rede ex aequo

Olá Visitante20.set.2019, 00:08:07

Autor Tópico: Livro(s) para Pais com Filho/a Homossexual  (Lida 61631 vezes)

Livro(s) para Pais com Filho/a Homossexual

Offline João...

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
A mim foi um familiar pouco mais velho que eu que me ofereceu o "Vagabundos de Nós...". Será que ele suspeita de algo? ou terá sido uma indirecta?

:-\

Pode ter sido coincidência.

Li o Home at the End of the World do Michael Cunningham. Também fala de homossexualidade, mas nada a ver para pais.

Offline SafeLight

• Membro Vintage
    • Sinto-me ex aequo com o resto do mundo!
      • SafeLight Vídeos
    A mim foi um familiar pouco mais velho que eu que me ofereceu o "Vagabundos de Nós...". Será que ele suspeita de algo? ou terá sido uma indirecta?

parece-me k o vagabundo de nós não sera o melhor livro para oferecer aos pais. pelo k já li de comentários ao livro, fikei com a sensação de k tem alguns lugares comuns e é um pouco trsiste.. no fim fica-se com pena dos personagens.

Offline Coubert

• Membro Elite
    • Género: Feminino
    Eu gostava de oferecer um a minha mãe. tou a pensar ter uma conversa com ela. e gostava de o oferecer depois. se não, acho que ela morre do coraçao.
      "vós deveis criticar impiedosamente tudo quanto existe. sim, criticar! sem receio que vos chamem demolidores. vós sois os demolidores do mal, vós sois os construtores do mundo ideal!"

Offline Arms

• Membro Vintage
        • Reflection
       [smiley=hipnotizado.gif]

OMG! Desconhecia este tópico... Já sei o que oferecer à minha mãe. Apesar de ela já ter conhecimento da minha sexualidade e já ter bastantes noções do que é ser-se LGBT (facto que me surpreendeu bastante), acho que ler sobre o assunto lhe faria bem.

Tenho que ir ver se encontro algum dos livros...  :D
        Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
        Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Offline Filipe V.

• Membro Ultra
        • "I am right here... SKEITH!" — Haseo —
          • SIN

parece-me k o vagabundo de nós não sera o melhor livro para oferecer aos pais. pelo k já li de comentários ao livro, fikei com a sensação de k tem alguns lugares comuns e é um pouco trsiste.. no fim fica-se com pena dos personagens.

Olha eu adorei esse livro e não é pela pena com que se fica mas pelo significado que dá... A mãe... Para a mãe o filho é o importante não a sexualidade. A relação da mãe com o filho estava acima da sexualidade deste...
        Esse livro tocou-me muito... Gostei muito dele e cheguei a assistir a uma peça de teatro realizada com base no livro Vagabundos de Nós posteriormente editada na "Arvore sem Voz".
        Um outro livro que li recentemente foi o Gayvota do Guilherme Melo. Considerei esse livro no minimo Pavoroso! Mas tem situações bastante cómicas e um ou outro facto que consta da realidade actual se bem que penso que as informações que esse livro contem devem ser muito bem filtradas... E não aconselho a oferecerem a quem se quer esclarecer sobre homossexualidade... Penso que, para quem tem duvidas acerca do que é ser-se LGBT, fica ainda com mais a ler o Gayvota...  :-\

SIN - Visitem o Blog! :D

"Epitaph of Twilight, I see you've reached it as well."
          — Helba —

titi077

• Visitante
          só agora é que vi o tópico, posso sugerir um livro da Rosa Lobato de Faria, a alma trocada.
          li este livro para apresentar na aula de português e por mais estranho que possa parecer foi a minha avó que mo recomendou...
          fala da rejeição dos pais, da aceitação por parte de uma avó e de umas vizinhas e de umas relações de um prof de francês.
          pessoalmente, adorei o livro!

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
            • Membro Vintage
            Eu também gostaria de ler qualquer coisa do género, mas nada daqueles romances homò de praia que umas amigas minhas adoram, blhack! Qa coisa trashy! lolol, bem, mas sempre dá prò gozo.

Tenho de pesquisar aqui nos comments :P

E depois vou à bela da categoria "Guei/Lésbica" da Fnac do Chiado :D hahahah

titi077

• Visitante
              a fnac do chiado não tem mtas coisas nessa secção.

o livro da rosa lobato de faria é giro para quem gosta do género. é um romance mas por vezes um pouco perverso... :devil 

Offline Aster

• Membro Total
                Um livro que penso ser excelente é o Aimee&Jaguar.

