rede ex aequo

Olá Visitante10.jun.2023, 19:36:43

Sondagem

Deus?

Acredito e vivo bem com ele
30 (28.8%)
Acredito mas vivo mal com ele
6 (5.8%)
Não acredito mas "vivo bem com ele"
18 (17.3%)
Não acredito e "vivo mal com ele"
13 (12.5%)
Não sei se existe ou não mas "vivo bem com ele"
33 (31.7%)
Não sei se existe ou não e "vivo mal com ele"
4 (3.8%)

Votos totais: 62

Autor Tópico: Definição de “Deus” e crença nele  (Lida 234453 vezes)

Acreditas em Deus ou nao?

Offline Imaterial

• Membro Sénior
  • Género: Masculino
  • Go ask Alice, I think she'll know
Acredito que o Vazio me assusta mas não há nenhum homem barbudo entre mim e esse destino.
    It all starts when you sink into his arms and ends with your arms on his sink

Offline random_dude

• Associad@
    • Membro Total
    Resposta curta: Não, não acredito.

Resposta elaborada: Aqui a resposta ficaria sempre dependente da definição de Deus. Não acredito na existência de um pai tirano criador, como é descrito e seguido pelas religiões abraâmicas. Para além de ser um Deus contraditório, acho a ideia demasiado "proteccionista" e irrealista para que possa acreditar. Nada contra quem acredita, principalmente se isso lhe traz conforto. As crenças só me incomodam quando são-me impingidas - até podem acreditar num unicórnio que vos diga para usarem saltos altos às sextas-feiras, desde que não me queiram obrigar a usar os saltos altos à sexta-feira.

Continuando. Não ponho de parte a possibilidade de uma entidade criacionista, que poderá existir ou não actualmente, mas o seu objectivo criacionista não somos nós, até porque, na infinidade que é o universo, dificilmente seremos os únicos seres inteligentes.  A nossa relação com esta suposta entidade não requer qualquer tipo de vassalagem da nossa parte.   

Quanto às religiões em si, têm, como tudo, os seus prós e contras. Da minha parte, custa-me um pouco entender como é que é possível haver mulheres e homossexuais que seguem qualquer uma das religiões abraâmicas de livre e espontânea vontade (não me refiro à crença/fé em Deus, mas sim às ideologias e livros sagrados das religiões em causa).

Afinal, Deus é ... ?

Offline carolinalg

• Moderação Geral
      • Membro Elite
      • Género: Feminino
      • call it Magic... call it true...
      Já alguém disse acima...
      mas eu sou um bocado ao Estilo-Abrunhosa.

O meu Deus é o mesmo que o teu e, primeiro que tudo, chama-se "A-M-O-R".

:)

Afinal, Deus é ... ?

Offline Imaterial

• Membro Sénior
        • Go ask Alice, I think she'll know
        Fascina-me mais a compreensão de Deus como uma entidade do que aquilo que criou/disse ou deixou de o fazer. Em especial, acho interessante a conjugação dos conceitos Omnisciência, Omnipresença e Omnipotência.

O conceito de Omnisciência é claro: a entidade divina conhece e sabe tudo. Isto implicará que esta entidade está consciente de toda a existência Universal e de todos os paradigmas e diferentes formas de percepção/compreensão/descrição de Tudo. No entanto, o conhecimento total e completo implicará um saber que ultrapassa a própria barreira do Tempo, porque se o seu Saber estivesse limitado a um determinado espaço de tempo, não poderia ser apelidado de Omnisciência: conhecimento total, sem limites.

Ora, se a entidade divina tem um conhecimento total, e se esse conhecimento não pode ser limitado pelo Tempo, isso quer dizer que a entidade tem uma consciência e um saber que se estende por todo o tempo (isto porque o tempo, por descrições da física, é fluído e tem comportamentos diferentes de acordo com outra variáveis). Ao conhecer tudo o que ultrapassa o tempo, a entidade acaba por ter consciência de si mesma em todas as linhas/espaços temporais, porque não pode ser limitado ao conhecimento nem de si mesma. Levando isto a um extremo, a entidade divina terá conhecimento do seu início e fim em todos os seus instantes de existência, pelo que nem faz sentido falar de um "agora": a entidade existe infinitas vezes ao longo da linha temporal, e tem conhecimento completo de si mesma em cada um desses instantes o que, no fundo, quer dizer que a entidade é transversal ao próprio tempo (atravessa-o e conhece-o por completo).

