rede ex aequo

Olá Visitante19.jun.2019, 09:52:42

Sondagem

A tua homo/bissexualidade é compatível com o teu emprego?

Sim é, pois ninguém sabe...
Sim é, e alguns colegas sabem
Sim é, e os meus patrões e colegas sabem
Nunca pensei nisso
Não, se eles soubessem..
Não, já fui despedido por isso

Autor Tópico: Homossexualidade e emprego!  (Lida 69453 vezes)

Homossexualidade e emprego!

AnaRitaSycho

• Visitante
Sou estudante... ainda por cima numa escola de artes... nao tenho problemas nenhuns. No meio das artes, mesmo qd sair da escola, sera sempre mais facil, mas tb, sou assumidissima e ai de alguem que nao me aceite. Nunca me escondi e confronto sempre quem critica ou julga, nao tanto por ter orgulho em ser lesbica (teria o mesmo orgulho em ser heterossexual), mas sim pela questao dos direitos humanos em geral.... a melhor maneira de conseguirmos atingir a "normalidade" nesta sociedade homofobica é vivermos a vida naturalmente sem nos escondermos, sofrer algumas vezes na vida, mas dar um mundo melhor aos nossos filhos e netos que poderao ser homossexuais (se eu tivesse um namorado beijava-o na rua - se tenho namorada, porque e que nao o hei-de fazer?)

Offline Blackdi

• Membro Vintage
    • Género: Feminino
    • "Na vida nada acontece por acaso."
      • Criatura da Noite
    No local onde estou a trabalhar também existe muita homofobia e preconceito, mas prefiro abster-me de comentar ou chamar a atenção sob pena de passar a ser o principal alvo de gozação.  :P

Offline Ana Raquel

• Membro Total
    Ainda estou a estudar, no entanto penso que assumir-me como homossexual no meu futuro local de trabalho não iria ser fácil, pois estou a estudar saúde, mais propriamente Fisioterapia e já houvi muita gente dizer que um fisioterapeuta homossexual iria ser muito complicado porque tem que se mexer no corpo do doente, ora com as massagens, ora com os próprios dos tratamentos, sim porque nós não trabalhamos com as pessoas vestidas (na maioria das vezes as pessoas ficam em calção e soutien).
    Enfim, preconceitos que levam a querer que os homossexuais se «atiram» a qualquer ser que mexa...   ;D
      porquê tu? porque me vias quando eu era invisivel...

Offline Boni

• Membro Ultra
      • Género: Masculino
      • Xiii, O bar da praia tá demais mano!
      se eu disse-se que era bi quando eu trabalhava na renault provavelmente seria "uma corda no pescoço"! :devil
        "Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe"

Offline biri

• Membro Vintage
        • Género: Outro
        • Sometimes the within is piano black
        Comecei a dissertação (tese/estágio) a semana passada num laboratório aqui da universidade. Não é bem "emprego", mas nintressa. Eu costumo sempre andar com uma pulseira da Rainbow Delegation. Hoje, a mulherzinha/rapariga (técnica) que está a tomar mais ou menos conta de mim, vira-se e pergunta: "Essa pulseira quer dizer alguma coisa em especial?", e eu "Sim, quer. É a bandeira LGBT.", "Ah, ok, não sabia".

Não cheguei a perceber se ela sabia o que era LGBT, mas.... YEY anyway! E ainda estava um rapaz na bancada à frente que deve ter ouvido a conversa. Mas.... YEY!!! \o/

Durante o resto do dia, foi super normal. Ela veio, tivemos lá os dois, tivemos a conversar e tal. Normal.

Ele ainda me dirigiu a palavra algumas vezes durante o dia, mas sempre normal. Não sei se chegou a ouvir nem se sabiam o que LGBT significava...
          You live long enough to hear the sound of guns, to find yourself screaming every night, long enough to see your friends betray you. For years I've been strapped unto this altar. Now I only have 3 minutes and counting. I just wish the tide would catch me first and give me a death I always longed for.

Offline corema

• Membro Elite
          Na realidade estou a trabalhar no meu actual emprego há uns três anos, pelo que os meus colegas acham que sou hetero. Na realidade eu sou bissexual e quando comecei a trabalhar aqui namorava com uma rapariga. Como estava de novo no serviço e ainda não conhecia bem o ambiente e as pessoas, não falei muito da minha vida privada nos primeiros tempos. Não tenho por hábito misturar o local de trabalho com a vida pessoal. As pessoas com que trabalho, só trabalho. :) Nem ao facebook adiciono. Entretanto comecei a namorar com um rapaz, e como ele veio viver comigo há uns meses comecei a menciona-lo mais. Ou seja, se namoro com um rapaz, os meus colegas assumem inconscientemente que sou hetero.
          É a história da minha vida adulta, ora sou hetero ora sou homo... Depende a quem perguntarem :)

Neste momento já me apercebi que não teria grandes problemas no emprego se achassem que era lésbica. Há por lá outros homossexuais e não há grande preconceito. Bissexual acho que seria um falatório... Se se soubesse, por exemplo, que eu tinha acabado o meu relacionamento com um homem para passar a ter um com uma mulher, seria um falatório de certeza!
          « Última modificação: 12 de Setembro de 2011 por corema »

Offline van.