Trata-se de uma história veridica, de um amor entre duas mulheres que se desenrola durante a 2ª guerra mundial.

É optimo para se oferecer aos pais, porque o livro trata de tanta coisa que, para os que querem apenas introduzir o assunto, não há stress, para os que pretendem já conversar sobre isso de si próprios, o livro demonstra um relacionamento homossexual muito bonito.

A tragédia envolvente é de tal forma grave - extermínio, guerra - que as pessoas nem têm grande coragem de criticar o que existe de melhor - o amor.

Um pequeno resumo:
                São duas mulheres na casa dos 20, uma casada outra solteira. A casada tem 4 filhos, é nazi e dona de casa. A solteira é judia, vive no underground e luta pela não discriminação.
                Conhecem-se e apaixonam-se. A nazi, não sabe que a outra é judia e quando esta lho revela é interessante ver o desmantelar dos preconceitos relativamente aos motivos da guerra e aos Judeus (o que o amor faz!). O livro tem um forte e consistente enquadramento histórico que adicionalmente nos faz "sentir" o que era viver naquela época, quer numa perspectiva nazi (tantos processos ocorreram para fazer crer à mais caridosa pessoa que os judeus eram o mal do mundo), quer na perspectiva dos aliados.
                A mulher casada divorcia-se para ficar exclusivamente com a mulher que ama (assumem-no às familias naquela época), mas este passo leva à destruição pois a Judia fica demasiado exposta e acaba por ser capturada e levada para um campo de concentração.
                A partir daqui as coisas não correm muito bem e julga-se que era terá sido morta uma semana antes do fim da guerra...
                É tocante ler a descrição de uma mulher com os seus 80 anos, que entretanto voltou a casar (a própria afirma não ser sustentável ficar sozinha com 4 filhos naquela altura - nem nesta!), a afirmar que aquele foi o amor da sua vida e cujos filhos se converteram ao judeismo...
                Aimee&Jaguar eram os nomes carinhosos com que se tratavam.

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
                  • Membro Vintage
                  a fnac do chiado não tem mtas coisas nessa secção.

o livro da rosa lobato de faria é giro para quem gosta do género. é um romance mas por vezes um pouco perverso... :devil 

hmm, mas eu tambem nao queria uma coisa tipo novela...

*dutch keyboard*

titi077

• Visitante
                     lol :devil

eu gostei daquele, até andei à procura dele na fnac do chiado mas não vi nada, precisava de o comprar para oferecer, mas vou ter que adiar!!! :P

Offline eusoueu

• *
                      • Novo Membro
                      eu agradecia que me enviassem o resumo.

fiquei empolgada com esse titulo.looool

uma bela prenda, sim senhor. Espero q de qualidade

bom fim de semana para todos
                        o amor n se escolhe, sente-se e vive-se!

livro para pais com filh@s homossexuais

onlyvava

• Visitante
                        Saiu recentemente um livro em português para pais com filhos que são lésbicas ou gay editado pela Âmbar.

Herdt, Gilbert & Koff, Bruce, Tenho Uma Coisa para Vos Dizer: O Percurso de Uma Família com um Filho Homossexual, Porto, Âmbar (Colecção Flor de Lótus), 2002

Ainda agora, no início do séc. XXI, muitas pessoas têm dificuldade em confessar «Sou pai/mãe de um/a filho/a homossexual». Tenho uma coisa para vos dizer apresenta as histórias de algumas famílias cujas vidas foram influênciadas pela revelação da homossexualidade de um/a filho/a - o modo como isso afecta a percepção que as pessoas têm dos respectivos filhos, e como altera a imagem que os progenitores têm de si próprios.

Se forem pais aqui fica a sugestão de ler o livro, se forem filhos fica a sugestão de o oferecerem aos pais!! :)

Fiquem bem!

Comprei esse livro na feira do livro este ano e estou lê-lo.
                        Pelo que li até agora (a meio, mais ou menos), não vejo razões para dar aos meus pais. Porquê? Simplesmente acho que é mais um livro para nós entendermos a reacções dos nossos pais e como ajudar com as dúvidas :-\
                        Só uma coisa...Porque é que a palavra gay ainda só apareceu 3 ou 4 vezes ??? :-\ Referem-se a lésbicas e depois referem-se a homossexuais masculinos :o que raio de palavra [smiley=preocupado.gif]

oi...gostava muito de comprar esse livro mas nao o encontro en nenhuma livraria...nem seker na propria editora...
                        como me posso procurar um??

