rede ex aequo

Olá Visitante25.ago.2019, 04:47:03

Autor Tópico: Cientologia - Qual a vossa opinião?  (Lida 4858 vezes)

Cientologia - Qual a vossa opinião?

Offline Pulse

• Membro Vintage
  • Género: Masculino
  • After all, losing all hope was freedom.
Citação de: Wikipedia
A cientologia é um sistema de crenças fundado em 1952 pelo autor de ficção cientifica L. Ron Hubbard (1911-1986, nascido em Tilden, Nebraska). A cientologia foi oficializada em 1954. Esta religião baseia-se nos livros de Hubbard Dianética: A Moderna Ciência da Saúde (1950), Dianética: A Evolução da Ciência e Ciência da Sobrevivência. Hubbard considerava a Dianética como uma subdisciplina da Cientologia. Até morrer, em 1986, Hubbard publicou centenas de livros sobre cientologia e apenas alguns sobre Dianética. A doutrina tem influências de outras religiões, como o hinduísmo e o budismo, e de ciências humanas, como a psicologia.

Mito da Criação
Segundo a Cientologia há 75 milhões de anos; vários planetas se reuniram numa "confederação das galáxias", governada por um líder maléfico chamado Xenu. Como os planetas estavam com problemas de superpopulação, Xenu mandou bilhões de seus habitantes para Terra, em espaçonaves parecidas com os Douglas DC-8, onde foram jogados dentro de vulcões (razão pela qual o livro dianética possui um vulcão na capa) e mortos com bombas de hidrogênio. Seus espíritos que foram recapturados e reunidos em cachos (como uvas, ou talvez bananas) - chamados de "thetans" (em português, "tetões") - são os seres humanos.

Dogmas
Os dogmas centrais da seita são baseados na crença de que uma pessoa é um ser espiritual imortal (referido como "thetan" ou "tetão"), dotado de mente e corpo, ambos basicamente bons, que buscam a sobrevivência. A Cientologia assegura que a sobrevivência do homem depende de si mesmo, de outras pessoas e da sua interação com a comunidade cósmica. Uma pessoa tem as suas limitações autodidatas, e seus atos nocivos podem ser atribuídos em parte a uma porção inconsciente da sua mente, chamada "mente reativa" ou "barreira". Esta porção da mente, acredita-se, é utilizada para guardar eventos passados guardados no inconsciente, traumas físicos e emocionais, os quais podem ser reativados por ocasião de estresses. A porção consciente da mente humana é referida como "mente analítica".
A prática principal da cientologia e da dianética é uma atividade conhecida como "audição" ou "auditoria" (do inglês auditing), que procura levar um adepto a um estado de clareza, numa libertação das influências da mente reativa. A prática é executada por um conselheiro chamado "ouvidor", que dirige uma série de perguntas ao interessado para entender e gravar as suas responsabilidades e conhecimentos adquiridos. O objetivo é capacitar o interessado a restabelecer o controle volitivo e de percepção do material previamente guardados na sua mente reativa.
A forma inicial do processo dianético, ainda praticado hoje, envolve um cenário reminiscente da psicanálise freudiana, com o analisado deitado, recostado num sofá e num estado reflectivo chamado "devaneio dianético" enquanto o analista, sentado próximo numa cadeira toma notas, propondo perguntas e respostas sobre as declarações do analisado e um número "indicativo" fisiológico.
Algumas formas avançadas de auditoria empregam um dispositivo chamado eletropsicômetro de Hubbard ("E-Meter"). Esse dispositivo mede as trocas na resistência elétrica da pele do analisado, fazendo passar 1/2 volt através de um par de tubos, de chapa de zinco, cheios de uma solução química, apoiados na pele para medir as ondas e gravá-las, enquanto se ouve o analisado. Estas trocas pequenas na resistência elétrica, conhecida como resposta galvânica, são similares àquelas obtidas pelo polígrafo. Máquinas análogas são aceites por adeptos da igreja por serem mais seguras e sensíveis ao estado mental do analisado do que o fisiológico "Indica" da recente dianética.
Estas práticas da Cientologia são custosas, podendo variar de US$ 750,00 a US$ 8.000,00.[1]
Outras atividades das igrejas da cientologia são cultos aos domingos, aulas formais, batismos, casamentos e cerimônias religiosas. Também procuram e visitam um número básico de comunidades para atividades caritativas, como fornecimento de comida, combate ao uso de drogas e ao analfabetismo.

