rede ex aequo

Olá Visitante22.set.2019, 07:11:05

Eventos linkados

• Porto: Sessão de Cinema LGBTI: 08.jan.2018
  • Porto: Religião / Coordenador por um dia: 23.jan.2018
  • Porto: Jantar de Aniverário do Fórum!: 03.fev.2018
  • Porto: Relacionamentos e Afetos: 12.fev.2018
  • Porto: Autoconfiança e Autoestima: 27.fev.2018
  • Porto: Feminismo: 12.mar.2018
  • Porto: Transsexualidade: 27.mar.2018
  • Porto | Braga: Aniversário da rede ex aequo: 07.abr.2018
  • Porto: Open day!: 09.abr.2018
  • Porto: Familia e Amigos: 24.abr.2018
  • Porto: Baile da Diversidade: 30.abr.2018
  • Porto: Ciclo de cinema LGBTI: 03.mai.2018 - 05.mai.2018
  • Porto: Discriminação LGBTI: 12.mai.2018
  • Porto: Abraços Grátis!: 17.mai.2018
  • Porto: Orgulho e Ativismo: 22.mai.2018
  • Porto: Cultura Drag: 11.jun.2018
  • Porto: História e Direitos LGBTI: 26.jun.2018

Autor Tópico: Arquivo de atividades - núcleo ex aequo porto 2018  (Lida 4248 vezes)

Jantar de Aniversário do Fórum! 3 de Fevereiro, sábado

Offline Bandura_62

• Membro Total
  • Género: Masculino
Infelizmente não posso ir porque já tenho coisa combinadas para esse dia, senão até ia :P

Na boa Bandura_62! Por alguma razão dia 3 de Fevereiro é um dia muito popular para marcar coisas tendo em conta algumas das respostas que tenho tido XD

Mas pronto, iremo-nos cruzar em qualquer outra situação ;)
Espero por uma outra oportunidade de jantar para poder aparecer, thanks anyway :D
    “I was never less alone than when by myself.” ~ Edward Gibbon

Reunião - Religião / Coordenador por um dia, 23 terça-feira

Offline Atomic

• Moderação Local
    • Membro Ultra
    • Everything changes when you grow old...
      • Somos Blergh
    Desde ontem surgiu me uma questão acerca deste tema, há um ano a igreja luterana da Noruega decidiu que ia começar a fazer casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Sendo que o luteranismo provém do cristianismo, será que essa decisão terá sido unânime dentro da igreja ou será que existem pessoas que são obrigadas a ir contra o que acreditam? Onde é que acabam os nosso direitos e começam os direitos de quem é religioso e acredite que o casamento pela igreja deve seguir as regras estabelecidas? Acham que isto aconteceria na igreja portuguesa e se sim, se a igreja seria pressionada para voltar atrás nas suas decisões?

Reunião - Religião / Coordenador por um dia, 23 terça-feira

Offline _jorge_

• Moderação Local
    • Membro Júnior
    Entendo que as Igrejas possam definir as regras "que querem"* e, apesar de algumas reconhecerem relações entre pessoas do mesmo sexo e evoluírem com os tempos, não antevejo grandes mudanças na religião católica.  :-\

Onde é que acabam os nosso direitos e começam os direitos de quem é religioso e acredite que o casamento pela igreja deve seguir as regras estabelecidas?
    Isto faz-me lembrar aqueles casos nos EUA em que donos de establecimentos (confeitarias, turismo, etc...) se recusavam a servir pessoas LGBTI devido ao direito à "liberdade religiosa". Contudo, creio que nestes casos a religião não tinha lugar, visto que prestam um serviço público e a recusa com base na orientação sexual (etc) é contra a Constituição. Já o que acontece dentro das Igrejas é outra história...

O casamento religioso, tal como o civil, tem vindo a perder o estatuto que tinha no passado. A população jovem já não se identifica nem se sente tão condicionada por dogmas religiosos, logo essa potencial discriminação nas Igrejas não tem tanto impacto. A influência negativa das religiões, no mundo ocidental pelo menos, atua mais através dos círculos familiares, podendo criar medos no membro que se identifique como LGBT, atrasando o coming-out ou afetando o desenvolvimento social e relacional.
      Somewhere over the rainbow...

