rede ex aequo

Olá Visitante22.set.2019, 19:20:55

Autor Tópico: Ensino Superior - Que universidade e curso escolho?  (Lida 11162 vezes)

Que faculdade escolher?

Offline daemon

• Membro Sénior
  • Género: Feminino
Universidade de Coimbra. A mais cotada internacionalmente.
    कर्म Toda a acção provoca uma reacção equivalente no sentido inverso

Que faculdade escolher?

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
    • Género: Masculino
    • bang bang, I shot you down!
    Não se pode associar a escolha da faculdade a rankings genéricos.
    Exemplo: Coimbra é, pelo que li num post anterior, a universidade portuguesa melhor cotada em termos internacionais. Mas isso deve-se às publicações e descobertas científicas da área X e Y, que suponho que sejam direitos e medicinas.

Agora se querem, por exemplo, Economia ou Gestão, Coimbra não é minimamente reconhecida, senão regionalmente. Nestas 2 áreas tens rankings e acreditações específicas, leia-se Financial Times, EQUIS, AMBA entre outras. Se formos a avaliar nestas áreas, tens Nova e Católica como boas escolhas.

Por fim, convém que caso baseiem a escolha da universidade em rankings, escolham aqueles que são internacionalmente reconhecidos, de modo a minimizarem futuras desilusões com questões de qualidade e prestígio.

With my feet on the air and my head on the ground

Que faculdade escolher?

Agamemnon

• Visitante
      Exemplo: Coimbra é, pelo que li num post anterior, a universidade portuguesa melhor cotada em termos internacionais. Mas isso deve-se às publicações e descobertas científicas da área X e Y, que suponho que sejam direitos e medicinas.

Agora se querem, por exemplo, Economia ou Gestão, Coimbra não é minimamente reconhecida, senão regionalmente. Nestas 2 áreas tens rankings e acreditações específicas, leia-se Financial Times, EQUIS, AMBA entre outras. Se formos a avaliar nestas áreas, tens Nova e Católica como boas escolhas.

Por fim, convém que caso baseiem a escolha da universidade em rankings, escolham aqueles que são internacionalmente reconhecidos, de modo a minimizarem futuras desilusões com questões de qualidade e prestígio.

Os rankings têm de ser avaliados um a um. Repara nos de economia que falaste. Se tiveres uma faculdade com uma excelente tradição de economia portuguesa, não vais ter muitas publicações internacionais... Mas isso não quer dizer que os professores, ao nível de licenciatura, não sejam óptimos.

Eu acho que se tiverem uma faculdade pública próxima de casa, usem essa. A diferença entre elas não é minimamente relevante. São todas fracas.

Oh pah! Qual é a tua de não incluíres a FEP? :P >:( Não reconheço nenhuma superioridade à Católica ou à Nova...

Que faculdade escolher?

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
        • bang bang, I shot you down!

Os rankings têm de ser avaliados um a um. Repara nos de economia que falaste. Se tiveres uma faculdade com uma excelente tradição de economia portuguesa, não vais ter muitas publicações internacionais... Mas isso não quer dizer que os professores, ao nível de licenciatura, não sejam óptimos.

Eu acho que se tiverem uma faculdade pública próxima de casa, usem essa. A diferença entre elas não é minimamente relevante. São todas fracas.

Oh pah! Qual é a tua de não incluíres a FEP? :P >:( Não reconheço nenhuma superioridade à Católica ou à Nova...

Gostamos de nos picar gostamos.. I like that  :)

De modo a dar resposta ao menino, vamos inventar a seguinte historieta. :P
        Tu és de Freixo de Espada à Cinta e o teu sonho é trabalhar na área de economia agrícola da Câmara Municipal da tua bela terra. Uma boa opção é ires para a Universidade de Freixo, tiras o curso lá escolhendo as belas das cadeiras de Economia do tomate, Métodos de previsão da chuva ou Marketing da batata, fazes uma tese sobre o pricing de derivados agrícolas e, porque te especializaste em economia e até fizeste vários trabalhos aplicados à região, revelas um know-how adequado à função e és logo convidado!
        Agora vamos supor que, no meu caso, curtia bué mercados financeiros e ir trabalhar para Londres. Epah, convinha escolher uma universidade que além de ter cadeiras especializadas na área, também as leccionasse numa perspectiva internacional e não unicamente local. Além disso, teria vantagem se fossem leccionadas em inglês para me familiarizar de imediato com os termos técnicos e já agora, que fosse uma universidade de elevado rigor e exigência tanto em termos de conhecimento técnico como em soft-skills, para eu poder dar cabo dos hong-kongs que concorrem comigo no processo de entrevistas e, bem como para maximizar a probabilidade de eu apresentar o perfil requerido por estas empresas.
        Uhm… será que Freixo é uma boa escolha? Uhm… fazendo um benchmarking pela net, apercebi-me que as características que procuro só existem em 1 ou 2 universidades do país (ou pelo menos só 1 ou 2 as transmitem de modo transparente). Uhm.. então esqueço Freixo e vou pra 1 das 2 que vi que se adequam. Great!
        Uns anos mais tarde, tu vais pra CM de Freixo todo contente e eu vou pra Goldman Sachs também todo contente, e vivemos felizes para sempre.

