rede ex aequo

Olá Visitante26.jun.2019, 08:53:25

Autor Tópico: Guia Gay de Verão 2011: Algarve  (Lida 14410 vezes)

 
Guia Gay de Verão 2011: Algarve
#0

Offline Adónis

  • ****
  • Membro Sénior
Com o aguçar da crise, muitos portugueses optarão este ano por fazer férias no tradicional destino de sol e mar de Portugal, o Algarve. Apesar da crise, a região tem conseguido aguentar a sua posição como um dos principais destinos turísticos da Europa, para quem procura praia, golfe, animação nocturna ou desportos ao ar livre.

Verão 2011: previsões meteorológicas

Os centros de previsão meteorológica sazonal prevêem um Verão quente em toda a Europa ocidental, e o Algarve não é excepção. Assim, é de esperar que o período entre Junho e Setembro tenha temperaturas médias 1 a 2ºC acima da média. De seguida, apresento as temperaturas médias estivais para a cidade de Faro; de salientar que as cidades e vilas litorais a leste de Faro são mais quentes, ao passo que o barlavento é mais fresco que a capital algarvia.


Junho

máxima:26ºC
mínima:16ºC

Julho

máxima:29ºC
mínima:18ºC

Agosto

máxima:29ºC
mínima:19ºC

Setembro

máxima:27ºC
mínima:17ºC

Este ano, a temperatura da água do mar apresentar-se-á com valores acima da média. Hoje, dia 27 de Maio, a bóia do Cabo de Santa Maria já marca mais de 22.4ºC. Eis as temperaturas médias da água do mar para a ilha de Faro e para a baía de Monte Gordo (Cacela Velha, Praia Verde, Monte Gordo):

Ilha de Faro

Julho:22ºC
Agosto:22ºC

Baía de Monte Gordo

Julho:24ºC
Agosto:24ºC

_________________________________________________________________

Praias Gay


Embora a noite gay ainda deixe muito a desejar, algumas praias da região algarvia têm uma elevada frequência de homossexuais e bissexuais, e um ambiente que pouco as distingo de outras praias lgbt de Espanha, França ou Grécia. Nalgumas destas praias, a prática de cruising é frequente em matas ou parques de estacionamento adjacentes à praia. A frequência é muito variada e cosmopolita, e inclui homens de diferente faixas etárias e nacionalidades.

Local Recomendado: Praia de Cacela Velha




Para muitos dos que conhecem e frequentam esta idílica praia, é o melhor destino gay da nossa costa, a par da praia 19 da Costa da Caparica. A praia situa-se ao longo de uma península arenosa, na extremidade oriental da Ria Formosa, em frente à aldeia histórica de Cacela Velha. O mar é calmo e tépido durante praticamente toda a época balnear. A prática naturista é tolerada. A pouco mais de 15 km da fronteira, é muito frequentada por andaluzes.

Acesso: estacionar no parque ocidental da praia da Manta Rota, junto ao local onde costuma estar instalado o Manta Beach, e depois caminhar cerca de 800 metros para oeste; a zona gay começa mais ou menos junto ao início do canal da Ria Formosa, e estende-se até à barra que fica em frente a Cacela Velha. Nota: a estação de comboio fica a 2 km da praia da Manta Rota e tem várias ligações diárias a Tavira ou Faro.

Cruising: a mata de arbustos e pinheiros que fica atrás da praia é utilizada para a prática de engate ao ar livre. Contudo, atenção, sendo um espaço público nem todos os seus frequentadores são homossexuais ou bissexuais à procura de «festa», por isso tentem ser discretos para evitar futuras polémicas. A praia propriamente dita a primeira linha de dunas não têm um ambiente de engate, sendo o espaço ideal para quem preferir privacidade e sossego.

Frequência: adultos jovens, homens maduros, bears, espanhóis, comunidade gay de Faro, Olhão ou Tavira, turistas nacionais e estrangeiros (principalmente lisboetas, ingleses, holandeses ou alemães) alojados ou de passagem pela região.

_________________________________________________________________

Outras Praias

Praia do Homem Nu: situa-se na extremidade ocidental da Praia Naturista do Barril. Estacionar na aldeia turística de Pedras D'el Rei (fica a cerca de 2 km de Santa Luzia e da EN125, no concelho de Tavira), e depois, atravessar a ponte sobre a Ria Formosa até à praia do Barril; uma vez nessa praia, caminhar cerca de 1000 metros para ocidente, até à extremidade ocidental da área de naturismo legalizado. Durante o Verão, um comboio turístico faz a travessia da Ria Formosa até à ilha. Já foi uma das praias mais frequentadas pela população lgbt do sotavento algarvio e pelos turistas alojados na região, durante os anos 80 e 90, mas devido ao seu difícil acesso, ao longo dos últimos anos perdeu a maior parte da «clientela» para a praia de Cacela Velha.

