rede ex aequo

Olá Visitante25.set.2022, 21:34:51

Sondagem

Ainda sentes/ tens contrangimento/ vergonha por seres quem és?!...

Nunca.
Raramente, mas ainda acontece...
Sim, alguma...
Tenho muita vergonha...
Nunca irei assumir-me a ninguém.

Autor Tópico: Vergonha em ser-se LGBT  (Lida 57725 vezes)

Vergonha em ser-se LGBT

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
  • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
    • Mais sobre mim...
É certo que todos os LGBT em algum momento das suas vidas terão tido alguma forma de 'vergonha' por serem quem são ou como são... Apesar de ter colocado a opção NUNCA na votação acima, a verdade é que, infelizmente, ainda não acredito que se possa viver as 24h do dia x 365 dias sem algum contrangimento pelo menor que seja. Não digo que uma ou outra pessoa não estejam já nesse patamar - sorte para elas! -, pessoalmente, e apesar de ser asusmida em todas as vertentes do meu dia-a-dia, uma ou outra vez ainda sinto na pele, não vergonha, mas um desconforto que de alguma maneira se traduz em homobiazita internalizada.

Achei que este tópico talvez tivesse interesse para todos os que participam e lêem o fórum porque apesar de estarmos todos em níveis diferentes, a vergonha ou desconforto ainda está presente na vida de todos ou quase todos... Quiçá, o meu desconforto/vergonha partilhado aqui possa, pouco a pouco, ter menos importância na minha vida. Pode ser também que nos sintamos acompanhados e tenhamos o mesmo desconforto.

Pedia assim que em tom de partilha escrevessemos o/s nosso/s testemunho/s para que entre todos os possamos combater.

Força e boa partilha!
    Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Vergonha em ser-se LGBT

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
    • Membro Vintage
      • Mais sobre mim...
    Bene, lancei achas à fogueira por isso quero ser a primeira a partilhar...

Na minha vida são poucas as vezes em que me sinto de alguma forma constrangida por viver com a Bluejazz, contudo, mentiria se dissesse que isso já não acontece pelo motivo já toda a gente sabe das duas...

Este tipo de situação acontece-me justamente com pessoas que conheço há muito e que fizeram parte da minha infância e adolescência. É comum, pelo percurso de vida que tive, reencontrar velhos amigos há muito perdidos... Em algumas dessas ocasiões, o tal 'desconforto' toma proporções acima do normal - para mim, claro! - Pela altura do Natal estive com uma amiga [da mesma idade que eu] que não via há mais de 11 anos, estava com o marido e três filhos. No meio da festa de estarmos uma com a outra preguntou:

- Então... Já casaste?!... Sorri e acenei que sim, mas depois corei e lá contei toda a história... - Felizmente, a Sofia, reagiu muito, muito bem, porém, senti-me um pouco atrapalhada... Primeiro porque sempre pessei que toda a gente andasse por aí a comentar o meu "estado" actual - quão enganada estava! - e segundo, porque ainda me atrapalho uma ou outra vez em assumir que vivo com outra mulher e justamente às pessoas que me conhecem há muitos anos. Como se, de alguma forma, o seu juízo ainda me importasse muito...

Acontece com muita frequência, algumas pessoas, invejarem o facto de ser assumida como se essa situação não provocasse mais em mim situações de constrangimento ou de homofoba internalizada, mas quem pensa isso que se desengane porque, infelizmente, todos temos alguma forma de homofobiazinha dentro de nós... ;)

Vergonha em ser-se LGBT

Offline gajuh_maluko

• Membro Elite
      • Género: Masculino
      • "what is essential is invisible to the eyes.."
        • o curral da mula...
      confesso k ha alturas em k penso o quanto gostava de gostar de raparigas...

gostava de ser hetero.. tudo seria tao mais facil...

por vezes estou aqui na santa parvonia e ouço comentarios (nao acerca de mim) que me deixam super raivoso.. e ao mesmo tempo com alguma vergonha dakilo que sou.. :-\
        ≈  gајυн_маιυĸо  ≈

Vergonha em ser-se LGBT

Offline Arms

• Membro Vintage
          • Reflection
        Nunca tive vergonha e espero nunca vir a ter... :P

É claro que tenho situações em que gostava que as coisas fossem diferentes, mas nunca foram em relação à minha sexualidade...

