rede ex aequo

Olá Visitante20.ago.2019, 10:40:43

Sondagem

Como avaliam no geral os transportes públicos em Cascais?

Excelentes
1 (5.3%)
Bons
4 (21.1%)
Razoáveis
12 (63.2%)
Maus
1 (5.3%)
Péssimos
1 (5.3%)

Votos totais: 15

Autor Tópico: Transportes Públicos de Cascais  (Lida 4194 vezes)

Transportes Públicos de Cascais

Offline blueboy

• Associad@
  • Membro Vintage
  • Género: Masculino
  • Smile!
Olá pessoal!

Gostava de saber qual a vossa opinião em relação aos transportes públicos oferecidos na nossa região. No geral o que acham? E em específico? gostam mais do autocarro, do comboio, do táxi?

Acham que o serviço é suficiente, está bem adaptado à população, tens boas condições?

E quais utilizam mais? E para ir às reuniões, quais os transportes que aconselham?

Depois venho cá dar a minha opinião ;)

Ainulindalë

Offline tal-go

• Membro Ultra
    • Um sonho...o Mundo.
    Autocarro
    Scotturb
    Tarifas elevadas quando comparadas com o nível de serviço. A sua rede assenta, em boa parte, na herança da Rodoviária Nacional que era uma rede adaptada às necessidades dos anos 80 do século passado. Felizmente a sua frota é jovem e com alguns carros adaptados a pessoas de mobilidade reduzida. O grande desafio da empresa é criar uma rede mais dinâmica e adequada às necessidades tendo em conta a existência do caminho de ferro com o qual se deveriam estabelecer alguns serviços específicos.

Comboio
    CP
    Tarifas adequadas ao tipo de serviço e com uma boa frequência.
    Quanto a estes pouco há apontar tirando o facto de, devido à obsolescência do material, serem suprimidos alguns comboios São Pedro-Lisboa e aos fins de semana não ser estabelecida ligação à linha de Cintura, na estação de Alcântara, tal como nos dias úteis.

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
      • Membro Vintage
      Autocarro
      Scotturb
      Tarifas elevadas quando comparadas com o nível de serviço. A sua rede assenta, em boa parte, na herança da Rodoviária Nacional que era uma rede adaptada às necessidades dos anos 80 do século passado. Felizmente a sua frota é jovem e com alguns carros adaptados a pessoas de mobilidade reduzida. O grande desafio da empresa é criar uma rede mais dinâmica e adequada às necessidades tendo em conta a existência do caminho de ferro com o qual se deveriam estabelecer alguns serviços específicos.
      O que é especificamente uma rede mais dinâmica?

Comboio
      CP
      Quanto a estes pouco há apontar tirando o facto de, devido à obsolescência do material, serem suprimidos alguns comboios São Pedro-Lisboa e aos fins de semana não ser estabelecida ligação à linha de Cintura, na estação de Alcântara, tal como nos dias úteis.
      É caro. O bilhete Cais do Sodré-Cascais é caro, não me contem histórias :-\

E aqueles 40 minutos no Inverno, de noite, aos feriados e aos fins-de-semana matam qualquer pessoa [smiley=morto.gif]

Offline WishLight

• Membro Elite
        • Go Hard Or Go Home

Comboio
        CP
        É caro. O bilhete Cais do Sodré-Cascais é caro, não me contem histórias :-\

E aqueles 40 minutos no Inverno, de noite, aos feriados e aos fins-de-semana matam qualquer pessoa [smiley=morto.gif]

Concordo com tudo que foi aqui dito.

E até acrescento mais, o que o thwRoyalSizeCX acabou de dizer explica porque muitas pessoas poderiam ir mais vezes a Cascais,eu incluído, e não vão.
          I know you want me, but that's a no.

Offline tal-go

• Membro Ultra
          • Um sonho...o Mundo.
          25 kms vencidos em 40 minutos (velocidade média de 38 km/h), com ambiente climatizado e bancos confortáveis, regularidade próxima dos 100% e pontualidade acima dos 90% com um simbólico (sim, os preços dos Urbanos são meramente simbólicos) preço de 1,70 euros é, na tua opinião, caro?

Haviam de ver então os preços praticados no resto da rede  :o

Compara com o serviço prestado pela Scotturb/Vimeca onde a mínima tarifa de bordo são 1,90 euros em percursos até 5 km.
          A Carris tem uma tarifa de bordo de 1,40 euros (qualquer origem/destino da rede) e um serviço, pelas suas características, mais lento e com indicadores de regularidade e pontualidade piores.
          De Lisboa ao Barreiro (10 km) paga-se, por um serviço em tudo idêntico ao do da CP, 1,70 euros.