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
      • Membro Elite
      • coordenador núcleo lgbti funchal | direção rea
        • núcleo lgbti funchal
      Vão fazer algo depois do jantar?

Offline _jorge_

• Moderação Local
      • Membro Júnior
      Vão fazer algo depois do jantar?
      Olá!  :) O núcleo do Porto só organizou o jantar em si, mas tendo em consideração o que tem acontecido em jantares anteriores, é muito provável que o pessoal depois deixe o local e vá sair algures (fora do contexto da rea). Há sempre espaços e festas a acontecer, portanto sim. Tomar um café, beber um copito ou ir para algum dancefloor são hipóteses, e toda a gente é bem-vinda! ;)

Reunião - Relacionamentos e Afetos, 12 de fevereiro, segunda-feira

Offline _jorge_

• Moderação Local
        • Membro Júnior
        Olá gente colorida! :)
        O Dia dos Namorados e Namoradas está aí a chegar... O Núcleo LGBTI do Porto entra assim no espírito de São Valentim com uma reunião sobre relacionamentos e afetos e será segunda-feira dia 12, que se abordará as complexidades (boas e más) das relações e sentimentos na comunidade LGBT. Não faltes!

Detalhes
        Data: 12 de fevereiro de 2018
        Local: Casa das Associações (Rua Mouzinho da Silveira, nº234, Porto)
        Horário: 17:45h às 19:45h
        Mapa: https://goo.gl/maps/vDyot1d5s7q
        Recepção a membros novos: 17:30h

Palavras dirigidas aos novos membros:
        Se és novo membro e estás indeciso, ou tens medos, pois não conheces ninguém e não sabes o que podes encontrar...não há motivos para não apareceres. Pois:

Se tens medo de encontrar alguém conhecido. :-X
        A probabilidade disso acontecer é ínfima, mas mesmo que aconteça todos os presentes estão em pé de igualdade, independentemente da orientação sexual ou da identidade de género.

Se és tímido e tens medo que exijam muito de ti. :-[
        Podes não participar nas dinâmicas. Podes assistir simplesmente e da nossa parte tudo faremos para te colocar à vontade.

Se pensas que vai ser uma "seca" e nem conheces muito bem a estrutura. [smiley=desconfortavel.gif]
        É objectivo do grupo proporcionar actividades dinâmicas, de partilha, divertidas e que permitam o envolvimento de todos os membros
        No que respeita à estrutura, normalmente começamos com um Jogo de Conhecimento de modo a que todos os participantes se apresentem. Nos convívios organizamos também jogos e diversões.

Para mais informações contacta-nos através de:
        Email: porto@rea.pt
        Telemóvel(só em dias de eventos): 917913966
        Enviando mensagem pessoal para um coordenador/moderador:

Atomic  / dicoelho / _jorge_ / viernev
        « Última modificação: 5 de Fevereiro de 2018 por Atomic »

Offline Atomic

• Moderação Local
          • Membro Ultra
            • Somos Blergh
          Relembrando que hoje é o último dia para inscrições, amanhã à noite enviarei a lista final para o restaurante! Se se inscreverem até lá poderão ainda ir a tempo, mas nunca se sabe a hora certa :P

Offline Atomic

• Moderação Local
          • Membro Ultra
            • Somos Blergh
          Inscrições oficialmente fechadas! Até sábado!

EDIT: O jantar é na império de Santa Catarina junto à fnac e não na do bolhao!
          « Última modificação: 3 de Fevereiro de 2018 por Atomic »

Offline Atomic

• Moderação Local
            • Membro Ultra
              • Somos Blergh
            Obrigado a todos os que vieram! Foi um jantar incrível e diverti-me imenso! Sinto que os meus gluteos ficaram mais firme se depois de andar a dar voltas e voltas a entregar mensagens!

Relembrando as nota finais do jantar:

1) São precisos oradores para o projecto educação no norte do país, a formação em Lisboa será em Março, por isso seria mega importante que houvesse interessados do Norte a irem!

2) O núcleo de braga abrirá em breve, por isso as pessoas de Braga que fiquem atentas!

