Fórum da rede ex aequo

Assuntos Gerais => Geral => Tópico iniciado por: hazel em 06.mai.2007, 17:17:42

Título: Pansexualidade?
Enviado por: hazel em 06.mai.2007, 17:17:42
Olá a todos! ;)


Conheço um rapaz que se define como "pansexual" e diz que qualquer semelhança entre pansexualidade e bissexualidade é pura coincidência ::)... Existem alguns sites onde o termo é usado, mas aqui no fórum nunca vi. E lembrei-me de criar um tópico para saber a vossa opinião sobre o assunto. :)

A ideia é a de que os bissexuais são pessoas que se sentem atraídas quer pelo género feminino quer pelo género masculino (em proporções iguais ou diferentes, não é isso que está em questão ;)) e os pansexuais serão as tais pessoas que se sentem atraídas por alguém independentemente do género, isto é, "vêem para além do género" (na verdade muitas pessoas que se dizem bissexuais pensam assim, será que "pansexuais" seria um termo mais apropriado? ::)).

Se à partida até podem parecer conceitos sobreponíveis, ao pensarmos nos trangéneros (em particular nos não-transexuais) a distinção fica mais clara. Um pansexual terá em teoria mais facilidade em se apaixonar por um trangénero do que um bissexual (pois "X ou Y" é diferente de "entre X e Y").

Bem sei que é mais um rótulo, uma caixinha, mas os termos definem (ou, pelo menos, tentam definir :P) realidades, e tinha interesse em saber se esta diferença existe para vocês. Digam de vossa justiça! ;)
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Nikky em 06.mai.2007, 18:05:59
confusão  [smiley=estrelas.gif] [smiley=estrelas.gif] [smiley=estrelas.gif] [smiley=estrelas.gif]
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 06.mai.2007, 19:18:56
Pergunta, um Pansexual não se pode apaixonar por qualquer coisa, mesmo que não provida de vida? É que tinha essa noção!  :P

Não, pansexual será alguém que, como se vê em auto-definições de muitos bissexuais, se apaixona exclusivamente pela pessoa e não pelo género, sendo a componente física não secundária mas para aí poliária (lol). 
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 06.mai.2007, 19:45:50
-> Uma coisa curiosa é que apaixão por crianças já esteve em tempos associada a esta temática <-
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: hazel em 06.mai.2007, 19:47:56
Ah ok! Eu sou é pomosexual! Mas é uma definição interessante mas que creio não se aplique a muitas pessoas!

 ??? ::)
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 06.mai.2007, 19:57:04
A maioria nao será o mesmo que ninguém e quiçá a minoria não seja assim tão pequena -)
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: hazel em 06.mai.2007, 20:43:23
1) Pomosexual é aquele que não gosta nada de rótulos!

Fikei esclarecida, bigada! :)



(...) A maior parte das pessoas irá-se definir como bissexual e não como pansexual porque mesmo que digam o contrário, a maioria das pessoas não consegue olhar para alguém abstraindo-se do seu género, visto que ainda existe uma forte componente sexual no que toca ao campo da atracção!  :)

Há uma certa contradição nisso, não é? Segundo a tua teoria, diz-se uma coisa mas, quando se procura defini-la através de um termo, usa-se o termo "errado" (não sei até que ponto "errado" será a palavra mais adequada uma vez que na maior parte dos sítios "bissexual" é o único que aparece)...
Se fosse pela tão famosa necessidade de superiorização (em relação a LG) utilizariam "pansexual", inclino-me mais para que seja por desconhecimento do termo.


Já agora:
Eu acho que o que será realmente difícil (mas não impossível, claro, não desprezemos as minorias das minorias! :P) é existir para alguém uma probabilidade igual de se apaixonar perante alguém do género feminino, masculino, ambos, nenhum dos dois ou qualquer outra hipótese não referida nos anteriores (acho que assim não se exclui ninguém :)).
Contudo, creio que para "muita" (este "muita" deve obviamente ser interpretado em contexto) gente existe uma probabilidade considerável para cada um dos grupos, suficientemente grande para que os termos homossexual ou bissexual (mais uma vez pensando no casos dos trangéneros) sejam demasiado restritivos...

E gostaria também de acrescentar que a percepção disto pode não ser linear: com pessoas do género feminino e masculino todos (espero eu! :P) contactamos diariamente. Já com trangéneros alguns não contactarão e muitos não saberão que contactam, sendo por isso difícil fazer essa distinção entre uma dicotomia de atracção sexual homo e/ou hetero e o contínuo.

No fundo, para reflexão: até que ponto as nossas definições de orientação sexual não são transfóbicas? (este "trans" é, naturalmente, de "trangénero" ;))
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 07.mai.2007, 09:51:05
Hm, Hazel, dado ambos os aspectos serem individuais, depende da associação feita entre orientação e transfobia.

Plutão, eu não te apresento alguém assim, mas dou-te o meu exemplo: embora tenha olhos na cara, não avalio pessoas pelo corpo, sendo aliás uma componente muito muito secundária e eu sou bi. Primeiro tenho de receber informação espiritual/psicológica, estar tudo bem assente nas exigências do meu complicómetro para depois partir para avaliações flísicas. Isto não é pansexualidade, mas está perto. Conheci um rapaz que não olhava, de todo (!) para o corpo das pessoas e acredito que haja mais por aí.
Lembro-me de ele dizer algo como 'às vezes não me percebo. Todos se apreciam e eu não conigo achar piada nenhuma a isso!'. E era quase um homensinho feito -)
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Holiday em 08.mai.2007, 21:16:32
Ah ok! Eu sou é pomosexual! Mas é uma definição interessante mas que creio não se aplique a muitas pessoas!

Plutão, n me leves a mal, mas isso é paradoxal.  :-X Se és uma pessoa q n gosta de rótulos n devias rotular-te de pomossexual, n é? Basta dizeres "N gosto de rótulos!", em vez de utilizares um...  :P
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 08.mai.2007, 22:15:39
Alguém que não gosta de rótulos não é o mesmo que alguém pomosexual...

