rede ex aequo

Olá Visitante25.mai.2019, 02:45:45

Autor Tópico: Livros que nos marcaram  (Lida 211706 vezes)

Livros que nos marcaram

cool_water

• Visitante
ora benhe! hehe

ocorreu-me perguntar por aki quais os livros que vos marcaram mais e porque.

acredito que os livros sao uma das preciosidades da nossa sociedade ate porque em muitos deles vemos-nos retratados...  ::)

fica aki, por isso, a sugestao de trocar ideias e poder inclusive aumentar a nossa cultura geral!  :book

fikem mt bem  :-*  :-*
« Última modificação: 29 de Abril de 2010 por Templarius »

livros! :P

Offline leni

• Membro Total
    • Género: Feminino
    • my time's a riddle that will never be solved
      • random things
    Com licença... :curtain

Ora então vamos lá ver... a lista é capaz de ser um pouco curta, não sei, vamos lá ver do que me vou lembrando. :P

As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain - Este sim é um verdadeiro clássico meu. Adoro este livro e tudo o que ele oferece. Não é aquela adoração enooorme, mas 'tá aqui no cantinho. :) O que este livro tem de especial é... tudo, mesmo. A linguagem, o espírito da altura, as superstições, a maneira que os miúdos tinham de ocupar os tempos livres, o desejo de fazer algo mais arriscado... Não digo o mesmo das Aventuras de Huckleberry Finn, embora seja outro livro dos meus favoritos, foca-se mais no tema do racismo e da liberdade no que das aventuras de dois rapazes de uma pequena cidade de província. Simplesmente... adoro este livro. ;D

The Catcher In The Rye, J. D. Salinger - Este é, e não tenho medo de dizer (e porque é que havia de ter, duh?) o meu livro preferido. Li-o quando estava a atravessar uma fase difícil (o ano passado) e não sei como, através de todo o pessimismo do Holden Caulfield, consegui recuperar a pouco e pouco. Á medida que ia lendo o livro ia identificando os meus sentimentos da altura, a minha raiva contra certas coisas, o que eu odiava acerca das pessoas, etc. Identifico-me muito com aquele livro. Muitas pessoas não o compreendem porque dizem que o Holden é um personagem irritante, zangado com o Mundo. Pois eu digo que não. Eu compreendo-o como ninguém porque já tive um "xeirinho" de como é sentir-se como ele sentia.

As Horas, Michael Cunningham - Acho que não preciso dizer muito mais. Este livro é fantástico. Extremamente narrativo, mas nunca, nunca se tornando "chato e comprido". Adorei. Tive imensa pena de não ter visto o filme, não fui a tempo. :-/

Há muitos mais livros que eu adorei e que guardo comigo para sempre, mas são tantos, e não consigo escrever um comentário decente para cada um deles. (Já apaguei este post várias vezes e tudo).

Eu vou comentando as vossas sugestões.
      "I'm sick, lonely, no laurel tree, just green envy. Will my number come up eventually? Like love's some kind of lottery, where you scratch and see what's underneath. It's "Sorry", just one cherry, or "Play Again". Get lucky."
      ~Bright Eyes

cool_water

• Visitante
      eu adoro os livros do Richard Bach...
      destaco o "Nao há longe nem distância" e "Fernão Capelo Gaivota"... sao... magicos! hehehe  :D

Tambem gostei mt do livro "intimidade" do Milan Kundera pelo tematica abordada e pela forma como e abordada ;)

o livro "O perfume" de Patrick Süskind (apesar de ser um bocadinho xocante a descriçao)

e.. dp vou dizendo.. os restantes lol

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
        • Membro Vintage
          • Homofobia
        O "One" do Richard Bach também é engraçado. :)
          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

cool_water

• Visitante
          xim :) e o ilusoes tambem ;)