Nem consigo imaginar as possibilidades quando aliamos o saber completo à capacidade de fazer tudo (omnipotência). O conceito de omnipresença torna-se irrelevante quando consideramos que uma entidade saber tudo é como se estivesse em todo o lado em simultâneo. Uma percepção completa ultrapassa a presença dimensional, porque é como se lá estivesse.

No final, os conceitos religiosos de Deus com que estou familiarizado - de uma entidade criadora, que ama tudo mas que apresenta um escrutínio particular para com o Homem - parece-me vazio. Que uma entidade de percepção ilimitada tenha qualquer interesse em instantes ínfimos de vidas de seres como nós parece-me arrogante. O único interesse que consigo compreender será o de que a omnisciência permitiria à entidade Divina efectivamente conhecer e viver a vida de TODOS os organismos biológicos do Universo, e talvez o seu potencial interesse criador estivesse no estímulo. Por outro lado, estou a pensar isto em termos de uma única linha temporal, quando na verdade a entidade estaria a conhecer a criação e fim em simultâneo.

Até que ponto será tudo relevante para tal ser? É difícil dizer, simplesmente porque uma entidade que existe no seu início, existência total e fim deve ter uma perspectiva completamente incompreensível da dimensão de tudo, incluindo de si mesmo.
          It all starts when you sink into his arms and ends with your arms on his sink

Aries

• Visitante
          Hum ... resposta curta ... :) sim até acredito

não sei se exactamente da forma como nos fazem querer ver a existência Dele. mas ... gosto de acreditar que a algo aí. não como já disseram um homem barbudo lol mas sinto existir algo que anda a nossa volta ao qual a gente entitula Deus.

Francamente não gosto de acreditar nas teorias aprendidar na escola sobre a evolução não gosto de acreditar que originamos de células e viemos dos pobres macacos. posso estar a dar das respostas mais banais e fracas por aqui ... mas a existência de Deus é isso mesmo ... um acreditar sem ver e sem explicar ... a dita estranha fé !

mas gosto de acreditar que há mais por aí ... ainda a tempos falei sobre coisas escritas na bíblia e se devia dar valor ou não. a bíblia em si tem muita coisa no qual não concordo e se foi realmente escrita por esse Deus não sei lol

mas porque não posso acreditar que as energias que andam a nossa volta e todas as coisas boas que a gente tem a capacidade de sentir ... não é fruto da existência de um Deus. Há quem acredite que Deus vive dentro de nós ... e porque não ?? Há quem acredite que Deus é o poder da mãe natureza e porque não ? tem de ser tudo tão cruel e sem algo para além do que se vê ? a beleza das coisas são mesmo as coisas que não se vêm .

e não ... não sou a favor de tudo que ditam nas religiões ... de todo... mas a existência de algo ... sim.

Offline imystp

• Membro Sénior
            • "If u never try, u'll never know"
            nao.. nao acredito

O que gostarias que Deus te dissesse quando chegasses às portas do paraíso?

Offline imystp

• Membro Sénior
              • "If u never try, u'll never know"
              que me dissesse algo como "volta lá para baixo.. amanhã é leg day!!!"

Se tivesses de perguntar ou pedir qualquer coisa a Deus ...

Offline Odra

• Membro Vintage
                • Welcome to the Town of Gay! ;D
                como é que esta coisa toda funciona [smiley=maluco.gif] :clown
                  Estamos a fazer um jogo. Lançam-se os dados e quem obtiver maior pontuação faz uma pergunta aos restantes jogadores. Utilizaremos um dado com 20 lados. /roll 1d20

Nível de originalidade: o mais alto de todos!
                  lol

O que gostarias que Deus te dissesse quando chegasses às portas do paraíso?

S from Small

• Visitante
                  "Vou dar-te uma 2a oportunidade. Vais voltar para lá e vais curtir mais a vida, depois falamos." ::)

Se pudesses fazer uma só pergunta a Deus, qual seria?

Iki

• Visitante
                    Porquê?

É esta a pergunta que ira sempre ficar sem resposta!

Se pudesses fazer uma só pergunta a Deus, qual seria?

Offline complicado

• *
                      • Novo Membro
                      Porque no meio de tanta homem que nasce heterossexual, a mim calhou ser gay? WTF?

Era essa a pergunta que lhe perguntava!
                      Mas sou Ateu, logo não acredito!