'Alguém que' é algo mais vago. Um 'sou assim e pronto'. Penso eu de que.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 08.mai.2007, 22:23:38
Emendado LOOOL
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Topolino em 09.mai.2007, 00:38:17
Uma pessoa sem um rótulo não é aquela que utiliza apenas o significado de um rótulo? Por exemplo: Eu sinto-me atraído física, emocional e psicologicamente por pessoas do mesmo sexo, em vez de utilizar a palavra "Gay".
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 09.mai.2007, 23:43:20
Topolino, na minha maneira de ver as coisas, é alguém que consiga ser naturalmente sem ter de encontrar sequer definiçoes para iso. É, sabe-o em si e pronto.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Lara_ em 10.mai.2007, 10:00:22
A pansexualidade é também algumas vezes equacionada a  omnisexualidade. Embora nem todas as definições façam equivaler ambas as definições a 100% estas aparecem  como coorespondentes em alguns dicionários :S

a omnissexualidade / panssexualidade implica que a pessoa possa desejar ter envolvimento e relações sexuais com homens, mulheres, intersexuais, andróginos, crianças ou animais.

Acho que isto parece fazer a diferença entre um bissexual e um pan ou omnissexual.

A maioria das pessoas parecem ser bissexuais e não Pan que significa origem englobadora  e essencial  de algo, ou seja, tudo o que possa ser atractivo a nivel emocional e fisico o que obviamente incluirá para alguns crianças e animais. Básicamente o panssexual considerará válido qualquer envolvimento ou acto sexual desde que consentido.


Engraçado... com tudo isto acho que até conheço um pansexual, por acaso define-se como bissexual, mas penso que seja algo mais... as definições podem ser uma treta porque são muitas vezes dificeis de aplicar aos casos concretos e levam-nos a generalizações muitas vezes inadecuadas, mas é giro quando finalmente encontramos a palavra para descrever uma realidade que achavamos suis generis.



Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 10.mai.2007, 10:33:58
Omni será tudo/todo e efectivamente por isso há a co-relação com a pedofilia e os animais. Porém, estive a pensar e de facto pedofilia não é o mesmo que gostar de crianças. Pedofilia é um comportomento sexual descontrolado para com as crianças. Já a pansexualidade é o desejo espiritual/emocional das mesmas. E, se avaliarmos a questão, o que nos parece muito chocante, na verdade, não é.

Imaginemos um homem de 20 anos apaixonar-se unica e exclusivamente por um menino de 10 anos. Mesmo que não haja qualquer relação nem motivo de preocupação social porque este homem não quer evidenciar nada, este sentimento existe. Ora mas se é chocante nesta idade, daí a uns anos já não será: um homem de 26 e um miudo de 16 já não é tão mau e um homem de 30 e um miudo de 20 ainda menos.

É curioso como os limites sociais se nos impõe. A existência do sentimento é toda ela bloqueada por sensações, normas e tabús sociais. Os limites -x
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: bluejazz em 10.mai.2007, 12:21:18
Por acaso nunca ouvi falar dessa distinção entre pedófilo praticante e não praticante, sendo o segundo pansexual e não pedófilo... A pedofilia, tanto quanto, conheço é um termo que designa uma impulsão e desejo obsessivo, independentemente de ser praticado ou não e por isso é que há psicólogos que alertam para ter o cuidado de saber que nem todos os pedófilos são praticantes, apesar de serem detentores desse problema.

De qualquer modo os termos pansexual e omnisexual encontram-se com demasiadas variantes para se conseguir comunicar com clareza usando-os. E por englobarem já à partida termos como "tudo" e serem associados as outros significados não me parece semanticamente aconselhável que os bissexuais que queiram usar um termo para negar a questão dos sexos como relevante na orientação sexual adoptem este termo. Por uma questão de clareza penso que seria melhor arranjar outro termo... nem que fosse queersexual, em analogia a queer nas questãos do género, por exemplo, embora não me pareça esta a melhor proposta. ;D
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 10.mai.2007, 12:31:25
Eu considero que pedofilia é um termo que designa tanto os praticantes como os não praticantes dado que o que a classifica é o impulso sexual. Eu distingo é esse manifesto na pansexualidade. Um pansexual, de facto, pode, dada a definição que lemos, sentir uma artracção por crianças a nível exclusivamente espiritual/emocional. Um é mais físico (e, perdoem-me, bárbaro pela imposição do adulto para com a criança quando praticado) e outro somente emocional. Passivo ou não é outra ordem. Creio que é a igual distinção entre pansexual e bisexual, um exclui o corpo, outro inclui-o na atracção.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: bluejazz em 10.mai.2007, 13:53:14
Mas quando falamos da sexualidade, estamos sempre a falar do emocional e do sexual. Só no caso da assexualidade é que podemos falar só de uma coisa, segundo a definição, creio...
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 10.mai.2007, 15:27:40
Sim, uma poderá vir em seguimento de outra, mas creio que a definição destes 3 pontos se deferencia um pouco por isto (é o mal dos rótulos -P).

Sinceramente estou confuso e acho que o que acontece é que este todo está todo ele limitadissimo e repetido em vários termos.

Pansexual é quase, em equação, equivalente a pedofilo+bissexual+assexual. Weird o.O
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Lara_ em 10.mai.2007, 16:45:16
pedófilia é a atracção sexual por crianças o qeu é diferente de molestação pois uma pessoa pode ter atracção por crianças sem nunca efectuar o acto, coisas que podem criar psicoses devido á repressão e ao sentimento de culpa. Sabe-se qeu existem muito mais pessoas com orientação sexual pedófila do que molestadores, o qeu significa que o super-ego tem realmente um papel importante no controlo dos impulsos das pessoas.

na realidade um panssexual não será o mesmo que um pedófilo pois um pedófilo devotará em principio e exclusivamente o objecto da sua atracção sexual a crianças, um hebofilo a adolescentes, um zoofilo a animais enquanto que um pansexual considerará objecto do seu desejo todos estes e mais objectos possiveis.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: bluejazz em 10.mai.2007, 17:27:11
enquanto que um pansexual considerará objecto do seu desejo todos estes e mais objectos possiveis.

