rede ex aequo

Olá Visitante20.ago.2019, 10:40:30

Autor Tópico: Música "made in Portugal"  (Lida 89312 vezes)

Música "made in Portugal"

Offline saY___

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
Okay, já sei que existem muitos tópicos a falar de música, mas nenhum a dar importância legítima À música portuguesa!
Só de algum tempo para cá é que passei a dar-lhe importância. Antes achava, como muito boa gente, que só o que é americano ou inglês é que é de qualidade, que as músicas portuguesas não tinham brilho, brio nem imaginação e que se confinavam a Rui Veloso, Dulce Pontes, Madredeus ou Xutos e Pontapés. (okay , nao vamos falar das músicas pimba,lol)

A verdade é que temos tão boa música em Portugal que é um crime nao a apoiarmos! Já não falo de bandas consagradas e que são de extrema qualidade como os Rádio Macau(Acordar) ou Clã (problema de Expressão) que a cada cd dão um salto qualitativo no panorama da música em Portugal!
Falo também dos novos valores que por aí andam.
EzSpecial, Fingertips, Toranja,Loto, Fonzie ou X-Wife!! Onde é que anda a rádio portuguesa para divulgar esta música?onde andam os canais de música?onde anda a promoção que mereciam e tudo o resto?
Mas não só de bandas é justo falar. Gomo(felling alive), Ace(cor de laranja)Liara(tempo) conseguiram elevar o tipo de música a um nível superior, muito mais perfeito, então Liara com Tempo, que ainda não percebi bem que género musical é aquele, tem uma qualidade quase sensória e um dos Video clips portugueses mais interessantes dos últimos tempos.
E que dizer daqueles artistas que vendem mais lá fora do que cá dentro como a Mísia?
Convém nao esquecer o movimento Tuga. Mind da gap, dealema, da weasel ou sam the kid são os máximos expoentes.

Às vezes sinto vergonha de ser português, por veres tantos talentos a serem desperdiçados e consigo ficar feliz por a Nelly Furtado ter nascido no Canadá e ter acesso a meios, músicas e poderes a todos os níveis, que de outra forma não teria.

Que acham disto?!
    Com uma força, como uma força
    com uma força que ninguém pode parar
    com uma força como uma força
    com uma fome que ninguém pode matar,
    este amor, este amor
    é tão grande e tão forte camon`

Offline Sueca

• Membro Sénior
    • Género: Feminino
    • The Only AnD The OrigiNaL ME
    Say__

Sinceramente...não o sei o que se passa alem fronteiras...é bem provavel que a musica feita em portugal se oiça lá fora, principalmente atravez de comunidades portuguesas mas também agora com a MTV.
    Penso que a divulgação tem tudo a ver com os gostos de musica da maioria das pessoas...aliás até passa bastantes musicas portuguesas no Sol Musica...Está sempre a passar Pedro Abronhosa, que até enjoa...É uma questão de cultura, também tens de ver que desde sempre, pelo menos a minha geração, em que é estrangeiro é bom...independentemente da lingua (neste momento estou a ouvir Guano Apes que são alemães)..haha a musica portuguesa só entra nos meus ouvidos se realmente é boa...convinhamos dizer que a maior parte dos grupos que andam por ai não valem nada...E até costumo dizer: Se cantam mal e querem editar um disco venhão para Portugal!. Cá faz-se muita má musica , por exemplo, aquelas pessoas que são divulgadas no cabaret da coxa ou no hermam sic...um desses casos foi o Sandro G (para quem não conhece é um "cantor" luso/americano que veio a Portugal editar um disco) e chamam aquilo musica?...bhabha  >:(

:P

Mas eu adoro também bandas Portuguesas não pensem que é só deitar a baixo...Da weasel, Boss AC, Mind a gap, Clã, Eye e muitos outros... 8)

Por outro lado a musica estrangeira veio para ficar, não pensem que vamos ser como a espanha, frança ou alemanha onde a musica nacional é o que mais se ouve..Teremos sempre a tendencia para ouvir mais as musicas dos "outros" 8)...

:-* :-*
      Aqui e em todo o lado.