Offline natz88

• Membro Sénior
                        • Por vezes encontra-se aquilo que não se procura.
                        depois de tanta luta pelo amor????!!!!! não sei.. acredito em algo superior pela qual eu desconheço.. temos que nos agarrar a algo..
                        a vida é uma incognita!!!!
                          "Tristes tempos os nossos, é mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito"
                                      Albert Einstein

Memos

• Visitante
                          depois de tanta luta pelo amor????!!!!! não sei.. acredito em algo superior pela qual eu desconheço.. temos que nos agarrar a algo..
                          a vida é uma incognita!!!!

Já somos duas   :(

Offline Dami

• Membro Sénior
                            Resposta curta: Não, não acredito.

Resposta elaborada: Aqui a resposta ficaria sempre dependente da definição de Deus. Não acredito na existência de um pai tirano criador, como é descrito e seguido pelas religiões abraâmicas. Para além de ser um Deus contraditório, acho a ideia demasiado "proteccionista" e irrealista para que possa acreditar. Nada contra quem acredita, principalmente se isso lhe traz conforto. As crenças só me incomodam quando são-me impingidas - até podem acreditar num unicórnio que vos diga para usarem saltos altos às sextas-feiras, desde que não me queiram obrigar a usar os saltos altos à sexta-feira.

Continuando. Não ponho de parte a possibilidade de uma entidade criacionista, que poderá existir ou não actualmente, mas o seu objectivo criacionista não somos nós, até porque, na infinidade que é o universo, dificilmente seremos os únicos seres inteligentes.  A nossa relação com esta suposta entidade não requer qualquer tipo de vassalagem da nossa parte.   

Quanto às religiões em si, têm, como tudo, os seus prós e contras. Da minha parte, custa-me um pouco entender como é que é possível haver mulheres e homossexuais que seguem qualquer uma das religiões abraâmicas de livre e espontânea vontade (não me refiro à crença/fé em Deus, mas sim às ideologias e livros sagrados das religiões em causa).

Subscrevo e assino por baixo.

AltGr

• Visitante
                              sinceramente? já acreditei mais.. aos poucos, a fé está a perder-se..

Offline Odraude

• Membro Total
                                • Sometimes home can be another person
                                  • Tumblr
                                Pode existir ou pode não existir...Acredito que está fora do nosso alcance justificar quer uma quer outra.
                                Por outras palavras, sou agnóstico.
                                  "Honesty is such a lonely word"

Offline Nats

• Membro Total
                                  • Marvel > DC
                                  Não acredito e estou totalmente contra religião organizada. Defendo firmemente que é um cancro para a sociedade. Mas não estou contra pessoas acreditarem no que quiserem, até luto por esse direito.

Relativamente ao porquê, muito resumidamente (porque senão ficaria a escrever a noite toda), a crença em algo superior não tem lógica. A não ser que haja algo que aponte para tal, não me vou iludir com tamanhas fantasias.

Tera2

• Visitante
                                    Não acredito e estou totalmente contra religião organizada. Defendo firmemente que é um cancro para a sociedade.

Nao sera um pouquinho exagerado dizer que as religioes organizadas sao um cancro na sociedade? Por exemplo, ha um estudo que mostra que quanto mais organizada estiver ums religiao e quanto mais as pessoas estiverem nela integradad menos suicidios ha entre os membros dessa religiao...

Offline Forbidden

• Membro Ultra
                                      Sou agnostico. Ha alturas em que acredito em Deus, e outras em que nao mas ja cheguei a conclusao que e impossivel provar uma coisa ou outra. De resto, se Deus existir nao e um ser que esteja interessado em conviver, pelo contrario. Nao sigo nenhuma religiao.

Offline Nats

• Membro Total
                                        • Marvel > DC
                                        Não acredito e estou totalmente contra religião organizada. Defendo firmemente que é um cancro para a sociedade.

Nao sera um pouquinho exagerado dizer que as religioes organizadas sao um cancro na sociedade? Por exemplo, ha um estudo que mostra que quanto mais organizada estiver ums religiao e quanto mais as pessoas estiverem nela integradad menos suicidios ha entre os membros dessa religiao...
                                        Diz isso aos milhões que já foram mortos em nome da religião, e às pessoas cujos direitos são negados (até nós, mesmo) devido a essas mesmas religiões. Não, não é ir demasiado longe, religião impede progresso social e tecnológico, entre outros.