O Jorge vai compilar num futuro próximo algumas mensagens que foram enviadas para toda a gente e vamos partilha-las aqui! Queria agradecer ao BrunoMCP, ao Jorge e ao Boreas por todo o apoio que me deram a planear este jantar! Este ano fomos 34, para o ano que sejamos mais de 50! Viva o fórum ;)

Offline _jorge_

• Moderação Local
            • Membro Júnior
            Olá pessoal!  :)
            Tal como o Atomic, agradeço a toda a gente que participou no jantar de aniversário, para celebrar e relembrar este espaço tão importante para muitos de nós...
            Como prometido, ficam aqui alguns registos das mensagens que circularam, de dedicatória mais geral, bem como a foto do nosso bolo, feito pelo BrunoMCP e Boreas, especialmente vegan e livre de glúten!  :D Contamos com vocês nas próximas celebrações.

Offline Atomic

• Moderação Local
              • Membro Ultra
                • Somos Blergh
              É já amanhã! Juro que não estamos a planear tudo em cima da hora e eu não estou a percorrer o manual de coordenadores agora mesmo!!! XD Mas vai ser muito gira que tivemos uma ideia fofa para amanhã!

Lá vos espero, qualquer dúvida ou questão enviem e-mail para porto@rea.pt ou então enviem MP, como preferirem!

Reunião - Autoconfiança e Autoestima, 27 de fevereiro, terça-feira

Offline _jorge_

• Moderação Local
              • Membro Júnior
              O Núcleo LGBTI do Porto traz-te no dia 27 de fevereiro uma reunião de tema "Autoconfiança e Autoestima", onde falaremos de saúde mental, bullying e das potenciais pressões que as pessoas LGBTI sofrem. Vem discutir connosco como nos mantermos motivados e confiantes perante os obstáculos e ultrapassá-los! Como diz certo movimento internacional, it gets better:)

Detalhes
              Data: 27 de fevereiro de 2018
              Idades: 16 a 30 anos

NOTA: no final de cada reunião os membros costumam ir jantar em conjunto num local próximo.

Se és novo membro e estás indeciso, ou tens medos, pois não conheces ninguém e não sabes o que podes encontrar...não há motivos para não apareceres. Pois:

A probabilidade disso acontecer é ínfima, mas mesmo que aconteça todos os presentes estão em pé de igualdade, independentemente da orientação sexual ou da identidade de género.

Podes não participar nas dinâmicas. Podes assistir simplesmente e da nossa parte tudo faremos para te colocar à vontade.

Se pensas que vai ser uma "seca" e nem conheces muito bem a estrutura. [smiley=desconfortavel.gif]
              É objectivo do grupo proporcionar actividades dinâmicas, de partilha, divertidas e que permitam o envolvimento de todos os membros
              No que respeita à estrutura, normalmente começamos com um Jogo de Conhecimento de modo a que todos os participantes se apresentem. Nos convívios organizamos também jogos e diversões.

« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2018 por Atomic »

Offline Baykusoglu

• *
                • Novo Membro
                Hello.

I am not sure if this is the best way to talk about my doubts. So please let me know if I should ask this question in other thread :)

Will it be possible to attend the meetings without knowing any Portuguese at all?  :-[ :-[

I have been living in Porto for 1,5 years and I could (somewhat) understand when people are talking, but it is almost impossible for me to speak. I'm tired of using online application and just want to meet people in real life.  lol

Thanks!

Offline Atomic

• Moderação Local
                  • Membro Ultra
                    • Somos Blergh
                  Hello.

I am not sure if this is the best way to talk about my doubts. So please let me know if I should ask this question in other thread :)

Will it be possible to attend the meetings without knowing any Portuguese at all?  :-[ :-[

I have been living in Porto for 1,5 years and I could (somewhat) understand when people are talking, but it is almost impossible for me to speak. I'm tired of using online application and just want to meet people in real life.  lol

Thanks!

That’s a challenge that would be very interesting to take on! We can definitely try to work out a way of making the meeting work in both Portuguese and English. There might be one or two group moments when we may have the discussion running only in Portuguese (maybe someone can give you some on the spot translation) but other than that it should be doable! I’ll discuss this with the other coordinators and I’ll confirm it later in the week (beep me if I seem to have forgotten x) )

Offline _jorge_

• Moderação Local
                  • Membro Júnior
                  Hello.