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
            • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
            livros que me marcaram só um que me lembre, 'Outras mulheres' ;D, que nem sequer sei quem o escreveu :-X. Mas prontos foi o único que li em que havia uma personagem lésbica (que era a personagem principal) ::) :up

de resto, leio pa me entreter e por isso os livros não me marcam assim especialmente. :book curto ler (especialmente policiais e romances históricos) e prontos... mas como não tamos a falar de gostos literários (right? :inq) não me alongo no assunto... :P
              "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
              • Membro Vintage
                • Homofobia
              Acho que esse livro está na secção "livros lésbicos" do site da rede ex aequo... ;)
                "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
                • Membro Vintage
                tá sim, que eu já o vi lá... 8) ;)
                  "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Offline LordHenry

• Membro Total
                  • Género: Masculino
                  Ora aki esta um topico que eu gosto....  :up

Livros que me marcarm..... foram tantos... o meu caminho é  marcado por livros....  :)

aki vao alguns:   lol

Um Mover De Mão - Vasco Gato

Lunário - Al berto

Pode Um Desejo Imenso - Frederico Lourenço

Noiva Judia - Pedro Paixão

A Casa do Sono - Jonathan Coe

e todos os do David Leavit  :book
                    Que pode uma criatura senão,
                    entre criaturas, amar?
                    amar e esquecer, amar e malamar,
                    amar, desamar, amar?
                    sempre, e até de olhos vidrados, amar?
                     Carlos Drummond de Andrade

Offline Videl

• Membro Ultra
                    • Some place where no-1 calls it wrong
                      • Blog
                    [size=8]SALTO MORTAL[/size]

Marion Zimmer Bradley
                      "-Lesbian?? You think I´m a lesbian? (...)
                      - Well, u´re a girl in love with a girl, aren´t u?
                      - No! I´m Paulie, in love with Tory!!!Remember?And Tory is, she IS in love with me, because I´m hers, and she´s mine,and neither of us are lesbians!!" - Lost and Delirious

Offline Eo

• Membro Sénior
                      Humm... livros favoritos, deixa cá ver...

"O Senhor Dos Anéis" de J.R.R. Tolkien - a épica luta do bem contra o mal.
                      "O Nome Da Rosa" de Umberto Eco - adoro historias que envolvam mistério, especialmente se meter bibliotecas labirínticas.  ;D E depois todo o ambiente medieval do mosteiro está brilhantemente escrito.
                      "A Dama Das Camélias" de Alexandre Dumas filho - uma das mais eternas histórias de amor que a literatura nos deu e que me fez chorar imenso! :'(
                      "Os Maias" de Eça de Queirós - será que sou a única que adorou esta parte da matéria de português?? :inq

E por fim o favorito dos favoritos... :D
                      "David Copperfield" de Charles Dickens - Nunca me identifiquei tanto com uma personagem como com David Copperfield. Parecia que me estava a ver ao espelho!! E depois Dickens sempre teve um dom para inventar as personagens mais excêntricas e ao mesmo tempo simpáticas da literatura inglesa.
                        "I love quotations because it is a joy to find thoughts one might have, beautifully expressed with much authority by someone recognized wiser than oneself."

Marlene Dietrich

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
                        • Membro Vintage
                        Responder
                        "Os Maias" de Eça de Queirós - será que sou a única que adorou esta parte da matéria de português?? :inq

eu adoro os maias (aliás, adoro quase todos os livros do eça) :up :up e como já tinha lido o livro antes de dá-lo na escola gostei muito sim senhor!!!! não foste a única, Eowyn!!!! :-*

Offline Eo

• Membro Sénior
                          Weeeeeeeeee!! :D

Já não estou abandonada!!!!  ;D ::) ;) :-*
                            "I love quotations because it is a joy to find thoughts one might have, beautifully expressed with much authority by someone recognized wiser than oneself."

Marlene Dietrich

cool_water

• Visitante
                            eu tambem adorei "os maias" e tambem a "aparição" do vergilio ferreira....

adorei mm!! :D

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                              • Membro Vintage
                                • Homofobia
                              Também gostei imenso dos Maias... li-o no Verão antes de dar na escola, por iniciativa própria... :)

nicsparks

• Visitante
                                Todos os meus livros do nicholas sparks, foram livros especiais....;) ;) ;)