Isto tudo para dizer que a escolha da universidade implica que uma pessoa tenha uma noção o mais clara possível daquilo que o mercado de trabalho aprecia. E umas universidades oferecem a formação que nos permite desenvolver o conhecimento e as capacidades exigidas para um elevado número de áreas/empresas, outras não nos preparam tão bem (reduzindo, à priori, o nosso leque de possibilidades) e outras nem sequer nos preparam.

Os rankings têm de ser avaliados um a um. Repara nos de economia que falaste.

Eu não falei em "rankings"; apenas referi um que é o do FT. Tudo o resto são acreditações.
        Numa acreditação, vai um comitézinho avaliar a faculdade, olhando tanto para aspectos facilmente quantificáveis (#papers publicados; % de alunos estrangeiros, salário médio à saída do curso, etc) como qualitativos (assistem a aulas, entrevistam professores, alunos, empresas recrutadoras, etc) e no final ora te dão um selo a dizer que estás ao nível dos critérios exigidos por eles ou não.
        Por outro lado, um ranking olha-te unicamente para aspectos quantitativos, avaliando tipicamente os qualitativos com base no número de acreditações que possui.

Se tiveres uma faculdade com uma excelente tradição de economia portuguesa, não vais ter muitas publicações internacionais... Mas isso não quer dizer que os professores, ao nível de licenciatura, não sejam óptimos.

Vamos alterar a nossa historieta e supor que o teu sonho deixa de ser a Câmara de Freixo de Espada à Cinta e passa para o Banco de Portugal. Ora Portugal… pequena economia aberta… tinhas de perceber em grande escala de políticas monetária e fiscal europeias e da sua interacção com a Norte Americana… meaning, as grandes bases acabariam sempre por ser internacionais.
        Em cima disso, podes publicar papers sobre economia portuguesa em jornais internacionais. Até porque são pouquíssimos os jornais portugueses.

Optei por escolher universidades diferentes para licenciatura e mestrado, ambas em Lisboa e, no entanto, a minha hometown é 200 e tal kms a Norte. Em cima disso ainda fiz Erasmus.
        Das 3 faculdades, não tive nenhuma má experiência, nem as considero fracas. Mas tu pelos vistos tens... 
        Será dessa coisa chamada FEP, que eu nem sei bem o que isso é?  :P

Por fim, não me revejo minimamente nesse argumento de ficar in-the-zone. Se continuasse em Aveiro, com a comidinha da mãmã e café diário com os amigos que conheço de há mais de 10 anos, dificilmente teria uma experiência pessoal tão vasta como a que tive vindo para Lx. Não por ser Lx, mas por conhecer pessoal novo e ser submetido a uma realidade diferente.
          With my feet on the air and my head on the ground

Que faculdade escolher?

Offline Joker

• Membro Elite
          simples: na area de economia/gestao, FCEE da Universidade Catolica Portugesa. na área de engenharia: Instituto Superior Técnico.

nas outras áreas nao sei quais serao as melhores, nessas áreas, essas referidas acima são do melhor que se faz em portugal.
            That's all.

Que faculdade escolher?

Agamemnon

• Visitante
            Johny a tua historieta tem muito wishful thinking... Eu disse que é melhor não sair de perto de casa porque fica mais barato e as diferenças de qualidade não são nada assinaláveis... Tirares economia na Nova no Minho ou em Coimbra... É igual! Claro que se tiveres dinheiro e te apetecer ir morar para outra cidade... Óptimo! ;)

Essa tua historieta da Goldman Sachs lol Achas que no Minho ou em Coimbra não tens professores de licenciatura ao mesmo nível de uma lisboeta? Claro que tens! Eu na minha aprendi os modelos de crise cambial com um dos principais investigadores do FMI sobre o tema. :P ::)

Eu quando falei em economia portuguesa estava a pensar num professor meu, especificamente, que é um génio e que investiga sobre a história da economia portuguesa. Ele publica imenso, alguma coisa internacional, mas como deves entender, a compreensão macroeconómica da fase de industrialização introvertida do Estado Novo não interessa muito ao Quarterly Journal of Economics. :P Mas em Portugal isso deve ser muito valorizado.