Offline saY___

• *
      • Novo Membro
      Lil´Zoe, pergunto-me se isso será mesmo nosso, ou seja, se a música internacional veio para ficar porque nos gostamos e é boa, ou apenas porque não é nossa. Sim, porque desde sempre e foi algo que nasceu connosco, sei lá, os portugueses tendem a puxar para baixo tudo aquilo que cá nasce!
      Eu adoro a música que se faz lá fora, claro!Mas ela é de qualidade porque houve um processo, algo evolutivo, teve apoios!!
      Sim, claro que passam alguns videos, mas eu acho que não chega!É preciso ter coragem para exportar os talentos além-fronteiras!
      Estou plenamnete convicto disso!E claro looooooool o Sandro G é só um mau exemplo daquilo que se faz cá dentro, mas também Lil Zoe lá fora faz-se cada coisa má que tem sucesso....Exemplos? Espero não ferir os gostos de ninguém, mas ocorre-me logo Britney Spears, Vengaboys (alguém se lembra?!) cartoons (mas que era aquilo?!) ou Kate ryan! :P
        este amor, este amor

Offline Sueca

• Membro Sénior
        Say__ em relação aos talentos  >:( tas a falar de estilos!!!! eles sabem mesmo cantar...o Sandro G ele não sabe cantar!!! Bem bem não digas mal da Britney!!!!!!! RRRRR...
        La por não gosteres do estilo não vale a pena tares a mandar a baixo...eu estou mesmo a falar de pessoas k não teem cordas vocais para cantar (Ze cabra)...e afins...

Bem eu axo k até se k se divulga....na radio principalmente...e agora ate na tv kom akeles programas dos idelos e OT... :P

E ate existem muitos concertos espalhados por todo o pais...por exemplo no Rock in rio vai haver muitas bandas portuguesas...e tal como disse como sabes k la fora nao ha divulgaçao??
        Tas ka em portugal...se calhar até ha tu é k não sabes.... :-*
          Aqui e em todo o lado.

Offline candy cane

• Membro Vintage
          • Orquídea azul (ex nóvózélica)
            • não estou in the mood
           Não é só em Portugal que há música sem qualidade ou música pimba, basta por exemplo ouvir muitos duos românticos brasileiros e notar que se cantassem com o nosso sotaque seria cantores pimba.
           Temos muitos bons músicos em portugal, mas muitos não têm apoio e dos que têm, muitos cantam em Inglês.
          Não acho que a nossa lingua não seja musical, e não acho que soe mal pelo contrário, uma música cantada na minha lingua chama-me muito mais à atenção e toca-me mais... Será que é para chegar ao mercado estrangeiro que cantam em Inglês
           Mas fui agora ver os meus cds... poucos são os cds de bandas portuguesas e desses nenhum é cantado em português?
          Ligo a rádio e das estações que ouço a Antena 3 é das poucas que passa música portuguesa, sendo que a maioria é mais uma vez em Inglês...
          Temos grandes musicos em Portugal como Moonspell, Madredeus, Mariza e que conseguem fazer sucesso fora de portugal, e temos muitas boas bandas e cantores em portugal, acho que a maioria concorda comigo...
          Então porque é que não há apoio às bandas nacionais?
          Porque é que a rádio e as estações de televisão preferem passar músicas de bandas estrangeiras?
          Porque é que os nossos músicos preferem cantar em Inglês?
          Porque é que as editoras dão mais atenção às bandas estrangeiras e não às portuguesas?
            Though nothing can bring back the hour
            Of splendor in the grass, of glory in the flower
            We will grieve not, but rather find
            Strength in what remains behind

Wordsworth
            | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

Offline Sueca

• Membro Sénior

Talvez pela quantidade? Será? novoselic eu tenho cd´s em portugues só que não ajudo ao seu desemvolvimento... :-[ ...A net é um bom meio de informação...só que tem as suas desvantagens como o mercado negro...onde milhoes escapao aos artistas e é o que é capaz de acontecer a muitos portugueses... :-\

« Última modificação: 8 de Abril de 2006 por Scorpio_Angel »
              Aqui e em todo o lado.

