rede ex aequo

Olá Visitante19.jul.2019, 06:56:21

Autor Tópico: 50 Sombras de Grey degrada as mulheres?  (Lida 2933 vezes)

50 Sombras de Grey degrada as mulheres?

Offline Odraude

• Membro Total
  • Género: Masculino
  • Sometimes home can be another person
    • Tumblr
Acham o sado-masoquismo neste filme degradante para as mulheres? Ou consideram-no apenas uma escolha pessoal na exploração sexual?

Na minha opinião o filme só serviu para promover ideais não-saudáveis nas relações quer na cama quer fora dela.

Spoiler (clica para mostrar/esconder)
    "Honesty is such a lonely word"

AltGr

• Visitante
    Acho que é algo que muitas mulheres gostam. Não posso falar, porque nunca me aventurei nisso, mas tipo, acho que não degrada as mulheres.
    Ali, é a história do Mr.Grey, mas como sabes há casos em que é ao contrário, a mulher é a Dominadora, e o homem o Submisso.
    É uma história, e se me perguntares se serve para tirar ideias ao nível pessoal, claro que sim. Acho que não tem nada de não-saudável. Pelo contrário, quem gosta, e quer diversificar a sua vida sexual, vale tudo, desde que ambos estejam dispostos a isso. Não estou a querer para tudo começar a chicotear e assim, mas é usar a imaginação.

Não sei se já leste os livros (3), mas ela acaba por gostar. Ao início é tudo novo, um mundo a que ela não estava habituada, e que provavelmente não saberia que existia. Mas o importante é que ela o vai mudar, a maneira fria dele ser, a distância que mantém das pessoas.

Eu gostei. ::) :-X

Tera2

• Visitante
      Eu acho degradante, sim, e acho que muitas mulheres devem ser masoquistas para gostarem dos livros e do filme. Passam a vida a queixar-se de que sao maltratadas e depois parece que os maus tratos as excitam. Acho degradante e pouco saudavel.

Offline Euphoria

• **
        • Membro Júnior
        • Género: Feminino
        • call it Magic... call it true...
        Eu acho degradante, sim, e acho que muitas mulheres devem ser masoquistas para gostarem dos livros e do filme. Passam a vida a queixar-se de que sao maltratadas e depois parece que os maus tratos as excitam. Acho degradante e pouco saudavel.

Acho interessante esta opinião, no entanto tenho que a "criticar". Costumo dizer que o saber não ocupa espaço, e o facto de lermos ou termos curiosidade em ler este tipo de livro, ou ver o filme não faz de nós "mulheres masoquistas".

Para quem lê os livros, (a trilogia) , facilmente percebe que não se trata de masoquismo. Trata-se de um Dominador e de uma Submissa, a meu ver coisas distintas. Há uma história, há Amor..e há uma aprendizagem.

Mr Grey, sofreu maus tratos durante a infância, na adolescência foi submisso de uma amiga da mãe adoptiva e iniciou a vida sexual de forma conturbada, ou seja, o único contacto que ele teve com "o que é o amor" , foi esse. Deturpado!

No presente, ele é o reflexo do passado. O conceito de Amor não existe para ele porque ele nunca foi amado. É quase como aquelas pessoas que vivem por um milagre, a gente finge que aceita mas  só acredita quando acontecer connosco.

E que aprendizagem se tira disto?
        Por mais controverso que tenha sido o nosso passado, se o nosso presente for bom, se estivermos rodeados de boas pessoas que nos acrescentem alguma cultura, nós podemos mudar, e moldar-nos ao conceito de "bom e melhor".

Respondendo a pergunta  considero  a relação Dominador(a)/Submisso(a)  uma escolha pessoal na exploração sexual, que pode revelar-se interessante ou não desde que haja mutuo acordo de ambas as partes.
        « Última modificação: 26 de Fevereiro de 2015 por Euphoria »
          Os meus afectos não tem prazo de validade.

Tera2

• Visitante
          Mas a minha questao e
          : por que é que a trilogia e o filme tiveram tanto sucesso quando ao mesmo tempo as mulheres querem que as tratem bem? Nao faz sentido.

