rede ex aequo

Olá Visitante24.ago.2019, 10:46:34

Autor Tópico: Braga: bom "versus" mau  (Lida 46602 vezes)

Re:Braga: bom "versus" mau

Offline CRIZY

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
  • VITORIA O MUERTE

Xiiiii.... Cónego, não tornes a acordar a fera!

Já és o terceiro a mandar a mesma boca.

Qualquer dia ainda vamos ser todos corridos daki...

"oops i did it again"
la dizia um amigo meu... o associativismo em portugal é uma anedota...
vejam se nao se magoam a dar de frosques...

Offline noitidartnoK

• Associad@
    • Membro Ultra
      • dezanove - notícias e cultura LGBT em português
    la dizia um amigo meu... o associativismo em portugal é uma anedota...

Não acho que o associativismo seja uma anedota... há é que acreditar nos projectos em que se está e que podemos contribuir de forma positiva para os mesmos. Já participei em várias associações e depende dos objectivos de cada uma. Uma associação de estudantes tem objectivos muito diferentes de uma associação de jovens LGBT.
    Abraços

dezanove - notícias e cultura LGBT em português

CONEGO_MELGA

• Visitante
      BOM: Proposta de entrada pró patronado do grupo de Braga do nosssso i muiii krido Tarekito :) :D :)

MAU: Proposta de demissão da minha persona :o :-X

Offline noitidartnoK

• Associad@
        • Membro Ultra
        BOM: Acho bom o trek entrar para o grupo como moderador, aliás já se tinha falado nisso. Tudo a seu tempo.

MAU 1: Não acho que queiras abandonar o grupo, nem como brincadeira.

MAU 2: Nenhum comentário à actividade do dia dos namorados. (mesmo já com 17 visistas até ao momento...).
        Eu percebo, mais do que perfeitamente, que para alguns o dia até possa ser de alguma tristeza/nostalgia, mas para isso é que podemos fazer algo bem diferente.

Abraços e até lá!

Offline startrek

• Membro Ultra
          • ... where the skies are blue....
          Mas k é isso de andarem a programar a minha vida nas minhas costas, hã??? ;D ;D
            " You want revelations engraved in gold... and angels trompeting down from heaven. What if this is it instead... Me telling you i love you... rigth here in the snow... I think that´s pretty miraculous..."

from Latter Days

Offline __Miguel_

• Membro Sénior
            • À procura do outro que também sou eu.
                Mas afinal o que se passa para o Melga se querer demitir? Não percebi, sempre me pareceu que fazia um bom trabalho... Um dia destes hás-de me contar, Melguinha. *__Miguel_ pensa em voz alta: só se o rapaz estiver a "mudar de sindicato", o que acho estranho, mas enfim* Uma para a categoria do MAU.
                Outra para o MAU: a homofobia que ainda há nesta cidade... Às vezes parece que ainda estou em Chaves, sinceramente...
                Coisas BOAS: Bom Jesus e Sameiro, sítios LINDOS (e não, não me estou a referir a locais lindos para eng***... :P)
                Mais coisas BOAS: a arquitectura. Já foi referido, mas de facto é interessante.
                Outra coisa boa: o trânsito, a certas horas... assim já dá desculpa quando por acaso me "atraso" a ir da "universidade" para casa... ;) ;D ::)
                Abraços a tod@s.

__Miguel_
              "Se não experimentares, não sentes falta. Problema, problema, é mesmo quando tens saudades do que ainda não experimentaste..."

Offline noitidartnoK

• Associad@
              • Membro Ultra
              Partilho das tuas opiniões __Miguel_.

Agora tenho a certeza que ainda há muito mais coisas boas por Braga...

Só agora, após ter terminado os estudos é que tenho uma certa saudade dessa cidade de que tantas vezes não gostei por isto ou por aquilo (trânsito, homofobia, falta de actividade cultural em determinados períodos (outros há que somos imbatíveis). É uma cidade que merece ser observada (a nível arquitectónico, sem dúvida), mas também para certos estudos de caso da sociedade bracarense...
              Ora não é que com uma cidade tão bonita à noite nunca há quase ninguém a passear na rua?