Como tu dizes, não me contem histórias :P, o serviço Urbano da CP é aquele que, em Portugal, opera com os mais baixos preços por quilómetro e oferece a melhor relação qualidade/preço. Olha ires de Cascais a Vila Franca de Xira por 2,20 euros  [smiley=preocupado.gif]. Então não é bom?

Offline PedroSilvaa

• Membro Elite
            • A vida tem a cor que tu quiseres pint@r!
              • Facebook
            O comboio crer ser muito acessivel mas apenas nos dias uteis! Quanto aos autocarros, acho que os percursos versus horarios estao um pouco mal definidos de acordo com as necessidades dos utentes! Eu por exemplo vi-me obrigado a ter carro caso contrario sempre que fosse ou chegasse de casa, teria de sair mto tempo mais cedo de casa...
              Pedro Silv@

>>> A vida tem a cor que tu quiseres pint@r! <<<

Offline dandy

• Membro Sénior
                • journal of a dandelion
              O buscas é óptimo, no entanto lol
                "To live is to sing."

http://dandydandelion.livejournal.com/  ->  'Videodump 02'

Offline timmy

• Membro Vintage
                Eu acho que alguns dos serviços de transporte público são caros.

O comboio está acessível, mas o autocarro é caro

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
                  • Membro Vintage
                  25 kms vencidos em 40 minutos (velocidade média de 38 km/h), com ambiente climatizado e bancos confortáveis, regularidade próxima dos 100% e pontualidade acima dos 90% com um simbólico (sim, os preços dos Urbanos são meramente simbólicos) preço de 1,70 euros é, na tua opinião, caro?

Haviam de ver então os preços praticados no resto da rede  :o

Compara com o serviço prestado pela Scotturb/Vimeca onde a mínima tarifa de bordo são 1,90 euros em percursos até 5 km.
                  A Carris tem uma tarifa de bordo de 1,40 euros (qualquer origem/destino da rede) e um serviço, pelas suas características, mais lento e com indicadores de regularidade e pontualidade piores.
                  De Lisboa ao Barreiro (10 km) paga-se, por um serviço em tudo idêntico ao do da CP, 1,70 euros.

Como tu dizes, não me contem histórias :P, o serviço Urbano da CP é aquele que, em Portugal, opera com os mais baixos preços por quilómetro e oferece a melhor relação qualidade/preço. Olha ires de Cascais a Vila Franca de Xira por 2,20 euros  [smiley=preocupado.gif]. Então não é bom?

Sim, acho caro. E não tenho de comparar com outros serviços, o serviço que conheço é aquele do qual preciso, e é esse que me interessa e é a esse que tenho de ligar e de exigir um custo razoável. Acho caro que uma viagem de ida e volta de Cascais-Lisboa seja de 680 escudos, tipo, é bué -_- e pus em escudos para terem mesmo a noção da quantia.

Os bancos já não são assim tão confortáveis, os comboios já não são assim tão recentes, queres comparar? Então vamos aos sub-urbanos do Porto. Os comboios de Cascais ultimamente têm abanado que se farta, LOL.

Se calhar com o melhoramento/actualização da linha poderíamos pôr a viagem mais curta até.

E se acho este percurso caro, obviamente que a ScottUrb é um ultraje, uma afronta, um escândalo, por isso nem comentei atrás, Lol.

Offline tal-go

• Membro Ultra
                    • Um sonho...o Mundo.
                    Em qualquer situação, seja o que for, é conveniente perceber o que se passa à volta para não cairmos no erro de fazer pedidos insustentáveis ou afastados da realidade.
                    Se me quiseres falar de comboios caros, podes falar da combinação de comboios Regional e/ou InterRegional cujos preços não têm parado de aumentar nos últimos anos, em virtude de pequenos artifícios utilizados pela CP no cálculo das viagens, o oposto do que se passa na CP Lisboa onde quanto mais se anda mais barato fica o quilómetro percorrido (caso Cascais-Lisboa vs. Cascais-Vila Franca de Xira já comentado).