Pronto, basicamente gostava de saber qual a vossa opinião sobre esta religião. O que acham da sua validade, o que acham dos seus ideias, etc.
Gostava que fundamentassem tanto quanto possível os vossos argumentos por favor.  :)
    And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Elijah Keat

• Visitante
    É má.

Primeiro - tem ainda mais nonsense do que as religiões maioritárias. Quer-se dizer, vem uma população de uma galáxia distante, activa bombas de hidrogénio e sei lá mais quê e aqui estamos nós. É certo que não sei bem a história, mas prefiro high fantasy a sério em vez de ler disso. Falando em high-fantasy, vê-se bem qual era a actividade anterior do messias da cientologia.

Segundo - os processos por fraude que muitos membros dessa religião mostram muito bem quais são os seus principais propósitos; e não se trata apenas das fraudes comentidas por alguns membros, pois essas não poderiam ser utilizadas para atacar a religião: trata-se dos métodos dessa religião. Exigências do género comprar livros e cd's para atingir a santidade (ou lá o que procuram eles) são suspeitas. E daí não, são comuns.

Terceiro - há várias histórias de ex-membros que foram perseguidos por uma verdadeira acção organizada que visava eliminá-los. Acho que isto é verdadeiramente intolerável.

Offline Back Room

• Membro Elite
      Primeiro - tem ainda mais nonsense do que as religiões maioritárias. Quer-se dizer, vem uma população de uma galáxia distante, activa bombas de hidrogénio e sei lá mais quê e aqui estamos nós. É certo que não sei bem a história, mas prefiro high fantasy a sério em vez de ler disso. Falando em high-fantasy, vê-se bem qual era a actividade anterior do messias da cientologia.

De certeza? Mais non-sense do que haver um senhor lá em cima das nuvens que ouve as conversas de todos ao mesmo tempo, sabe os pensamentos de todos ao mesmo tempo e no fim recompensa-nos ou manda-nos todos para um lugar muito mau?

Não conheço essa história, mas não é fácil bater esta.
        "I started being proud of being gay, even though I wasn't." Kurt Cobain.

"Quelle est votre plus grand ambition dans la vie? Devenir immortel... et puis... mourir." À Bout de Souffle, Godard.

"One of the great tragedies of mankind is that morality has been hijacked by religion." Arthur C. Clark

Elijah Keat

• Visitante
        Sim, talvez eu tenha sido precipitado. Realmente essa é complicada de bater.  :P

Offline corema

• Membro Elite
          • Género: Feminino
          A minha opinião é: Gente Maluca!!! :)

Offline Pulse

• Membro Vintage
            • After all, losing all hope was freedom.
            De certeza? Mais non-sense do que haver um senhor lá em cima das nuvens que ouve as conversas de todos ao mesmo tempo, sabe os pensamentos de todos ao mesmo tempo e no fim recompensa-nos ou manda-nos todos para um lugar muito mau?

Não conheço essa história, mas não é fácil bater esta.

Issso é realmente algo que me espanta. Quanto à Dianética pelo menos conheces-se o autor e o seu passado e mesmo assim é um livro muito mais facilmente desacreditado do que a bíblia, embora desta pouco se saiba ao certo... Acho isto por demais curioso.  lol

And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Offline Tanya23

• *
              • Novo Membro
              Ok, eu conheço MESMO a cientologia. Já lá andei LOOOL. E digo-vos quando comecei a sentir-me mal com eles: homofobia. Somos considerados doentes e pervertidos. E acham que há cura! Sofri muito mas dentro do mau isso nem era o pior. Eram muito manipuladores e sempre a pedir dinheiro (sounds familiar?)...não vi lá nem caridade nem amor ao próximo. Esqueçam! Leiam os livros se quiserem mas não se aproximem das organizações. Os escritos contêm conceitos práticos que podem ser colhidos em tradições espirituais muito mais saudáveis: budismo p.ex. Sem falar que passam a vida a bater palmas ao retrato do L. R. Hubbard (fundador). É creepy

Ace_of_Spades

• Visitante
                Quando tomei conhecimento do que era (há uns bons anos) fiquei estupefacto. Sem comentários.