Quanto às situações de pessoas comentarem o grupo, passam-me ao lado... Não dou valor a comentários que demonstrem ignorância em relação ao assunto...  >:(
          Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
          Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Vergonha em ser-se LGBT

Offline becas_19

• Orador(a)
          • Novo Membro
          confesso k ha alturas em k penso o quanto gostava de gostar de raparigas...

gostava de ser hetero.. tudo seria tao mais facil...

Eu também já senti isso... sentir que preferia ser hetero, que tudo seria mais fácil. Agora, passados 2 anos de começar a namorar com uma rapariga, sinto que apesar de ser dificil, vale a pena lutar pela nossa felicidade. hoje posso dizer que sou realmente feliz com a pessoa que amo! :D Mas nem tudo é um mar de rosas.... na faculdade, só as minhas 2 melhores amigas sabem que namoro com uma rapariga, porque o resto não sabe. isto, não por vergonha, mas porque tenho medo da maneira como possam reagir. :-\
          Eu acho que a vergonha pressupõe que tenha feito algo errado. e acho que sermos felizes não é motivo de vergonha. Mas claro, ainda sinto um certo desconforto quando as colegas mais velhas falam de casamento, dos namorados ou maridos... Só me apetecia dizer: "É por isso que namoro com uma mulher! Não tenho esses problemas de eles não fazerem nada e assim...." :-X

Boa noite para todos... Sejam felizes! :-*

Vergonha em ser-se LGBT

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
              • Mais sobre mim...
            Eu acho que a vergonha pressupõe que tenha feito algo errado.

Sim, muitas vezes, o 'desconforto' que falei anteriormente deve-se à hegemonia heterossexista que nos faz sentir como se, de facto, tivessemos feito algo de errado.

Vergonha em ser-se LGBT

Offline becas_19

• Orador(a)
              • Novo Membro

Sim, muitas vezes, o 'desconforto' que falei anteriormente deve-se à hegemonia heterossexista que nos faz sentir como se, de facto, tivessemos feito algo de errado.
              Responder

concordo contigo, até porque desde pequenos são nos incutidos modelos parentais e sociais heterosexuais, fazendo com que mesmo inconscientemente sintamos que estamos a fazer algo errado. Se às crianças se explicasse que existem outro tipo de casais, para além do casal heterosexual, se calhar esse "desconforto" já não existiria...

Vergonha em ser-se LGBT

petala

• Visitante
                No momento em k me consciencializei k de facto gostava de ninas,foi algo mt dificil para mim admitir perante mim propria o k sentia e lidar com a situaçao...Hoje em dia passados alguns anos já me aceito a mim propria melhor,mas por vezes ainda tenho umas recaidas e kando eu digo aceitar refiro-me k na altura só pensava para mim pk tenho k ser eu diferente da maioria,será k se passa algo cmg de errado?Pk nao sou hetero?Td seria bem mais facil...Depois pensava k me acontecerá e se alguém descobre ou se alguém isto akilo,por ai a fora...Mas devo dizer k hoje em dia já começo a pensar de outra forma k nao vale a pena lutar por algo k nao sou,se nao sou hetero para k lutar para o ser?Nao,nao vale a pena me enganar,nem enganar os meus sentimentos pois estaria a enganar-me e a enganar e magoar kem amo ou virei a amar...Mas claro k kando ouço eu tenho namorado,estou gravida ou vou casar ainda fico 1 pouco em baixo,mas hey eu nao fazo parte do mundo hetero entao pk ficar em baixo kando tb eu posso e tenho a certeza k ainda serei feliz com alguém k me ame e eu ame...

Vergonha em ser-se LGBT

Offline HLuso

• Membro Elite
                  • Nós somos as palavras que escrevemos....
                  Vergonha tenho é de ser Portugues...um pais que antipatiza e maltrata a população LGBT, um pais que trata a homossexualidade como se fosse cancro, só acontece aos outros...um pais que não quer ouvir falar de Combate à homofobia, porque tem mais do que fazer, devido à conjectura economica negativa...um pais que não entende que tambem ao resolver estas quetões da população LGBT será saudavel para o pais, e isso tambem será bom para a economia...gerar boas condições de vida para todo o tipo de populações é um chamariz, é positivo...

Vergonha tenho eu da comunicação social deste pais que nem uma ajuda dá...uma comunicação social que parece andar de braço dado com o preconceito, vivendo na ignorancia, recusando-se a abraçar este tema, esta injustiça....