Esta foi a definição que primeiro conheci, de facto, para pansexual. Não sabia que era usado nos termos sobre a bissexualidade como já foi referido aqui. Por outro lado, já tinha ouvido omnissexual para pessoas que sentem atracção por qualquer *pessoa*, incluíndo transexuais e intersexuais, mas pelos vistos também é usado por algumas pessoas com o mesmo significado de pansexual, ou seja, "tudo e todos". Nestes sentidos que conhecia pansexual e omnissexual divergem (e acho que deveriam divergir contrariado a equiparação dos termos de acordo com algumas pessoas) significativamente, sendo o último direccionado somente para pessoas (adultas ou em que a faixa etária não seja critério diferenciador).
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 10.mai.2007, 18:10:36
Mas atracção por transexuais nao é o mesmo que por homens ou mulheres ou ambos? -x
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: bluejazz em 10.mai.2007, 19:41:04
Claro, mas foi nesses termos que vi a pessoa definir-se como omnissexual. :)

De qualquer modo, este conceito nos termos em que me foi referido, pode ser utilizável, se esquecermos todas as categorias referidas para lá de "pessoa", como útil para pessoas que dizem que se apaixonam por pessoas e fazem questão em não se definir como bissexual.  ;D Outra hipótese possível (e se calhar a mais correcta) é também antropossexual? :)
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Chrono em 11.set.2007, 02:24:03
não sei que dizer...  [smiley=estrelas.gif]
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 11.set.2007, 13:27:06
Outra hipótese possível (e se calhar a mais correcta) é também antropossexual? :)

Céus! Só hoje vi a tua resposta, desculpa! Que se sabe sobre esse termo?
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: bluejazz em 11.set.2007, 15:57:01
Não sei. Foi uma proposta que fiz eu própria aqui no fórum. :)
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 11.set.2007, 16:03:43
Não sei. Foi uma proposta que fiz eu própria aqui no fórum. :)

Numa pesquisa fraquita pelo google deparei-me com a existência dessa hipótese e efectivamente, verdade seja dita, agrada-me o conteúdo que me oferece. Tenho de ver isso. Em todo o caso, existindo ou não, I like that ^^
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Azula em 11.set.2007, 20:39:17
A ideia é a de que os bissexuais são pessoas que se sentem atraídas quer pelo género feminino quer pelo género masculino (...) e os pansexuais serão as tais pessoas que se sentem atraídas por alguém independentemente do género, isto é, "vêem para além do género" (...).

Não tinha ideia que a bissexualidade se referisse ao género, mas sim ao sexo: "Os bissexuais são pessoas que podem tanto apaixonar-se por alguém do sexo masculino, como por alguém do sexo feminino". Nesta perspectiva, a bissexualidade (assim como as demais orientações) vai muito para além do género. Afinal, quem é que se apaixona com base no género da pessoa? Só um homo/transfóbico que exija para si relacionamentos com uma pessoa do sexo oposto que se "comporte" e vista de acordo com os papéis tradicionais. Eu, enquanto bissexual, sinto-me atraída por homens e por mulheres [sexo] que podem muito bem ser transgéneros [género]; e diria o mesmo para todas as demais orientações (que o género não conta). O que quero dizer é que me defino como bissexual para encerrar todas as possibilidades: homens e mulheres, sejam transsexuais, transgéneros, lésbicas, gays, bissexuais and so on.

Se à partida até podem parecer conceitos sobreponíveis, ao pensarmos nos trangéneros (em particular nos não-transexuais) a distinção fica mais clara. Um pansexual terá em teoria mais facilidade em se apaixonar por um trangénero do que um bissexual (pois "X ou Y" é diferente de "entre X e Y").

Isto será válido se se partir do pressuposto que bissexuais "amam" géneros e não sexos (o que não acho nada plausível). Assim sendo, também não "concordo" muito com o termo panssexual, a não ser que inclua outras já referidas preferências como crianças e animais...Mas isto já terá outro nome (parafilias) que não acho correcto ser equiparado às orientações sexuais ditas "normais/salutares".
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Van~ em 12.out.2007, 15:51:44
Algo condenável  >:( [smiley=chicote.gif]
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: bluejazz em 12.out.2007, 19:21:28
Algo condenável  >:( [smiley=chicote.gif]

Podes explicar o porquê dessa opinião e já agora a que definição de pansexualidade te referes? Obrigada. :)
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Van~ em 13.out.2007, 14:40:27

a omnissexualidade / panssexualidade implica que a pessoa possa desejar ter envolvimento e relações sexuais com crianças ou animais.

É isto k considero ser condenável!  >:(
Não entendo como é possível?!
Axo verdadeiramente repugnante!  :o
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: bluejazz em 13.out.2007, 14:49:41
Eis as definições da wikipedia:

Pansexualidade é uma orientação sexual, distinta da bissexualidade e caracterizada por atração estética potencial, amor romântico e desejo sexual por qualquer um, incluindo aquelas pessoas que não se encaixam na binária de gênero macho/fêmea implicado pela atração bissexual. Algumas vezes é descrito como a capacidade de amar uma pessoa de forma romântica, independente do gênero. Alguns pansexuais chegam a afirmar que gênero e sexo não têm importância para eles.

Algumas pessoas trans e intersexuais se descrevem como "pansexuais", tendo uma percepção íntima que existem muitos níveis entre o masculino e o feminino. Contudo isto não deve ser visto como generalização, já que as pessoas trans podem se identificar como heterossexuais, bissexuais ou homossexuais baseado em sua identidade de gênero, e pessoas cisgêneros (não-trans) podem também se ver atraídas por indivíduos em todo o espectro sexual. Foi também usado, com debates, para descrever aqueles com orientação pedofílica que não tem uma atração exclusiva por crianças. O que significaria que a atração sexual é sentida pelo pedossexual em níveis de intensidade variados tanto para crianças quanto adultos do gênero oposto, mesmo gênero ou ambos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pansexualidade

Pansexuality (sometimes referred to as omnisexuality[1]) is a sexual orientation characterized by the potential for aesthetic attraction, romantic love and/or sexual desire for people and objects, regardless of their gender identity or biological sex. This includes potential attraction to people who do not fit into the gender binary of male/female implied by bisexual attraction. Pansexuality is sometimes described as the capacity to love a person romantically irrespective of gender. Some pansexuals also assert that gender and sex are meaningless to them. The word pansexual is derived from the Greek prefix pan-, meaning "all".

http://en.wikipedia.org/wiki/Pansexuality
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: tinat em 13.out.2007, 17:32:47
Eis as definições da wikipedia:

Pansexualidade é uma orientação sexual, distinta da bissexualidade e caracterizada por atração estética potencial, amor romântico e desejo sexual por qualquer um, incluindo aquelas pessoas que não se encaixam na binária de gênero macho/fêmea implicado pela atração bissexual. Algumas vezes é descrito como a capacidade de amar uma pessoa de forma romântica, independente do gênero. Alguns pansexuais chegam a afirmar que gênero e sexo não têm importância para eles.