Offline carolinalg

• Moderação Geral
            • Membro Elite

Acho interessante esta opinião, no entanto tenho que a "criticar". Costumo dizer que o saber não ocupa espaço, e o facto de lermos ou termos curiosidade em ler este tipo de livro, ou ver o filme não faz de nós "mulheres masoquistas".

Para quem lê os livros, (a trilogia) , facilmente percebe que não se trata de masoquismo. Trata-se de um Dominador e de uma Submissa, a meu ver coisas distintas. Há uma história, há Amor..e há uma aprendizagem.

Mr Grey, sofreu maus tratos durante a infância, na adolescência foi submisso de uma amiga da mãe adoptiva e iniciou a vida sexual de forma conturbada, ou seja, o único contacto que ele teve com "o que é o amor" , foi esse. Deturpado!

No presente, ele é o reflexo do passado. O conceito de Amor não existe para ele porque ele nunca foi amado. É quase como aquelas pessoas que vivem por um milagre, a gente finge que aceita mas  só acredita quando acontecer connosco.

E que aprendizagem se tira disto?
            Por mais controverso que tenha sido o nosso passado, se o nosso presente for bom, se estivermos rodeados de boas pessoas que nos acrescentem alguma cultura, nós podemos mudar, e moldar-nos ao conceito de "bom e melhor".

Respondendo a pergunta  considero  a relação Dominador(a)/Submisso(a)  uma escolha pessoal na exploração sexual, que pode revelar-se interessante ou não desde que haja mutuo acordo de ambas as partes.

Não escreveria melhor. Não é que defenda o filme, mas também não critico.
            "diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és..." - Há sempre exceções a esta regra. O mesmo se aplica aos filmes que a gente vê. É preciso procurar, pesquisar, ler ou ver sobre X assunto, para se tentar perceber se se gosta ou não. Eu vi o filme e confesso que não me agrada experimentar muito do que lá está... Não sou masoquista, nem sádica, nem nada disso. Mas o filme foi... interessante. Diferente. Respeito quem pratique BDSM, mas longe de mim :P

Tera2, há uma grande diferença entre ficção e realidade. Uma coisa é algum sado, consentido!!!!!, para exploração da vida sexual (repito: consentido!!!!). Outra coisa, é violência doméstica (com ou sem razão), uma coisa que NUNCA É CONSENTIDA. Big difference, I think. Uh?
            Toma atenção, pah ;)
            « Última modificação: 26 de Fevereiro de 2015 por carolinalg »
              - carolinalg -

Tera2

• Visitante
              Nao me parece tao simples. As vitimas de violencia domestica tb justificam muitas vezes os seus parceiros. Sera uma violencia consentida? Criam-se dinamicas proprias de dependencia que pelo que sei estao patentes nos livros.

Offline Euphoria

• **
                • Membro Júnior
                Nao me parece tao simples. As vitimas de violencia domestica tb justificam muitas vezes os seus parceiros. Sera uma violencia consentida? Criam-se dinamicas proprias de dependencia que pelo que sei estao patentes nos livros.

As vitimas de violencia domestica justificam os seus parceiros porque ou não tem apoios da familia, ou não tem coragem para aceder aos mesmos. No caso do Grey, tudo é novidade para ele e para ela ..., ele que descobre o que é o Amor, e ela que inicialmente era virgem, descobre novas formas de explorar a sua sexualidade de forma consentida. Repito, consentida.

A Anastasia , molda-o. Ela é dona do seu nariz, e mesmo amando-o ela deixa-o porque primeiramente não sabe lidar com aquela forma de Amar dele.Claro que ela quer que ele a trate bem, acho que todos queremos isso. O ultimo acto reflete isso mesmo, ela não diz as palavras "vermelho" para indicar "muita dor" e acaba por levar "porrada". Ela mesma quis testar os seus limites. Ela errou. E ele também, involuntariamente, por não saber outra forma de Amar alguém.

Se tiveres oportunidade lê os livros, é sempre mais interessante perceberes as voltas que o mundo deles dá. E só assim perceberás que não se trata de "violência doméstica".
                  Os meus afectos não tem prazo de validade.

