rede ex aequo

Olá Visitante24.jun.2019, 09:55:43

Sondagem

A tua homo/bissexualidade é compatível com o teu emprego?

Sim é, pois ninguém sabe...
Sim é, e alguns colegas sabem
Sim é, e os meus patrões e colegas sabem
Nunca pensei nisso
Não, se eles soubessem..
Não, já fui despedido por isso

Autor Tópico: Homossexualidade e emprego!  (Lida 69525 vezes)

Homossexualidade e emprego!

Offline wizardsoul

• Associad@
  • Membro Ultra
  • Género: Feminino
  • i'm looking at you, looking at me
Neste momento trabalho num hospital com um contrato a tempo indeterminado.

Penso que a minha orientação sexual não faz qualquer tipo de diferença para conservar o meu posto de trabalho, ou que isso seja sequer posto em questão.

Relativamente à relação com os colegas, já é mais complicado, tenho dois colegas que sabem e uns quantos que provavelmente desconfiam, os que sabem é porque me dou bem com eles fora do espaço do hospital e acabei por contar. Não sinto necessidade de contar a todos e sei que alguns não teriam uma reacção muito positiva.

Para mim o mais importante é conseguir manter uma relação de trabalho positiva com toda a gente, não tenho de ser amiga nem partilhar a minha vida intima com todos.
    «For I am nothing, if not critical.»
    «Reputation, reputation, reputation! Oh, I have lost my reputation! I have lost the immortal part of myself, and what remains is bestial.»
    «I understand a fury in your words,But not the words.»
    Shakespeare - Othello

Offline Pulse

• Membro Vintage
    • Género: Masculino
    • After all, losing all hope was freedom.
    Ex: Uma pessoa portadora de HIV, não pode trabalhar como enfermeiro ou cozinheiro.

Não podem? Existe legislação que os impeça?
      And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Offline kgbatista

• Membro Total
      Eu realmente não sei como é em Portugal. Mas já trabalhei no estrangeiro, era assumido e ninguém me disse nada :)

Eu não tenho problemas nenhuns no meu trabalho... toda a gente sabe e trabalho com 5 raparigas... todas elas muito fixes...
      A minha boss brinca bue e as vezes até comentam sobre gajos e pedem a minha opinião...
      Enfim... não devem haver muitos ambientes em portugal como o meu ambiente de trabalho...
      Embora o meu trabalho exija sempre alguma seriedade, acabamos sempre por brincar com a situação em determinados momentos...
        A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.
        John Kennedy

Offline little secret

• Membro Total
        Citação de: little secret em 01.fev.2013, 20:31:33
        Ex: Uma pessoa portadora de HIV, não pode trabalhar como enfermeiro ou cozinheiro.

Não podem? Existe legislação que os impeça?
        Enviado por: wizardsoul
        « em: 10.mar.2013, 09:58:43 »
        Inserir Citação

Está implícito no código de trabalho, além disso há os acórdãos e sentenças que sustentam o mesmo impedimento.

Offline Pulse

• Membro Vintage
          Está implícito no código de trabalho, além disso há os acórdãos e sentenças que sustentam o mesmo impedimento.

Desconhecia, mas demonstra a ignorância que assola em quem tem poder de tomar tais decisões.
            And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Offline little secret

• Membro Total
            Por mais que procuremos uma sentido de justiça equitativa, a verdade é que o conceito de justiça perde-se na subjectividade do seu próprio conceito.

Offline Pulse

• Membro Vintage
              Por mais que procuremos uma sentido de justiça equitativa, a verdade é que o conceito de justiça perde-se na subjectividade do seu próprio conceito.

Isso é muito bonito. Agora haver legislação que proíba isso é completamente absurdo e discriminatório.

Offline little secret

• Membro Total
                Não podes encarar bem como uma proibição, mas sim como uma restrição. E outra coisa a legislação é feita para que possam dela surgir várias interpretações. :)

Offline Imaterial

• Membro Sénior
                  • Go ask Alice, I think she'll know
                  Bem, já senti discriminação por ter no portefólio um cartaz para a Marcha do Orgulho Porto. Actualmente, o único retorno para fazer cartazes/imagens para estes eventos lgbt é a nível pessoal, já que como voluntários eles não têm como pagar o trabalho feito (e obviamente que não sinto que devessem, por essas razões) mas cartas de recomendação da ILGA/MOP ou colocar o projecto no portefólio não vai trazer nada de positivo na maior parte dos contextos. Bleh.
                    It all starts when you sink into his arms and ends with your arms on his sink

aleal

• Visitante
                    Realmente são situações extremamente injustas, ainda por cima quando a última revisão constitucional veio acrescentar ao artigo do Direito à Igualdade, art. 13º, entre outras coisas,  a orientação sexual. Portanto, se existem leis que deixem antever alguma réstia de hipótese de recusar empregar alguém ou despedir alguém tendo em conta a orientação sexual, isso sim precisa de ser debatido e discutido no plano legal. Não é legítimo que continuem a acontecer certas e determinadas situações, para além de que é contraproducente e, permitam-me, extremamente estúpido, despedir alguém só porque é homossexual quando essa pessoa apresenta trabalho e é rigoroso no cumprimento das suas funções!  >:(

Offline angel b

• **
                      • Membro Júnior
                      alguem  sabe me responder se uma pessoa quando está no local de trabalho é obrigada a ouvir bocas homofobicas e ofensivas?