Algumas pessoas trans e intersexuais se descrevem como "pansexuais", tendo uma percepção íntima que existem muitos níveis entre o masculino e o feminino. Contudo isto não deve ser visto como generalização, já que as pessoas trans podem se identificar como heterossexuais, bissexuais ou homossexuais baseado em sua identidade de gênero, e pessoas cisgêneros (não-trans) podem também se ver atraídas por indivíduos em todo o espectro sexual. Foi também usado, com debates, para descrever aqueles com orientação pedofílica que não tem uma atração exclusiva por crianças. O que significaria que a atração sexual é sentida pelo pedossexual em níveis de intensidade variados tanto para crianças quanto adultos do gênero oposto, mesmo gênero ou ambos.

[url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Pansexualidade[/url]

Pansexuality (sometimes referred to as omnisexuality[1]) is a sexual orientation characterized by the potential for aesthetic attraction, romantic love and/or sexual desire for people and objects, regardless of their gender identity or biological sex. This includes potential attraction to people who do not fit into the gender binary of male/female implied by bisexual attraction. Pansexuality is sometimes described as the capacity to love a person romantically irrespective of gender. Some pansexuals also assert that gender and sex are meaningless to them. The word pansexual is derived from the Greek prefix pan-, meaning "all".

[url]http://en.wikipedia.org/wiki/Pansexuality[/url]



Com esta explicação toda já percebi!!! ;)
Título: Re: bifobia
Enviado por: SofiaDiener em 14.mai.2010, 16:44:05
eu não era capaz de ter sexo com animais...q nojo...sou bi, definitivamente
parece-me que só tenho uma ideia romantizada da coisa, mais nada
Título: Re: bifobia
Enviado por: Erierf em 14.mai.2010, 18:29:33
Eu cá defendo a teoria que no fundo no fundo somos todos bissexuais


CONCORDOOOOOOOOOOO, mas eu digo-o, no fundo, somos todos bissexuais


Não me apaixono pelo género, mas pela pessoa. Obvio que o desejo sexual em relação a outra pessoa é de extrema importancia. Isso faz de mim outra coisa que não seja Bissexual? ...porque na volta há outro nome qualquer estranho para esta maneira de ser...



Just like me!!  :D


Citação de: Wikipédia
Pansexualidade é uma orientação sexual, distinta da bissexualidade e caracterizada por atração estética potencial, amor romântico e desejo sexual por qualquer um, incluindo aquelas pessoas que não se encaixam na binária de gênero macho/fêmea implicado pela atração bissexual. Algumas vezes é descrito como a capacidade de amar uma pessoa de forma romântica, independente do gênero. Alguns autores contemporâneos afirmam ainda que o pansexual pode ter a capacidade de fazer sexo com animais pois seriam capazes de sentir atração pelos tais. Alguns indivíduos que se dizem pansexuais chegam a afirmar que gênero, sexo e espécie não têm importância para eles.


[url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Pansexualidade[/url] ([url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Pansexualidade[/url])


Nhac, sexo com animais? GODDDD nuncaa!!
Título: Re: bifobia
Enviado por: SofiaDiener em 14.mai.2010, 18:33:29

Nhac, sexo com animais? GODDDD nuncaa!!


LLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

:up
Título: Re: bifobia
Enviado por: Erierf em 14.mai.2010, 18:35:35

Nhac, sexo com animais? GODDDD nuncaa!!


LLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

:up

É verdade, eu a sexo com animais chamo zoofilia e a zoofilia chamo "taradice". Mesmoo
Título: Re: bifobia
Enviado por: teddyJ em 14.mai.2010, 20:51:20

Nhac, sexo com animais? GODDDD nuncaa!!


LLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

:up

É verdade, eu a sexo com animais chamo zoofilia e a zoofilia chamo "taradice". Mesmoo

Pois é, é nojento yucky
Título: Re: bifobia
Enviado por: giffs em 16.mai.2010, 02:26:42
Responder
Nhac, sexo com animais? GODDDD nuncaa!!

Se dizes que são, são tão tarados quanto tu, nessa perspectiva. So what se eles amam algo para além do género e espécie? Tu também amas alguém para além do género. Isso nao faz com que só pensem em sexo, assim como o facto de seres bi nao faz com que so penses em sexo.
Vê as coisas no seu lado relativo. Isso de absolutivizar tudo de um ponto de vista como verdade verdadeira e maior que tudo e todas é um acto extremamente inconsiderado e irreflectido.
Pensa melhor da próxima vez.
Título: Re: bifobia
Enviado por: Mecki em 16.mai.2010, 02:27:57
Responder
Nhac, sexo com animais? GODDDD nuncaa!!

Se dizes que são, são tão tarados quanto tu, nessa perspectiva. So what se eles amam algo para além do género e espécie? Tu também amas alguém para além do género. Isso nao faz com que só pensem em sexo, assim como o facto de seres bi nao faz com que so penses em sexo.
Vê as coisas no seu lado relativo. Isso de absolutivizar tudo de um ponto de vista como verdade verdadeira e maior que tudo e todas é um acto extremamente inconsiderado e irreflectido.
Pensa melhor da próxima vez.

Amen
Título: Re: bifobia
Enviado por: Atzecs em 16.mai.2010, 10:51:51
Responder
Nhac, sexo com animais? GODDDD nuncaa!!

Se dizes que são, são tão tarados quanto tu, nessa perspectiva. So what se eles amam algo para além do género e espécie? Tu também amas alguém para além do género. Isso nao faz com que só pensem em sexo, assim como o facto de seres bi nao faz com que so penses em sexo.
Vê as coisas no seu lado relativo. Isso de absolutivizar tudo de um ponto de vista como verdade verdadeira e maior que tudo e todas é um acto extremamente inconsiderado e irreflectido.
Pensa melhor da próxima vez.

Além disso, a Wikipédia é a pior fonte para se procurar tudo o que não seja história. Há lá muita coisa que enfim... Só citei por ser a fonte que tenho mais à mão, mas alguém com um manual de Psicologia de Relações/Sexual (Sexologia) que avance com algo mais consensual .

A noção que tenho de um pansexual não inclui animais. Mas posso estar errado.

