rede ex aequo

Olá Visitante17.jun.2019, 19:46:51

Sondagem

achas que música "made in" portugal apenas deve ser cantada em português?

Sim
Não
Não sei

Autor Tópico: A música portuguesa tem de ser em português?  (Lida 9155 vezes)

A música portuguesa tem de ser em português?

Offline Zombie

• Associad@
  • Membro Elite
  • Género: Masculino
Quer dizer que só ouves musica cantada em inglês por bandas de países cuja lingua oficial é o inglês? o inglês deles ao menos não é lixo, não é verdade?

Quanto à letra estar lá para dizer algo de importante discordo, a sonoridade das palavras pode simplesmente fazer sentido na musica em si. Acho interessante facto de dizeres que a musica de uma letra é um poema, e acrescentares que se este não diz nada importante não faz sentido na musica, quando na verdade em certos poemas a sonoridade das palavras é tudo, o poema não tem que dizer algo de importante. Só porque se trata de musica o caso tem que obrigatoriamente mudar de figura, é isso?

nop,

não percebeste o k kiz dizer ou não me explikei bem.. estamos aki a falar das bandas portuguesas, o k eu digo é k há imensas bandas portuguesas a cantar em ingles só pork é fashion e pork parece moderno, fixe e pork os idolos deles cantam em ingles. e no fundo não consegues tirar conteudo nenhum nem das letras nem das musicas dessas "novas" bandas, no fundo representam conceitos muito bantidos e trazem mais do mesmo, kuando todos kerem inovar. no recente concurso da radio cotonete, 45 por cento dos kuase 200 candidatos cantaram em inglês. não me parece k em espanha, italia ou frança estes numeros fossem acontecer. é um sinal de baixa auto-estima do proprio pais k temos. não kero k pensem k sou um nacionalista fervoroso, nem k ninguém leve isto a peito  lol são simplesmente factos.

há algumas bandas/artistas k utilizam até linguas inventadas (maria joão entre muuuitos outros) exactamente pork kerem k o conteudo da voz não tenha uma conotação rigida de ser uma frase com um sentido gramatical. eu axo isso lindissimo.

eu pessoalmente, não me consigo abstrair das letras, se alguém canta uma frase com sujeito, verbos e substantivos é pork algum sentido faz.

mas a mais valia da arte é exactamente essa, a de ter inumeras interpretações, ainda bem k te consegues abstrair das letras e dar-lhes valor apenas kuando keres. eu consigo avaliar as melodias, mas nunca consigo ser indiferente ao poema da canção. sinto-o sempre como um todo.

VIVA À MUSICA!  ;)

Percebi mal, pensei que o "inglixo" era o conteudo da letra em si e não o cantar do vocalista, peço desculpa.

Quanto ao cantar em inglês ser um sinal de baixo auto-estima do país que temos não percebo porquê, podes explicar-me porque dizes isso?.
Se gostam de se expressar em inglês, bom para eles, se cantam em inglês por moda não devem ser grande banda pois já começaram mal. Quando seguem o idolo é normalmente porque o género de musica que cantam não tem muitas (ou mesmo nenhumas) influências que cantem em português que possam ir buscar. Há ainda a outra razão do cantar em inglês, a busca de uma internacionalização, pois há que querer sempre mais e também somos um país pequeno, ao contrário desses que mencionas, e a musica é um negocio.

Por esta altura já todos sabemos que o inovar é cantar em português, é o que se fala mais em todo o lado, de certeza que esses 55% do concurso pensaram nisso.

Explicando melhor o meu caso quando toca a musica, começo por não ligar à letra das 1ªs vezes, depois já sei a letra e finalmente mais tarde o cerebro associa o conjunto das palavras para eu finalmente perceber mesmo a letra. Claro que depois disto tudo voltamos ao inicio pois por mais que a letra me diga algo não é bem por isso que eu oiço determinada musica.

Offline SafeLight

• Membro Vintage
    • Sinto-me ex aequo com o resto do mundo!
      • SafeLight Vídeos
    a internacionalização é uma "boa desculpa" hehe, kero dizer, se a banda tem uma editora/promotora portuguesa em principio não consegue nada no estrangeiro, a menos k seja fado, musica tradicional/etnica (dulce pontes/madredeus) ou então uma edição de autor - não sujeita a editora (tipo The Gift) ou ainda se a editora for mesmo estrangeira (moonspell, sara tavares, maria joão e mario laginha).

mas a essencia da kestão é tão trivial como as seguintes perguntas:

A Música espanhola tem de ser em castelhano?
    A Música xinesa tem de ser em mandarim?
    A Música britanica tem de ser em inglês?
    A Musica francesa tem de ser em francês?

Claro k Não Tem k ser obrigatoriamente na língua nativa/oficial, pork a arte não tem obrigações nem de forma nem de estilo, felizmente..  :P

Bom tópico!  ;)

Offline foxxy

• Membro Total
    • Género: Feminino
    • me my self and I
    para mim musica portuguesa é mesmo só MARIZA, clã, mafalda veiga, joao pedro pais,anjos..etc dentro desse estilõ, pk se forem a ver tipo a agata o emanuel a ana malhoa o pai dela... por amor de deus até faz mal aos ouvidos, para ouvir isto mais vale ouvir fingertips ou até mesmo moonspell :devil lol :-* :P ;D :D ;) :)

Offline Girl Blue

• Membro Ultra
      • My name is Blue... Girl Blue!
      Acho que não. Seria incapaz de excomungar os The Gift (por exemplo) da minha cultura musical portuguesa  :-\ Impensável... São portugueses que pretendem cantar para o mundo inteiro. Chama-se a isso comunicar.
        "Não é contra os filhos que os pais se viram, é contra a sociedade. Só temos medo que sofram discriminação. Eu só quero que sejas feliz."
        A minha mãe

Offline Etta-James

• **
        • Membro Júnior
        Acho que não. Seria incapaz de excomungar os The Gift (por exemplo) da minha cultura musical portuguesa  :-\ Impensável... São portugueses que pretendem cantar para o mundo inteiro. Chama-se a isso comunicar.

Concordo.
        Mas agora imaginem por exemplo uma banda inglesa a cantar em portugues.. isso é musica inglesa?? Não faz sentido....

???
          O sucesso no futuro será sempre o resultado dos sonhos no presente.

mike J

• Visitante
          esta geração mais jovem canta cada vez mais em inglês por isso não ficava admirado se no futuro a maioria dos cantores em Portugal cantasse só em inglês.

Offline Black_Coffee

• **
            • Membro Júnior
            • Put the blame on me!
            Estamos a falar de musica portuguesa ou musica de Portugal?
            Este topico acaba por ser um pouco escorregadio se pensarmos um pouco sobre ele!
            Falamos da musica portuguesa enquanto lingua ou musica portuguesa enquanto tradição, como o fado?
            É que se falamos de tradição não precisa de ser cantada em portugues, desde que tenha lá o sentimento!
            É como musica africana cantada em inglês, mesmo que seja em inglês toda a gente consegue reconhecer como musica africana!
            Agora se falamos de musica portuguesa enquanto lingua tem de ser cantada em portugues!
            Se for musica de Portugal tem de vir de pessoas Portuguesas, independentemente do estilo! :)

Offline lxmartini

• Membro Ultra
              Claro que não.
              Música portuguesa é música feita por português!

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                132 Respostas
                25486 Visualizações
                Última mensagem 27 de Outubro de 2011
                por Frozzen
                70 Respostas
                21786 Visualizações
                Última mensagem 27 de Novembro de 2008
                por Malik
                43 Respostas
                11081 Visualizações