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                          • Membro Vintage
                            • Homofobia
                          Este livro está esgotado e foi descontinuado pela própria editora que considerou não ter saída:

Herdt, Gilbert & Koff, Bruce, Tenho Uma Coisa para Vos Dizer: O Percurso de Uma Família com um Filho Homossexual, Porto, Âmbar (Colecção Flor de Lótus), 2002

Livros escritos em Português posso sugerir alternativamente:

Será uma Opção? Tudo o que sempre quis saber sobre Homossexualidade - Eric Marcus (Sinais de Fogo)
                            "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Joker

• Membro Elite
                            Gostei imenso do "Vagabundos de Nós", do Daniel Sampaio. Adorei mesmo.

Na fnac a menos de 10€.
                              That's all.

Offline Spedy

• Membro Total
                              Só agora descobri este tópico. Fiquei realmente interessado nos livros que falaram aqui:

- Vagabundo de Nós - Daniel Sampaio
                              - Será uma Opção? Tudo o que sempre quis saber sobre a homossexualidade - Eric Marcus
                              - O que houver de morrer - Herdt, Gilbert & Koff, Bruce
                              - Tenho Uma Coisa Para Vos Dizer - Herdt, Gilbert & Koff, Bruce

Tenho pena de só conseguir encontrar os 2 primeiros. Queria bastante encontrar, especialmente o último (pode ser que encontre o pdf.... :-X )

Obrigado pelas dicas nos livros.

Conhecem mais algum?

Xenon

• Visitante
                                Já agora, ontem no El Corte Inglés, deparei-me com um livro " A Chave do Armário" ou algo do género do Miguel Vale de Almeida. Pena que não o cheguei sequer a desfolhar dado a proximidade do meu pai quando estávamos na secção dos livros. O título parecia-me cativante. Alguém já pegou nele e recomenda?

Pena que não encontrei o "Vagabundo de Nós" como já se mencionou neste tópico. Aconselham a compra do livro? Cheguei a encontrar um livro dele em que falava, através de uma entrevista, sobre tópicos como drogas, problemas sociais e homossexualidade e interessou-me mas como nem metade do livro falava desse tópico, não o cheguei a comprar.

Offline Atzecs

• Membro Vintage
                                  Já agora, ontem no El Corte Inglés, deparei-me com um livro " A Chave do Armário" ou algo do género do Miguel Vale de Almeida. Pena que não o cheguei sequer a desfolhar dado a proximidade do meu pai quando estávamos na secção dos livros. O título parecia-me cativante. Alguém já pegou nele e recomenda?

Pena que não encontrei o "Vagabundo de Nós" como já se mencionou neste tópico. Aconselham a compra do livro? Cheguei a encontrar um livro dele em que falava, através de uma entrevista, sobre tópicos como drogas, problemas sociais e homossexualidade e interessou-me mas como nem metade do livro falava desse tópico, não o cheguei a comprar.

Não li esse em particular, mas se estiver ao nível do resto da escrita de MVA, vale a pena.

Offline Joker

• Membro Elite

Eu aconselho vivamente o Vagabundos de Nós, revi-me imenso na familia retratada, e ao lermos sentimos que aquilo de facto não é ficção, aconteceu, acontece, e podemos sempre tirar uma lição e uma aprendizagem de tudo o que aconteceu no passado. É isso que eu adoro nos livros do Daniel Sampaio.

Fiquei com curiosidade de ler esse da Chave do Armário, alguém ja leu?
                                      That's all.

Offline Eruasemmo

• *
                                      • Novo Membro
                                      Acabei de ler um há bem pouco tempo "As mãos do oleiro". Foi escrito por um padre italiano que coordena associações espirituais ligadas à Igreja Católica para gays e lésbicas, e dá uma mensagem importante quer aos pais, quer a qualquer um de nós.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        175 Respostas
                                        60716 Visualizações
                                        Última mensagem 2 de Janeiro de 2013
                                        por 90.Azulinha
                                        43 Respostas
                                        13808 Visualizações
                                        Última mensagem 27 de Maio de 2011
                                        por BrunoMCP
                                        146 Respostas
                                        18504 Visualizações
                                        Última mensagem 2 de Outubro de 2018
                                        por Mónicaf