Offline CRIZY

• *
                • Novo Membro
                • VITORIA O MUERTE
                BOM : ouvir jazz no bom jesus...
                MAU_: CONVIDO TODOS VOCES A IREM VER OS MEUS COMENTARIOS NO FORUM GERAL; NAS NOTICIAS p26.

Offline noitidartnoK

• Associad@
                  • Membro Ultra
                  BOM: O novo e original Estádio Municipal de Braga
                  Mais info em:
                  http://pt.euro2004.com/competitions/euro/euro2004sa/VenueGuide/Stadiums/Stadium=83176/
                  http://viajar.clix.pt/com/euro2004-estadios.php?estadioid=15&c=15

MAU: As saudades de Braga (fui eu que escrevi isto??????????????)

Offline Jóni

• Membro Total
                      • Lisboa-Braga
                    Essa das saudades de Braga é bem verdade. Deve ser das cidades portuguesas mais odiadas e criticadas pelos seus habitantes. Mas para quem está longe (me too), os defeitos transformam-se em virtudes, a pasmaceira em bucolismo e a ruralidade em portugalidade.
                      lisboa-braga.blogspot.com

Offline noitidartnoK

• Associad@
                      • Membro Ultra
                      Lá está só damos valor às coisas depois de as perdermos...

O pior é quando perdemos algo de que gostamos mesmo. (Estou a falar de Braga??????)

Offline Jóni

• Membro Total
                          • Lisboa-Braga
                        O pior é quando perdemos algo de que gostamos mesmo. (Estou a falar de Braga??????)

Abra lá o coração que sou todo ouvidos...

Offline Gotama

• *
                          • Novo Membro
                          • My brain it's my second favourit organ.Woody Allen
                          Não existe bom ou mau numa cidade, o que existe é o que as pessoas fazem dela e nela!!
                          Quem não se lembra da frase "É bom viver em Braga" :-X (no comments)
                            Além dos sofrimentos do nascimento, da velhice, da doença e da morte os seres humanos têm de suportar os sofrimentos que eles próprios criam. Em virtude da ignorância e das visões falsas, as pessoas dizem e fazem coisas que geram o sofrimento para elas e para os outros [...] Buda

Offline noitidartnoK

• Associad@
                            • Membro Ultra
                            Ah! No dia em que eu abrir o meu coração terá que vir uma retroescavadora daquelas bem grandes (que eu em pequeno alegre e inocentemente chamava contra-pilas, Not my fault! Foi o meu pai que me disse que era assim!) levar tudo para bem longe e para lá do horizonte (Obrigado Olavo Bilac por me acompanhares hoje de manhã)

Permitam-me opinar sobre esse slogan que é um verdadeiro atentado ao habitante bracarense!
                            "É bom visitar Braga!" Eu voto neste!

Offline Jóni

• Membro Total
                                • Lisboa-Braga
                              Responder
                              No dia em que eu abrir o meu coração terá que vir uma retroescavadora daquelas bem grandes (que eu em pequeno alegre e inocentemente chamava contra-pilas,

Eu cresci a pensar que se dizia corta-pilas. Olhem para o resultado... Os pais deviam ter mais cuidado com as palavras que ensinam aos filhos.

Offline noitidartnoK

• Associad@
                                • Membro Ultra
                                Essa do corta-pilas pode ser traumático! Bem, adiante que nos estamos a desviar do tópico!

MAU: A chuva deprimente de ontem à noite (será que por aqui está sempre a chover?)

BOM: O sol de hoje à tarde e tanta gente nova na universidade!!!

Offline Kuicky

• *
                                  • Novo Membro
                                  • Género: Feminino
                                  BOM: Museu da Imagem, o edifício é fantástico e a entrada é grátis (ou pelo menos era da última vez que lá fui). As exposições, às vezes, deixam um bocadinho a desejar...

MAU: Ter nascido em Braga, com o estigma da "Roma Portuguesa" e "Cidade dos Arcebispos"...

Offline startrek

• Membro Ultra
                                    • ... where the skies are blue....
                                    Bom: o grupo ex-aequo braga pois claro

Mau: a chuva a potes no inverno e os dias de Verão que transformam qualquer um num torresmo;
                                    Onde é que "ainda" n se lembraram de começar a construir um novo bloco de apartamentos?
                                      " You want revelations engraved in gold... and angels trompeting down from heaven. What if this is it instead... Me telling you i love you... rigth here in the snow... I think that´s pretty miraculous..."

from Latter Days

Offline Jóni

• Membro Total
                                        • Lisboa-Braga
                                      BOM: A nova linha de comboio, pronta a ser inaugurada, que vai colocar a cidade a pouco tempo das principais cidades do país.