Tera2

• Visitante
                  Obrigada pela sugestao. Talvez faça isso mesmo :).

Na minha opiniao muitas mulheres têm a fantasia de converter um bad boy através do seu amor. Talvez isso explique o sucesso dos livros. So que muitas delas acabam por cair em autenticas armadilhas porque a realidade nao e como a ficcao.
                  « Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015 por Tera2 »

Offline Odraude

• Membro Total
                    • Sometimes home can be another person
                      • Tumblr
                    Eu percebo a ideia da história de ela conseguir molda-lo, mas o problema é que até lá (o que mostram no filme) ela submete-se às regras dele e ao que ele acha que deve ser aquela relação. Ele até diz: "não me tentes mudar" no entanto ele espera que ela mude...hipocrisia. Independentemente do desfecho ser positivo, e ser tudo muito bonito no final porque ele aprende a amar e blá blá blá, devemos recordar que ninguém deve sacrificar o que é e o que quer por alguém que nem sequer está disposto a ter uma relação e não nos ama. Continuo a achar que este filme não é de todo construtivo. Se os dominantes têm prazer em espancar o submisso então que arranjem alguém que tenha prazer em ser espancado. Isso é que é sadomasoquismo no sexo....ao contrário do que o filme representa....ela simplesmente AGUENTA aquilo porque se apaixonou por ele.
                    Muito da violência doméstica inicia assim. A vitima AGUENTA o sofrimento causado pelo agressor porque o ama. Nem sempre tem que ver com falta de apoio como disseram anteriormente. Eu concordo com a Tera2
                    Se queriam fazer um filme de sado-masoquismo com pés de cabeça, ao menos que as duas pessoas tivessem prazer. Ou então faziam um filme construtivo que mostrasse a vitima a proteger-se e a ser racional.
                      "Honesty is such a lonely word"

Offline Forbidden

• Membro Ultra
                      Essa coisa dela molda-lo e muda-lo e a tipica fantasia feminina de mudar o "bad boy", e sim, e muitas vezes usada no contexto da violencia domestica. Ela pensa sempre que pode muda-lo, enfim...

Eu li o livro, e acho que o pior e o constante controlo dele (e doentio) e uma pseudo-violaçao que tem...

http://pervocracy.blogspot.pt/2014/01/lets-read-fifty-shades-of-grey-chapter.html

He bends and starts undoing one of my sneakers. Oh no… no… my feet. No. I’ve just been running. “No,” I protest, trying to kick him off. He stops. “If you struggle, I’ll tie your feet too. If you make a noise, Anastasia, I will gag you."

Isto e muito romantico, certo?!!

Quem ler isto, se calhar pensa que e normal ele invadir a casa dela e praticamente obriga-la a ter sexo, com uso a ameaças! Sera que e isso que as mulheres querem? Enfim, depois queixam-se dos namorados/maridos sao violentos, mas adoram este tipo de personalidades na ficção. Isto nao e nada de novo, as mulheres adoram os "bad boys", nao me perguntem porque, nao sei responder.

O melhor e separarem a ficção da realidade, como eu, e verem isto como uma fantasia, porque e isso que é.

Offline T-Rex

• Associad@
                        • Membro Ultra
                        • Hakuna Batata!
                          • Um gajo trans a falar de cenas
                        A triologia não degrada necessariamente as mulheres, mas degrada a prática de BDSM. O que os livros retratam não é BDSM, é abuso. São coisas bastante diferentes. Toda a dinâmica entre a personagem "dominante" e a "submissa" está completamente deturpada do que se passa na realidade entre duas pessoas praticantes de BDSM.

Stabilo

• Visitante
                        Acho que é algo que muitas mulheres gostam. Não posso falar, porque nunca me aventurei nisso, mas tipo, acho que não degrada as mulheres.
                        Ali, é a história do Mr.Grey, mas como sabes há casos em que é ao contrário, a mulher é a Dominadora, e o homem o Submisso.
                        É uma história, e se me perguntares se serve para tirar ideias ao nível pessoal, claro que sim. Acho que não tem nada de não-saudável. Pelo contrário, quem gosta, e quer diversificar a sua vida sexual, vale tudo, desde que ambos estejam dispostos a isso. Não estou a querer para tudo começar a chicotear e assim, mas é usar a imaginação.

