rede ex aequo

Olá Visitante06.dez.2021, 11:14:01

Sondagem

Deus?

Acredito e vivo bem com ele
30 (28.8%)
Acredito mas vivo mal com ele
6 (5.8%)
Não acredito mas "vivo bem com ele"
18 (17.3%)
Não acredito e "vivo mal com ele"
13 (12.5%)
Não sei se existe ou não mas "vivo bem com ele"
33 (31.7%)
Não sei se existe ou não e "vivo mal com ele"
4 (3.8%)

Votos totais: 62

Autor Tópico: Definição de “Deus” e crença nele  (Lida 212942 vezes)

Definição de “Deus” e crença nele

Offline LittleDotInMotion

• Membro Total
  • Género: Feminino
  • O_o
Yaro! :D

Não sei se este topico já circulou por ai... ( hope not...

Por acaso é uma coisa que me perturba... deus. E estava aqui a perguntar-me que pensariam voçês sobre isso, acreditam, não acreditam? não acreditam mas vivem bem com ele, não acreditam e vivem mal com ele, acreditam e vivem bem com ele, ou não acreditam e vivem mal com ele?

opinem! :up
:-*
« Última modificação: 15 de Junho de 2016 por T-Rex »
    "Education is an admirable thing, but it is well to remember
    from time to time that nothing worth knowing can be taught."
    Oscar Wilde, 1891

se o meu pai tivesse rodas era um triciculo para formigas.

Deus? Perdão?!

Offline v

• Associad@ Honorári@
    • Membro Elite
    Badapinhas, tenho alguma curiosidade em saber porque é que te perturba. É o deus em sí?

Deus? Perdão?!

Offline orchidea

• **
      • Membro Júnior
      DEUS?????

Vivo muito mal com @ senhor@!
      (Resolvi responder ao repto da Badapinhas, mas desde já peço desculpa se pelas minhas "sentenças" ferir as susceptibilidades de alguém, mas isto é o que eu sinto!!!)
      Realmente não acredito e (peço desculpa a todos os que precisam de um deus na sua vida)  vezes consigo suportar muito mal a "presença del@ na nossa vida quotidiana.
      Por um lado até consigo aceitar que a maoiria das pessoas ncessitem de um ente superior para dar sentido  suas vidas, e normalmente suporto o "até amanhã se deus quiser" e coisas do estilo....
      Acho que é muito mais facil para a maioria das pessoas viverem pensando que o que lhes acontece é a vontade de deus, que quando morremos vamos para o céu....
      Mas gostava de saber como conseguem conviver com os designios desse mesmo deus quando veem na Tv as imagens de crianças trucidadas, cadavéricas de fome... isto só para falar nas imagens mais imediatistas.
      Como se consegue conviver com deus diariamente depois de ouvirem as mensagens fundamentalistas das várias religiões em nome dos vários nomes desse deus...
      Não me venham com a conversa de que deus escreve direito por linhas tortas, que deus só nos pôs cá e depois nos deixa dirigir as nossas vidas, porque isso tambem não consigo entender.
      Aceito que errar é humano. Aceito (embora doa muito) que em nome do comunismo se tenham morto milhões de pessoas, ou em nome de um deus qualquer se tenha feito a inquisição, se tenham destruído culturas diferentes. Mas só o entendo porque somos Homens que erramos e (não) aprendemos com os nossos erros. Mas não preciso de um deus que permita que em seu nome um sr (que se diz santo) continue a ser contra o preservativo e permita que a população africana vá sendo dizimada pela Sida.

Bem, perdoem-me católic@s, judeus, adventistas.... mas cada vez convivo mais mal com o vosso deus

beijo

Orchidea
      (isto é tão sério que nem consegui por aqui um smiley)
        "Nem aos deuses nem à morte peço perdão do que fiz
        Já suporto bem a dor, já só quero é ser feliz"
        Sergio Godinho

Deus? Perdão?!

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
        • Membro Vintage
          • Homofobia
        Orchidea, no fim de contas para mim, mais grave do que o problema se existe um deus ou não, é problema do que os seres humanos inventam e fazem e/ou aproveitam-se para fazer em nome de uma suposta entidade superior que inventaram ou acreditam existir.

Tanto pode dar para coisas muitos boas, como para coisas muito más...

Não é? :wor
          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Deus? Perdão?!

Offline orchidea

• **
          • Membro Júnior
          É isso mesmo  Blue

Por isso é que não consigo acreditar na existencia del@, e se é que el@ existe vivo muito mal com essa existencia.