Vergonha tenho eu de nenhuma figura publica deste pais ter a dignidade de se assumir, e torcer pela causa...

Vergonha tenho eu da classe media se estar nas tintas para isto...

Vergonha tenho eu da pseudo classe alta de fadistas, donos de cavalos e falsos moralistas, exibam as suas insignias monarquicas e catolicas, acenando a bandeira da homofobia...

Vergonha tenho eu da igreja mandar no estado....

Vergonha tenho eu que a pedofilia esteja neste pais associado aos homossexuais...isto na cabeça de muito boa gente...

Vergonha tenho eu de toda esta ignorancia....

Vergonha tenho eu de toda esta maldade..

Vegonha tenho eu de toda esta INTRANSIGENCIA????...

Porque?????

Agora vergonha por fazer aquilo que a minha mente e o meu corpo quer, não NUNCA, essa vergonha nunca tive...tive vergonha SIM,de uma vez ter tentado ser quem não sou...isso SIM tive vergonha!!!

bjs a todos(as)

Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

Vergonha em ser-se LGBT

Offline SafeLight

• Membro Vintage
                    • Sinto-me ex aequo com o resto do mundo!
                      • SafeLight Vídeos
                    Bene, lancei achas à fogueira por isso quero ser a primeira a partilhar...
                    Na minha vida são poucas as vezes em que me sinto de alguma forma constrangida por viver com a Bluejazz, contudo, mentiria se dissesse que isso já não acontece pelo motivo já toda a gente sabe das duas...
                    Este tipo de situação acontece-me justamente com pessoas que conheço há muito e que fizeram parte da minha infância e adolescência. É comum, pelo percurso de vida que tive, reencontrar velhos amigos há muito perdidos... Em algumas dessas ocasiões, o tal 'desconforto' toma proporções acima do normal - para mim, claro! - Pela altura do Natal estive com uma amiga [da mesma idade que eu] que não via há mais de 11 anos, estava com o marido e três filhos. No meio da festa de estarmos uma com a outra preguntou:
                    - Então... Já casaste?!... Sorri e acenei que sim, mas depois corei e lá contei toda a história... - Felizmente, a Sofia, reagiu muito, muito bem, porém, senti-me um pouco atrapalhada... Primeiro porque sempre pessei que toda a gente andasse por aí a comentar o meu "estado" actual - quão enganada estava! - e segundo, porque ainda me atrapalho uma ou outra vez em assumir que vivo com outra mulher e justamente às pessoas que me conhecem há muitos anos. Como se, de alguma forma, o seu juízo ainda me importasse muito...
                    Acontece com muita frequência, algumas pessoas, invejarem o facto de ser assumida como se essa situação não provocasse mais em mim situações de constrangimento ou de homofoba internalizada, mas quem pensa isso que se desengane porque, infelizmente, todos temos alguma forma de homofobiazinha dentro de nós... ;)

pois... sinto o mesmo k tu..

ker dizer, n sou casado nem vivo co meu home, mas penso k inevitávelmente sentirei o mesmo com esses velhos amigos e outras pessoas chegadas de longa data...

gostava de ter resondido "nunca" mas tive k responder "ainda acontece"

Vergonha em ser-se LGBT

lost.passenger

• Visitante
                    Neste momento... "Sim, alguma..." :-\ . É inconsciente.. enfim, aos poucos vai diminuindo...

Vergonha em ser-se LGBT

Offline SafeLight

• Membro Vintage
                        • SafeLight Vídeos
                      Neste momento... "Sim, alguma..." :-\ . É inconsciente.. enfim, aos poucos vai diminuindo...

pois, ela é consciente.. a pekenina homofobia é k tá lá no fundo, como diz a cacao.. :-\

Vergonha em ser-se LGBT

Offline HLuso

• Membro Elite
                      essa pequena homofobia tem os dias contados...ha-de chegar o dia que nenhum de nós sentirá isso...

....em Portugal será daqui a 100 anos....lololololol

[smiley=choro.gif] [smiley=choro.gif] [smiley=choro.gif] [smiley=choro.gif]
                        Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

Vergonha em ser-se LGBT

Offline SafeLight

• Membro Vintage
                          • SafeLight Vídeos
                        essa pequena homofobia tem os dias contados...ha-de chegar o dia que nenhum de nós sentirá isso...

