rede ex aequo

Olá Visitante22.ago.2019, 06:43:26

Sondagem

O que sentem?

Orgulho de ser L, G, B ou T
Orgulho da forma como lido em ser L, G, B ou T
Sinto orgulho de ser e da forma como lido com isso
Não sinto orgulho de ser ou da forma como lido com isso
Outro (expliquem por favor)

Autor Tópico: Razões de orgulho em ser LGBT  (Lida 26200 vezes)

Razões de orgulho em ser LGBT

Offline Filipe V.

• Membro Ultra
  • Género: Masculino
  • "I am right here... SKEITH!" — Haseo —
    • SIN
Eu tenho orgulho em todo o conjunto. Tenho orgulho num todo (o que sou e a forma como lido com isso). Não tenho orgulho em ser LGBT. :)

Consideras-me assim uma pessoa com vergonha daquilo que sou?

Penso que devemos ter orgulho no que somos, como, por exemplo, pessoas íntegras na nossa sociedade.

Contudo, a sociedade, durante muitos anos e ainda o faz (frequentemente!) fez com que sentissemos vergonha por ser L, G, ou B. Como se houvesse algo de errado. Esse sentimento foi tão interiorizado que ainda hoje encontras pessoas com vergonha em dizer o que são ou dizendo qe não sentem orgulho por serem quem são. A orientação sexual não é uma característica neutra, como, por exemplo, a côr dos olhos. Pelo contrário, é uma característica com um peso muito grande nas nossas vidas e que durante demasiado tempo foi vista como algo mau, negativo. Cabe a nós inverter essa tendência e dizer: - BASTA DE VERGONHA!

Não me compete dizer se sentes ou não vergonha, só tu poderás respondê-lo, mas tens um discurso aberto e uma mente orientada à discussão sã de ideias.  ;)

Não sinto vergonha.  ;)
Quando eu tomei consciência total daquilo que sou (porque sempre soube mas falo quando reflecti sobre o assunto), senti-me tão feliz, tão bem com o que sou...  :P
Acho que compreendo e vou tentar apreender melhor a palavra Pride/Orgulho em si e o seu peso subjectivo referente aos casos específicos de discriminação.
Posso então dizer que tenho orgulho em ser gay e em tudo o que acarreta esta característica (forma de encarar-me e de encarar a sociedade).

Obrigado pela ultima parte... Tento manter a receptividade de ideias o mais ampla possível, não gosto de meter de parte hipóteses/opiniões só por achar a minha mais correcta (nem sempre o é!).  ;)

SIN - Visitem o Blog! :D

"Epitaph of Twilight, I see you've reached it as well."
    — Helba —

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
    • Membro Vintage
    • Género: Feminino
    • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
    A palavra ORGULHO foi aproveitada do inglês PRIDE para se contrapôr à palavra VERGONHA. Contudo, a palavra ORGULHO, em Portugal, não/nunca teve o mesmo impacto positivo que a palavra PRIDE.

É pena que algumas pessoas não saibam qual a origem da palavra ORGULHO/PRIDE e porque é tão re/usada ao longo da história do movimento LGB em todo o mundo. Em vez disso, prendem-se com conceitos irrelevantes, muitas vezes, sintomáticos de uma homofobia internalizada atroz. É pena...

Bom... Nós não somos ingleses, é normal que Pride não seja completamente igual a orgulho, porque mesmo que sejam palavras traduzidamente iguais, os pesos e os significados têm suaves diferenças de nacionalidade para nacionalidade.

esta é para mim a grande questão :-\ o grande peso negativo de ORGULHO na nossa língua :( de qq modo quero-vos dizer q num encontro aqui em Coimbra na altura do Pride (há dois anos) estivemos a debater exactamente essa questão... e tivemos inclusivamente a pensar em palavras ou frases que em português pudessem dar melhor sentido ao sentimento de sermos gays que queremos mostrar aos outros sem vergonha. Tenho pena de n me conseguir lembrar das ideias q lá surgiram mas lanço aqui o desafio para que todo pensemos em palavras com que nos identifiquemos mais e q representem o tal sentimento (de luta contra a discriminação, de n termos vergonha, de n nos escondermos etc) :D [e n volta até crio mas é um tópico sobre isso ;)]

uma coisa é certa, sempre q estou numa marcha gay ou num actividade, acampamento da rede sinto algo extraordinário ::) e se n é orgulho n sei o q será :P

