rede ex aequo

Olá Visitante17.jun.2019, 02:44:33

Sondagem

O poliamor existe ou não?

Sim .
25 (71.4%)
Não.
9 (25.7%)
Não tenho a certeza.
1 (2.9%)

Votos totais: 26

Autor Tópico: Poliamor Existe ou nao?  (Lida 4755 vezes)

Poliamor Existe ou nao?

Offline João Santos

• **
  • Membro Júnior
  • Género: Masculino

Poliamor Existe ou nao?

Offline Odraude

• Membro Total
    • Sometimes home can be another person
      • Tumblr
    Claro que existe! ;)

Para quem tem curiosidade:

https://www.morethantwo.com/polyamory.html
      "Honesty is such a lonely word"

Poliamor Existe ou nao?

Offline CFJ

• Membro Sénior
      • Género: Feminino
      • smilling is the only way out.
      Quem é que aqui pode afirmar se sim ou se não? As coisas não são tão rectas, se alguem diz senti-lo e acredita nisso, então pra essa pessoa existe, se alguem não sente então pra essa pessoa não existe. Não se pode generalizar, não é uma questão de opinião.
        "Everyone you will ever meet knows something you don't" Bill Nye

Poliamor Existe ou nao?

Offline Odraude

• Membro Total
        • Sometimes home can be another person
          • Tumblr
        Quem é que aqui pode afirmar se sim ou se não? As coisas não são tão rectas, se alguem diz senti-lo e acredita nisso, então pra essa pessoa existe, se alguem não sente então pra essa pessoa não existe. Não se pode generalizar, não é uma questão de opinião.

"Poliamor é a prática, o desejo, ou a aceitação de ter mais de um relacionamento íntimo simultaneamente com o conhecimento e consentimento de todos os envolvidos."

Há quem queira ser poliamoroso e há quem não queira, não é uma questão de existência.
        Pela tua lógica, por exemplo, se uma pessoa não sente atração sexual pelo mesmo sexo então para essa pessoa a homossexualidade não existe...Além disso se sentir implica existência então aí seria sim uma questão de opinião...
        « Última modificação: 15 de Agosto de 2015 por Odraude »
          "Honesty is such a lonely word"

Poliamor Existe ou nao?

Offline codename:none

• núcleo lgbti braga
          • Membro Sénior
          • "You'll never walk alone"
          Nas palavras do sábio Johnny Depp:

"Se amas duas pessoas ao mesmo tempo, escolhe a segunda. Se te apaixonaste pela segunda, é porque nunca amaste a primeira."

Por isso, não, não acredito.
            Somos de Braga, deixamos a porta aberta!
            O núcleo da rede ex aequo de Braga já abriu! Para saber mais sobre o que andamos a tramar, explora o fórum ou manda MP :)

Poliamor Existe ou nao?

Offline Junos

• *
            • Novo Membro

"Se amas duas pessoas ao mesmo tempo, escolhe a segunda. Se te apaixonaste pela segunda, é porque nunca amaste a primeira."

É por isto que poucas pessoas são puramente monogamicas. A isso se chama monogamia em série.
            Para alguém tão "sábio", essa frase não faz sentido. "Se amas duas pessoas"..."nunca amaste a primeira" - bela contradição.
            É também chato acreditar ou não numa forma de amar segundo o que uma celebridade diz.

Poliamor Existe ou nao?

Offline CFJ

• Membro Sénior
              • smilling is the only way out.

"Poliamor é a prática, o desejo, ou a aceitação de ter mais de um relacionamento íntimo simultaneamente com o conhecimento e consentimento de todos os envolvidos."

Há quem queira ser poliamoroso e há quem não queira, não é uma questão de existência.
              Pela tua lógica, por exemplo, se uma pessoa não sente atração sexual pelo mesmo sexo então para essa pessoa a homossexualidade não existe...Além disso se sentir implica existência então aí seria sim uma questão de opinião...

Não foi nada disso que quis dizer. O que quis dizer é que eu da mesma forma que eu sei que é possivel existirem heterossexuais, acredito que é possivel existirem poliamorosos. Digo isto no sentido em que eu não sei como é ser heterossexual nem poliamorosa. Foi isto que quis dizer.
                "Everyone you will ever meet knows something you don't" Bill Nye

Poliamor Existe ou nao?

Offline codename:none

• núcleo lgbti braga
                • Membro Sénior
                • "You'll never walk alone"

É por isto que poucas pessoas são puramente monogamicas. A isso se chama monogamia em série.
                Para alguém tão "sábio", essa frase não faz sentido. "Se amas duas pessoas"..."nunca amaste a primeira" - bela contradição.
                É também chato acreditar ou não numa forma de amar segundo o que uma celebridade diz.