Offline c

• Membro Ultra
                                  • "Imitem as árvores dos caminhos" J. Gomes Ferreira
                                  olho para a estante... continuo a olhar... não consigo. são realmente preciosos. ser-me-ia mais fácil dizer que livros não me marcaram, daqueles que li claro, do que dizer quais os que marcaram. por norma cravam qualquer coisa fundo. cada livro representa um momento, uma descoberta.
                                  mas é certo que há descobertas que pela surpresa levam mais tempo até ser assimiladas e depois fundem-se de tal forma que nos apossamos... com lobo antunes tenho ainda essa constante surpresa, ao mesmo tempo que com ele experimento a sensação que só alguns escritores conseguem dar, o sentirmos que o que ali se diz, naquelas linhas, foi escrito só para mim, porque só eu o entendo na exacta e justa medida.

e por hoje encerro a loja, que daqui a pouco nasce o sol.  :curtain

[shadow=purple,left,300](c.)[/shadow]
                                    "No entanto és tu que te moverás na matéria/ da minha boca, e serás uma árvore dormindo e acordando onde existe o meu sangue" - Herberto Helder

Offline leni

• Membro Total
                                      • random things
                                    Responder

Penso que até à data, o que eu mais gostei foi o Memoirs of a Geishade Arthur Golden. Achei o livro bem detalhado e acima de tudo com personagens cativantes e representativos de uma realidade que existiu.

;D

Eu adorei esse livro. Li-o o ano passado... não tinha nada para fazer, portanto levantei-me, fui à estante da minha mãe, e vi o título "Memórias de Um Geisha" e, dada a minha fixação por anime e visto que as geishas eram do Japão (uma estúpida ligação de factos), comecei a lê-lo. E não o consegui pousar. Tens razão, o livro é mesmo cativante e como já li num site qualquer sobre outro livro qualquer mas que passo aqui a citar, não há uma única "dull page".

O único pormenorzinho do livro que eu acho mal é que a Sayuri teve um final feliz... após muitas tragédias, claro, mas só 1 em milhares de geishas o teve. Foi fugir um pouco à realidade. Mas também é um detalhe tão isnignificante que não estraga nada a história principal.
                                      "I'm sick, lonely, no laurel tree, just green envy. Will my number come up eventually? Like love's some kind of lottery, where you scratch and see what's underneath. It's "Sorry", just one cherry, or "Play Again". Get lucky."
                                      ~Bright Eyes

Offline leni

• Membro Total
                                        • random things
                                      Branca e vermelha? A versão que eu li tinha a capa branca com uma cara com os lábios e os olhos realçados...

... ah, espera, mas tu leste a versão original, certo? Aha. É que eu li em português (hábito que por acaso estou a deixar :P...cada vez leio mais em inglês)

Em relação aos Maias... já o li, quando andava no 9º ano. Se não tivesse chumbado o ano passado estava a dá-lo na escola ::) Coisas que acontecem. Mas adorei. Uma antiga professora minha dizia que a minha escrita era parecida com a do Eça, extremamente detalhada... :D Mas na minha opinião, não se compara. "A Cidade e as Serras" também é muito bom. ;)
                                        ~Bright Eyes

Offline leni

• Membro Total
                                          • random things
                                        Não há nada que um pano absorvido em álcool não limpe. ;)

As capas dos livros também têm um papel importante, realmente... eu por exemplo, como tenho um fraquito por coisas coloridas, não fico indeferente quando vejo assim um daqueles contrastes... :) Ás vezes o artista é melhor que o escritor, mas são coisas que acontecem. ::)

Por outro lado, o que me fez comprar o livro que mais me marcou até hoje, The Cacther In The Rye, foi a simplicidade da capa. Creme, com o título e o autor, e mais nada. Simples simples simples.
                                          ~Bright Eyes

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          291 Respostas
                                          37891 Visualizações
                                          Última mensagem 15 de Março de 2013
                                          por Draco
                                          64 Respostas
                                          19757 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Janeiro de 2015
                                          por indecisiveness
                                          5 Respostas
                                          3245 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Fevereiro de 2011
                                          por Soraia Alice
                                          13 Respostas
                                          3511 Visualizações
                                          Última mensagem 7 de Dezembro de 2015
                                          por Sinvastatina
                                          50 Respostas
                                          5115 Visualizações
                                          Última mensagem 6 de Setembro de 2018
                                          por LaoStirner