Não tenho nenhuma má experiência! Apenas do que conheço das lisboetas não lhes diagnostico nenhuma superioridade científica que justificasse uma mudança de faculdade. Just that! ;)

Uma simples orientação

Offline klaeman

• Membro Total
              Bem sou aluno do 10º ano e estou a seguir o curso de ciências e tecnologias ( um erro que estou arrependido) e estou a pensar mudar no fim do ano ( como todos da minha turma vao fazer) sem que vou perder um ano mas prefiro perder um ano e fazer o resto tudo bem do que tar no mesmo curso e "aqueçer o banco" como se custuma dizer.

Isto para, como estou um bocado "sem saber por onde virar" queria saber a vossa opiniao de outros cursos que voces seguiram e agora estao bastante bem na vida, o que se pode ser seguindo esse curso etc.... Segui este curso pq foi influencidado diziam-me "vais te safar bem" "e a tua vida" etc.. sim podia me safar mas digamos que isto e tipo um barco em que, quem esta na agua foi... eu digamos tou a ser afogado com pesos nos pes para nao me deixarem vir ao de cima..

Lembram-se daqueles testes do 9º ano que orientavam para curso iam? LOl a unica coisa de jeito que tinha era raciocinio Lógico que era 82 de 0 a 100 o resto 10,20 ( sim considero-me burro) e pensei na altura "eu vou me queimar em ciencias e tecnologias" diziam que nao, tava preparado e pareçe que tenho razao :)

por isso gostava que dizessem cursos que seguiram etc ha menos artes ( nao desenho nada xD) e humanindades ( linguas nao e mt o meu forte)

Uma simples orientação

Offline Catatua

• **
                • Membro Júnior
                Já pensaste na vertente técnico-profissional?

Já terminei a faculdade há uns bons anos por isso não sei como se organizam agora, mas tens áreas como a electrotecnia, a construção civil, desporto, etc. Depende um bocado dos teus gostos mas tenho experiência de jovens que conheço que não se aguentavam no programa "geral" e entraram por exemplo a electrotecnia, a matéria chega a ser muito parecida mas como é virada para a área onde estão, a aplicabilidade facilita a aprendizagem.

Fazes bem em mudar de ciências, sinceramente não tens grandes cursos nessa área que te garantam emprego... gestão é uma área com boa empregabilidade se fores bom aluno, mas tens de ser bom a matemática.

Se tens bom raciocínio lógico e não és tão bom a matemática pondera construção civil ou electrotecnia.

Uma simples orientação

Offline klaeman

• Membro Total
                  sim electrónica gosto bastante por acaso :), quanto a dizeres ciências nao tem grandes cursos nessa aréa... penso que podes tar um pouco enganado... Se seguires ciências e tecnologias podes praticamente ser tudo ( medico,engenheiro em diversas áreas etc) sim e díficil arranjar emprego em portugal ainda por cima como isto anda mas digamos e a área que da mais dinheiro...

Pelo menos foi assim que me ensinaram :)

Uma simples orientação

Offline berentasartir

• *
                    • Novo Membro
                    Eu nunca fui bom aluno a matemática, mas curiosamente a biologias e químicas eu até tinha queda para aquilo! Meti-me lá e depois saí, logo no primeiro período para Humanidades, na altura chamava-se assim! As línguas, à excepção do português, também não eram o meu forte, mas arrisquei e lá fui! Depois há algumas áreas que podes optar que não envolvam línguas: Direito, Sociologia, Psicologia... Podem até ter livros de outras línguas, mas não acredito que isso constitua a regra! Mas és tu que tens que decidir o queres fazer da vida e se queres um conselho? Pensa nisso o quanto antes, pois daqui a nada estás na faculdade! =)
                      "Quando eu morrer, quero ser cremado...não, que eu não gosto de creme...quero ser achocolatado...!" by Magda, Sai de Baixo

Uma simples orientação

Offline Sharingan

• Membro Total
                      • Step by Step we all fall down... Like toy soldiers
                      Acho que aqui a pergunta é...

O que gostas de fazer?

Uma simples orientação

Offline Boni

• Membro Ultra
                        • Xiii, O bar da praia tá demais mano!

O que gostas de fazer?

:up :up :up :up, apesar de isso ser um pouco relativo quando se escolhe um futuro professional... :-\
                          "Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe"

Uma simples orientação

Offline klaeman

• Membro Total

O que gostas de fazer?

