "lifting". Apenas uma opinião pessoal de alguém que ainda está a começar..  :)

Curriculum Vitae

Offline Mr Unchained

• Membro Vintage
                  • Cada passo segue um ritmo!
                  O meu curriculum é diferente, pois no meu tem que constar tambem, peso, altura, cor de olhos, cor de pele, tem que ter uma foto de corpo inteiro e uma de cara.  ;)
                    Dá um passo a seguir ao outro sem medos, se tropeçares e caires, podes levantar e aprender andar melhor :)

Curriculum Vitae

Offline bandersnatch

• **
                    • Membro Júnior
                    • Género: Feminino
                    Se estiverem a seguir à risca o modelo europeu, no site está lá uma espécie de formulário que dá para preencher e no final fica aquilo muito bem formatado e pronto a imprimir (ou a adicionar coisas se precisarem) ;D

Quanto ao design, penso que podem modificar os "separadores", etc etc dependendo do emprego, o Microsoft Publisher é capaz de facilitar isso um bocado e tem mesmo uma opção própria para currículos.

Curriculum Vitae

Offline the end

• Membro Ultra
                      O modelo europass começa a estar completamente ultrapassado, contudo é o mais usado.

As novas tendências de currículos seguem a tecnologia. Os currículos online são a nova moda e um novo meio de chamar atenção do empregador.

Existem diversos sites sobre o assunto, dou um exemplo: https://www.cvitt.pt
                        Yes I can!

Curriculum Vitae

Thought

• Visitante
                        Acho que o modelo do currículo também pode ser influenciado pelo tipo de emprego que pretendemos: profissões mais criativas se calhar exigem também um currículo mais criativo. Profissões mais técnicas talvez um currículo do modelo europass.

Curriculum Vitae

Offline Imaterial

• Membro Sénior
                          • Go ask Alice, I think she'll know
                          Acho que o modelo do currículo também pode ser influenciado pelo tipo de emprego que pretendemos: profissões mais criativas se calhar exigem também um currículo mais criativo. Profissões mais técnicas talvez um currículo do modelo europass.

Isto. Apesar de empresas relacionadas com artes ou estúdios valorizarem muito mais o portefólio, convém que ambos portefólio e cv peguem nas skills pedidas na descrição de emprego/trabalhos mais relacionados com a vaga a que nos candidatamos, e acho que um modelo Europass de cv no nosso campo mostra preguiça, falta de criatividade e pouca valorização do cunho gráfico pessoal.
                            It all starts when you sink into his arms and ends with your arms on his sink

Curriculum Vitae

Offline Atomic

• Membro Ultra
                            • Everything changes when you grow old...
                              • Somos Blergh
                            Hoje em dia há imensas empresas que se virem um Europass a cairem-lhe nas mãos nem se dão ao trabalho de o ler. Muitas empresas cada vez mais querem ver algo pensado e cuidadosamente estruturado, algo que revele interesse e empenho, cada vez mais pequenos detalhes tornam-se cruciais.

A quem ainda não tiver experiência profissional e esteja à procura do seu primeiro emprego recomendaria que não fizesse um CV com mais de 1 página, regra geral os empregadores procuram pouco mais do que onde fizeste o curso, com que média e outras highlights. Só quando a vossa carreira ganhar mais envergadura é que começa a fazer sentido pensar num CV como algo com mais de uma página ;)

Curriculum Vitae

Offline Blesia

• Membro Total
                            Hoje em dia há imensas empresas que se virem um Europass a cairem-lhe nas mãos nem se dão ao trabalho de o ler. Muitas empresas cada vez mais querem ver algo pensado e cuidadosamente estruturado, algo que revele interesse e empenho, cada vez mais pequenos detalhes tornam-se cruciais.

A quem ainda não tiver experiência profissional e esteja à procura do seu primeiro emprego recomendaria que não fizesse um CV com mais de 1 página, regra geral os empregadores procuram pouco mais do que onde fizeste o curso, com que média e outras highlights. Só quando a vossa carreira ganhar mais envergadura é que começa a fazer sentido pensar num CV como algo com mais de uma página ;)

Também já ouvi o contrário, que há empresas que até preferem o Europass, por estarem tão habituadas a lê-los. É um formato tão uniforme que sabem exatamente onde ir buscar a informação que pretendem e são capazes de fazer uma seleção muito mais rapidamente.
                            Por isso, optei por fazer um CV "normal" de uma página e o Europass de quase duas páginas, o primeiro com informação "básica" e o segundo um pouco mais completo, em relação às competências.

Curriculum Vitae

Offline Atomic

• Membro Ultra
                              • Everything changes when you grow old...
                                • Somos Blergh

Também já ouvi o contrário, que há empresas que até preferem o Europass, por estarem tão habituadas a lê-los. É um formato tão uniforme que sabem exatamente onde ir buscar a informação que pretendem e são capazes de fazer uma seleção muito mais rapidamente.
                              Por isso, optei por fazer um CV "normal" de uma página e o Europass de quase duas páginas, o primeiro com informação "básica" e o segundo um pouco mais completo, em relação às competências.

Também já ouvi dizer isso, mas pelo menos na área de economia o Europass é muito mal visto pelas empresas. Numa certa altura tive um workshop de CV quando estava na universidade e lembro me que um profissional disse-me que há empresas muito específicas que podem pedir um europass, acho que ele falou da PT mas não tenho a certeza, mas sei que regra geral nesta área não é esse o caso.

Curriculum Vitae

Offline _jorge_

• **
                              • Membro Júnior
                              Nunca usei o modelo Europass (pelo menos na forma mais tradicional) no meu CV.
                              Embora tenha apreendido esse formato como standard, sempre adequei largamente o documento à empresa/função a que me candidatava. E sobre o Europass só ouvi desaprovação, portanto, a menos que me peçam, utilizo um currículo diferente.  :)
                              Algumas empresas também têm formulários próprios para serem preenchidos, o que pode facilitar/limitar a forma como nos apresentamos.
                                Somewhere over the rainbow...