rede ex aequo

Olá Visitante17.jun.2019, 20:35:20

Autor Tópico: Por que não sou/sou cristão e/ou católic@  (Lida 9981 vezes)

Por que não sou/sou cristão e/ou católic@

Offline Bring

• Membro Sénior
  • Género: Masculino
Porque não gosto de tudo o que envolve a igreja católica. Não gosto de ir à missa, o papa não me diz nada... enfim.

Buwayh

• Visitante
    Não sou adepto de nenhuma religião porque não me identifico com a abordagem superficial que fazem de Deus e não concordo com a pressão que exercem sobre os crentes para levá-los a agir em função do que lhes convém. As instituições que alimentam a hipocrisia e o ódio pelo que foge das normas pré-estabelecidas não deviam ter lugar na sociedade moderna.

Offline Endovélico

• Membro Sénior
      • Are we to hang our hearts on such little things?
      Exato, respeito o direito de cada um ter a religião que bem entender. Não respeito é a religião.

Offline black_velvet

• **
        • Membro Júnior
        • Género: Feminino
        Não sou adepto de nenhuma religião porque não me identifico com a abordagem superficial que fazem de Deus e não concordo com a pressão que exercem sobre os crentes para levá-los a agir em função do que lhes convém. As instituições que alimentam a hipocrisia e o ódio pelo que foge das normas pré-estabelecidas não deviam ter lugar na sociedade moderna.
        Ora nem mais!

Offline Adónis

• Membro Sénior
          Atenção. Ser Cristão é uma coisa. Ser católico é outra. Eu sou cristão mas não sou católico. Sigo o ramo original do cristianismo, fundado por Cristo, e seguido por nomes como Fernando Pessoa, Jung ou Newton. Trata-se do cristianismo primitivo, aniquilado pela Igreja nos séculos III e IV DC, mas que sobreviveu em segredo, sendo depois aniquilado de novo quando se deu o escândalo dos Templários. E mesmo assim voltou a sobreviver...

Aconselho-vos que leiam sobre Cristianismo Primitivo e religiões mistéricas do Egipto e da Grécia. É tudo o mesmo. Vão mudar muito como pessoas, perder o medo da morte, dar menos importância à vida material, evoluir espiritualmente...

Oiçam por exemplo Manly Hall, um dos maiores filósofos do século XX:

https://www.youtube.com/watch?v=vItyyyv0PVc

Offline BrunoMCP

• Orador(a)
            • Membro Ultra
            • Ter orgulho é rejeitar a vergonha.
              • Fields of Pear Tree
            Encarando este tópico como a relação exclusiva entre o catolicismo e o cristianismo, doutrina e religião albergante.

Cristão:
            Alguém que acredita na existência do alter-ego de deus "Jeová", e que este enviou Jesus, a sua encarnação terrena, para nos endireitar,

No entanto, dentro de quem é cristão, há quem se diga católico:
            alguém que é cristão [especificado anteriormente], mas que para além disso acredita também no que diz a instituição que é a Igreja Católica.

O problema nisto é que ninguém no seu perfeito juízo hoje em dia acredita no que diz a Igreja.
            E quando uma pessoa diz que é católica mas que não acredita no que diz a Igreja, temos, obviamente, uma contradição.
            Estas pessoas dizem que não se pode levar todas as partes a sério, mas se vamos a escolher a dedo que partes interessam, estamos a construir a nossa própria doutrina.
            Um pouco como dizer que enquanto cidadão português obedeço à legislação nacional, mas há certas leis que posso ignorar porque acho parvas.
            Nesses casos costumo perguntar se não serão só e simplesmente cristãos, e já cheguei a ver algumas pessoas acabar por concordar.
              The North remembers.

Diotima

• Visitante
              Encarando este tópico como a relação exclusiva entre o catolicismo e o cristianismo, doutrina e religião albergante.

Cristão:
              Alguém que acredita na existência do alter-ego de deus "Jeová", e que este enviou Jesus, a sua encarnação terrena, para nos endireitar,

No entanto, dentro de quem é cristão, há quem se diga católico:
              alguém que é cristão [especificado anteriormente], mas que para além disso acredita também no que diz a instituição que é a Igreja Católica.