Já para não falar das inúmeras controvérsias que se ouvem por aí associadas a esta seita.

Thought

• Visitante
                  Apesar de todos as controvérsias com a religião e afins o que me desagrada no meio de isso tudo é sentir que as pessoas discriminam fortemente os seguidores da cientologia, o que

é triste, pois as pessoas deveriam saber separar as coisas

Diotima

• Visitante
                    Não gosto da cientologia pela forma como aborda questões relacionadas com as doenças mentais e com a psiquiatria. Parece-me um bando de fanáticos ignorantes. Aliás, desconfio de qualquer seita que apregoe a doença mental como um mal espiritual.
                    « Última modificação: 3 de Abril de 2013 por Diotima »

V24

• Visitante
                      O meu pai pertenceu à Cientologia durante 6 anos.
                      É uma "religião" muito homofóbica. O fundador L.R.Hubbard ensinava que os homossexuais tem uma aberração mental que leva a essa preferência e que são pessoas doentes. Imagina o que isso me causou quando comecei a descobrir-me lésbica. Quis suicidar-me e tentei uns anos depois.
                      Eles querem vender conferências e livros caríssimos nem imaginas o dinheiro que os meus pais gastaram naquilo. Até estive na sede em Inglaterra.

Só dou graças por ele se ter chateado com aquilo e afastou-se.

Kaiser

• Visitante
                        Uma seita fraudulenta que só têm interesse no dinheiro sobre um véu de "religião" que não passa de um clube de fãs de ficção cientifica que criou fanfiction aborrenta.

Quanto mais depressa desaparecerem melhor.

Offline Forbidden

• Membro Ultra
                          Tenho pessima opiniao disto, porque da a ideia de ser perigosa e manipuladora, de nao deixar as pessoas sairem de la, e de sugar o dinheiro aos crentes... na verdade isto e religiao de ricos  ::)

Offline raquelc

• *
                            • Novo Membro
                            • Trouble in Paradise
                            Não consigo ver uma única coisa boa nisto, até porque li que para entrar era necessário uns 30 mil euros ou assim... Para além de ter ideiais que eu acho absurdos.
                              I'm an alien, I'm an Englishman in New York...

V24

• Visitante
                              Não consigo ver uma única coisa boa nisto, até porque li que para entrar era necessário uns 30 mil euros ou assim... Para além de ter ideiais que eu acho absurdos.

Isso é mentira, precisas de 30000 Eur é para seres sócia vitalícia do IAS (International Association of Scientologists). Não pagas para entrares na religião em si. Claro, que eles passam a vida a tentar vender coisas e fazer lavagens cerebrais mas isso são outras histórias...

Offline raquelc

• *
                                • Novo Membro
                                • Trouble in Paradise

Isso é mentira, precisas de 30000 Eur é para seres sócia vitalícia do IAS (International Association of Scientologists). Não pagas para entrares na religião em si. Claro, que eles passam a vida a tentar vender coisas e fazer lavagens cerebrais mas isso são outras histórias...

Ahh, é isso então... De qualquer maneira, continuo a achar horrível.
                                  I'm an alien, I'm an Englishman in New York...

Offline Sandra M. Lopes

• *
                                  • Novo Membro
                                  • Género: Outro
                                  • Pessoa transgénero com um fetiche do acto de fumar
                                    • Sandra M. Lopes - Rantings from a crossdresser
                                  Sou ávida leitora de ficção científica, e, nos anos 80, quando começaram a aparecer os primeiros livros e conferências de Dianética em Portugal, achei curioso porque é que um autor de ficção científica menor (mas com muita obra publicada!) se tinha «virado» para os sistemas de auto-ajuda. Nessa altura ainda não tinha chegado a Cientologia a Portugal. A estratégia da Igreja da Cientologia passa primeiro por entrar com o sistema de auto-ajuda para recrutar suficientes interessados, e depois é que trazem a organização propriamente dita da Igreja (em Portugal, salvo erro, a sede está na Av. Almirante Reis).