A afirmação que fizeste possívelmente torna-te num panfóbico... E agora? :P Há um longo caminho que temos todos de percorrer em direcção à tolerância :) Tenta, se não compreenderes, tolerar as pessoas que conseguem e/ou querem ter uma relação afectiva e sexual com animais, por muito que a ideia te repugne aplicada a ti mesmo.
Título: Re: bifobia
Enviado por: Agamemnon em 16.mai.2010, 11:18:54
Ora bem Atzecs. A Suggia tinha uma relação erótica com o violoncelo!
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: sofzz em 16.mai.2010, 13:27:40
Eu vi um vídeo no youtube sobre pansexualidade e achei curioso abrir um tópico mas fui procurar e acabei por encontrar este já aberto  :P
Indignaçao - Pansexualidade (http://www.youtube.com/watch?v=sPcdWTsl2Ps#lq-lq2-hq-vhq) - este foi o vídeo que eu vi.

eu fiquei realmente confusa com estes rótulos todos, principalmente agora quando vi a falarem de níveis entre o masculino e feminino. Fiquei a pensar: mas afinal quem sou eu?  ???
Vi também a referência a gostar de crianças. A isso não se chama pedofilia e não é considerado crime?
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Pulse em 16.mai.2010, 13:28:32
Que bom, mais um rótulo. Para quando autocolantes com os preços?
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Agamemnon em 16.mai.2010, 13:32:48
Que bom, mais um rótulo. Para quando autocolantes com os preços?

És lixado. :P

Oh Boreas, como metes isto na tua partição? ::)
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Pulse em 16.mai.2010, 13:57:13
Já agora Pansexual, remeteu-me imediatamente para a atracção sexual por pão.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Boreas em 16.mai.2010, 21:34:19
Que bom, mais um rótulo. Para quando autocolantes com os preços?

És lixado. :P

Oh Boreas, como metes isto na tua partição? ::)

Um passito de cada vez meu caro...
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Pulse em 16.mai.2010, 21:52:48
Que bom, mais um rótulo. Para quando autocolantes com os preços?

És lixado. :P

Oh Boreas, como metes isto na tua partição? ::)

Um passito de cada vez meu caro...

Espero que o meu seja elevado, e com IVA a 22%
Título: Re: bifobia
Enviado por: SofiaDiener em 17.mai.2010, 12:33:57
Responder
Nhac, sexo com animais? GODDDD nuncaa!! Que porcos. Acho que os pansexuais são tarados...!!

Se dizes que são, são tão tarados quanto tu, nessa perspectiva. So what se eles amam algo para além do género e espécie? Tu também amas alguém para além do género. Isso nao faz com que só pensem em sexo, assim como o facto de seres bi nao faz com que so penses em sexo.
Vê as coisas no seu lado relativo. Isso de absolutivizar tudo de um ponto de vista como verdade verdadeira e maior que tudo e todas é um acto extremamente inconsiderado e irreflectido.
Pensa melhor da próxima vez.

Além disso, a Wikipédia é a pior fonte para se procurar tudo o que não seja história. Há lá muita coisa que enfim... Só citei por ser a fonte que tenho mais à mão, mas alguém com um manual de Psicologia de Relações/Sexual (Sexologia) que avance com algo mais consensual .

A noção que tenho de um pansexual não inclui animais. Mas posso estar errado.

A afirmação que fizeste possívelmente torna-te num panfóbico... E agora? :P Há um longo caminho que temos todos de percorrer em direcção à tolerância :) Tenta, se não compreenderes, tolerar as pessoas que conseguem e/ou querem ter uma relação afectiva e sexual com animais, por muito que a ideia te repugne aplicada a ti mesmo.

Não concordo nada...existe uma linha tenue entre a sanidade e a loucura...entre o toleravel e o não
sexo com outra espécie passa definitivamente essa linha...
Título: Re: bifobia
Enviado por: Atzecs em 17.mai.2010, 19:05:19
Responder
Nhac, sexo com animais? GODDDD nuncaa!! Que porcos. Acho que os pansexuais são tarados...!!

Se dizes que são, são tão tarados quanto tu, nessa perspectiva. So what se eles amam algo para além do género e espécie? Tu também amas alguém para além do género. Isso nao faz com que só pensem em sexo, assim como o facto de seres bi nao faz com que so penses em sexo.
Vê as coisas no seu lado relativo. Isso de absolutivizar tudo de um ponto de vista como verdade verdadeira e maior que tudo e todas é um acto extremamente inconsiderado e irreflectido.
Pensa melhor da próxima vez.

Além disso, a Wikipédia é a pior fonte para se procurar tudo o que não seja história. Há lá muita coisa que enfim... Só citei por ser a fonte que tenho mais à mão, mas alguém com um manual de Psicologia de Relações/Sexual (Sexologia) que avance com algo mais consensual .

A noção que tenho de um pansexual não inclui animais. Mas posso estar errado.

A afirmação que fizeste possívelmente torna-te num panfóbico... E agora? :P Há um longo caminho que temos todos de percorrer em direcção à tolerância :) Tenta, se não compreenderes, tolerar as pessoas que conseguem e/ou querem ter uma relação afectiva e sexual com animais, por muito que a ideia te repugne aplicada a ti mesmo.

Não concordo nada...existe uma linha tenue entre a sanidade e a loucura...entre o toleravel e o não
sexo com outra espécie passa definitivamente essa linha...

Não necessáriamente - passa definitivamente essa linha para ti. Nunca vi nenhum especialista na área dos relacionamentos dizer que a zoofilia é um comportamento revelador de insanidade...
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Safira em 10.ago.2010, 13:57:31
Eu cá gosto de pessoas, da essencia da pessoa... independentemente do sexo.
Não gosto de rotulos, sim... mas...
Bisexual, segundo sei...
Agora essa de pansexualidade... inclui animais?? zoofilia é mais uma anomalia.. (acho que é assim considerada não?)
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: btsferreira em 27.out.2010, 10:49:39
Duvido um bocadinho desta definição...Gostar de qq genero olhando so a pessoa? Duvido um bocadinho
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Arms em 27.out.2010, 11:50:52
Duvido um bocadinho desta definição...Gostar de qq genero olhando so a pessoa? Duvido um bocadinho

Pensa no caso dos transsexuais. Um panssexual será, por exemplo, alguém que se apaixona por um rapaz, mesmo que já tenha sido rapariga numa altura da sua vida. Distingue-se principalmente da bissexualidade por causa disso, apesar de estar integrado no grupo da bissexualidade. E é basicamente mais um rótulo para dar às pessoas...
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: btsferreira em 31.out.2010, 11:39:02
Duvido um bocadinho desta definição...Gostar de qq genero olhando so a pessoa? Duvido um bocadinho

Pensa no caso dos transsexuais. Um panssexual será, por exemplo, alguém que se apaixona por um rapaz, mesmo que já tenha sido rapariga numa altura da sua vida. Distingue-se principalmente da bissexualidade por causa disso, apesar de estar integrado no grupo da bissexualidade. E é basicamente mais um rótulo para dar às pessoas...