Thanks!

Hello!
                  First of all, thank you for trying to reach us about this situation. I'm quite confident that we can manage to come up with a solution for you. Like Atomic said, we'll try to work out a way of making the meeting work in both Portuguese and English. As one of the coordinators, I'll do my best to make sure you understand what's going on. Plus, plenty of participants know English so that makes things easier for all.  ;)
                  It would be helpful if you come by a bit earlier, 17:30, since you're a new member, and so that we can give you some insight about our activities and what we will be doing on that day.
                  Feel free to talk to us if you have any more questions or doubts.  ;)

Offline _jorge_

• Moderação Local
                    • Membro Júnior
                    Olá pessoas! Segue um registo de algumas coisas que tomaram lugar na última reunião.
                    Em grupos, os participantes encarnaram redatores para as revistas MARIA e CRISTINA, que teriam de responder a uma coluna de ajuda e a mensagens sobre relacionamentos...

1 - Demonstração de afeto em público (MARIA)
                    Mensagem:
                    Spoiler (clica para mostrar/esconder)
                    Resposta:

2 - Relacionamento poliamoroso (CRISTINA)
                    Mensagem:
                    Resposta:

Deixamos aqui uma terceira ideia, na revista ANA, sobre bissexualidade. Opinem!  :blush
                    Olá Ana,
                    Preciso de um conselho teu! Há um mês conheci a Raquel e estou completamente louca por ela! Ela é gira e inteligente e tal como eu adora cinema! Só há um problema que me tem feito muita comichão ultimamente… Ela disse-me no outro dia que namorou com um tal Paulo durante dois anos.... Queria-lhe perguntar se isso foi antes de ela se assumir, mas como ela nunca me disse que era lésbica tenho medo que ela seja bissexual… Uma amiga de uma amiga minha disse-me que uma vez esteve numa relação durante 6 meses com uma rapariga bissexual e que ela a trocou por outro homem assim sem mais nem menos. Estou com medo de começar uma relação sem futuro e que esteja a ser muito impulsiva e acabe por ser trocada por um homem. O que é que devo fazer?
                    Matilde

Offline Atomic

• Moderação Local
                      • Membro Ultra
                        • Somos Blergh
                      Ainda não decidi se apareço nesta! Vou deixar os outros coordenadores trabalhar x)

Se não estiver muito cansado e tiver despachado os meus compromissos este fim de semana, apareço para dar um oi :P

Offline _jorge_

• Moderação Local
                      • Membro Júnior
                      Pessoal, gostaram da reunião? O que acharam das dinâmicas?  :)

O tempo foi curto para um tema tão importante... Havia muito mais para ser dito, mas espero que tenham saído melhor do que entraram! Até à próxima reunião!  ;)

Reunião - Feminismo, 12 de março, segunda-feira

Offline _jorge_

• Moderação Local
                        • Membro Júnior
                        Dia 12 de março, o Núcleo LGBTI do Porto organiza uma reunião sobre "Feminismo", onde iremos colocar o foco nas questões de género, o machismo e misoginia, e a luta que vem de há muito tempo em defesa das mulheres e do que é considerado feminino. Teremos connosco uma ou mais convidadas especiais, que vêm de propósito ajudar a orientar o nosso debate! Não faltes! :) 

Contamos nesta reunião com convidadas especiais! Iremos ter connosco ativistas da UMAR e do Blergh!

Detalhes
                        Data: 12 de março de 2018
                        Idades: 16 a 30 anos

NOTA: no final de cada reunião os membros costumam ir jantar em conjunto num local próximo.

« Última modificação: 7 de Março de 2018 por Atomic »

Offline GHthorn

• *
                          • Novo Membro
                          Gostei bastante! Obrigado por me terem recebido. Gente divertida e atividades muito engraçadas, ajudaram bastante. Fez me pensar em perspetivas que nunca me tinham ocorrido sobre esta temática.
                          Vou trabalhar a minha confiança para que na próxima vez consiga ser mais pró-ativo e tomar iniciativa nas conversas.!