Acho que no primeiro post a autora do tópico mostra que sabe a diferença entre catolicismo e cristianismo... Ás vezes é bom ler o primeiro post antes de responder... ;)
              « Última modificação: 15 de Março de 2013 por Diotima »

Offline BrunoMCP

• Orador(a)
                • Membro Ultra
                  • Fields of Pear Tree
                Acho que no primeiro post a autora do tópico mostra que sabe a diferença entre catolicismo e cristianismo... Ás vezes é bom ler o primeiro post antes de responder... ;)

*Às
                Devias seguir o teu próprio conselho, para reparares que respondi exactamente ao que ela pretendia.
                  The North remembers.

Diotima

• Visitante
                  Respondeste? Então devo ter sido eu que intérpretei mal as tuas palavras... lol Respondendo ao tópico, não sou católica nem cristã porque em mim a dúvida é maior do que a fé. Embora desconfie que muitos que se dizem católicos ou cristãos no geral estão na mesma posição do que eu.

Offline FilhoDeApolo

• Membro Ultra
                    • "A Esperança é só uma distração."
                      • Aeminium
                    Fiz toda a educação católica, até ao crisma, mas apesar de ainda fazer parte dos escuteiros, eu deixei de acreditar. Fiz tudo até ao fim por respeito à familia, e digamos que o coming out de não acredito mais em deus, não foi bem recebido na família. A minha mãe quando está chateada comigo goza com a minha religião "Vai lá meditar, e a comeres assim ainda te tornas mesmo no Buda."

Offline blueboy

• Associad@
                      • Membro Vintage
                      • Smile!
                      Porque não me faz sentido fazer parte de uma religião organizada. Acredito que a espiritualidade é algo muito pessoal e não precisa, nem deve, estar sujeita ao que os outros pensam e determinam como correto.

Eu sou ateu, logo à partida não sou crente de nehuma religião. Se fosse, seguiria Eru Iluvatar, é tao valido como Deus, Buda ou Allah  ::)
                        Ainulindalë

Offline Spektrum

• Membro Elite
                        • Género: Feminino
                        • [P]oiesis.
                        Fiz toda a educação católica (cerca de 10 anos de catequese), bem como os rituais de passagem da religião católica (batismo, primeira comunhão, crisma, etc.). Frequentei, também, a missa e participei nos vários eventos religiosos do calendário católico, que aconteciam durante o ano (quaresma, feriados católicos, natal, etc.). Então, porque não sou católica?

Algures no meu 7º ano de catequese comecei a questionar os catequistas e padres acerca das minhas dúvidas, encontrava incoerências nos valores que a literatura católica me tentava transmitir. Tais dúvidas nunca me eram esclarecidas. Os anos passavam e eu via as pessoas a pregarem algo, mas a agirem em sentido oposto. Encarava a missa como um teatro, um ritual algo fingido e falso. As pessoas não a frequentavam porque a sentiam, mas sim porque tinham necessidade de serem vistas (logo, julgadas positivamente porque iam à missa) e que a frequência daquele ritual lhes perdoasse (e eliminasse) os pecados.

Eis que nunca me identifiquei com tal teatralidade, muito menos com os valores hipócritas que apregoavam. Não tenho religião nem creio na existência de entidades superiores ou Deuses. No entanto, respeito e aceito que os outros acreditem e tenham as suas próprias religiões.
                          “Always be a poet, even in prose.”
                          ― Charles Baudelaire

Offline _ricardo_

• Membro Sénior
                          Fiz toda a educação católica (cerca de 10 anos de catequese), bem como os rituais de passagem da religião católica (batismo, primeira comunhão, crisma, etc.). Frequentei, também, a missa e participei nos vários eventos religiosos do calendário católico, que aconteciam durante o ano (quaresma, feriados católicos, natal, etc.). Então, porque não sou católica?