Contudo, a sociedade, durante muitos anos e ainda o faz (frequentemente!) fez com que sentissemos vergonha por ser L, G, ou B. Como se houvesse algo de errado. Esse sentimento foi tão interiorizado que ainda hoje encontras pessoas com vergonha em dizer o que são ou dizendo qe não sentem orgulho por serem quem são. A orientação sexual não é uma característica neutra, como, por exemplo, a côr dos olhos. Pelo contrário, é uma característica com um peso muito grande nas nossas vidas e que durante demasiado tempo foi vista como algo mau, negativo.

é mesmo isso :up toda a carga que carregamos ao sermos LGBT torna essa característica (q para mim é tb igual às outras!!) um pouco mais complexa ;) de qq modo, n acredito q haja pessoas (talvez mas poucas) q nunca sentiram nem por uma vez numa ocasião qq na vida alguma vergonha ou dificuldade em dizer q são gays :-\ eu q tou assumidissima e tal ainda me custa em certas ocasiões :(. E é por isso q acho necessário falarmos de orgulho. Para q cada vez mais o tal desconforto, vergonha, dificuldade em falar completamente abertamente se vai desvanecendo aos poucos :up
      "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Offline Filipe V.

• Membro Ultra
      • "I am right here... SKEITH!" — Haseo —
        • SIN
      A palavra ORGULHO foi aproveitada do inglês PRIDE para se contrapôr à palavra VERGONHA. Contudo, a palavra ORGULHO, em Portugal, não/nunca teve o mesmo impacto positivo que a palavra PRIDE.

É pena que algumas pessoas não saibam qual a origem da palavra ORGULHO/PRIDE e porque é tão re/usada ao longo da história do movimento LGB em todo o mundo. Em vez disso, prendem-se com conceitos irrelevantes, muitas vezes, sintomáticos de uma homofobia internalizada atroz. É pena...

Bom... Nós não somos ingleses, é normal que Pride não seja completamente igual a orgulho, porque mesmo que sejam palavras traduzidamente iguais, os pesos e os significados têm suaves diferenças de nacionalidade para nacionalidade.

esta é para mim a grande questão :-\ o grande peso negativo de ORGULHO na nossa língua :( de qq modo quero-vos dizer q num encontro aqui em Coimbra na altura do Pride (há dois anos) estivemos a debater exactamente essa questão... e tivemos inclusivamente a pensar em palavras ou frases que em português pudessem dar melhor sentido ao sentimento de sermos gays que queremos mostrar aos outros sem vergonha. Tenho pena de n me conseguir lembrar das ideias q lá surgiram mas lanço aqui o desafio para que todo pensemos em palavras com que nos identifiquemos mais e q representem o tal sentimento (de luta contra a discriminação, de n termos vergonha, de n nos escondermos etc) :D [e n volta até crio mas é um tópico sobre isso ;)]

uma coisa é certa, sempre q estou numa marcha gay ou num actividade, acampamento da rede sinto algo extraordinário ::) e se n é orgulho n sei o q será :P

Contudo, a sociedade, durante muitos anos e ainda o faz (frequentemente!) fez com que sentissemos vergonha por ser L, G, ou B. Como se houvesse algo de errado. Esse sentimento foi tão interiorizado que ainda hoje encontras pessoas com vergonha em dizer o que são ou dizendo qe não sentem orgulho por serem quem são. A orientação sexual não é uma característica neutra, como, por exemplo, a côr dos olhos. Pelo contrário, é uma característica com um peso muito grande nas nossas vidas e que durante demasiado tempo foi vista como algo mau, negativo.

é mesmo isso :up toda a carga que carregamos ao sermos LGBT torna essa característica (q para mim é tb igual às outras!!) um pouco mais complexa ;) de qq modo, n acredito q haja pessoas (talvez mas poucas) q nunca sentiram nem por uma vez numa ocasião qq na vida alguma vergonha ou dificuldade em dizer q são gays :-\ eu q tou assumidissima e tal ainda me custa em certas ocasiões :(. E é por isso q acho necessário falarmos de orgulho. Para q cada vez mais o tal desconforto, vergonha, dificuldade em falar completamente abertamente se vai desvanecendo aos poucos :up

Já fui assumidissimo... Tem coisas muito boas e coisas muito más... Agora não sou assumido e tenho coisas neutras... E sinto-me mais estavel assim...