Outra caixinha? Pra que?
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 10.nov.2010, 09:18:26
Oh Arms, explica lá essa definição de pansexualidade -P

btsferreira, não dúvides, acontece bastante -)
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Arms em 10.nov.2010, 09:29:55
Oh Arms, explica lá essa definição de pansexualidade -P

btsferreira, não dúvides, acontece bastante -)

Vi algures que um panssexual não se apaixona por géneros independentemente de ser ou não o seu género de nascimento. Enquanto que um bissexual não se apaixona por um género mas que o género de nascimento já conta. Que a pansexualidade está integrado na bissexualidade mas se distingue dela pelo facto de que o género de nascimento não tem peso sobre a atracção. E foi com essa ideia com que fiquei... mas posso estar errado.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 10.nov.2010, 09:47:18
Oh Arms, explica lá essa definição de pansexualidade -P

btsferreira, não dúvides, acontece bastante -)

Vi algures que um panssexual não se apaixona por géneros independentemente de ser ou não o seu género de nascimento. Enquanto que um bissexual não se apaixona por um género mas que o género de nascimento já conta. Que a pansexualidade está integrado na bissexualidade mas se distingue dela pelo facto de que o género de nascimento não tem peso sobre a atracção. E foi com essa ideia com que fiquei... mas posso estar errado.

Dúvido que isso não passe de uma alusão às correntes teóricas: alma vs corpo. Seja como for, houve argumentos científicos para o efeito? (não que me limite à ciência, fica é a curiosidade ;))
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Arms em 10.nov.2010, 10:01:20
Oh Arms, explica lá essa definição de pansexualidade -P

btsferreira, não dúvides, acontece bastante -)

Vi algures que um panssexual não se apaixona por géneros independentemente de ser ou não o seu género de nascimento. Enquanto que um bissexual não se apaixona por um género mas que o género de nascimento já conta. Que a pansexualidade está integrado na bissexualidade mas se distingue dela pelo facto de que o género de nascimento não tem peso sobre a atracção. E foi com essa ideia com que fiquei... mas posso estar errado.

Dúvido que isso não passe de uma alusão às correntes teóricas: alma vs corpo. Seja como for, houve argumentos científicos para o efeito? (não que me limite à ciência, fica é a curiosidade ;))

Não acredito que o termo tenha surgido com base em argumentos científicos... pessoalmente, digo. A verdade é que este tipo de classificações a mim parece-me que seja mais uma questão de rótulo que as pessoas atribuem apenas para não dizerem que são bissexuais. Mas vou pesquisar mais sobre isso...
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Bc em 10.nov.2010, 12:36:06
BEm que confusao entre bissexualidade e pansexualidade... ??? ??? ???
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 10.nov.2010, 22:44:11
Bc, então porquê?

A pansexualidade pode ser muitas coisas mas por norma admito-a como sendo uma proximidade à natureza, seja numa relação homo ou hetero, seja com que espécie de indivíduos for ou então a panfilia que passa pela atracção por espaços naturais ou suas particularidades.

quanto à questão da atracção bi ou pan e o exemplo dos transsexuais, não cola. Um transsexual é um homem ou uma mulher como os outros, esteja ele em que estado tiver. A probabilidade de um hetero ou de um gay se sentir atraído por um é tanta quanto para com os demais estados da biologia sexual. Que me digam que o choque perante o caso e o afastamento para com a situação são duas pontes infelizmente com fortes barreiras, tudo bem, mas quantas pessoas sem saber que x ou y é T se sentem atraídas por si... Tão só por isso, acredito que essa ideia está errada. São opiniões e respeito se acreditares nisso, Arms, mas não me parece muito viável.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Bc em 11.nov.2010, 00:50:49
Ou seja....um bissexual sente-se atraido ou por um homem ou por uma molher... e o pansexual pode sentir-se atraido por outra especie que não humanos? ou seres inanimados....? por exemplo   ??? ???
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Arms em 11.nov.2010, 08:15:59
Bc, então porquê?

A pansexualidade pode ser muitas coisas mas por norma admito-a como sendo uma proximidade à natureza, seja numa relação homo ou hetero, seja com que espécie de indivíduos for ou então a panfilia que passa pela atracção por espaços naturais ou suas particularidades.

quanto à questão da atracção bi ou pan e o exemplo dos transsexuais, não cola. Um transsexual é um homem ou uma mulher como os outros, esteja ele em que estado tiver. A probabilidade de um hetero ou de um gay se sentir atraído por um é tanta quanto para com os demais estados da biologia sexual. Que me digam que o choque perante o caso e o afastamento para com a situação são duas pontes infelizmente com fortes barreiras, tudo bem, mas quantas pessoas sem saber que x ou y é T se sentem atraídas por si... Tão só por isso, acredito que essa ideia está errada. São opiniões e respeito se acreditares nisso, Arms, mas não me parece muito viável.

Não é uma questão de eu acreditar ou não nisso (porque não acredito). Apenas citei como me foi explicado. Para ser sincero, sou um bocado conservador em termos de classificações deste género. A mim basta-me o tradicional hetero, homo, bi e trans.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: teddyJ em 11.nov.2010, 19:36:31
também acho que o termo "pansexual" é apenas mais um rótulo :x a única categoria em que poderia encaixar os pansexuais é naquelas pessoas que se sentem atraídos por travestis e transexuais... há quem não concorde comigo, mas eu, que estou algures entre bissexual e homossexual, não me sinto minimamente atraído por transexuais
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 11.nov.2010, 23:00:12
O problema provavelmente teddyJ é que não te sentes atraído pela concepção do que é ser transsexual, seja a ideia que criaste seja o que a sociedade dita (ou um pouco de ambas, melhor). Se não souberes se y ou z é trans, não vais saber se te sentes ou não atraído por ele. No entanto, são ideias e respeito a tua posição. Porém, pansexualidade é uma questão «pan» e acho que transexuais ou outros que não cisexuais são mais do que «pans».