....em Portugal será daqui a 100 anos....lololololol

[smiley=choro.gif] [smiley=choro.gif] [smiley=choro.gif] [smiley=choro.gif]

:'(

Vergonha em ser-se LGBT

Offline HumanNature

• Membro Ultra
                        • ÎmÞö§§¡ß£ë Þ®¡ñ¢ë
                          • My Blog

As vezes vivo muito bem comigo próprio, mas quando toca à familia, começa a vergonha os maus pensamentos, por mais que tente evitar, alíás ainda hoje senti isso, quando recebi de visita, o meu irmão, a minha cunhada, q vieram do norte.
                        O meu irmão vinha com o cunhado mais novo tem a minha idade e assisti a conversas, depois me deprimi e fechei-me no meu quarto, quando o meu irmão se veio despedir disse-me isto: "acho que já n tens comigo de seres anti-social connosco" (ele sabe de mim) e eu disse que estava so meio adoentado!
                        Mas confesso que olhei para aquele rapaz da minha idade, a historia da namorada e dei por mim a pensar:
                        "quem me dera ser assim, talvez sofresse muito menos"! :'(
                        eu sei é uma estupidez!
                        Mas no momento pensei!

enfim..vida pra frente, sou como sou, n escolhi ;)
                          This Who I Am, Like it or Not!
                          «Express Yourself Don't Repress Yourself»

Vergonha em ser-se LGBT

Offline SafeLight

• Membro Vintage
                            • SafeLight Vídeos
                          As vezes vivo muito bem comigo próprio, mas quando toca à familia, começa a vergonha os maus pensamentos, por mais que tente evitar, alíás ainda hoje senti isso, quando recebi de visita, o meu irmão, a minha cunhada, q vieram do norte.
                          O meu irmão vinha com o cunhado mais novo tem a minha idade e assisti a conversas, depois me deprimi e fechei-me no meu quarto, quando o meu irmão se veio despedir disse-me isto: "acho que já n tens comigo de seres anti-social connosco" (ele sabe de mim) e eu disse que estava so meio adoentado!
                          Mas confesso que olhei para aquele rapaz da minha idade, a historia da namorada e dei por mim a pensar:
                          eu sei é uma estupidez!
                          Mas no momento pensei!

és com certeza um ser humano cheio de vida e talentos como toda a gente!

não desanimes nunca! ;)

Vergonha em ser-se LGBT

Offline HumanNature

• Membro Ultra
                          • ÎmÞö§§¡ß£ë Þ®¡ñ¢ë
                            • My Blog
                          eu sei é uma estupidez!
                          Mas no momento pensei!

és com certeza um ser humano cheio de vida e talentos como toda a gente!

não desanimes nunca! ;)

Obrigado!!! :-*
                          vida tenho, já talentos.... :-\
                            This Who I Am, Like it or Not!
                            «Express Yourself Don't Repress Yourself»

Vergonha em ser-se LGBT

Offline HLuso

• Membro Elite

eu sei é uma estupidez!
                            Mas no momento pensei!

se ele tem namorada, tu terás namorado....não é!!!...tambem podes escolher ficar para tio, sem ninguem...tb não é mau...o importante e sermos positivos, senão vamos abaixo..positivismo sempre!!!;)

Vergonha em ser-se LGBT

Offline Arms

• Membro Vintage
                                • Reflection
                              HumanNature,

vá, coragem...

Todos nós passamos por momentos que não gostávanos de ter passado. Eu próprio dei por mim a desejar que fosse diferente para que as coisas fossem mais fáceis.

Vergonha não tenho, já tive mas passou. Hoje sinto-me bem comigo mesmo... Espero que tu também venhas a sentir o total conforto que é de seres apenas tu. ;)

Hoje em dia, só tenho vergonha que este país esteja como está. :-\
                                Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
                                Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Vergonha em ser-se LGBT

Offline SafeLight

• Membro Vintage
                                  • SafeLight Vídeos
                                Obrigado!!! :-*
                                vida tenho, já talentos.... :-\

parvinho!

cabeça erguida, rapaz! ;)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                731 Respostas
                                146635 Visualizações
                                Última mensagem 16 de Maio de 2011
                                por FailedTheories
                                Uma vergonha autentica....

Iniciado por Franco « 1 2  Todas » Apoio

32 Respostas
                                11597 Visualizações
                                Última mensagem 24 de Setembro de 2013
                                por Dukesa
                                12 Respostas
                                2606 Visualizações