rede ex aequo

Olá Visitante24.jun.2019, 09:55:16

Autor Tópico: Detido José Sócrates  (Lida 1461 vezes)

Detido José Sócrates

portugaisptfr

• Visitante
José Sócrates detido no Aeroporto de Lisboa por suspeita de fraude fiscal.

José Sócrates foi detido, sexta-feira à noite, à chegada ao Aeroporto de Lisboa, oriundo de Paris. O ex-primeiro-ministro, de acordo com uma nota da Procuradoria-Geral da República, foi intercetado no âmbito de um processo em que se investigam crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais. Deverá ser presente, este sábado, ao juiz de instrução criminal tendo passado a noite numa cela do Comando da PSP de Lisboa.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=4254915

Detido José Sócrates

Offline Kidrauhl

• Membro Total
    • Género: Masculino
    Vamos aguardar pelos passos que se seguem. A questão é simples: se for culpado, que seja condenado em conformidade. Só depois poderemos avaliar os impactos políticos desta detenção.

Detido José Sócrates

Offline Esmékie

• *
      • Novo Membro
      Isto já tem impactos políticos. A simples acusação ou indicio de algo é o suficiente. Isto vai doer ao Costa, e ao PS. O grau de dor que irá provocar é que é relativo à decisão tomada em tribunal. A melhor que menos efeitos poderá ter, e ainda salvar alguma coisa, é a da absolvição "limpinha".

Detido José Sócrates

iNd

• Visitante
        Em menos de duas semanas tivemos um caso de corrupção que envolveu um director de uma forca policial e outros quadros dirigentes e a detencao de um ex-primeiro-ministro. Ainda nao ha condenacoes, mas ha fortes indicios que levaram a detencoes em dois casos diferentes. Parece que a pouca transparencia e os esquemas montados em beneficio proprio sao a regra e nao a excepcao. Isto e' que e' preocupante...
        « Última modificação: 24 de Novembro de 2014 por iNd »

Detido José Sócrates

Stabilo

• Visitante
          Isto já tem impactos políticos. A simples acusação ou indicio de algo é o suficiente. Isto vai doer ao Costa, e ao PS. O grau de dor que irá provocar é que é relativo à decisão tomada em tribunal. A melhor que menos efeitos poderá ter, e ainda salvar alguma coisa, é a da absolvição "limpinha".

Concordo que vá ter impacto político mas não devia. O PS não tem de pagar pelo erro de um ex - dirigente e o meu comentário é totalmente apartidário

Detido José Sócrates

Offline João Santos

• **
            • Membro Júnior
            Não nego que o Sócrates merece ser preso mas é bastante curioso que isso apenas tenha sucedido mais de três anos depois de os crimes serem cometidos. E a comunicação social, que agora não fala de outra coisa, parece ter vendido a alma aos partidos do governo. Inclusive fazem notícias sobre qual é o número do Sócrates na cadeia, o que ele comeu, etc. Parece que todos os jornais estão armados em Correio da Manhã. E o timing da detenção de Sócrates dá a entender que isto não foi uma coincidência:
            - O orçamento de Estado é aprovado por esta altura do ano (vamos ver quantas medidas vão ser chumbadas pelo TC ;D, felizmente vai ser o último orçamento de Estado deste governo).
            - Com a mudança de líder no PS as sondagens começaram a ser muito mais favoráveis ao PS. Não confio em sondagens, mas já deu para perceber que muita gente acha que com o António Costa o PS vai fazer um bom serviço (algo com o qual eu discordo completamente visto que uma mudança de líder não muda quase nada num partido).
            - O próprio governo esteve metido num escândalo de corrupção há muito pouco tempo, o escândalo dos vistos Gold, que fez o Miguel Macedo demitir-se e umas quantas pessoas no SEF serem presas. E duvido que ninguém no PSD ou no CDS estivesse a par disso.

Detido José Sócrates

iNd

• Visitante
              Não nego que o Sócrates merece ser preso mas é bastante curioso que isso apenas tenha sucedido mais de três anos depois de os crimes serem cometidos.

Pelo que eu percebi o que desencadeou o processo foram movimentos suspeitos nas contas do amigo empresario e do motorista que datam de 2013...

Detido José Sócrates

Offline Esmékie

• *
                • Novo Membro
                Eu não punha as minhas mãos no fogo por nada. O jornal que tem sido a válvula de escape tem sido o SOL. Tudo o resto que anda em torno do caso Socras é tudo puro sadismo jornalístico, e popular. Desde saber o número de preso, ala da prisão, o que come, e como toma banho. Há jornais que vendem estas notícias pois essa é a sua razão de existir, e há outros que vendem pois só assim conseguem ter algum público.
                Eu duvido que isto seja tudo uma conspiração e não sei que mais, mas acredito que há quem irá fazer tudo o que pode para aproveitar isto e usar como arma de arremesso política. Inevitavelmente isto irá afectar o PS, e toda a classe política e mundo político nacional. Só espero é que para o ano se lembrem que há eleições e não fiquem em casa a coçar o escroto, ou os ovários, a dizer que os políticos são todos iguais e que é tudo uma cambada de corruptos. Ou, igualmente mau, vão votar religiosamente como se isto se tratasse de uma questão de clubes de futebol.
                Ou seja... espero que não seja mais do mesmo.