Arms, okok. Quando disse isso foi na sequência do que escreveste mas peço desculpa se interpretei mal. E, sim, estou de acordo com essas terminologias. Mal ou bem, dizem o essencial. O resto considero filias.

Bc, sim. O pansexual pode atrair-se por coisas que não humanas ou até irreais. Por norma está associado a patologia mental pela associação a critérios não aceites pela sociedade. Recentemente, parece, como disse o Arms, associa-se a quem goste de pessoas que de algum modo comportam dois géneros (a.k.a. todas lol) comprometendo os olhos de quem se enamora e a vida de quem é o ponto da atracção. Definitivamente, labels are fables.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Bc em 12.nov.2010, 01:30:01
Obrigada Thumbnail. Ja percebi a ideia.... nunca tinha ouvido falar....Também é um extremo a pansexualidade.... :-\
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 12.nov.2010, 10:03:09
Demasiado desumano (pelo menos na concepção actual). Enfim... Já me acostumei a ver tanta bodega junta que já não faz espécie.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Bc em 12.nov.2010, 15:34:24
MAs uma coisa é certa...quando a gente pensa que ja viu de tudo.....estamos mt enganados.... :-\
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Caio em 12.nov.2010, 15:42:50
Já agora Pansexual, remeteu-me imediatamente para a atracção sexual por pão.

 lol lol essa foi boa lol
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Thumbnail em 13.nov.2010, 10:00:18
MAs uma coisa é certa...quando a gente pensa que ja viu de tudo.....estamos mt enganados.... :-\

Ora aí está uma grande verdade
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Miguel★ em 27.fev.2011, 03:55:35
Tenho feito sempre confusão entre pansexualidade e bissexualidade. Mas agora já entendi mais sobre a matéria depois de ter lido este tópico. :)
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: BrunoMCP em 04.set.2012, 22:10:00
Se pansexualidade for, como se disse aqui,
a capacidade de sentir atracção física por alguém independentemente do sexo,
então acho um rótulo completamente inútil,
é apenas bissexualidade com um filtro à frente.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: caires em 30.ago.2015, 23:46:47
Agora que se tem falado tanto em pansexualidade com Miley Cyrus a "assumir-se"... o que pensam sobre o tema?
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Forbidden em 30.ago.2015, 23:56:31
Agora que se tem falado tanto em pansexualidade com Miley Cyrus a "assumir-se"... o que pensam sobre o tema?
Acho que é a mesma coisa que a bissexualidade, é uma categoria inútil e sem nexo.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: mIsS em 31.ago.2015, 11:36:53
Agora que se tem falado tanto em pansexualidade com Miley Cyrus a "assumir-se"... o que pensam sobre o tema?
Acho que é a mesma coisa que a bissexualidade, é uma categoria inútil e sem nexo.

As pessoas adoram falar sobre aquilo que não sentem.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Forbidden em 31.ago.2015, 15:36:04
Agora que se tem falado tanto em pansexualidade com Miley Cyrus a "assumir-se"... o que pensam sobre o tema?
Acho que é a mesma coisa que a bissexualidade, é uma categoria inútil e sem nexo.

As pessoas adoram falar sobre aquilo que não sentem.

Então explica-me qual é a diferença prática  entre a bissexualidade e a panssexualidade, por favor.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: pether em 31.ago.2015, 17:26:17
Agora que se tem falado tanto em pansexualidade com Miley Cyrus a "assumir-se"... o que pensam sobre o tema?
Acho que é a mesma coisa que a bissexualidade, é uma categoria inútil e sem nexo.

As pessoas adoram falar sobre aquilo que não sentem.

Então explica-me qual é a diferença prática  entre a bissexualidade e a panssexualidade, por favor.

Para mim essas categorias não fazem sentido. Não vejo onde é que é preciso mais do que Hetero, Bi e Homo para definir sexualidade.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Odra em 31.ago.2015, 17:47:35
o que faz bissexualidade e pansexualidade serem coisas diferentes é que o primeiro termo é binarista (homens & mulheres, 2) e o segundo abrange pessoas que não estejam dentro desses géneros binários. Simple.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: searching_the_love em 31.ago.2015, 19:54:15
É muito simples: é mais um rótulo para pessoal que não gosta dos outros rótulos e o que vem associado ao rótulo que está mais perto daquilo que são, como os "g0ys" e mais não sei quantos outros rótulos de nicho.

É igual que as modas na maneira de vestir, com o Lumbersexual e o Metrosexual e o nãoseiquantossexual. Tudo rótulos da moda.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Forbidden em 31.ago.2015, 20:03:39
o que faz bissexualidade e pansexualidade serem coisas diferentes é que o primeiro termo é binarista (homens & mulheres, 2) e o segundo abrange pessoas que não estejam dentro desses géneros binários. Simple.

Pois, mas que eu saiba so há dois sexos biologicos: masculino e feminino, e a bissexualidade e a atração por ambos. Só por alguém não se enquadrar no genero social, por assim dizer (por exemplo os transgêneros), nao impede que pertençam na mesma a um dos dois generos biologicos. So há dois, nao há mais! Eu acho que isto tudo só complica as coisas.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: caires em 31.ago.2015, 22:31:32
Eu acho que a pansexualidade faz algum sentido numa sociedade onde cada vez mais se fala em expressões e identidades de género não-binárias e em pessoas transgénero, e até intersexo. Porque um bissexual pode-se sentir atraído por ambos os sexos, okay! True! Mas nem todos sentem atração por pessoas intersexo, não binárias ou por transgénero.

Eu, por exemplo, sou homossexual mas atualmente sinto-me mais atraído por homens que tenham caraterísticas mais masculinas. É um aspeto da minha orientação sexual e até há um rótulo para esta suposta atração pela "masculinidade" (androssexualidade). Se bem que questiono este aspeto da minha identidade sexual por me sentir, por vezes, atraído por pessoas que não são assim, que são trans ou que não sejam assim tão normativas, talvez! Ou seja, acho que há uma certa fluidez que está mais vezes de um lado que de outro.