Offline candy cane

• Membro Vintage
              • Orquídea azul (ex nóvózélica)
                • não estou in the mood
              Mas todos os musicos são prejudicados, ou melhor perdem dinheiro com os sites de partilha de música, não só os portugueses, e não acho que isso seja motivo para não terem sucesso.

Se fores a uma fnac ou a uma worten, e veres a quantidade de cds portugueses em comparação aos estrangeiros a diferença é enorme, porque não vendem [talvez por não serem suficientemente divulgados] e porque nem todas as bandas têm a oportunidade de lançar um disco.
              Temos o exemplo dos Loto que só ao fim de seis anos [ou mais, não tenho a certeza] conseguem lançar um cd, e que agora passa na Radical, no Sol e na MTV a toda a hora e que está a ter grande sucesso.

Temos nomes como Toranja, Loto, Clã, Mercado Negro, Yellow W Van, Mão Morta, Gomo, X-Wife, Fonzie, Blind Zero, Primitive Reason, The Legendary Tigerman, Moonspell, Brainwashed by Amalia, Oratory, The Ultimate Architects, David Fonseca, Da Weasel, Sam the Kid, Dealema, Mata Ratos, Tara Perdida... [querem que continue?] ... é tudo música made in portugal, que todos nós conhecemos, que têm muitos fãs, mas nem por isso [salvo algumas excepções, como o David Fonseca] têm divulgação suficiente... porquê?

E não acho que a internet prejudique assim tanto os artistas. Eu por exemplo, se gosto vou comprar o cd, como acontece muitas vezes. Sites de partilha de música para mim só serevm para conhecer melhor uma banda e o tipo de música que fazem.
                Though nothing can bring back the hour
                Of splendor in the grass, of glory in the flower
                We will grieve not, but rather find
                Strength in what remains behind

Wordsworth
                | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

MuZa

• Visitante
                Em Portugal temos grandes valores musicais, é pena é a tal mentalidade "lá de fora é que é bom!"
                Apesar de não apreciar muito o estilo, respeito o trabalho dos miticos, como Rui Veloso, Xutos, Madredeus e outros tantos.
                Os meus gostos musicais em música portuguesa divergem bastante. Vão desde o hip hop ao hardcore, passando pelo trance-psicadélico. Neste campo, temos grandes valores, como o tão já conhecido Sam The Kid, Mc Xeg, Cruzfader, Chullage, Bomberjack, 7pm, Valete, isto só no campo do hip hop.
                Em relação ao metal/ hardcore, a minha preferencia caí sobre os Primitive Reason, Moonspell, Ramp, Mindlock, Outstading, Trinta & Um, Prime entre outros.
                Acho incrivel como é que uma banda tão boa como os Moonspell é mais reconhecida no estrangeiro que no nosso país. Na minha humilde opinião, eles são mesmo muito bons.
                Quanto à internet, no meu ponto de vista, serve como modo de divulgação aos grupos menos conhecidos. Conheci grupos portugueses através das minhas pesquisas na net, mas sinceramente não comprei o cd.  :P Shame on me... I know.  :-[ Mas a maioria dos cd's de grupos portugueses que procuro... primeiro que os encontre...  >:(

Offline timmy

• Membro Vintage
                  Felizmente o panorama da musica nacional está a mudar. Falamos muito de cantor@s americanos e, ao compará-los aos nossos, chamamos "pimba" aos k são nacionais. Já experimentaram traduzir uma letra da Britney Spears? Não? Então vão lá... eu espero um bocadinho...

Pronto... agora k já tá traduzida, pega nela e põe-na ao lado de por exemplo uma de... sei lá... uma Romana, Claudisabel, Delirium... ai n tens letras delas? Então vai lá procurar uma... eu espero mais um cobadinho...

E agora kual é mais pimba?

Ok, ok, chega de estupidez.

Temos excelente musica em Portugal, cada vez mais o estilo se aproxima da musica ligeira europeia.

Ainda outro dia estava na Fnac do Chiado com um amigo, na secção da musica portuguesa, qd uma mulher estrangeira k estava com os headphones nos ouvidos nos perguntopu se akela banda (k por sinal n me lembro) era portuguesa. Eu não a conhecia, mas o meu amigo conhecia e disse k sim... Se vissem a cara de surpreendida dela... até me passei, foi tipo "uau, estes gajos tb fazem música". Opa, essas cenas caem mal, mas a culpa n é dos cantores mtas vezes, nem sempre lhe dão liberdade para fazer as suas próprias musicas. Outra cena, muita gente k canta em Portugal n tem formação, faz se arranjos e depois sai para o mercado...