Isso e uma pergunta dificil para mim xD gosto de electronica, robotica, Biomedica( meu sonho que gostava de seguir mas nao tenho qualificações), informatica, talvez gestao etc

Ensino superior - Para onde vai o pessoal?

Offline Flanc

• Membro Total
                              • facebook
                            Não sei se isto devia de estar aqui ou em Apoio não-LGBT , se estiver no posto errado então por favor mudem-no ><

Ok, como terminei o 12º e vou para a universidade, fiquei um pouco confuso quanto à universidade para onde devia de ir. Visto que a minha cidade apenas tem o Instituto politécnico de tomar e lá não há psicologia, sou obrigado a sair da minha terra natal, o problema é que até há pouco tempo tinha muitas duvidas e pouca informação, tive a sorte de um amigo ter-me dado alguns conselhos e directrizes. Agora sei que quero mesmo muito ir para Coimbra, e até então não tinha nenhuma ideia formada...

Então pensei "porque não fazer um post no forum sobre este tema?" e bom...aqui está XD

Ponham as vossas duvidas quasse estejam confusos
                            ou
                            ponham alguns conselhos caso estejam na universidade!
                            « Última modificação: 4 de Agosto de 2011 por Flanc »

Ensino Superior - Que universidade e curso escolho?

Offline paxaetherna

• Membro Total
                              Precisava de uma pequena orientação, pelo que se me puderem ajudar, agradecia:
                              Estou já há dois anos num curso superior na área da engenharia, mas o curso não está a corresponder ao que eu inicialmente esperava, e não estou a conseguir acompanhar as matérias das matemáticas, físicas e químicas. Essencialmente estou muito desmotivado e sem objectivos a perseguir, pelo que ponho em causa se este será o curso certo para mim porque, de facto, e hoje compreendo, fui-me meter num curso de engenharia que é basicamente só matemáticas, físicas e químicas, não tendo eu jeito nenhum para essas coisas e também não gosto assim tanto. Já ponderei mudar de curso, para a área das línguas (totalmente oposto, mas enfim) mas acho que é deitar dois anos para o lixo. Nunca me integrei no curso nem fiz amizades pelo que a situação está complicada. Eu não consigo mesmo estudar isto. Mas por outro lado as engenharias ainda dão algum emprego e se seu desistir agora deito os últimos dois anos para o lixo e lanço-me noutro curso ainda pior em termos de empregabilidade. Não sei mesmo o que fazer, porque também ainda não encontrei uma coisa que gostasse realmente de fazer, o problema é que gosto um pouco de tudo: um pouco de ciências, um pouco de humanidades e um pouco de artes. Já tive anteriormente, quando era mais novo, a panca da geografia, depois a da biologia e agora  a da linguística. Help!
                                "No one wants to see the mysteries behind the man" or is it "No one wants to see the man behind the mysteries"?

Offline TiagoJ

• Membro Elite
                                • make a U turn
                                Precisava de uma pequena orientação, pelo que se me puderem ajudar, agradecia:
                                Estou já há dois anos num curso superior na área da engenharia, mas o curso não está a corresponder ao que eu inicialmente esperava, e não estou a conseguir acompanhar as matérias das matemáticas, físicas e químicas. Essencialmente estou muito desmotivado e sem objectivos a perseguir, pelo que ponho em causa se este será o curso certo para mim porque, de facto, e hoje compreendo, fui-me meter num curso de engenharia que é basicamente só matemáticas, físicas e químicas, não tendo eu jeito nenhum para essas coisas e também não gosto assim tanto. Já ponderei mudar de curso, para a área das línguas (totalmente oposto, mas enfim) mas acho que é deitar dois anos para o lixo. Nunca me integrei no curso nem fiz amizades pelo que a situação está complicada. Eu não consigo mesmo estudar isto. Mas por outro lado as engenharias ainda dão algum emprego e se seu desistir agora deito os últimos dois anos para o lixo e lanço-me noutro curso ainda pior em termos de empregabilidade. Não sei mesmo o que fazer, porque também ainda não encontrei uma coisa que gostasse realmente de fazer, o problema é que gosto um pouco de tudo: um pouco de ciências, um pouco de humanidades e um pouco de artes. Já tive anteriormente, quando era mais novo, a panca da geografia, depois a da biologia e agora  a da linguística. Help!