Detido José Sócrates

Offline the end

• Membro Ultra
                  Podem me dizer pq merece ser preso?! Ainda não foi feita nenhuma acusação formal e nem se conhece as provas para que a prisão seja a medida correta.

Se Sócrates merece ser preso, quantos mais não merecem?  O SIS andou metido nos vistos gold e o seu chefe continua em funções. Não será algo bem mais grave? Quantos deputados, dirigentes políticos e outros não receberam luvas ?! José Sócrates deve ser tratado como qualquer cidadão e não como um ódio de estimação dos portugueses.
                    Yes I can!

Detido José Sócrates

Stabilo

• Visitante
                    Ou, igualmente mau, vão votar religiosamente como se isto se tratasse de uma questão de clubes de futebol.
                    Ou seja... espero que não seja mais do mesmo.

Vai ser... Não viste o que aconteceu com o MPT e Marinho Pinto? Ah este é porreiro, bota votar neleee.
                    Ou aqueles que pelo ar quando vão as escolas vê-se logo que batem a mão no peito, quais jotinhas e já sabem em quem votem, porque sim.

Detido José Sócrates

Offline João Santos

• **
                      • Membro Júnior
                      Podem me dizer pq merece ser preso?! Ainda não foi feita nenhuma acusação formal e nem se conhece as provas para que a prisão seja a medida correta.

Se Sócrates merece ser preso, quantos mais não merecem?  O SIS andou metido nos vistos gold e o seu chefe continua em funções. Não será algo bem mais grave? Quantos deputados, dirigentes políticos e outros não receberam luvas ?! José Sócrates deve ser tratado como qualquer cidadão e não como um ódio de estimação dos portugueses.
                      Eu digo que ele merece ser preso assumindo que as acusações são verdadeiras. De qualquer forma isso agora diz respeito aos tribunais. Quanto ao resto, concordo contigo, se o sistema judicial realmente funcionasse, teríamos muitos dirigentes políticos presos, não apenas um. Quanto ao ódio de estimação, eu não gostei de muitas coisas que ele fez (coisas essas que o PSD e o CDS estão a fazer agora em pior escala), mas de qualquer forma ele já foi julgado há três anos por isso (ainda que nesse caso fosse pior a emenda que o soneto).

Detido José Sócrates

iNd

• Visitante
                        O problema do Socrates, no que diz respeito a' opiniao publica, e'  um problema de credibilidade porque esteve sempre envolvido em situacoes menos claras, a maioria das quais nunca chegou a ser completamente esclarecida. Exemplos: o caso Freeport, o apartamento que tem na Rua Braamcamp (suspeitas de fuga ao fisco), o caso da licenciatura na Univ Independente, o caso das casas da  Guarda, ... E' muito estranho tambem que o amigo dele seja proprietario do apartamento (ou moradia, nao sei) onde ele vive em Paris, como sao estranhas as viagens que o motorista dele fazia entre Lisboa e Paris. E, depois, Socrates tinha todo um conjunto de habitos de luxo, era visto nos melhores restaurantes de Paris, foi encontrado numa loja de luxo em Nova Iorque. E' a chamada esquerda caviar...

No entanto, nao e' so o Socrates: e' o caso dos submarinos com o Portas, e' o caso da Tecnoforma com o P. Coelho.... Ha' uma grande promiscuidade entre politica e negocios, entre politica e advogados.

Quanto ao timing da detencao, nao sei se foi inocente. Tambem me parece muita coincidencia e muito poder num so juiz. Mas se se comecarem a investigar casos de pessoas ligadas ao PSD e ao PS, e nao so a PS, nao ha que dizer nada sobre imparcialidade.
                        « Última modificação: 1 de Dezembro de 2014 por iNd »

Detido José Sócrates

Offline João Santos

• **
                          • Membro Júnior
                          No entanto, nao e' so o Socrates: e' o caso dos submarinos com o Portas, e' o caso da Tecnoforma com o P. Coelho.... Ha' uma grande promiscuidade entre politica e negocios, entre politica e advogados.

Quanto ao timming da detencao, nao sei se foi inocente. Tambem me parece muita coincidencia e muito poder num so juiz. Mas se se comecarem a investigar casos de pessoas ligadas ao PSD e ao PS, e nao so a PS, nao ha que dizer nada sobre imparcialidade.
                          Não haverá investigações a pessoas do PSD enquanto o PSD estiver no governo, temos que esperar pelas próximas eleições. Do mesmo modo que duvido que alguém do PS seja preso enquanto o PS estiver no governo. Eu até gostava de ver uns quantos tipos do PSD e do CDS a ser presos (adorava que o Portas fosse preso, por exemplo), mas mesmo que isso aconteça serão casos singulares... a corrupção continuará, a justiça continuará a servir os ricos e os pobres que se lixem e que levem com a austeridade.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                            88 Respostas
                            16716 Visualizações
                            Última mensagem 7 de Julho de 2012
                            por miL@gres
                            José Saramago

Iniciado por Sarbor « 1 2 3 4 » Artes & Letras

61 Respostas
                            10623 Visualizações
                            Última mensagem 18 de Fevereiro de 2018
                            por Pigmeu