Zona gay da Península do Ancão: situa-se a meio caminho entre a praia da Quinta do Lago e a praia da Ilha de Faro, em pleno cordão arenoso da península do Ancão, na extremidade ocidental da Ria Formosa. Pouco frequentada, é procurada sobretudo pela comunidade gay de Faro ou de Loulé, e por turistas alojados em torno da Quinta do Lago ou de Almancil. para aceder, estacionar na Quinta do Lago, atravessar a ponte de madeira sobre a Ria Formosa, e caminhar cerca de 10 a 15 minutos em direcção a Faro, até atingir a zona gay.

Praia do Cavalo Preto: nos anos 90 foi uma das praias lgbt mais frequentadas, mas devido à «invasão hetero» dos últimos anos, motivada pelo crescimento turístico da região na última década, perdeu muitos dos seus frequentadores habituais para a Praia Grande ou para a praia de Cacela Velha. Na estrada que liga Quarteira a Almancil, virar para sul onde surge a seta com a incrição «Praia do Loulé Velho». Estacionar junto ao pinhal, e caminhar alguns minutos para orientem em direcção à zona dunar que antecede a falésia de Vale do Lobo. A zona gay ocupa a área dunar a poente da falésia de Vale do Lobo.

Praia Grande: a melhor praia gay do barlavento algarvio, e uma das melhores do país. Areal extenso, e prática naturista tolerada. Situa-se entre Armação de Pera e a lagoa dos Salgados, numa área que, por enquanto, escapou à especulação imobiliária. Zona de cruising nas dunas e canaviais adjacentes à praia. Na estrada que liga Armação de Pera a Pera, virar para sul; a área gay situa-se perto da lagoa dos Salgados.

___________________________________________________________

Noite Gay



Pride Disco (Albufeira): abriu há dois anos mas já se afirmou como o melhor espaço nocturno do Algarve para a clientela LGBT. Durante todo o Verão, ambiente cosmopolita e jovem. Recomenda-se.

Best Of (Albufeira): pequeno bar, organiza ocasionalmente espectáculos de travestismo.

Boémio (Portimão): bar/discoteca, uma das casas lgbt mais antigas da região; organiza regularmente espectáculos de travestismo; nos últimos dois anos perdeu boa parte da clientela para a Pride Disco de Albufeira.

Gayvota (Faro): abriu há pouco mais de três meses, no centro histórico de Faro; organiza ocasionalmente espectáculos de travestismo.

____________________________________________________________
Outros espaços (amigáveis/simpatizantes)

Arco Bar (Tavira): pequeno bar em pleno centro histórico de Tavira, frequentado maioritariamente por estrangeiros.

Meeting Room (Tavira): bar/discoteca com público maioritariamente heterossexual, mas que organiza todas as semanas uma noite gay friendly com espectáculos de travestismo.

Quasimodos Bar (Cabanas de Tavira): pequeno bar com música ao vivo, frequentado maioritariamente por estrangeiros e por clientela heterossexual; ambiente descontraído e cosmopolita; costuma encher ao fim-de-semana e vésperas de feriados.

______________________________________________________________

Outros espaços (fora do circuito LGBT e amigável/simpatizante)

Kadoc: uma das principais casas da noite algarvia, teve os seus anos de glória na década de 90, mas ainda continua a figurar no topo da preferência dos turistas e dos algarvios. Ocasionalmente, organiza festas gay friendly, pelo que deverão estar atentos à programação.

Manta Beach: graças ao trabalho da Tia Maya, o Manta Beach afirmou-se como a principal casa da noite algarvia, e em 2010 teve um programa de luxo, ao nível do que se faz de melhor no Sul de Espanha ou em Ibiza.

Lollipop: situa-se na Praia Verde, uma das novas praias da moda do Algarve.

Faces Beach Club: tem como relações públicas a estilista Fátima Lopes.



Nota:

Tenham um óptimo Verão e sejam sempre responsáveis. Não se esqueçam que a infecção pelo HIV voltou a aumentar entre a população homossexual e bissexual masculina nos últimos anos, por isso, utilizem sempre preservativo, seja no sexo anal, seja no sexo oral. Sejam responsáveis e ajudem a combater o HIV. Não se esqueçam que a SIDA não tem cura e os tratamentos constituem um pesado encargo para o Serviço Nacional de Saúde. Se todos fizermos a nossa parte, ajudaremos a debelar o vírus em algumas décadas através da prevenção do contágio.

Preservativo sempre!

    Guia Gay de Verão 2011: Algarve
    #1

    Offline Adónis

    • ****
    • Membro Sénior
    Deixo-vos aqui uns vídeos para vos aguçar o apetite sobre a região  ;D

    1) Lagoa dos Salgados e Praia Grande de Armação de Pera, umas das praias mais frequentadas pela população gay.

    Trilho da Lagoa dos Salgados
    ´

    2) Parte oriental da ilha de Tavira (praia do Homem Nu, zona naturista) e barra da Fuzeta.

    Fuzeta beach, the Eastern Algarve, Portugal


    3) Cacela Velha, praia de Cacela Velha, Ria Formosa

    Cacela


    Espero que gostem ;) Para mais informações sobre as praias e noite lgbt da região ler o primeiro post ;)