rede ex aequo

Olá Visitante17.jul.2019, 12:20:04

Autor Tópico: Presidenciais 2016  (Lida 936 vezes)

Presidenciais 2016

Offline lekinhas

• *
  • Novo Membro
  • Género: Feminino
Boas...uma lufada de ar fresco no panorama poitico português...uma candidata com provas dadas que que não cede a cores partidárias nem a pressões externas...

"Amigas e amigos,
As Eleições Presidenciais 2016 estão a chegar. A Lei Eleitoral determina que são elegíveis para a Presidência da República os cidadãos eleitores portugueses de origem, maiores de 35 anos. Nessa qualidade, tomei a decisão de me candidatar a Presidente da República. Passados 40 anos, após o início da democracia em Portugal, e no contexto atual em que as questões de género constituem um direito humano, é importante que as mulheres se disponibilizem para os mais altos cargos da nação e para as mais relevantes funções em todos os setores da sociedade, quer se trate de política, economia, finanças, educação, saúde, ação social, etc. Garantir a participação das mulheres portuguesas (que constituem mais de metade da população) na governação e nos centros de decisão dos destinos do nosso povo, é a prova mais clara de que o género feminino está académica e civicamente preparado para dar o seu contributo na construção do futuro de Portugal. Mais acredito que é urgente devolver às eleições presidenciais a neutralidade, a isenção e a imparcialidade que lhes tem faltado. O povo português está cansado de presidentes e candidatos a presidentes associados a partidos e a interesses instituídos. Portugal precisa de uma Presidente independente, liberta de pressões partidárias, com uma mensagem clara, próxima das populações e com uma visão humanista e de sucesso para Portugal, para a Europa e para o mundo.
Prevê a mesma lei eleitoral que os candidatos/as necessitam de 7.500 assinaturas para formalizar a sua candidatura junto do Tribunal. Assim sendo, informo-vos de que, a partir de amanhã, vão começar a circular as folhas para recolha das referidas assinaturas. Conto com o apoio de todos e todas vós nesta caminhada que se afigura árdua, mas que servirá para uma alargada reflexão sobre as presidenciais e as funções da ou do Presidente da República de Portugal.
Mais informo de que a apresentação da candidatura será no dia 30 de Maio, em Ponta Delgada, em local e hora a anunciar brevemente.
Aqui vos deixo um pouco do que tem sido o meu percurso de vida para que, de alguma forma, possam ajuizar do perfil da candidata. Tenho 54 anos e sou professora da Universidade dos Açores. Ao longo das últimas décadas, desempenhei, entre outras, as seguintes funções: Diretora Regional das Comunidades, no último Governo de Carlos César; Conselheira para o Ensino do Português nos EUA e Bermuda, na Embaixada de Portugal em Washington DC; Vereadora da Cultura e Ação Social, na Câmara Municipal de Ponta Delgada; Coordenadora do I Plano Nacional de Leitura, a convite do Ministro da Educação David Justino; Presidente da Assembleia da Junta de Freguesia de Maia, de onde sou natural. Sou detentora de um pós-doutoramento feito na Harvard University, com uma investigação realizada em Moçambique, possuo um doutoramento pela Universidade do Minho, um Mestrado frequentado na Lesley University, EUA, e uma licenciatura na Universidade dos Açores. Regular colaboradora dos órgãos de comunicação social nos Açores e na diáspora portuguesa, na minha carreira política e na minha vida profissional, conto com largas dezenas de publicações, orientações de teses de mestrado e doutoramento, organização de congressos e projetos, realizados em Portugal e no Estrangeiro, em prol das populações que tenho servido.
Outros pormenores da candidatura e respetivo programa só serão divulgados depois do dia 30 de maio.
O abraço de sempre com votos de bom fim de semana.
Graça Castanho "
    "Do silêncio faço um grito..."

Presidenciais 2016

Offline carolinalg

• Moderação Geral
    • Membro Elite
    • Género: Feminino
    • call it Magic... call it true...
    Uma mulher a candidatar-se? WOW! Progressos! :D
    acho muito bem. não quero dizer com isto que vá votar nela.

Ainda não pensei a fundo sobre o assunto. Quero votar bem e para isso tenho de ter as propostas todas em mãos.

Veremos. Mas sim, há progressos!
      - carolinalg -

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
      105 Respostas
      12336 Visualizações
      Última mensagem 22 de Fevereiro de 2011
      por icognita
      18 Respostas
      3890 Visualizações
      Última mensagem 8 de Março de 2013
      por the end