Não é tanto o ser a celebridade a dizer, mas aquilo que disse. Talvez falte ali uma outra palavra para fazer sentido ( "Se pensas amar duas pessoas ao mesmo tempo, escolhe a segunda. Se te apaixonaste pela segunda, é porque nunca amaste a primeira." ), mas a ideia geral está bem formulada.
                Eu não acredito em poliamor e foi isso que quis dizer com aquela citação. Não acredito que seja possível dar-mos tudo de nós a duas pessoas diferentes -  isto porque acredito que amar, no verdadeiro sentido da palavra, é dar tudo de nós a essa pessoa -, nem é possível gostar de duas pessoas de uma maneira exactamente igual.
                  Somos de Braga, deixamos a porta aberta!
                  O núcleo da rede ex aequo de Braga já abriu! Para saber mais sobre o que andamos a tramar, explora o fórum ou manda MP :)

Poliamor Existe ou nao?

Stabilo

• Visitante

Não é tanto o ser a celebridade a dizer, mas aquilo que disse. Talvez falte ali uma outra palavra para fazer sentido ( "Se pensas amar duas pessoas ao mesmo tempo, escolhe a segunda. Se te apaixonaste pela segunda, é porque nunca amaste a primeira." ), mas a ideia geral está bem formulada.
                  Eu não acredito em poliamor e foi isso que quis dizer com aquela citação. Não acredito que seja possível dar-mos tudo de nós a duas pessoas diferentes -  isto porque acredito que amar, no verdadeiro sentido da palavra, é dar tudo de nós a essa pessoa -, nem é possível gostar de duas pessoas de uma maneira exactamente igual.

Concordo. Acredito que podemos sentir-nos atraídos por várias pessoas e até gostar,  ter química. Mas amar mesmo não.

Poliamor Existe ou nao?

Offline Junos

• *
                    • Novo Membro

Acho tão estranho que continuem a repetir que não acreditam que seja possível amar mais que 1 pessoa ao mesmo tempo quando têm pessoas a dizer que o é.
                    O argumento começa e acaba com "é impossível amar mais que 1 pessoa ao mesmo tempo", sem qualquer justificação. Faz lembrar quem diz "um homem não pode amar outro homem" ou "é impossível gostar de homens e mulheres".

"amar, no verdadeiro sentido da palavra, é dar tudo de nós a essa pessoa" - como assim, "tudo"? Essa frase feita de inspiração Disney não diz nada. O que é "tudo"? Tenho de abandonar a família, amigos, emprego, tempo pessoal, para dar todo o meu tempo e atenção a uma pessoa se a amar? Tenho que satisfazer completamente a pessoa que amo, esperando que essa pessoa me satisfaça também completamente? Que maneira de amar tão estranha...

"nem é possível gostar de duas pessoas de uma maneira exactamente igual" - isto faz lembrar aquela pergunta que os pais (numa família heteroparental) fazem aos filhos: "gostas mais da mãe ou do pai?". Pergunta estúpida. Mesmo que a criança goste mais de um que do outro, ama os dois na mesma. Dizer que o amor é este monumento em pedra que aparece do nada, que é absoluto e imutável, é simplesmente falso e é mais uma ideia Disney.
                    Se eu namoro com alguém há 5 anos, o meu amor não muda por essa pessoa? Não cresce, não evolui? A "quantidade" de amor no inicio da relação não mudar comparando com os anos seguintes?  Se amar alguém menos que outra pessoa, isso não significa que não os ame aos dois!

Mesmo destruindo esses vossos argumentos, repito o meu - há, de facto, pessoas que amam mais que uma. Existem grupos e colectivos de pessoas poly a lutar pelos direitos poly e contra pessoas que pensam que não existimos. Se é impossível ser poly, o que faz o Poly-Portugal? E porque o faz? É só para perder tempo?
                    Se é impossível, porque digo eu que é possível e que o sinto? Para brincar convosco? Porque não tenho noção dos meus sentimentos (porque vocês sabem mais do que sinto do que eu próprio?)? Ou será para perceberem que existimos?

Poliamor Existe ou nao?