(Já agora podem chamar-me sexista mas prefiro pensar em deus como do sexo masculino, apesar daquela corrente que diz que el@ é mulher. Prefiro pensar que se fosse mulher era mais caridosa - se existisse claro  ;D ;))
            "Nem aos deuses nem à morte peço perdão do que fiz
            Já suporto bem a dor, já só quero é ser feliz"
            Sergio Godinho

Deus? Perdão?!

Offline VirginiaWoolf

• Membro Sénior
            Nao sei se o Deus que dizem que existe e que eh superior a todas as coisas, realmente existe.  :inq Mas se essa entidade existe e jah que eh superior a tudo penso que deveria ter outro tipo de intervençao no universo, que pelo menos nos desse umas ajudas de vez em qd para que os que sofrem (nao me referindo soh aos seres humanos, mas aos seres em geral), pelas mais variadas causas, muitas delas pelas maos de outros seres humanos, pudessem ter algum apoio.
            Isto porque parto do principio que Deus esteja relacionado com o que eh considerado o bem, se bem que o bem eh relativo, dependendo do ponto de vista de cada um, mas acho que de um modo geral existem coisas que podem ser caracterizadas como boas ou mas, pelo menos num ponto de vista humano.Secalhar jah tou para aqui a dizer baboseiras, oh well... ::)
            Partilho mais o ponto de vista que capacidades divinas temos todos nos e que se nao tivermos feh e confiança em nos proprios nao eh por nos fiarmos na intervençao divina que seguimos em frente.
            Mas tambem penso que existem muitas coisas para as quais nao temos explicaçao e de certo modo eh reconfortante pensar que certas coisas que presenciamos e se passam connosco no dia-a-dia sao causadas por uma intervençao divina, por um anjo ou outra entidade qualquer que num determinado momento esteve ao nosso lado a dar-nos uma ajuda ou apoio.  :wings

Acho que votaria: nao sei se existe ou nao mas "vivo umas vezes bem, outras vezes mal com ele"
            Nao digo que nao acredito, porque acredito que tudo seja possivel.

Deus? Perdão?!

Offline leni

• Membro Total
              • my time's a riddle that will never be solved
                • random things
              Não acredito em Deus e acho que não existe. Portanto como não acredito e como não existe, não vivo bem nem vivo mal. Passo bem sem Ele.

Eu acho que Deus não existe por uma razão - acho que nós somos o nosso próprio Deus. Vou-me fazer entender (ver se consigo porque eu meto sempre as mãos pelos pés :P):

Imaginem uma velhota que vai à Igreja pedir a Deus que a ajude a ultrapassar uma dificuldade qualquer. Uma velhota que tenha uma crença muito forte em Deus, na religião no geral. Ela sai da Igreja muito mais aliviada porque já "desabafou" com Deus e sente que o fardo é menos pesado. Chega a casa, o que faz? Começa a fazer com que o seu "problema" seja resolvido. Ela própria o soluciona. Depois de tudo resolvido, ela acredita que foi uma força divina que a ajudou, pois não está ciente de que foi ela a fazer as coisas pela própria mão, não se deu conta disso.

O que eu quero dizer é: os crentes pedem coisas a Deus e falam com Deus como que a desabafar e a contar os problemas que a vida lhes traz. Mas ao falar com Deus, e ao expôr os assim os seus problemas, eles ganham força de vontade para ultrapassar as barreiras eles próprios, mesmo não acreditando que o mérito é todo deles.

Está tudo cá dentro. Nós somos o nosso próprio Deus. Eu sou o meu Deus, tu és o teu Deus. Porque eu sinceramente não acredito que no céu haja alguém de força superior que resolva a vida por nós e que tenha um dedo tipo E.T para fazer milagres. Não acredito, pronto.

Não sei se a minha "teoria" faz algum sentido... mas, sinceramente, é aquilo que eu penso.
                "I'm sick, lonely, no laurel tree, just green envy. Will my number come up eventually? Like love's some kind of lottery, where you scratch and see what's underneath. It's "Sorry", just one cherry, or "Play Again". Get lucky."
                ~Bright Eyes

Deus? Perdão?!