Espero bem que cries esse novo topico e que me notifiques quando tal acontecer!!!! É muito interessante!  :up

SIN - Visitem o Blog! :D

"Epitaph of Twilight, I see you've reached it as well."
        — Helba —

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
        • Membro Vintage
          • Homofobia
        barthez, já referi há algum tempo também esse debate em Coimbra num dos tópicos aqui no Geral em que se fala do termo orgulho. Algumas das palavras usadas no debate, que me recorde, foram "afirmação", "emancipação", etc, etc. Sem dúvida vale a pena criar tópico próprio, embora tenha a sensação que essa mesma questão já foi colocada num desses tópicos. :)
          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Comemorações do Orgulho LGBT 2008 [12 de Julho, Porto]

Offline Ricardo Bastos

• Membro Total
          • Banido
          Pergunto-me como nos podemos orgulhar de algo sobre qual não tivemos poder de escolha, como a orientação sexual, etnia ou estrutura corporal. No máximo, orgulhar-me-ia pela forma como lidei com um preconceito.

Passer

• Visitante
            No máximo, orgulhar-me-ia pela forma como lidei com um preconceito.

É por aí, Ricardo Bastos. Não andas longe  ;) . É Orgulho como oposiçao à vergonha, Orgulho de nao te anulares pelo preconceito  ;) ;)

Offline Ricardo Bastos

• Membro Total
              • Banido
              No máximo, orgulhar-me-ia pela forma como lidei com um preconceito.

É por aí, Ricardo Bastos. Não andas longe  ;) . É Orgulho como oposiçao à vergonha, Orgulho de nao te anulares pelo preconceito  ;) ;)

Logo, o orgulho não é dirigido à orientação sexual propriamente dita, pelo que o sentido e credibilidade do termo 'orgulho LGBT' se perde. :P

Offline Blackdi

• Membro Vintage
                • "Na vida nada acontece por acaso."
                  • Criatura da Noite
                Pergunto-me como nos podemos orgulhar de algo sobre qual não tivemos poder de escolha, como a orientação sexual, etnia ou estrutura corporal. No máximo, orgulhar-me-ia pela forma como lidei com um preconceito.

Subscrevo inteiramente as tuas palavras.  :)

Passer

• Visitante
                Logo, o orgulho não é dirigido à orientação sexual propriamente dita, pelo que o sentido e credibilidade do termo 'orgulho LGBT' se perde. :P

Nao penso. É o Orgulho em ser LGBT por oposiçao à vergonha de ser LGBT. E mais correcto ainda será quando se diz Orgulho LGBTS por oposiçao à vergonha de ser LGBTS  ;)

E posso dizer, por experiencia propria, que o que se sente na Marcha é mesmo Orgulho em nao ter problemas nenhuns em ser LGBTS.  ;D
                « Última modificação: 11 de Julho de 2008 por ● AsrEsp ● »

Offline filipepaulo

• Membro Elite
                  • 9 Julho 2011 - MOP + Porto Pride - foi liiiiiiido!
                    • PortugalGay.pt

Subscrevo inteiramente as tuas palavras.  :)

Idem... e é nessa linha que foi feita a declaração da marcha do porto assim como textos da marcha de lisboa.

" ... O movimento celebra o orgulho de não ser oprimido ... "

PortugalGay.pt - desde 1996 o site para todos os LGBTH em Português.

12

• Visitante
                    não sinto qquer orgulho em ser bi assim como nao teria qquer orgulho em ser heteo ou gay.

Offline Blackdi

• Membro Vintage
                      • "Na vida nada acontece por acaso."
                        • Criatura da Noite
                      Eu continuo a não perceber o sentido da palavra "orgulho" no contexto LGBT...  ???

Offline kogane

• Membro Sénior
                      eu acho que o conceito prende-se mais no orgulho de ser-se uma pessoa que é gay e estar bem com isso (em vez de estar no armário ou ser homofóbico), do que própriamente orgulho em ser-se gay só porque sim. Orgulho em ser alguém que é descriminada injustamente, e por isso luta e manifesta-se.