Offline rk

• Membro Sénior
                      Apesar de não sentir ou ter alguma vez experienciado o polyamor numa relação amorosa, concordo com o que o Junos disse e acho que está bem claro a sua linha de pensamento. É engraçado sermos todos pela diversidade e igualdade e bla bla e contra os argumentos de "um homem ama é uma mulher" e depois usarmos os mesmos argumentos para algo que não afecta o nosso umbigo nem o da maioria das pessoas, e que portanto estamos numa posição de  poder para recusar a sua existência. Existência essa que reinvindicamos quando se trata de nós, porque nós sabemos bem aquilo que sentimos, mas que não reconhecemos no outro essa autodeterminação.
                      Sem me querer alongar mais, que quem ama 2, 3, 5, 20 pessoas seja livre de amar e de o afirmar, que se juntem todos os que assim quiserem e sentirem e ninguém tem nada a dizer.
                      Ninguém tem autoridade para dizer quem a outra pessoa ama, ou de que forma.
                      Viva o amor

Poliamor Existe ou nao?

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
                        • Membro Elite
                        • coordenador núcleo lgbti funchal | direção rea
                          • núcleo lgbti funchal
                        Claro que existe! Que raio de pergunta. Mas as pessoas monogâmicas são alguém para dizerem que o poliamor não existe? É claro que não. É mais ou menos os gays dizerem que os bissexuais não existem...

Opá, se há pessoas a dizerem "eu sou poliamor" é que são! Ponto! Deixemo-nos de achar que sabemos da vida dos outros e daquilo que os outros sentem ou são.

Eu adorava ser poliamor, quem sabe se um dia eu não descubra essa minha vertente. xD Eu acho fantástico que tenham muito amor para dar!  As pessoas poliamor têm o meu apoio!

Poliamor Existe ou nao?

Offline kat

• Membro Vintage
                        • Ignorance is bliss
                        Claro que existe, ninguém é detentor da definição de amor e de como cada pessoa o sente
                          We're all wounded. We carry our wounds around with us throughout life and eventually they kill us. Things happen that leave a mark in space, in time... in us.

Why do you let me stay here?

Poliamor Existe ou nao?

Leca

• Visitante
                          Tanto existe que tem aumentado esses casos..
                          Nunca pratiquei...mas ....o dia de amanhã..não sei...  ???

Poliamor Existe ou nao?

Offline carolinalg

• Moderação Geral
                            • Membro Elite
                            • call it Magic... call it true...
                            Claro que existe. Ninguém é detentor da definição de amor e de como cada pessoa o sente!
                              - carolinalg -

Poliamor Existe ou nao?

Offline miss_g

• Associad@
                              • Membro Elite
                              Claro que existe, ninguém é detentor da definição de amor e de como cada pessoa o sente

Resposta certa à questão :)
                                "A mulher que procura ser igual ao homem tem falta de ambição"

- Timothy Leary

Poliamor Existe ou nao?

Offline Di HF

• Membro Elite
                                Eu não sei se existe ou não, só sei que às vezes consigo amar uma pessoa e sentir outras coisas por outras. É complicado porque ninguém percebe isso. Odeio falar sobre o assunto.

Poliamor Existe ou nao?

Leca

• Visitante
                                  Para quem o sente, para quem o deseja existe e é muito saudável...
                                  Viva ao Amor.

Poliamor Existe ou nao?

Mónicaf

• Visitante
                                    Para quem o sente, para quem o deseja existe e é muito saudável...
                                    Viva ao Amor.

True!

Poliamor Existe ou nao?

Offline sleepy_heart

• Membro Sénior
                                      Não tenho ainda uma resposta sobre o tema. Talvez precise de experienciar mais esses campos, talvez precise de ler mais e perceber verdadeiramente o conceito porque parece-me uma pergunta de resposta complexa com nuances infindáveis. No entanto, li isto e gostei - e sim, encaixa o poliamor:

http://neufhaus.com/hegemonia-do-amor-romantico-relacoes/

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        22 Respostas
                                        8184 Visualizações
                                        Última mensagem 21 de Outubro de 2008
                                        por xXxPePexXx
                                        371 Respostas
                                        49053 Visualizações
                                        Última mensagem 9 de Julho de 2014
                                        por Cardo
                                        Discriminação em Aveiro - existe?

Iniciado por Maniuk « 1 2 ... 8 9 » Aveiro

165 Respostas
                                        30043 Visualizações
                                        Última mensagem 21 de Maio de 2016
                                        por Nogueira
                                        Existe uma idade para estabilizar?

Iniciado por Wasserfest « 1 2 3 » Geral

58 Respostas
                                        12345 Visualizações
                                        Última mensagem 1 de Fevereiro de 2014
                                        por Maped
                                        Amor gay não existe!

Iniciado por foreveralone Apoio