Isto para dizer que a sexualidade não é assim tão simples quanto se pensa e é de encontro com este pensamento que surge a pansexualidade. Da mesma forma que eu sinto a minha homossexualidade dessa forma, pelo menos atualmente, outros homens gay também sentirão igual ou inverso. E, da mesma forma, outras pessoas sentir-se-ão atraídas por pessoas que não correspondem à norma e que, por isso, não são bissexuais.

A pansexualidade nem é de agora, mas foi muito estigmatizada com a ideia de que os pansexuais eram emocional e fisicamente atraídos por objetos, por pessoas mortas, por pães, por panelas, elefantes e coisas do género. O que não é verdade. Pansexualidade é apenas a atração física e/ou emocional por pessoas de todos os géneros, sejam homem, mulher, intersexo, não-binárixs e transgénero. Gostam de pessoas, é isso. Daí que, sinceramente, ache errado quando uma pessoa bissexual diz que se sente atraído por "pessoas"... é verdade, mas talvez não é um leque de pessoas assim tão alargado, por vezes.

De qualquer das formas, e vendo o lado negativo da coisa, a bissexualidade vs pansexualidade pode vir a reforçar preconceitos e discriminação contra as pessoas que já referi, da mesma forma que uma orientação sexual que viesse distinguir a atração entre homens masculinos e homens mais femininos, ia reforçar preconceitos. Se é que já não existe!

Mas bem, eu não sou ninguém para dizer que a pansexualidade não existe. Acho curioso que se diga que não devem existir mais orientações do que homossexual, bissexual e hetero... de certa forma concordo porque estas orientações estão dirigidas para o sexo da pessoa e não para o seu género (mas, assim sendo, onde ficam as pessoas intersexo?), ao contrário de outras orientações que começam a existir que são focadas nas expressões e identidades de género e noutros fatores.

Ou seja, eu até acho que esta questão de orientação sexual pode-se ver de uma forma hierárquica, com, por exemplo, a assexualidade (na sua forma de arromântico, também - pois, assim sendo, não se sente atraído emocional e fisicamente) a homossexualidade, heterossexualidade e bissexualidade [ou pansexualidade] a serem as principais orientações sexuais, que depois têm várias derivações de acordo com a assexualidade e a pansexualidade e outros fatores, por exemplo. Do género: eu sou homossexual mas não sinto atração sexual, logo sou homorromântico. Ou eu sou bissexual mas sinto-me atraído por todos os géneros, logo sou pansexual (se bem que, aqui, o termo primário deveria ser pansexual e então com a bissexualidade dentro do termo "pan" por ser mais restrito). Eu sou bissexual, mas sinto-me atraído por pessoas trans, logo posso considerar-me transensual. Etc etc.

Enfim, acho que cada vez mais a orientação sexual é uma construção social e que apenas serve para nos identificarmos com algo, não para sermos algo ou porque somos ou nascemos algo. Pelo menos do meu ponto de vista que, vendo as coisas desta forma atualmente, começo a questionar a minha homossexualidade para algo mais abrangente e como algo mais fluido.

Veremos o que o futuro nos dirá sobre a pansexualidade. Acho que há a hipótese de se tornar um "fenómeno" com a onda Miley Cyrus, pois muitas pessoas questionarão a sua orientação sexual e se, realmente, abrange não só o homem e a mulher, ou se também abrangerá outras pessoas.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Ticas: em 01.set.2015, 18:29:30
(...)
Daí que, sinceramente, ache errado quando uma pessoa bissexual diz que se sente atraído por "pessoas"... é verdade, mas talvez não é um leque de pessoas assim tão alargado, por vezes.
(...)

Concordo com muito daquilo que disseste, caires, mas gostaria apenas de rectificar um aspecto que pode conduzir a alguma confusão.

É verdade que a bissexualidade assume que haja atracção por géneros/sexos binários - homem e mulher -, mas também não se resume a pólos "opostos". É possível que um rapaz ou rapariga bissexual sinta atracção por pessoas trans, uma vez que as mesmas podem assumir uma identidade e expressão de género marcadamente feminina ou masculina.

Tanto a bissexualidade como a pansexualidade estão inseridas num espectro.
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: caires em 01.set.2015, 19:32:41
Sim, talvez tenhas razão. Acho que isto também vai muito de encontro com a expressão de género... Mas acho que só as pessoas bi ou pan se podem realmente manifestar, porque eu considero-me gay por isso falo um pouco por fora!
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Ticas: em 01.set.2015, 19:55:37
Sim, talvez tenhas razão. Acho que isto também vai muito de encontro com a expressão de género... Mas acho que só as pessoas bi ou pan se podem realmente manifestar, porque eu considero-me gay por isso falo um pouco por fora!

O que eu quis dizer foi mais ou menos o seguinte:

Um rapaz bissexual pode perfeitamente alegar, por exemplo, que namora com um homem se o seu namorado for um rapaz trans que assume, ele próprio, uma identidade e expressão de género masculina. Percebes? No entanto, aos olhos de outras pessoas, pode ser visto como pansexual por não estar incluído neste sistema de relações binárias e cis.

Enfim, posso estar enganado. Mas eu vejo as coisas assim. Também gostava ver uma opinião mais fundamentada de pessoas bi ou pan.  :)
Título: Re: Pansexualidade?
Enviado por: Forbidden em 01.set.2015, 20:05:15
Sim, talvez tenhas razão. Acho que isto também vai muito de encontro com a expressão de género... Mas acho que só as pessoas bi ou pan se podem realmente manifestar, porque eu considero-me gay por isso falo um pouco por fora!

O que eu quis dizer foi mais ou menos o seguinte:

Um rapaz bissexual pode perfeitamente alegar, por exemplo, que namora com um homem se o seu namorado for um rapaz trans que assume, ele próprio, uma identidade e expressão de género masculina. Percebes? No entanto, aos olhos de outras pessoas, pode ser visto como pansexual por não estar incluído neste sistema de relações binárias e cis.

Enfim, posso estar enganado. Mas eu vejo as coisas assim. Também gostava ver uma opinião mais fundamentada de pessoas bi ou pan.  :)

Mas ate um hetero pode namorar com uma rapariga que nasceu rapaz mas mudou de genero, qual é a relevância? Não deixa de ser hetero por isso... o mesmo com um gay que namore um rapaz que nasceu rapariga, nao deixa de ser gay por isso. A única coisa que podia diferenciar a bissexualidade da panssexualidade e mesmo a questão dos intersexo...