Como estava curiosa, nessa altura, resolvi investigar um bocadinho. Ainda não havia Internet, mas haviam revistas... e constava que L. Rob Hubbard era um amigo próximo de Robert Heinlein, outro grande autor de ficção científica, e que ambos tinham feito uma aposta. Hubbard dizia que conseguiria criar uma religião plausível do nada, e Heinlein tentou fazer o mesmo — segundo esta teoria, o famoso livro Stranger in a Strange Land (existe em português) teria sido a tentativa de Heinlein em lançar as bases de uma nova religião, e o livro é considerado a sua obra-prima. Mas Hubbard não queria ficar-se por um livro; queria mesmo criar uma religião do nada, e desenvolveu a Cientologia a partir da Dianética.

Não se sabe se esta teoria é verdadeira. Heinlein dizia que sim, e os seus biógrafos acreditam nesta hipótese. Os actuais líderes da Cientologia claro que dizem que não é verdade. O certo é que exploraram, ao longo de meio século, os «buracos» legais nos Estados Unidos que permitem que uma religião organizada, devido à protecção da liberdade de religião, faça o que quiser — e que esteja livre de impostos! Hoje em dia, há cidades inteiras que pertencem à Cientologia — conseguiram afastar todos os não-crentes e eleger os seus próprios presidentes de câmara e juízes. É um cancro que se espalha aos poucos; a organização é riquíssima e poderosíssima, e não se pode dizer que seja propriamente um modelo de virtude.

Se os livros e conferências sobre Dianética eram «apenas» uma fraude — não muito diferentes de coisas como o Segredo e semelhantes sistemas de «afirmação positiva» de auto-ajuda — e que no fundo só enriqueciam a organização à custa de pessoas crédulas, a Cientologia, por sua vez, é algo de muito mais perigoso — organiza-se como uma mistura de seita religiosa e grupo de extorsão tipo máfia. Mas é protegida pela liberdade religiosa. Não são muito diferentes de organizações fundamentalistas islâmicas — com a diferença que usam técnicas muito mais sofisticadas de «lavagem cerebral» (que neste contexto significa convencerem as pessoas, de sua livre vontade, a fazerem coisas que lhes são prejudiciais a si e aos outros), de marketing, e de organização financeira e de lobbying junto dos governos (essencialmente para se protegerem de qualquer legislação que os venha a proibir). São poucos os países que conseguiram efectivamente expulsar a Cientologia: uma vez instalados, têm exímios advogados para se defenderem de todas as acusações criminosas. A Alemanha é um dos raros casos que conseguiu tornar a Cientologia praticamente interdita. Em Portugal têm o pleno estatuto de organização religiosa.

Para razões fundamentadas sobre as controvérsias em torno da Wikipedia, sugiro a consulta desta página: http://en.wikipedia.org/wiki/Scientology_controversies

Regra geral, desde que foram revelados os «segredos» mais mirabolantes da Cientologia, há muito mais informação disponível. No entanto, a página da Wikipedia também refere as (poucas) acções positivas da Cientologia, como as suas marchas de protesto sobre a excessiva medicação imposta por psiquiatras aos seus doentes, muitas vezes de forma desnecessária (a Cientologia opõe-se à psiquiatria em geral, porque sabe muito bem que um bom psiquiatra pode «reverter» uma lavagem cerebral feita aos seus membros!).

Também não interessa muito se a história de criação do universo da Cientologia faz qualquer sentido ou não. O que interessa, isso sim, quais são as acções de manipulação dos seus membros, e o benefício real que estes efectivamente tiram da Cientologia. Assim pode-se comparar com outras religiões.
                                    Não julgues, e não serás julgado.
                                    ---
                                    Algumas das minhas opiniões reflectem a minha filosofia de vida, que segue a orientação exposta pelo príncipe Siddharta, 2600 anos atrás.

Offline Esmékie

• *
                                    • Novo Membro
                                    Eu pouco sei, mas só sei que é hardcore. Um escritor de ficção ciêntifica que sempre foi rejeitado pela comunidade de escritores da mesma revolta-se com a vida e vai criar a sua religião. Algo como o Bender do Futurama, mas em vez de ser com "hooker's and blackjack" é com et's e o naves espaciais.
                                    Chegou ao ponto de o João Travolta fazer um filme com a história de como se dá a criação da religião Cientologia. Os outros actores conhecidos que estão dentro da religião recusaram participar no filme e talz. Coisas assim. Mas bem.