Não sei se já leste os livros (3), mas ela acaba por gostar. Ao início é tudo novo, um mundo a que ela não estava habituada, e que provavelmente não saberia que existia. Mas o importante é que ela o vai mudar, a maneira fria dele ser, a distância que mantém das pessoas.

Eu gostei. ::) :-X

AltGr,

Não será bem, bem assim.

Now researchers at Ohio State University working with the Department of Human Development and Family Studies at Michigan State University, and publishing this week in the Journal of Women’s Health, have created a systematic analysis of the novel to attempt to parse whether the relationship between Anastasia and Christian could be characterized as abusive.

Each researcher in the team undertook creating a written analysis of the book and its themes, comparing their analyses at certain points to guard against methodology divergence, and then compared that finished examination to the CDC’s criteria for intimate partner violence or IPV.

The IPV criteria include: emotional abuse as evidenced by intimidation and threats; isolation; stalking; and humiliation; sexual violence in the form of forced sex acts or contact against a person’s will; and use of alcohol or drugs or intimidation or pressure to coerce. For investigating the notion of “harm,” the researchers looked for evidence in the text of, among other things, the perceived threat, altered identity, and entrapment reported by abused women.

The researchers assert this analysis show that Fifty Shades of Grey depicts emotional abuse “in nearly every interaction” between the central couple.

http://www.care2.com/causes/fifty-shades-of-grey-is-a-lesson-in-fifty-shades-of-abuse-says-study.html

Offline bookerdewitt

• Membro Total
                          Não li 50 shades of grey mas li longos excertos para poder ter uma opinião fundamentada, tamanha era a chinfrineira que o pessoal fazia à volta daquilo...

O livro tem vários problemas (para além de ter uma escrita e linha de pensamento totalmente clichés e estereotipadas, como assumir que a mulher é a submissa e o "ai tadinho do homem que ele é extremamente violento MAS há motivos rocambulescos relacionados com traumas na infância que justificam a sua brutalidade e frieza! E o mais importante: É TODO BOM (logo o facto de ser abusivo anula-se)!" --' )...mas indo ao cerne da questão, sim degrada as mulheres e retrata pessimamente os actos BDSM porque não existe nenhum respeito pelas vontades da tipa forçando-a muitas vezes a ter actos que de facto não quer...e ATENÇÃO que não se tratam de fantasias e encenações teatrais fetichistas, trata-se de a personagem não querer de facto fazer sexo e ser ameaçada do género "se não fazes o que eu quero aqui e agora obrigo-te à força e violo-te até não poder mais", como na famosa cena anteriormente mencionada :

«He bends and starts undoing one of my sneakers. Oh no… no… my feet. No. I’ve just been running. “No,” I protest, trying to kick him off. He stops. “If you struggle, I’ll tie your feet too. If you make a noise, Anastasia, I will gag you."»

Porque sim, até no sadomasozquismo o pessoal tem limites e safety words e nada é feito sem consentimento de ambos -> isto do consentimento é muito imporante e há várias situações ao longo dos livros em que vemos esta regra básica a ser violada.

50 shades não me incomoda pelo sexo, incomoda-me pelo brainwashing que é
                            "Don’t you want to be alive before you die?"

Stabilo

• Visitante
                            50 shades não me incomoda pelo sexo, incomoda-me pelo brainwashing que é

Não há nada que não me incomode nesse filme.

Offline lframos

• *
                              • Novo Membro
                              Um flop total a todos os níveis pra mim.....

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                467 Respostas
                                42696 Visualizações
                                Última mensagem 26 de Fevereiro de 2017
                                por Mii
                                1743 Respostas
                                238428 Visualizações
                                Última mensagem 20 de Maio
                                por Flidaiz
                                19 Respostas
                                7367 Visualizações
                                Última mensagem 31 de Agosto de 2010
                                por sugar