Algures no meu 7º ano de catequese comecei a questionar os catequistas e padres acerca das minhas dúvidas, encontrava incoerências nos valores que a literatura católica me tentava transmitir. Tais dúvidas nunca me eram esclarecidas. Os anos passavam e eu via as pessoas a pregarem algo, mas a agirem em sentido oposto. Encarava a missa como um teatro, um ritual algo fingido e falso. As pessoas não a frequentavam porque a sentiam, mas sim porque tinham necessidade de serem vistas (logo, julgadas positivamente porque iam à missa) e que a frequência daquele ritual lhes perdoasse (e eliminasse) os pecados.

Eis que nunca me identifiquei com tal teatralidade, muito menos com os valores hipócritas que apregoavam. Não tenho religião nem creio na existência de entidades superiores ou Deuses. No entanto, respeito e aceito que os outros acreditem e tenham as suas próprias religiões.

Revejo-me muito no teu comentário porque a minha experiência é parecida. Tive uma educação católica, dez anos de catequese e para além disso passei grande parte do ensino básico num colégio católico. Acabei por não fazer o crisma, apesar de ter frequentado a catequese até ao fim, após muita discussão (no sentido construtivo do termo) com a minha catequista. Ela acabou por perceber a minha decisão, porque para além das dúvidas que eram crescentes, não me identificava com os rituais da missa, da comunhão, da confissão e tudo o resto. Era algo que já não fazia sentido para mim. Escolhi não fazer porque iria fazê-lo apenas porque sim, e não ficaria bem comigo mesmo estando a fazer quase por obrigação algo que para muitas pessoas é sagrado, coisa que respeito, mas com a qual não me consigo identificar.

Passei por uma fase em que achei que não acreditava em nada (algo próximo do ateísmo). Mas durou pouco e hoje posso dizer que acredito que existe um deus; vejo-o como alguma qualquer entidade superior, apesar de ainda não estar pacificado interiormente quanto ao que acho que é o seu papel no universo e em relação à humanidade. Com o tempo talvez venha a encontrar uma resposta que para mim faça sentido, ou talvez não, mas é um caminho de procura que é interessante percorrer.
                          « Última modificação: 1 de Janeiro de 2014 por _ricardo_ »
                            "Great spirits have always found violent opposition from mediocrities. The latter cannot understand it when a man does not thoughtlessly submit to hereditary prejudices but honestly and courageously uses his intelligence." Albert Einstein

Offline BrunoMCP

• Orador(a)
                            • Membro Ultra
                              • Fields of Pear Tree
                            Eu sou ateu, logo à partida não sou crente de nehuma religião. Se fosse, seguiria Eru Iluvatar, é tao valido como Deus, Buda ou Allah  ::)

Atenção que Deus e Allah são a mesma coisa apenas em línguas diferentes, e Buda é mais válido que ambos, porque foi uma pessoa, como Jesus ou Júlio César.
                              The North remembers.

Offline Excidium

• Membro Elite
                              Sou ateu porque acho que consigo viver sem a ajuda da fé e porque considero que um dogma é algo de perigoso, na medida em que veicula valores associados a comportamentos e que um não pode existir sem o outro. Não gosto que me dictem o que fazer para merecer um paraiso e acredito mais na humanidade do que em deus algum.  :) Não gosto da pseudo-moral e da consciência culpabilizadora das religiões: porque é que não se poderia ser moral e justo e não crente?

Para além disso, acho que muitas religiões e especialmente a religião católica são hipócritas na maneira como criam uma hierarquia das formas de amor. Uma religião que só fala de amor do início ao fim, e que depois rejeita a homossexualidade como uma perversão, não faz sentido para mim.

E quanto à ideia de existir um deus, não me parece muito provável (mas isto é completamente subjectivo)  e como sou uma pessoa excessivamente racional, não acredito nisso.  ;D
                              « Última modificação: 5 de Janeiro de 2014 por Excidium »
                                Ad augusta per angusta

PsyGirl_Av

• Visitante
                                Penso que no fundo nunca o fui. Simplesmente a minha família rotulou-me assim, à semelhança dos rótulos que já lhes pertenciam. No entanto, distanciei-me da religião em idades muito precoces, nomeadamente, a partir do momento em que percebi que esta não dava respostas consistentes às perguntas que eu tinha por fazer.