Estamos a mudar, mas inda falta um cadinho

Offline saY___

• *
                    • Novo Membro
                    Bem NovOselic eu também tenho poucos cd´s em português, aliás, Acordei recentemente para o panorama musical português, e talvez seja por isso que estou espantado com toda a diversidade de talentos que por cá existem...Clã, Rádio Macau e Ezspecial (sim , eles têm músicas muito bonitas pa além da lalalallauuuuulalallauuuuuuu,  lol que passam na MEGAFM). Eles só precisavam de um bocadinho mais de apoios!!Precisavam e MERECIAM que essa para mim é a questão principal.
                    E quanto à britney Spears...okay LOL eu não quis atingir ninguém, porque eu sei que há muita gente que gosta. Rapariga é bonita, mexe-se muito bem, tem um ganda c* (LOL), mas fora uma ou outra música...aquelas letras são um kito deprimentes e...ela não sabe cantar :P

Pronto, agora falndo da pirataria, eu muitas vezes sako músicas e vou a seguir comprar o cd. Aconteceu com os RM e com os toranja ou Nelly Furtado, agora se quero apenas uma música de um determinado cantor...aí calma que eu gosto duma música dos Blue (Breathe easy) e não é por isso que vou comprar o cd, sako porque é um interesse limitado! :P
                    Muitas vezes só benificia o artista. Como dizia o Moby, é uma honra eu escolher uma música dele dentro de milhares de músicas :D
                      este amor, este amor

Offline Phrog

• **
                      • Membro Júnior
                      • Moo
                      Eu nem sempre fui uma d apoiar tanto a musica portuguesa (tava mal habituada) mas p kem xegou a este país e a primeira coisa k ouviu foi Zé Cabra, é claro k fiquei com algumas duvidas lol mas agora vejo k gosto imenso d algumas bandas/artistas pteses, por exemplo os toranja, ace,  rádio macau, blind zero e mesa :D axo k sim a musica portuguesa merece uma oportunidade mas mudo logo d estação quando começão a 'copiar' o estilo d países estrangeiros (como as musicas pop, já nem m lembro dos nomes dos grupos, axo k um deles era Excesso ou algo axim ). Desde k sejam originais, a musica seja d alguma qualidade e identifico-m com ela então gosto, seja qual for a lingua ou nacionalidade dos artistas  ;D

StarCaos

• Visitante
                        olhem..lamento dizer isso e me desculpem mais eu acho que a musica portuguesa naum consegue encaixar em alguns ritmos.

Offline neo_21

• Membro Total
                          • my tendency to dream of softer places...
                          Olá a tod@s!

Abri este tópico para que se possa falar acerca da música que se faz em Portugal...

Já lá vai o tempo em que a música que tinha mais visibilidade no nosso país era a chamada música pimba... tudo bem, ainda existe... são gostos e há que respeitar...

Mas neste momento temos vindo a assistir ao aparecimento de novos grupos e intérpretes com trabalhos dignos de consideração, e com qualidade semelhante ao que se faz noutros países... principalmente nas áreas do Rock, Pop/Rock e Rap, para além da chamada World Music, que também tem vindo a crescer...

Para além disso começa a haver mais reconhecimento quer por estes "novos talentos", como para outros, que embora tivessem aparecido há mais tempo, agora também atingem melhores resultados...

Vou só enunciar alguns (posso obviamente esquecer alguns, mas de certa forma vou referir alguns daqueles que acho que para mim fazem trabalhos de qualidade, o que, obviamente, pode ser discutível):

Fingertips (umas das músicas já atravessou fronteiras e neste momento faz parte da banda sonora da novela da noite (SIC)),
                          Loto, Da Weasel, David Fonseca, The Gift, Toranja, Pedro Abrunhosa, os já consagrados Xutos e muitos outros...