Pelo menos, eu entendo assim, corrijam-me se estiver errado.
                        alguem: o teu nick é qual? colgate né?

Offline PaperRose

• *
                        • Novo Membro
                          • Thi "art"
                        eu acho que o conceito prende-se mais no orgulho de ser-se uma pessoa que é gay e estar bem com isso (em vez de estar no armário ou ser homofóbico), do que própriamente orgulho em ser-se gay só porque sim. Orgulho em ser alguém que é descriminada injustamente, e por isso luta e manifesta-se.

Eu ia dizer que não tenho orgulho nem deixo de ter, mas vistas as coisas dessa maneira.... Tens mais do que razão :)
                        Tenho muito orgulho na maneira como lido com isso hoje em dia  ;D
                          "Screw the dreams, live the life!"

diafeliz

• Visitante

Eu ia dizer que não tenho orgulho nem deixo de ter, mas vistas as coisas dessa maneira.... Tens mais do que razão :)
                          Tenho muito orgulho na maneira como lido com isso hoje em dia  ;D

Orgulho em oposição à vergonha...

E neste aspecto, tenho orgulho em ser eu (lutando todos os dias para que o dia de amanhã seja sempre melhor)...

;)

Offline People Have the Power

• Membro Total
                              • Pequenos nadas
                            orgulho de ser quem sou, de não me esconder, de enfrentar a homofobia do mundo que me rodeia, orgulho em não ficar calada se ouvir um piada homofóbica no meu circulo de amigos, orgulho em viver a minha vida como quero sem ceder a pressões sem ceder a conveniências, orgulho em não baixar os braços e lutar pelos meus direitos...
                              Primeiro estranha-se depois entranha-se

Offline deepsoul

• Membro Elite
                              orgulho de ser quem sou, de não me esconder, de enfrentar a homofobia do mundo que me rodeia, orgulho em não ficar calada se ouvir um piada homofóbica no meu circulo de amigos, orgulho em viver a minha vida como quero sem ceder a pressões sem ceder a conveniências, orgulho em não baixar os braços e lutar pelos meus direitos...

Acho que o orgulho deve ser visto apenas como uma característica positiva de auto-estima em que a própria pessoa se aceita a si mesma. Acho que o orgulho LGBT, ainda que dando a ideia errada, nasceu com o intuito de mostrar que ser gay é motivo de orgulho tanto quanto ser hetero. Um hetero deve ter orgulho de ser como é, como eu tenho orgulho em ser como sou. Um hetero não mudaria para gay como eu não mudaria para hetero. É uma questão de igualdade, apesar de igualdade não existir na nossa sociedade. Como muitos nos vêem como inferiores, muitos LGBT's tendem a ver-se como superiores procurando compensar essa "inferioridade" que os outros querem ver em nós.
                              Qualquer ser humano que se veja discriminada, por sexo, religião, etc, tende a ver-se como superior como forma a proteger-se dessa discriminação. É daí que nascem os orgulhos.

maGicGirl

• Visitante
                                Tenho orgulho em ser como sou, em ser o que sou, em ser quem sou mas acima de tudo tenho orgulho em mim.  ::)

Offline Moon_Girl

• Membro Total
                                  • 'Cause I had the time of my life!
                                  Tenho orgulho em ser como sou, em ser o que sou, em ser quem sou mas acima de tudo tenho orgulho em mim.  ::)

Concordo plenamente... faço minhas as palavras da maGicGirl...

Offline BabyT

• Membro Vintage
                                    • Life By Pieces

Concordo plenamente... faço minhas as palavras da maGicGirl...

Idem  :o :o
                                    Life Motto: "Always help someone, you might be the only one that does...."
                                             10/01/2011 - Amo-te _Sharika_

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                    523 Respostas
                                    57359 Visualizações
                                    Última mensagem Há 4 semanas
                                    por renaia69
                                    28 Respostas
                                    3454 Visualizações
                                    Última mensagem 1 de Agosto de 2010
                                    por Lady@
                                    0 Respostas
                                    1002 Visualizações
                                    Última mensagem 19 de Junho de 2014
                                    por mchambel