• Membro Elite
            nao tenho emprego pois estudo..
            mas acho que temos duas opçoes lol ou assumimos para o empregador ou nao assumimos. a decisao irá partir da propria pessoa, tendo em conta o terreno que ja se apalpou, isto é, se o empregador tem algum problema com a homossexualidade ou se por ele é na boa..
            nao devemos nos precipitar.
              Resisti às primeiras aparências e nunca vos apresseis em julgar; levai em conta que há coisas verosímeis que não são verdadeiras e que há coisas verdadeiras que não são verosímeis - Anne Lambert

Offline portoboy

• Membro Sénior
              • Vive como gostas e te apetece ;)
                • Facebook
              Eu não tenho emprego , estou a estagiar, mas é quase a mesma coisa xD É assim, é compativel pois ninguem sabe, mas acho que tambem se soubessem não iria mudar grande coisa, não me parece haver problemas com isso, claro que não se pode adivinhar a reação das pessoas claro :)
                " Those who mind , don't matter
                And those who matter, don't mind"

:)

Edd

• Visitante
                Neste momento estudo mas já estive a trabalhar e a minha entidade empregadora não soube nem tinha de saber a minha orientação sexual. Não é a orientação sexual que define a credibilidade, a responsabilidade e o profissionalismo de cada um e, por isso, a orientação sexual não devia ser factor de exclusão como muitas vezes é.

Offline bantray

• *
                  • Novo Membro
                  • Performing Artist
                  Olá,

Hm, depende.
                  Eu sou uma pessoa emocionalmente difícil, para namorar com alguém...tenho de conhecer muito, mas muito bem essa pessoa. Gosto de criar uma amizade sólida e só depois ver o que pode surgir, portanto, se o meu namorado ao fim de algum tempo considerável de namoro me pedisse em casamento, penso que se já tivesse a minha vida profissional orientada...aceitava!

Talvez, mas como não namoro ...
                    bantray

Offline ivan919

• Membro Total
                    Bem eu não trabalho, mas estou a estagiar numa empresa que liga muito a imagem que transmite as pessoas de fora :X

Existem aqui uns 3 ou 4 no meio de quase ja 200 pessoas que me parecem ser homossexuais. Eu estou no departamento da informatica e entre eles existem algumas bocas em relaçao a essas pessoas que parecem ser homossexuais.
                      "Olhe para la do que ve"

Alto do Pina <3

Offline __Miguel_

• Membro Sénior
                      • À procura do outro que também sou eu.
                      Respondi "Não, se eles soubessem..".

O que é uma resposta que lamento profundamente ter de dar, não só pelo facto de que já deveriamos, enquanto sociedade, ter ultrapassado estas questões no local de trabalho, como também porque sou funcionário público.

Pela minha experiência, e infelizmente, o funcionalismo público é bastante mau no que diz respeito a reações (Novo Acordo Ortográfico) em relação à orientação sexual. Os comentários que se vão ouvindo de vez em quando a propósito de sabe-se lá o quê são todos disparatados, e mais ainda quando se referem especificamente a pessoas concretas, incluindo utentes e antigos funcionários.

Risco de ser despedido caso me assumisse, enquanto funcionário público com vínculo definitivo, não tenho (já no caso de vínculo temporário não sei, mas não me estranharia se, ainda que possível, não me negariam a renovação do contrato de trabalho...), mas de certeza que se refletiria na avaliação no final do ano...

Enfim, ainda temos um pedaço para evoluir...

Miguel
                        "Se não experimentares, não sentes falta. Problema, problema, é mesmo quando tens saudades do que ainda não experimentaste..."

manga

• Visitante
                        Será mais seguro não saberem, não me escondo mas também não teem nada com issso, não falo sobre isso, não deveria ser uma preocupação mas é. Preciso trabalhar.

Offline WomanS

• *
                          • Novo Membro
                          • Para ser feliz temos de lutar
                          Eu já tive de todas  as reacções.
                          No trabalho foi através da minha namorada que entrei para la, por isso desde o principio que sabiam. Além dos comentários de sempre que não percebem, nada de grave, nuna fui maltratada.
                          Na faculdade já a história é outra. Assumi-me à 3 anos, e descobri pelas minhas amigas que os meus colegas andavam a comentar em vez de me perguntarem o que queriam saber. Chegou ao ponto de me verem numa festa com a minha namorada e irem pesquisar no facebook quem era para terem a certeza do que tinham visto. Não percebi realmente, até porque uma menina do meu curso com quem namorei lhes confirmou e chegou a dizer que mais valia irem falar comigo que estava a uns escassos metros deles.