Offline c

• Membro Ultra
                • "Imitem as árvores dos caminhos" J. Gomes Ferreira
                à medida que ia lendo as respostas só me lembrava de coisas algo off topic, mas a esta não resisto: quem aqui se lembra da emily whatson em ondas de paixão? lembra-se das suas conversas com deus? (é pena não haver um smiley *comovido*, porque é disso mesmo que preciso agora).

as to the topic.
                sou agnóstica, vivo bem com isso. que quer dizer que vivo bem com ambas as possibilidades. fundamentalmente, o que me parece é que a haver "alguma coisa" isso será tão complexo e tão diferente do que eu posso supor que não me estaria acessível assim tão directamente quanto as religiões o vendem.
                de facto, assim de repente achar que há uma entidade consciente que nos determina a existência parece-me excessivo... mas e se for? well, tanto melhor, não?

(na intimidade, no inconfessável sou muito zen, acho que facto sou una com o que me rodeia e dou por mim a achar que sou a pedra que tenho na mão... mas isso é porque acho que nunca me refiz da leitura de sidharta  ::))

só mais uma coisa, tendo a gostar de pessoas que acreditam em deus... atenção, não estou a falar daqueles que acreditam só porque sim, falo das pessoas que depois de muitas voltas à cabeça escolhem acreditar (será inevitavelmente uma questão de escolha e uma outra coisa qualquer inominável que dita a fé). agradam-me essas pessoas... talvez porque sempre fico com esta sensação de que escolheram acreditar que há um ser de suprema bondade e por aí... essa coisa da bondade, acho-a terrivelmente atraente.

[smiley=estiloso.gif]
                [shadow=purple,left,300](c.)[/shadow]
                  "No entanto és tu que te moverás na matéria/ da minha boca, e serás uma árvore dormindo e acordando onde existe o meu sangue" - Herberto Helder

Deus? Perdão?!

Offline Magia

• Membro Ultra
                  • É preciso luz... senão a escuridão não descansa!
                    • A minha galeria
                  ag é k se vai dar um gande desdobramento de personalidade, é k..

uma eloísa acredita, mas nao num deus cristao, num deus ou deusa, ou seja, em algo superior, etc, mas é mais po wiccan mm..  :´

outra eloísa nao acredita.

a eloísa terceira nem acredita nem desacredita.

a ultima eloísa k descobri acredita, mas nao lhe chama deus, chama-lhe sub-consciente comum.

mas todas elas vivem bem csg proprias e com a vida e a morte.

todas elas celebram a vida e a morte, pois todas elas acreditam ka morte faz parte da vida.

nao votei em nd, ta td mt estereotipado, n me vejo lá representada.
                    Podem fazer-me de tudo que eu perdoo, desde que não me mintam.

Deus? Perdão?!

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
                    • Membro Vintage
                    • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
                    eu acredito em Deus, aliás, sou católica praticante. :)

ok... ;D prevejo que vou escrever um post muito grande... :inq e por isso vou deixar isso pa mais tarde qd tiver tempo e serinidade suficientes... :) é k neste assunto tenho sempre tanto coisa pa dizer!!! normalmente acho difícil falar disto com quem não pensa da mesma maneira que eu, dá sempre molho e granda discussões... :P mas enfim, como aki no fórum é tudo gaj@s porreir@s com @s quais é possível discutir qq coisa decentemente, eu prometo que escrevo qq coisinha mais logo...

só um reparo à orchidea:

Responder
                    Realmente não acredito e (peço desculpa a todos os que precisam de um deus na sua vida)

não percebo pq é k pedes desculpa, cada um é livre de ser como é e acreditar ou não acreditar no que quiser!!! :up pa mim o importante é as pessoas respeitarem-se umas  outras e tratarem bem toda a gente (coisas que eu aprendi através de Jesus Cristo mas que outros aprendem de outras formas...), o resto vem por acréscimo!!!
                      "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Deus? Perdão?!

Offline chiloane

• Membro Total
                      :-/
                      Este é um assunto que já me fez sofrer imenso... :'(
                      Agora, para mim a prioridade não é acreditar em Deus ou não, simplesmente tento seguir as suas "leis" no dia-a-dia, porque considero-as fundamentais para a minha relação com os outros e para o meu equilíbrio. :heart
                      Posso dizer que invejo as pessoas que tem fé... Mas penso que TODO o fundamentalismo é mau. Quando existe fundamentalismo, as pessoas cegam por completo e perdem todo o sentido crítico...  :wor
                        "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós"
                        (Antoine de Saint-Exuperry) :):*

Deus? Perdão?!

Offline Eo

• Membro Sénior
                        Posso estar errada, mas tenho a impressão, por experiência própria, que em geral as pessoas que não acreditam na existência de Deus fazem-no em parte por discordarem com as atitudes da igreja.