Offline gatodasbotas

• *
                        • Novo Membro
                        • Something new..
                        alguem  sabe me responder se uma pessoa quando está no local de trabalho é obrigada a ouvir bocas homofobicas e ofensivas?

Claro que não. Existem uma serie de direitos e garantias consagradas na Lei portuguesa que determinam algumas limitações quanto ao abuso de poder quer por parte da entidade patronal, quer pelos proprios colegas.
                        Alem de passar por simples regras de cordealidade e bom senso, infelizmente ainda existem pessoas que não o sabem fazer.
                        A solução passa por apresentação de queixas quer junto das forças policiais quer mesmo junto das entidades controladoras da actividade laboral.
                          GatoDasBotas

Sm1le

• Visitante
                          Não acho que tenha que assumir nada a ninguém, porque acho que isto é uma coisa natural e cada um sabe da sua vida... Mas por exemplo, o meu chefe é gay, não é assumido, mas toda a gente sabe, até os superiores deles... E não é por isso que o despediram. Por isso acho que se soubessem de mim, também não me iriam causar problemas.

V24

• Visitante
                            Eu não tenho emprego, mas se conseguir entrar para a área em que me estou a formar é melhor adoptar o "não esconde nem mostra". Simplesmente porque é um ambiente conservador e não só pela minha orientação mas também a nível de tendências políticas e religiosas.
                            Agora imaginando que um dia me caso, não dá para esconder estará "escarrapachado" nos documentos... ;D

Offline nevertoolatetobehappy

• Associad@ Honorári@
                              • Membro Elite
                              • Be yourself. Be happy. Be nice.
                                • Tiny Ripple Hope
                              Assumi-me recentemente no emprego a um colega e desde então tenho-me sentido muito bem com isso. :)
                              « Última modificação: 2 de Janeiro de 2014 por nevertoolatetobehappy »
                                "Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

Bc

• Visitante
                                Eu trabalho num sitio ligado as religião catolica, seria impensável me assumir...alem disso tem um facto agravante que é : trabalho so com mulheres ...nem é preciso dizer mais nada   :P :P

carlafsouto

• Visitante
                                  Acabei por não responder ao questionário pois supostamente a minha área de trabalho é a mais aberta e onde existem mais homossexuais, mas ao mesmo tempo é onde existe mais preconceito, o que torna tudo contraditório, falso, irónico.

Eu trabalho no mundo do espectaculo, da televisão, do cinema e o que não falta são gays, lésbicas, que toda a gente sabe que o são, mas não se pode falar ou comentar nada. Sabe-se e ponto, assunto encerrado e ai de ti que vaz dizer a alguém que tal apresentador o é, pois ele vai desmentir tudo.

Eu sou, não o escondo, mas se os meus colegas de trabalho o sabem não é por eu comentar a minha vida, porque trabalho é trabalho e amigos tenho-os fora do trabalho e esses é que sabem da minha vida. Mas se sabem é porque me viram fora do trabalho com alguém, ou juntam 1+1 e deduzem tudo pelo facebook. Mas se me fizerem a pergunta direta eu não minto. Isso prejudica-me? Sim e não. Pessoas afastam-se, pessoas comentam e falam, mas as pessoas que mais gosto de trabalhar estão na boa, logo não me afeta as mesquinhices de outras  :)

Offline Imaterial

• Membro Sénior
                                    • Go ask Alice, I think she'll know
                                    Aos poucos fui falando do assunto com naturalidade (não um coming out, mas antes uma soma de coisas como levá-lo a uma inauguração de produto, ele vir ao trabalho pedir chaves de casa porque se esqueceu das dele :P ) e pronto, nunca foi necessário dizer "sou gay" porque o pessoal percebeu e é na boa.
                                      It all starts when you sink into his arms and ends with your arms on his sink

Offline Just_a_Guy

• *
                                      • Novo Membro
                                      Até agora não contei a ninguém com que trabalho (isto é, pessoas com quem trabalho que não fazem parte do meu círculo de amigos chegados, porque com esses trabalho e já sabem há muito tempo).

Mas neste campo gosto de separar as coisas, porque primeiro, quem não pergunta, não sabe e normalmente as pessoas não perguntam.

De resto quando estou com estas pessoas falasse de trabalho e não das vidas pessoais, mas se tiver confiança na pessoa, no momento em que pergunte, conto, mas até lá conhaque é conhaque e trabalho é trabalho.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        15 Respostas
                                        11835 Visualizações
                                        Última mensagem 15 de Fevereiro de 2018
                                        por _jorge_
                                        8 Respostas
                                        1969 Visualizações
                                        Última mensagem 5 de Novembro de 2013
                                        por Tiagooo
                                        3 Respostas
                                        815 Visualizações
                                        Última mensagem 24 de Outubro de 2013
                                        por theone111