MAU: A inacreditável torre que é a nova estação!

Offline Jóni

• Membro Total
                                          • Lisboa-Braga
                                        Mau, muito mau.
                                        A milenar Fonte do Ídolo secou. Trata-se de uma fonte romana, junto ao hospital. Aparentemente, foram as obras no teatro Circo que levaram a deslocação do rio subterrâneo que alimentava a fonte.

"Naquele conjunto de granito está, para uns, a memória de um tempo em que uma fonte tinha um estatuto divino e, para outros, apenas um irremovível obstáculo à edificação de mais um prédio. A verdade é que sobre aquelas pedras, dizem os arqueólogos, está esculpido o único monumento romano que sobreviveu intacto até aos nossos dias. Há, sobre a Fonte do Ídolo, diversos textos. Um dos mais tocantes é da autoria de Dalila Pereira da Costa e foi publicado no suplemento "Cultura e Arte" do "Comércio do Porto" de 11 de Fevereiro de 1984.

Em Braga, diz a escritora, foram-se sedimentando os diversos tempos portugueses, conforme testemunham as diversas artes: romana, pré-românica, românica, gótica, renascentista, barroca, etc.. E no primeiro estrato desta longuíssima sedimentação, com "toda a sua força religiosa", está o "Quintal do Ídolo". Dalila Pereira da Costa observa que "ao abrirmos o portão de ferro que lhe dá acesso, ao descermos os degraus de pedra entre as altas paredes de pedra que nos levam, muito a baixo do nível do solo actual, a esse seu fundo obscuro, silencioso e cheio de água, rocha falante e verde de árvores" se efectua um percurso que constitui "a mais funda descida no tempo português".

A Fonte do Ídolo, que a escritora diz ser o mais arcaico e intacto santuário pagão de todo o território da Península Ibérica e "um dos pontos altos da geografia sagrada de Portugal", "com todos os sinais peculiares do santuário pagão, na sua presença conjunta de pedras, água e árvores", apresenta-se ao visitante "em todo o seu perturbante mistério". E é impossível escapar ao fascínio de uma "água sacralizada, há dois, há três ou mais milénios" que é "a mesma que vemos correr no seu leito de pedra e ouvimos no seu doce murmúrio".

Nas religiões que nos estão geograficamente mais longínquas - no hinduísmo, por exemplo, que estabelece que não há purificação sem um banho nas águas dos rios sagrados da Índia - ou nas que nos estão mais próximas, a água tem um valor sagrado - Jesus Cristo disse, segundo relata S. João, que "quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus".

A água e as fontes encontram-se em abundância na literatura. E mesmo nas mais recentes histórias aos quadradinhos, ela tem um grande valor. Em "Dragon Ball", Goku, após um combate com Tao Pai Pai, fica muito ferido. Para recuperar, precisa de subir à torre de Karin e beber a "água da vida", que fortalecia quem a tomasse. Goku bebe a "água da vida" e ganha algumas sementes dos deuses, que carregam de energia quem as come e cura todos os ferimentos. Pouco depois, Goku volta a enfrentar Tao Pai Pai, que derrota obviamente graças à "água da vida".

Como a água não tem a mesma importância para todos, a Fonte do Ídolo, soube-se há dias, secou. A água, que por ali corria "há dois, há três ou mais milénios", desapareceu a seguir à realização de uma obra no Teatro Circo. O fascínio da "água sacralizada" terminou." Eduardo Jorge Madureira, crónica publicada no Público de hoje.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          88 Respostas
                                          20206 Visualizações
                                          Última mensagem 27 de Fevereiro de 2018
                                          por BrunoMCP
                                          88 Respostas
                                          16910 Visualizações
                                          Última mensagem 7 de Julho de 2012
                                          por miL@gres
                                          2 Respostas
                                          2003 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Agosto de 2010
                                          por sugar
                                          7 Respostas
                                          3655 Visualizações
                                          Última mensagem 13 de Agosto de 2014