Eu acredito em Deus. Talvez porque sempre associei o conceito de Deus ao amor, bondade, altruísmo. No entanto de algum tempo para cá tenho-me afastado da igreja católica. É que as posições da igreja têm entrado demasiado em conflito com a minha definição de Deus...
                          "I love quotations because it is a joy to find thoughts one might have, beautifully expressed with much authority by someone recognized wiser than oneself."

Marlene Dietrich

Deus? Perdão?!

Offline VirginiaWoolf

• Membro Sénior
                          (Vou tentar mais uma vez fazer um texto perceptivel, mesmo sem puder utilizar acentos por agora...)
                          Acho que as "leis de Deus" foram inventadas pelos homens e que para estas terem mais poder foram relacionadas com um ser superior. Mas isto eh uma opiniao pessoal. :inq
                          Acho que algumas dessas "leis" ou ideais, tem um caracter positivo, na medida em que transmitem uma mensagem de paz e amor e uniao, etc...,mas penso que muitas dessas "leis" surgiram como uma maneira de controlar e manipular as pessoas ao longo dos tempos, do genero nao faças isso senao vais para tal sitio e isso eh errado pq Deus nao concorda com esse tipo de coisas, etc...
                          Acho que os ideais se devem partilhar e nao impor.
                          Por mim prefiro seguir uma filosofia de vida em que tento respeitar e ser respeitada e viver em harmonia com ou outros e com as diversidades existentes na natureza, tento...nem sempre eh facil... mas estamos cah eh para aprender e evoluir, umas vezes mais depressa e outras mais devagar... :´ :)

Deus? Perdão?!

Offline chiloane

• Membro Total
                            Responder

Acho que as "leis de Deus" foram inventadas pelos homens e que para estas terem mais poder foram relacionadas com um ser superior.

Virginia, eu também penso assim, mas isso não tira a genialidade dos dez mandamentos, por exemplo... Que nos transmite regras básicas para a vida em sociedade, para crescer... Também eu não me cinjo a nenhuma religião, porque descobri que o que importa é a minha forma de mostrar como estou feliz em viver e aproveitar ao máximo... E penso que é essa a melhor forma de honrar a maravilhosa oportunidade de estar aqui... :)
                              "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós"
                              (Antoine de Saint-Exuperry) :):*

Deus? Perdão?!

Offline graven

• Membro Total
                              • Género: Masculino
                              • LiveRockDie

:curtain HELL....O  :devil

Não sei se existe ou não mas "vivo bem com ele"

Isto é, acompanho a C no Agnosticismo. Existe algo/alguém disso tenho a certeza. Agora se é o Deus cristão, Alá, a Deusa Pagã,  Zeus, Vishnur... isso não sei.
                              Neste momento da minha vida não preciso (e sim... é uma questão de precisar) de responder a esta questão. Consigo utilizar a lógica e a casualidade para explicar tudo o que me rodeia.... enquanto assim for estou satisfeito. E ainda por cima não preciso de acordar cedo todos os domingos de manhã.

Responder
                              Acho que é muito mais facil para a maioria das pessoas viverem pensando que o que lhes acontece é a vontade de deus, que quando morremos vamos para o céu.... - Orchidea

Nem toda a gente está satisfeita com a sua mortalidade. Desvantagens de uma mente racional.
                              Neste caso recorrem a Deus para suavizar esse medo. Okay, não é grave.

Responder
                              "Mas gostava de saber como conseguem conviver com os designios desse mesmo deus quando veem na Tv as imagens de crianças trucidadas, cadavéricas de fome... isto só para falar nas imagens mais imediatistas." - orchidea

(Vá lá... o noticiário da TVI ainda serve para alguma coisa, é tipo tratamento de choque.)

Neste caso recorrem a Deus para justificar os seus erros. Isso NÃOaceito. Não concordo com a utilização do que quer que seja como bode expiatório das nossas acções. É imoral (antes de ser ilegal) culpar o vizinho quando cometemos um crime... é mais imoral ainda, e atrevo-me a dizer hipocrita já para não dizer conveniente, culpar uma entidade superior.

little spark: Gosto dessa teoria, nós somos o nosso próprio Deus.... ou seja, nós é que construimos a nossa realidade. Muito Zen, muito Matrix... mesmo como a malta gosta. :D

Hugz
                                Graven

Deus? Perdão?!

Offline graven

• Membro Total
                                • LiveRockDie
                                :curtain HELL......O  :devil

Acho que o universo não nasceu do nada. Se te referes à explicação científica vigente o universo nasceu do todo/tudo.