É um Estado dentro do Estado. Quase que é. Possui umas ligações estranhas a actividades ilegais e de lavagem de dinheiro. Influência e outras coisas muito obscuras. Também se fala em aspectos dignos de um regime totalitário, com direito à sua própria força militar (pelo menos foi-me dada a ideia, com base no que vi, que eles possuem uma espécie de força militarizada no seio da religião, formada por voluntários da mesma).

Coisas mesmo manhosas.

V24

• Visitante
                                      Eu pouco sei, mas só sei que é hardcore. Um escritor de ficção ciêntifica que sempre foi rejeitado pela comunidade de escritores da mesma revolta-se com a vida e vai criar a sua religião. Algo como o Bender do Futurama, mas em vez de ser com "hooker's and blackjack" é com et's e o naves espaciais.
                                      Chegou ao ponto de o João Travolta fazer um filme com a história de como se dá a criação da religião Cientologia. Os outros actores conhecidos que estão dentro da religião recusaram participar no filme e talz. Coisas assim. Mas bem.

É um Estado dentro do Estado. Quase que é. Possui umas ligações estranhas a actividades ilegais e de lavagem de dinheiro. Influência e outras coisas muito obscuras. Também se fala em aspectos dignos de um regime totalitário, com direito à sua própria força militar (pelo menos foi-me dada a ideia, com base no que vi, que eles possuem uma espécie de força militarizada no seio da religião, formada por voluntários da mesma).

Coisas mesmo manhosas.

Sabes qual é o nome do filme sobre a história de cientologia? É que em relação ao Travolta só conheço o Battlefield Earth que é a adaptação de uma obra de ficção do Hubbard.
                                      Sim é verdade a força semi militar é a Sea Org...e acredita que há histórias horríficas. Conheço o caso de uma oficial casada que eles fizeram assinar um papel (sem validade nenhuma obviamente) em que se comprometia a não engravidar para servir a organização a tempo inteiro. Adivinha o depois...deu por ela grávida e eles mandaram-na abortar. O pior? Estava tão enleada que abortou mesmo. E depois passou-se completamente com o trauma com que ficou. Horrível...

Offline Esmékie

• *
                                        • Novo Membro

Coisas mesmo manhosas.

Sabes qual é o nome do filme sobre a história de cientologia? É que em relação ao Travolta só conheço o Battlefield Earth que é a adaptação de uma obra de ficção do Hubbard.
                                        Sim é verdade a força semi militar é a Sea Org...e acredita que há histórias horríficas. Conheço o caso de uma oficial casada que eles fizeram assinar um papel (sem validade nenhuma obviamente) em que se comprometia a não engravidar para servir a organização a tempo inteiro. Adivinha o depois...deu por ela grávida e eles mandaram-na abortar. O pior? Estava tão enleada que abortou mesmo. E depois passou-se completamente com o trauma com que ficou. Horrível...

Supostamente é esse. É suposto ser essa a raça que tem algo a ver com a mitologia da cientologia. Mas não tenho certezas de nada, era algo muito falado pelo ar.
                                        É isso mesmo. Já tinha visto cartazes, e pareciam pessoal de algum tipo de Marinha. Coisa marada. Um Estado dentro de um Estado. Há sempre algum tipo de actividade ilegal ligada a essa malta da cientologia. Por norma costuma ser questões fiscais e de abusos de pessoas. Pelo menos é o que eu costumo reparar mais, e tomar conhecimento.

PS: Também houve uns problemas quaisquer marados com o Tom Cruise e a mulher, Katie Holmes, os filhos de ambos e a cientologia. Coisas manhosas.
                                        Tudo isto é manhoso. Caso não tenham reparado ainda. xD

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          112 Respostas
                                          15088 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Novembro de 2015
                                          por origo
                                          7 Respostas
                                          2695 Visualizações
                                          Última mensagem 7 de Outubro de 2013
                                          por Diotima
                                          7 Respostas
                                          3155 Visualizações
                                          Última mensagem 24 de Abril de 2010
                                          por Soueu20
                                          14 Respostas
                                          2529 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Novembro de 2016
                                          por Andy 8
                                          15 Respostas
                                          2384 Visualizações
                                          Última mensagem 19 de Novembro de 2015
                                          por MoonRising