Com saudades do tempo do escudo? Vamos então voltar para trás 11 anos e deparamo-nos com a a mesma viagem de ida e volta custar 400 escudos (1,99 euros).  Ainda não dobrou o preço!
                    Convém lembrar que 1,70 é o preço mais caro a pagar. Com um bilhete de 10 viagens, cada viagem fica por 1,53 euros. Valores mais baixos são ainda conseguidos com assinaturas de 30 dias ou passes mensais.

Por outro lado, a mesma de viagem de automóvel tem o preço de 10 euros. Nem que o automóvel vá com 5 pessoas, o preço da viagem fica mais baixo do que o do comboio.

Conclusão: oferecendo as actuais condições e tempos de viagem, não vejo muita margem de manobra para que desçam os preços. Aliás, são inéditos os casos em que a CP revê os preços para baixo: foi em Beja cujos Intercidades passaram de 15 euros para 11,50 euros há quatro anos e ainda não subiram o preço; foi no Algarve, Vouga e Douro cujo material circulante é comercialmente desajustado às novas realidades, tendo sido criada uma forma de compensar os clientes por aturarem os comboios pouco modernos.

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
                      • Membro Vintage
                      Não estou com saüdades do escudo :) Apenas acho que a viagem é cara e utilizei o escudo como referência mais visível para se compreender o preço. A viagem Cascais-Lisboa é cara. Não é barata, nem razoável, nem mũito cara, é apenas cara ;)

Offline tal-go

• Membro Ultra
                        • Um sonho...o Mundo.
                        Autocarro
                        Scotturb
                        O que é especificamente uma rede mais dinâmica?

Não tinha visto esta pergunta...sorry!
                        Rede dinâmica é uma rede que optimiza os recursos da empresa oferecendo um conjunto de carreiras mais frequentes e em oferta combinada umas com as outras, i.é. com um baixo grau de sobreposição. Ou seja, o número de transbordos pode aumentar em virtude da diminuição dos trajectos, mas em contrapartida cada paragem da rede contará com um maior número de veículos.

Um exemplo, o eixo Belém-Ajuda assegurado pela Carris cujas vias de acesso utilizadas eram a Calçada do Galvão (a Poente) e a Calçada da Ajuda (a Nascente).
                        até 2006:
                        27 Belém-Calçada do Galvão-Ajuda (18 a 18 minutos) procedente de: Ap.Areeiro-Lapa-Alcântara
                        73 Belém-Calçada da Ajuda-Ajuda (30 a 30 minutos)
                        29 Belém-Calçada da Ajuda-Calçada do Galvão-Ajuda (19 a 19 minutos) com destino a: Benfica-Pontinha
                        14 Belém-Calçada da Ajuda-Ajuda (18 a 18 minutos) procedente de: Baixa-Alcântara com destino a: Carnaxide
                        desde 2006, com a Rede 7
                        729 Belém-Calçada da Ajuda-Ajuda (12 a 12 minutos) com destino a: Benfica-Pontinha
                        727 Belém-Calçada do Galvão-Ajuda (11 a 11 minutos) procedente de: Est.R.Areeiro-Santos-Alcântara

Apesar do número de viagens directas e o grau de sobreposição terem diminuído, ganharam-se duas carreiras mais rápidas, lineares e com intervalos de passagem mais curtos. Como transbordos sempre existiram em qualquer rede, isto beneficia todos aqueles que o têm de fazer por esperarem menos tempo pelo novo transporte como todos aqueles cuja origem e destino se encontram na mesma nova carreira que se tornou mais linear e fluida.

Offline tal-go

• Membro Ultra
                          • Um sonho...o Mundo.
                          M-E-D-O
                          Responder
                          Já a concessão das linhas suburbanas (com a de Cascais à cabeça por estar desligada do resto da rede) pode ser um negócio interessante para os privados desde que sujeitos a um contrato idêntico ao da Fertagus no eixo Norte-Sul.
                          (...)
                          De qualquer modo, e tendo os suburbanos preços subsidiados que não reflectem os custos, qualquer contratualização exigiria sempre o dispêndio de dinheiros públicos.
                          In Publico

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                            Cascais

Iniciado por lost_lightning « 1 2 ... 15 16 » Cascais

317 Respostas
                            70988 Visualizações
                            Última mensagem 1 de Fevereiro de 2012
                            por Alexandre Teixeira
                            2 Respostas
                            2053 Visualizações
                            Última mensagem 19 de Março de 2011
                            por ricardom
                            0 Respostas
                            1684 Visualizações
                            Última mensagem 25 de Maio de 2011
                            por τοRoyalSizeΚΞ