rede ex aequo

Olá Visitante19.jun.2019, 21:56:29

Autor Tópico: Identidade de Género Não-Binária  (Lida 1111 vezes)

Identidade de Género Não-Binária

JoãoSalvado

• Visitante
Olá a todos!   :D

Nos últimos tempos, cada vez mais me tenho apercebido de dúvidas face à minha identidade de género.

Por favor notem que com este tópico não procuro cingir-me a "etiquetas", mas a verdade é que sinto necessidade de saber como me classificar para mais facilmente o dizer a alguém caso me perguntem, ao invés de lhes contar toda a minha história de vida, e também por curiosidade própria.

Muito bem, aqui vai:

Desde sempre me lembro de me sentir diferente dos outros rapazes. Enquanto a maioria jogava futebol, eu preferia passar tempo com as raparigas da minha turma, algo que se manteve ao longo dos tempos.

Na minha adolescência, passei por momentos difíceis, tanto devido à minha dificuldade em me aceitar como bissexual, como também por pensar que era transgénero devido aos estereótipos que me eram impostos pela sociedade (Adorava escrever poesia, sentia-me pouco à vontade com a ideia de ter de ser dominante e masculino, entre outros). De certa forma, parte de mim aceitava que não era masculino, e apesar de ter reconhecido não ser transgénero, não sentindo qualquer repulsa pelo meu corpo ou tendo qualquer desejo de me submeter a uma transição, sempre senti que havia uma parte de mim, mais feminina, que não podia livremente expressar.

Esta minha faceta nem sempre estava presente. Num dia sentia-me bem sendo homem, e pensava em todas as vantagens de ser homem, e noutro mudava completamente, desejava ter um corpo feminino, e inclusive por vezes o desejo era tão forte que me levou a experimentar roupas normalmente associadas ao sexo feminino.

Ao experimentar estas roupas e a comportar-me desta forma, sentia-me muito bem e liberto, possivelmente até um pouco emocionado, mas após algum tempo, quando o outro lado voltava, sentia-me confuso, culpado, e triste. Note-se que as roupas não eram nada de natureza sexual, mas sim roupas normais do dia-a-dia.

Esta vivência tem-se mantido até aos dias de hoje. Por vezes, mais por curiosidade ou por um desejo desesperado em obter respostas do que por acreditar, realizava testes online para saber o que realmente era. Os resultados variavam: Já obtive Andrógeno, Bigénero e Genderfluid, sem nunca saber se algum destes seria sequer correcto.

Surge-me a ideia de que, quando tivesse o meu lado feminino mais dominante, gostava que as pessoas me tratassem por pronomes femininos.
Se bem que, como tenho este assunto habitualmente tão enterrado em mim mesmo por vergonha, sinto que seria um exagero, que estaria a ser exigente para com os outros sem necessidade. Seria bom, mas não faço questão, não querendo incomodar.

Tendo tudo o que disse aqui em conta, gostava de perguntar se alguém passou pelo mesmo, ou se tem alguma ideia do que se passa. Adorava poder trocar impressões.  :blush

Obrigado a todos!  :)

Freedom97

• Visitante
    Antes de mais, bem vindo ao fórum! (:

Eu, quando era miúdo, também passava muito mais tempo com as raparigas do que com os rapazes. Sempre odiei futebol, era péssimo em qualquer desporto e gostava muito mais de estar sentado com elas a falar sobre qualquer coisa do que estar com rapazes a jogar à bola. Na minha opinião, é normal durante a nossa vida haver uma fase em que nos identificamos mais com o sexo oposto do que com o nosso próprio género, e isto é principalmente devido à forte relação que nós (rapazes), em geral, temos com a nossa mãe (ou outra figura feminina que a substitua, madrasta, avó, etc...), e por isso de certo modo identificamo-nos com isso.

Agora, aquilo que descreves, de não te sentires confortável no teu corpo, de não te sentires confortável a usar roupa masculina, de num dia achares que te identificas mais com o sexo masculino e noutro dia com o sexo feminino, parece-me, na minha opinião, mais do que uma mera curiosidade. Não sei qual é a tua idade, mas se calhar o melhor mesmo é procurares algum tipo de apoio mais especializado. Esses testes online têm pouco valor, porque a maior parte das vezes não têm em conta a pessoa como um todo, nem a história de vida dela.

Eu percebo a necessidade que tens de te identificares a nível de género, mas lembra-te que és aquilo que és, não tens de te massacrar numa busca de uma determinada palavra ou rótulo que te identifique. Acima de tudo, és uma pessoa, e não um género, nem uma sexualidade. Não te esqueças disso ;)

E já agora, obrigado por teres em consideração esse aspeto dos pronomes. Não tenho nada contra a transexualidade, mas por vezes, torna-se incómodo conheceres pessoas que te obrigam a tratá-las por determinados pronomes, e que te insultam caso não o faças ou te enganes no pronome.

JoãoSalvado

• Visitante
      Obrigado Freedom97!  :)

Tentarei fazer como sugeres e procurar ajuda face a esta situação. Concordo, e como disse, fazia os testes online mais por curiosidade do que por acreditar verdadeiramente nos resultados. Mas de certa forma eram factores que influenciavam ainda mais a minha capacidade de decisão sobre esta matéria.

Um abraço!  :blush

Offline T-Rex

• Associad@
        • Membro Ultra
        • Género: Masculino
        • Hakuna Batata!
          • Um gajo trans a falar de cenas
        Olá!

Eu também já passei por uma fase de questionamento do meu género. O que mais me ajudou foi deixar de pensar em termos de "o que é que sou" e passar a pensar em "o que é que preciso para ficar bem". Precisas de adotar vestuário ou posturas de outro género? Precisas de ser reconhecido e tratado por outros pronomes? Precisas de fazer alguma modificação física? Sentir-te-ias bem a ser tratado socialmente como uma pessoa do outro género? (isto não são perguntas que eu te estou a fazer, são perguntas que deves colocar a ti próprio)

Quando tiveres isso resolvido pode ser mais fácil encontrares um rótulo que te encaixe. Subscrevo à sugestão do Freedom sobre procurares ajuda especializada, caso sintas que precisas! E em relação aos pronomes, não sei como poderia funcionar a mudança frequente de pronomes, mas se sentires que isso pode ajudar, experimenta, nem que seja apenas num grupo restrito de pessoas que estejam a par da tua situação e com quem sintas confiança. No início é constrangedor pedir às pessoas para mudar os pronomes, mas se for algo importante para ti, então fá-lo. Não estás a ser "exigente", não custa assim tanto para as outras pessoas mudar os pronomes. É estranho ao início, mas não é nada do outro mundo. Eu conheço bastantes pessoas trans e nenhuma delas alguma vez insultou ninguém por usar os pronomes errados; se encontrarmos alguém que insiste, mesmo após multiplas correções, em usar os pronomes errados, normalmente o que fazemos é começar a ignorar essa pessoa até que ela nos respeite. É bem mais doloroso para nós sermos tratados pelos pronomes errados do que é para as outras pessoas tratarem-nos com respeito.

JoãoSalvado

• Visitante
        Olá T-Rex! Obrigado por teres respondido ao meu tópico!  :)

Vou fazer conforme indicado. Espero também encontrar pessoas no fórum que tenham passado por experiências semelhantes, e assim informar-me.

Um abraço!  :blush

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
          403 Respostas
          57841 Visualizações
          Última mensagem 27 de Outubro de 2011
          por filipepaulo
          Igualdade de Género/Questões de Género

Iniciado por sarinha « 1 2 3 » Geral

50 Respostas
          12296 Visualizações
          Última mensagem 26 de Março de 2017