E Deus? Também nasceu desse todo/tudo? Deu origem ao todo/tudo? Então antes desse momento não existia nada? Então como é que Deus existia? Deus é nada ou é tudo?

Ai....

Isto é a hipoglicémia a falar... é melhor ir comer qualquer coisa.

Hugz
                                  Graven

Deus? Perdão?!

Offline timmy

• Membro Vintage
                                  Eu acredito, sou crente, embora não praticante, e por acreditar axo k esse "ele" k falam na votação deveria ser "Ele" com um "E" maiusculo  :P :P :P

Deus? Perdão?!

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
                                    • Membro Vintage
                                    • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
                                    ai... :-X qt mais vocês escrevem mais coisas me apetece escrever... :o :o mas hoje não tou mesmo com pachorra... :´ :´

enfim... ficam aqui só 2 reparos:

Responder

E ainda por cima não preciso de acordar cedo todos os domingos de manhã.

as missas não são todas de manhã... :P senão tava lixada ;D

Responder
                                    axo k esse "ele" k falam na votação deveria ser "Ele" com um "E" maiusculo  :P :P :P

pa mim, essa cena do "Ele" com maiúscula é uma picuinhice... :inq :-X :P mas, enfim, respeito quem acha que isso é importante. :)
                                      "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Deus? Perdão?!

Offline Videl

• Membro Ultra
                                      • Some place where no-1 calls it wrong
                                        • Blog
                                      Desculpem lah, n li tudo neste tópico, mas após ler os primeiros posts n posso deixar de dizer uma coisa: eu acredito em Deus, aliás, sei k ele existe, mas NUNCA, em NENHUME ciscunstancia o responsabilizei pelas MINHAS más acções! eu n preciso de uma entidade superior para viver melhor, n é por isso k acredito, acredito pk sei...e Deus é justo! não faz coisas boas ou coisas más! Ele simplesmente pode ajudar algumas pessoas ou nao, embora acredito k ajude todas, pelo menos em coisas boas! e como é k é possivel k alguns de vocês digam "ah, se ha Deus pk é k ha crianças a morrer de maneiras horriveis e blá blá blá" e depois venham dizer k o Homem é responsavel pelas suas acçoes?? pk tipo...é o Homem k mata essas crianças, nao Deus, e nisso Ele n pode interferir! o Homem é k é responsavel pelas suas acçoes, e acredito sim k todos os Homens vão pagar pelas suas más acçoes...e kaundo digo más acções, n tou a falar de ter pensamentos impróprios, e nessas tretas, tou a falar dakelas coisas k as pessoas fazem de porposito sabendo k vão atingir outras pessoas! e tipo...as vezes as pessoas dizem k se Deus existisse punha os pobres a ganharem a lotaria, e nao os ricos, e tal e tal...mas Deus é justo, e a lotaria é um jogo, o vencedor é escolhido pela SORTE, n por Deus, e não seria JUSTO ele interferir! e tb ha outras pessoas k dizem "ah, eu peço ajuda a Deus mas ele n me ajuda nunca"...para essas pessoas e keria contar uma historia k li uma vez: um homem mt rico e bom perdeu tudo...o homem, k era mt religioso, todos os dias rezava a Deus para ganhar a lotaria, e nunca ganhou...kuando morreu, como era mt bom, foi para o Céu, e kuando viu Deus disse "eu sempre fui tao bom, e a unica coisa k te pedi nao  me ajudaste" e Ele respondeu "eu keria ajudar-te, mas tu pedias me todos os dias para ganhar a lotaria, mas nunca compraste nenhum bilhete!"
                                      Esta história ker dizer k n basta uma pessoa ppedir uma coisa! Deus n ajuda  a fazer as coisas surgirem do nada! Deus ajuda kem luta por elas! e tem de se lutar para se conseguir alguma coisa!
                                        "-Lesbian?? You think I´m a lesbian? (...)
                                        - Well, u´re a girl in love with a girl, aren´t u?
                                        - No! I´m Paulie, in love with Tory!!!Remember?And Tory is, she IS in love with me, because I´m hers, and she´s mine,and neither of us are lesbians!!" - Lost and Delirious

Deus? Perdão?!

Offline timmy

• Membro Vintage
                                        Responder
                                        Deus n ajuda  a fazer as coisas surgirem do nada! Deus ajuda kem luta por elas! e tem de se lutar para se conseguir alguma coisa!

Concordo plenamente contigo :) :up : ;) :D ;D