rede ex aequo

Olá Visitante17.jun.2019, 23:53:14

Autor Tópico: Informações sobre a idade  (Lida 5776 vezes)

Informações sobre a idade

Offline Mar

• *
  • Novo Membro
  • Género: Feminino
Olá a todos.. Ando um pouco preocupada..  :-\ Apaixonei-me por uma rapariga mais nova do que eu! Ela era menor na altura em que começamos a namorar. Eu costumava frequentar a casa dela apenas como amiga (para os pais), dormindo inclusivé bastantes noites lá.. Estretanto os pais descobiram! Já ameaçaram processar-me por ela ser menor. Tentei consultar o código penal, mas não consegui perceber a que tipo de acusação estaría sujeita, e se esles realmente poderíam fazer ainda isso, uma vez que ela agora tem mais de 18 anos.
Alguém me pode responder, please??? [smiley=doente.gif]
Abraço,
Mar.
    Faz-se caminho, caminhando!
    "O caminho nunca é longe... É sempre ali! Mas ali é longe? A resposta imediata: ali, ali, ali. Não se iluda, ali podem ser mais de 40 minutos. Não importa! O que importa é chegar 'ali'".

in "Guiné-bissau - imagens e vozes"

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
    • Membro Vintage
      • Homofobia
    Mar, o teu post ficou perdido no sub-fórum Pais, Familiares e Amigos e não recebeu resposta.

Talvez já tenhas encontrado a informação que pedes, mas aqui vai de novo: a idade de consentimento é de 14 anos, se se provar que não ouve abuso de inexperiência do menor. O idade de consentimento "normal" é de 16 anos.

Mais informações:

Novas Alterações ao Código Penal Português
    http://www.ex-aequo.web.pt/forum/index.php?topic=12464.0

Idade de consentimento
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_de_consentimento#Portugal
      "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Mar

• *
      • Novo Membro
      Obrigada pelo esclarecimento legal Bluejazz.. estou bastante mais tranquila..
      Continuem com o bom trabalho,
      Mar
        Faz-se caminho, caminhando!
        "O caminho nunca é longe... É sempre ali! Mas ali é longe? A resposta imediata: ali, ali, ali. Não se iluda, ali podem ser mais de 40 minutos. Não importa! O que importa é chegar 'ali'".

in "Guiné-bissau - imagens e vozes"

NAMORO COM MENORES

Offline montuense

• *
        • Novo Membro
        Boas,

vamos imaginar a seguinte situação: uma pessoa com 29 anos namorar outra com 17. O namoro é consentido claro.

Alguém sabe quais são os imperativos legais pra uma situação como esta? não estamos a falar de sexo mas já se sabe que uma coisa pode levar a outra.

tks
        « Última modificação: 26 de Agosto de 2008 por montuense »

NAMORO COM MENORES

Offline Frapp_girl

• Membro Ultra
          • Utopia is always somewhere out there...!
          Não tenho a certeza mas penso que é legal a partir dos 16, penso!

NAMORO COM MENORES

Offline BabyT

• Membro Vintage
            • Género: Masculino
              • Life By Pieces
            Mas se for menor não interessa também o facto de haver uma diferença de 7 anos? Acho que se tem uma diferença maior ou igual é ilegal porque já passei pelo mesmo
              Life Motto: "Always help someone, you might be the only one that does...."
                       10/01/2011 - Amo-te _Sharika_

NAMORO COM MENORES

Offline deepsoul

• Membro Elite
              Mas se for menor não interessa também o facto de haver uma diferença de 7 anos? Acho que se tem uma diferença maior ou igual é ilegal porque já passei pelo mesmo

Ou seja, se 2 menores namorarem mas tiverem mais de 7 anos de diferença é crime?

Offline bandersnatch

• **
                • Membro Júnior
                A idade legal é 16 anos (antes, era 16 para relações do mesmo sexo e 14 de sexos diferentes, agora são ambas 16). Não tenho a certeza absoluta, mas acho que segundo a lei se uma pessoa de 16 anos namorar com uma de 20 (ou 27) penso que é legal. Acho que os 7 anos só se aplica, por exemplo, se a pessoa tiver 14 ou 15. Ou seja, uma pessoa de 14 pode namorar com uma de 18 ou 19 à vontade. De qualquer maneira, talvez seja melhor consultares um advogado. Há quantos anos é que vocês foram "descobertas"? Acho que existe uma espécie de "prazo de validade" legal, ou seja, se isso foi há mais de X anos não podem fazer nada. De qualquer maneira, ela pode ser sempre chamada a depôr, ou sendo ela maior pode ser que os pais já não tenham grande jurisdição... se fosse a ti, falava mesmo com um advogado!  ???

NAMORO COM MENORES

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
                  • Membro Vintage
                  Ou seja, se 2 menores namorarem mas tiverem mais de 7 anos de diferença é crime?

??? Hm, em princípio se as duas pessoas são menores não deverá haver problema, porque fazem parte as duas do mesmo "grupo". Mas quanto ao terem mais de 7 anos de diferença, não estou a ver uma relação entre uma pessoa de 15 anos e outra de 7 :P

Offline Grey_Eyes

• Membro Total
                    • Já nada há pra ver! Nem o sorriso se aclara.

??? Hm, em princípio se as duas pessoas são menores não deverá haver problema, porque fazem parte as duas do mesmo "grupo". Mas quanto ao terem mais de 7 anos de diferença, não estou a ver uma relação entre uma pessoa de 15 anos e outra de 7 :P

Lol As minhas ultimas relações amorosas foram com diferenças de idade muito grandes, de 11 a 13 anos de diferença! A minha ultima, terminou exactamente por causa disso, por ser crime, por não ser "correcto"... Ela tinha 28 anos, quase 29, e eu estava a fazer os meus 16 anos! E acredita que gostavamos imenso uma da outra.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                      10 Respostas
                      6317 Visualizações
                      Última mensagem 29 de Novembro de 2011
                      por paulosabino
                      11 Respostas
                      8223 Visualizações
                      Última mensagem 9 de Setembro de 2009
                      por Fetch!
                      0 Respostas
                      5889 Visualizações