Acho que a frustração de que falas acaba por surgir em qualquer curso de engenharia... Os dois primeiros anos são para esquecer, em termos de trabalho e ensino (cuja aprendizagem dificilmente utilizarás mais tarde). Só por volta do 3º ano ou até mesmo no 4º é que os conteúdos leccionados vão de encontro ao que se espera para o curso. Mas até se entrar nessa fase, custa. Muito. Detestei a maioria das cadeiras no 1º ou 2º ano por não me dizerem nada, por me sentir em 'morte cerebral' durante algumas aulas ou por não ver a sua utilidade prática. Mas agora vejo as coisas de maneira diferente, e sinto-me muito mais enquadrado e focado. Acho que se resume tudo a um processo de adaptação e incentivo, que mais tarde ou mais cedo acaba por aparecer. ;)

Quanto às amizades, num curso superior acho que são essenciais. Não digo conhecer ou simpatizar com toda a gente, mas ter um grupo mais pequeno em quem possas confiar seja para o que for. No meu caso isto passa-se com 3 pessoas. Infelizmente (ou felizmente) não conseguimos socializar com todas as pessoas, e com o passar dos anos e a pressão da competitividade a aumentar, isso torna-se cada vez mais marcante. Mas tenta associar amizade, trabalho, espírito de equipa e de diversão com um grupo. Vai ajudar-te dentro e fora da faculdade, seja em momentos de estudo ou de lazer. :P

Não conheço todas as modalidades que existem para se fazer uma mudança de percurso no Ensino Superior. No entanto, e como referiste que não gostarias de desperdiçar os últimos anos, lembro-me de algumas pessoas que 'congelaram' a matrícula e mudaram de curso. Se algum dia lhes apetecer voltar ou não gostarem da sua nova opção de vida, poderiam sempre regressar sem prejuízo de perder anos, cadeiras ou créditos.

Não sei se era o que esperavas ler, mas tentei cobrir os assuntos que me pareceram mais relevantes. Cheers!
                                  touching the edge of space, the edge of heaven, the edge of dreams...

Offline Spektrum

• Membro Elite
                                  • Género: Feminino
                                  • [P]oiesis.
                                  Eu estou indecisa entre Enfermagem e Desporto. Alguém que tenha frequentado um dos cursos me pode dar uma opinião sobre os mesmos?
                                    “Always be a poet, even in prose.”
                                    ― Charles Baudelaire

Unknown93

• Visitante
                                    Eu estou indecisa entre Enfermagem e Desporto. Alguém que tenha frequentado um dos cursos me pode dar uma opinião sobre os mesmos?

Olha eu há cerca de dois anos. Depois acabei por vir para um que não tem nada a ver com nenhum dos dois  lol

Um conselho: escolhe aquele que achas que vais gostar mais de estudar e, mais importante, que te dê um emprego que te dê prazer exercer. Caga se é bem ou mal renumerado ou se há muito desemprego na área, porque em alguns anos tudo pode mudar e vai depender sempre muito mais de ti. Vai pelo que gostas. É só um conselho ;)
                                    « Última modificação: 22 de Maio de 2012 por Unknown93 »

Diotima

• Visitante
                                      Alguém que frequente a Universidade Aberta? Eu explico a minha situação: já tirei um curso superior e gostava de tirar outro mas neste momento vivo longe dos grandes centros. Também não gosto dos cursos do politécnico mais próximo que fica na minha capital de distrito. Como tal, a Universidade Aberta parece-me ser a melhor opção.
                                      « Última modificação: 13 de Agosto de 2013 por Diotima »

V24

• Visitante
                                        Alguém que frequente a Universidade Aberta? Eu explico a minha situação: já tirei um curso superior e gostava de tirar outro mas neste momento vivo longe dos grandes centros. Também não gosto dos cursos do politécnico mais próximo que fica na minha capital de distrito. Como tal, a Universidade Aberta parece-me ser a melhor opção.

Frequentar não...mas já estudei por manuais da Univ Aberta que me foram recomendados por profs na Nova e eram de excelente qualidade.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          Ensino Superior em Lisboa

Iniciado por Joao :) « 1 2 ... 241 242 » Lisboa

4826 Respostas
                                          499450 Visualizações
                                          Última mensagem 4 de Fevereiro de 2018
                                          por Andy 8
                                          Ensino Superior Viseu

Iniciado por petrakant « 1 2 3 » Viseu

58 Respostas
                                          23411 Visualizações
                                          Última mensagem 30 de Julho de 2013
                                          por Spektrum
                                          669 Respostas
                                          81045 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Abril
                                          por MónicaF
                                          5 Respostas
                                          1894 Visualizações
                                          Última mensagem 27 de Outubro de 2014
                                          por S from Small