Partilham da mesma opinião? Têm outros grupos de eleição?
                          Deve-se ou não cantar em Português?...

Escrevam o que vos der na "real gana" acerca do assunto (ou então mandem este tópico, simplesmente para a cauda do "Outras Canversas")   ;D

"...o que merece atenção é o belo, caprichoso e imprevisível percurso de uma folha que cai e não o monótono facto de acabar sempre por cair." (A. Amorim)

Offline Eurydice

• Membro Ultra
                            • "Os ouvidos surdos da ausência" - (C.)
                            The gift, Toranja, Pedro Abrunhosa, Clã, Eye, Lúcia Moniz, Jorge Palma, Da Weasel, Paulo Gonzo, Santos e Pecadores...Sérgio Godinho, e fado adoro fado...mas ninguém consegue ultrapassar a mha querida Amália Rodrigues e Carlos do Carmo :)
                              Anna: Love bores you.
                              Dan: No, it disappoints me.

"Thing to remember is if we're all alone,  then we're all together in that too. "

Offline whynot

• *
                              • Novo Membro
                              Sem dúvida há boa música portuguesa por aí. :)

Muito Bom (principalmente ao vivo)! - Dazkarieh (espectáculo!!!! :D) , TerraKota e Gaiterios de Lx, Tucanas.

Numa onda mais calma e com letras "Xp" - Mafalda Veiga.

Também vale apena ouvir os At-tambur, e outros grupos na onda folk/celta...world, etc: Imbolic, Uxu Kalhus...Roldana Folk...............................

Offline Catô

• Membro Sénior
                                • aka suber =P
                                Gosto de todas as bandas que enunciaste neo_21.
                                Umas mais, outras menos, outras ainda menos..=X lol

Anyway acho que o trabalho que tem sido desenvolvido por estas bandas, principalmente pelas mais recentes, é de facto bastante bom.

E sim, cantar em inglês é uma mais valia para a expansão internacional. Não que cantar em portugues seja mau, simplesmente me parece que as bandas que o façam, tenham menos hipoteses de vingar la fora, o que quer dizer que não o mereçam!

Outra banda que não enunciaste mas que também gosto, nao muito, mas gosto, são os Coldfinger

:-*

I'm one of a kind, unique! That makes me special :)

Offline p0seind0n

• Membro Total
                                   :up sara tavares
                                    "inv0c0 um s0nh0 e deix0 m levar pela sua aparencia, ansei0 p0r um destin0 e deix0 m m0rrer na sua subtileza" - Daniel Sampaio

devious_angel

• Visitante
                                    Mariza (n gosto mt de fado, mas ela canta mt mt bem). :)

Offline srfo1

• Membro Ultra
                                        • A porta do lado ou da frente
                                      Mariza (n gosto mt de fado, mas ela canta mt mt bem). :)

Concordo plenamente... ela tem uma voz espectacular!!!
                                      Axo k é a única fadista keu gosto!
                                        LuAzul

"Que innecesario es inventar fantasías cuando la verdad es mas fascinante"
                                        (Kaler)

Offline Eurydice

• Membro Ultra
                                        • "Os ouvidos surdos da ausência" - (C.)
                                        Sim dos mais recentes, ela é a única que gosto de ouvir...

Coldfinger e a Fábia da OT2 :P
                                          Anna: Love bores you.
                                          Dan: No, it disappoints me.

"Thing to remember is if we're all alone,  then we're all together in that too. "

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          38 Respostas
                                          9921 Visualizações
                                          Última mensagem 22 de Fevereiro de 2008
                                          por Girl Blue
                                          27 Respostas
                                          9285 Visualizações
                                          Última mensagem 14 de Abril de 2010
                                          por lxmartini
                                          Música

Iniciado por FalsoDeus « 1 2 ... 18 19 » Música, Rádio e Dança

367 Respostas
                                          44452 Visualizações
                                          Última mensagem 8 de Abril de 2015
                                          por Andy 8
                                          13 Respostas
                                          2881 Visualizações
                                          Última mensagem 4 de Julho de 2014
                                          por Maped
                                          28 Respostas
                                          4396 Visualizações
                                          Última mensagem 25 de Outubro de 2016
                                          por Mr Unchained