Cardo

• Visitante
                                  Fui à Missa no Sabado passado buscar algum conforto e pedir perdão a Deus pelo que tenho feito ao longo da minha vida, em relaç
                                  ao às outras pessoas, e consegui um certo alivio, embora momentaneo não sei :(

Kareem

• Visitante
                                    Alhamdulillah!

Catolicismo e a palavra de Allah são opostas por natureza.
                                    Não sou cristão muito menos católico.
                                    Enviam-me uma mensagem e ao invés de a venerar, venero o mensageiro? Não faz sentido. Nem "idolatrar as pedras e as rochas"
                                    Basta pensarem um bocado, se alguém esfaqueasse a vossa mãe, usavam um colar com uma faca?
                                    Se alguém usasse uma caneta para matar os vossos filhos, teriam colares de caneta?
                                    Astaghfirullah

V24

• Visitante
                                      Alhamdulillah!

Enviam-me uma mensagem e ao invés de a venerar, venero o mensageiro? Não faz sentido. Nem "idolatrar as pedras e as rochas"
                                      Basta pensarem um bocado, se alguém esfaqueasse a vossa mãe, usavam um colar com uma faca?
                                      Se alguém usasse uma caneta para matar os vossos filhos, teriam colares de caneta?
                                      Astaghfirullah

Entendo o raciocínio, contudo o cristão pode concentrar-se na ressurreição de Jesus que é um aspecto mais luminoso da história de vida do Mestre. Os aspectos soturnos do cristianismo não me apelam nem sou apologista deles (crucifixos sangrentos [smiley=nao.gif] ).
                                      Se és muçulmano então respeitas Jesus (Issa) como um dos profetas, certo? Mas há que ver que para os cristãos Jesus é considerado o Filho de Deus, pode não fazer sentido para ti. Mas respeitemos as crenças uns dos outros. ;)
                                      Não esqueçamos os seguidores de Jesus ao longo da história que fizeram o bem à humanidade: eles seguiram a Sua mensagem.

Kareem

• Visitante
                                        Alhamdulillah!

Astaghfirullah

Entendo o raciocínio, contudo o cristão pode concentrar-se na ressurreição de Jesus que é um aspecto mais luminoso da história de vida do Mestre. Os aspectos soturnos do cristianismo não me apelam nem sou apologista deles (crucifixos sangrentos [smiley=nao.gif] ).
                                        Se és muçulmano então respeitas Jesus (Issa) como um dos profetas, certo? Mas há que ver que para os cristãos Jesus é considerado o Filho de Deus, pode não fazer sentido para ti. Mas respeitemos as crenças uns dos outros. ;)
                                        Não esqueçamos os seguidores de Jesus ao longo da história que fizeram o bem à humanidade: eles seguiram a Sua mensagem.

Mashallah sim respeito Jesus, sempre era um profeta de Allah  :)
                                        Respeito todas as religiões que tenham uma linha de conduta moral fixa, aliás o Qur'an diz que é completamente proibido desrespeitar as outras religiões.
                                        Mas a palavra de Allah era para venerar Deus, não o profeta. E é por isso que não há imagens de santos nem de profetas no Islão. (O único simbolo que possam reconhecer no Islão é uma lua, mas isto é assim porque o caléndario muçulmano é um calendário lunar)
                                         Porque o único que deve ser venerado é Allah e Allah não tem forma física, é omnipotente, omnipresente e omnisciente. Se soubésseis...  :)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          O que sou?

Iniciado por Diferent « 1 2 3 » Apoio

43 Respostas
                                          2417 Visualizações
                                          Última mensagem 7 de Dezembro de 2014
                                          por iNd
                                          14 Respostas
                                          2291 Visualizações
                                          Última mensagem 12 de Dezembro de 2017
                                          por Mars
                                          19 Respostas
                                          3226 Visualizações
                                          Última mensagem 23 de Julho de 2015
                                          por Fábio Ventura
                                          2 Respostas
                                          1118 Visualizações
                                          Última mensagem 10 de Maio de 2016
                                          por quiquo
                                          5 Respostas
                                          1003 Visualizações
                                          Última mensagem 9 de Julho de 2016