Por isso, existem reacções de todo o tipo.

:-\
                            A felicidade não é algo fácil de alcançar. Luta e serás
                            feliz.

http://quemeusourealmente.blogspot.pt/

Offline oasisgirl

• Membro Total
                            Isto é como tudo, quando chegamos a um trabalho pela primeira vez as pessoas heterossexuais não vão andar a dizer que o são, daí não ser preciso andar com uma campainha a assumir a homossexualidade/ bissexualidade... Há sempre os cuscos que só se interessam pela vida dos outros, para esses há somente um bom dia ou um boa tarde...
                            Concordo com o facto de haver muito preconceito e poder haver despedimentos, mas se andar cada um na sua onda é o melhor... Infelizmente o nosso país é muito  :o

"E se eu te olhar cem vezes, acredita, em cada uma delas estarei me apaixonando um pouco mais..."

Offline ilikerodie

• Membro Total
                              • Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
                              Eu acho que às vezes a homossexualidade em empregos em que apenas seja necessário o 12º ano, pode ser um factor de exclusão (lá está, depende do empregador).

Agora se és licenciado/mestre/doutorado, ninguém te vai despedir porque és gay or whatever. Se trabalhares e tiveres produtividade são eles quem perdem.

Giokim

• Visitante
                                Respondi: Sim, alguns dos meus colegas sabem.
                                Trabalho no mesmo sitio há cerca de 4 anos. Não sei se é diferente das restantes. Uma PME de cerca de 10 funcionários fixos, dos quais uma minoria são homens. Pessoalmente acho que isso marca bem o ambiente entre o pessoal. Não quero com isto ser machista. Note-se o meu limite, este é o meu primeiro emprego. Penso nos temas de conversa, interesses, organização do trabalho. Não sei se seria melhor ou pior se fosse maior o numero de homens.

Mas vamos à questão. A primeira pessoa a quem contei foi uma colega de trabalho. Passamos muitas horas juntos, ganhamos muito à vontade um com o outro. Contei-lhe e ela apoiou-me.

Sempre fui muito acarinhado pelas colegas, ensinaram-me praticamente tudo o que se faz na empresa. Com essa ajuda e algum talento (modéstia à parte) fui promovido.
                                Temos uma relação boa. Com a maioria a interacção resume-se ao tempo de trabalho. Quando alguém está com problemas muitas vezes desabafa com o pessoal. Ainda assim para mim é uma incógnita a reacção que teriam algumas se contasse . Eu sei o que toda a gente tem dito: se são verdadeiros amigos vão continuar a apoiar; ainda assim eu tenho medo de perder a sua consideração e que isso perturbe o ambiente de trabalho.

Quanto aos patrões penso que não haveria problema, mas que preferem um "don't ask, don't say".

Offline Endovélico

• Membro Sénior
                                  • Are we to hang our hearts on such little things?
                                  Eu realmente não sei como é em Portugal. Mas já trabalhei no estrangeiro, era assumido e ninguém me disse nada :)

Offline little secret

• Membro Total
                                    A homossexualidade é um assunto do foro íntimo de cada um. De acordo com o direito do trabalho em Portugal, o trabalhador fica nestas questões protegido pela legislação e além disso tem o "direito à mentira", isto é, quer seja na 1ª entrevista ou mesmo ao longo do período de contratação o trabalhador pode omitir, privar-se de responder a esta questão, ou mesmo "mentir" em relação a este tema. O trabalhador só poderá ser responsabilização da omissão, privação ou mesmo ludibriamento de informação, caso essa mesma informação possa colocar o exercer desse determinado cargo em risco. Ex: Uma pessoa portadora de HIV, não pode trabalhar como enfermeiro ou cozinheiro.

Cabe a cada um de nós achar se é ou não relevante informarmos o empregador da nossa orientação.

Offline Bring

• Membro Sénior
                                      Estudo e não fazia ideia que a orientação sexual tivesse influência no emprego.  :o
                                      Aliás, o que é que as pessoas têm a ver com isso? Vida pessoal não tem nada a ver com a vida profissional. Um bom trabalhador nunca é despedido  ;)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        15 Respostas
                                        11824 Visualizações
                                        Última mensagem 15 de Fevereiro de 2018
                                        por _jorge_
                                        8 Respostas
                                        1966 Visualizações
                                        Última mensagem 5 de Novembro de 2013
                                        por Tiagooo
                                        3 Respostas
                                        808 Visualizações
                                        Última mensagem 24 de Outubro de 2013
                                        por theone111