rede ex aequo

Olá Visitante13.ago.2022, 01:36:00

Autor Tópico: Vergonha de si mesmo  (Lida 2804 vezes)

Vergonha de si mesmo

Offline gaymen

• **
  • Membro Júnior
  • Género: Masculino
Boas

Alguém passa ou passou por isto? Se sim, como fizeram para ultrapassar isto?

Eu, ao fim de 28 anos, ainda tenho BASTANTE vergonha de mim, enquanto gay. Na teoria, sei tudo e mais alguma coisa e penso o contrário. No entano, não deixo de me imaginar ser descoberto e ser visto como tal e isso dá-me muita vergonha ao ponto de não ter relacionamentos, de não ter aventuras.
como deixar de ter vergonha? Como deixar de ter certos pensamentos e simplemsnete viver a vida em pleno?

Repito, na teoria sei tudo e de tudo....para mim e para os outros (se me faço entender). Mas não consigo largar esta capa pesada da maneira como me vejo...Até o facto de gostar de sexo e etc tudo o que envolve, até disso vejo como algo de vergonhoso...se os outros descobrirem...

ENTENDEM?

Quero queimar esta capa da vergonha e de me ver como normal que sou e faço, mas não estou a dar conta do recado....O que me está a impedir de viver em pleno...

Any ideas? Secrets?

Vergonha de si mesmo

Offline Odra

• Membro Vintage
    • Welcome to the Town of Gay! ;D
    Mas sentes vergonha, como assim? Sabes que não tens de andar com um letreiro na testa a dizer que és gay.

Já te assumiste a alguém? E que pensamentos são esses de que falas?

Se puderes, aparece numa das atividades da rede ex aequo, para mim foi o momento em que conheci outros LGBT's pela primeira vez e vi que não eram aberrações nenhumas e que eram pessoas como eu e que podia encontrar em qualquer lado. ;)

Ou tens mais algum medo?
      Estamos a fazer um jogo. Lançam-se os dados e quem obtiver maior pontuação faz uma pergunta aos restantes jogadores. Utilizaremos um dado com 20 lados. /roll 1d20

Nível de originalidade: o mais alto de todos!
      lol

Vergonha de si mesmo

Offline gaymen

• **
      • Membro Júnior
      Sim, vergonha por ser gay, como se fosse algo abominável...Sei que é natural, normal e que sou tanto ou mais que os outros, mas o sentimento em si, não o consigo largar....é isso.E não, ninguém meu conhecido sabe disto, em geral. E não, não falar vai me ajudar, pelo menos com familia e amigos. Mas lá está, vejo o quanto é natural e é o que sou e que quero...Mas aquela coisa de que me vejo é que é do piorio...
      É como se me estivesse a ver ao espelho, em que olho para a pessoa que aparece à frente e não gosto, analíso com o mesmo nível de crítica e rejeição que os outros fazem...Ou seja, a homofobia interiorizada.

A cena é que não consigo largar etsa visão e sentimento....

Vergonha de si mesmo

Offline Odra

• Membro Vintage
        A minha sugestão em relação a apareceres numa atividade da rede ex aequo mantém-se! :up Serás sempre bem recebido. :)

Já experimentaste ter consultas de psicologia/psicoterapia? É que esse "auto-ódio" só te irá destruir... :/ (E eu, acho, sei do que falo)
          Estamos a fazer um jogo. Lançam-se os dados e quem obtiver maior pontuação faz uma pergunta aos restantes jogadores. Utilizaremos um dado com 20 lados. /roll 1d20

lol

Vergonha de si mesmo

Offline gaymen

• **
          • Membro Júnior
          Sim, já pensei fazer terapia, mas como sempre há um mas...

Mas ainda não fui e não sei até que ponto é fiável o profissional. Acredito é levo bem MAIS à letra todos os tópicos e comentários daqui...
          A reunião ex aequo, à meses que ando para ir a uma, mas.....

Tenho de eliminar o MAS em tudo

Vergonha de si mesmo

Offline Odra

• Membro Vintage
            Sim, já pensei fazer terapia, mas como sempre há um mas...

Mas ainda não fui e não sei até que ponto é fiável o profissional. Acredito é levo bem MAIS à letra todos os tópicos e comentários daqui...
            A reunião ex aequo, à meses que ando para ir a uma, mas.....

Tenho de eliminar o MAS em tudo
            Em relação à terapia, tens aqui uma lista: https://www.rea.pt/psis-recomendados/ ;)

lol

Vergonha de si mesmo

Offline random_dude

• Associad@
              • Membro Total
              Olá gaymen,

Também me debruço um pouco sobre o mesmo tema e aconselho-te o mesmo que o Odra, consulta um(a) psicólogo(a) (pesquisa um(a) que já esteja familiarizado(a) com pessoas lgbt). Ao seres obrigado a falares em voz alta com alguém sobre a tua orientação sexual irás aceitar-te melhor, aos poucos, é claro.   É um processo que o tens que fazer com calma mas é importante que o faças.

Vergonha de si mesmo

Offline Caty Elric

• **
                • Membro Júnior
                • Género: Feminino
                pode-se dizer que tbm sofro disso mas e em relacao a outro aspecto, e o meu visual eu evito  olhar para  o espelho e ver o meu rosto em algum lado, basicamente fujo do espelho n aceito a minha imagem e quando penso em mim sou completamente diferente da minha cabeça pro real.
                Faço isto porque odeio borbulhas e nao quero te-las disseram-me que com 20 anos e com medicacao nao teria borbulhas ora mentira, medico-me e tenho borbulhas... E como odeio ver as borbulhas no meu rosto fujo do espelho e depois penso sempre que ninguem vai gostar de mim pela minha aparencia e nunca vou ter ninguem e a verdade e que nunca namorei e ja fui muito gozada por ter borbulhas desde os 11 anos que tenho e ja vao 10 naos nisto praticamente e nao acaba todos os meses existem novas...

Vergonha de si mesmo

Offline random_dude

• Associad@
                  • Membro Total
                  Eu também vou tendo algumas, mas como tenho barba disfarço-as. Já foste a algum dermatologista?

Vergonha de si mesmo

Offline Caty Elric

• **
                    • Membro Júnior
                    • Género: Feminino
                    Eu também vou tendo algumas, mas como tenho barba disfarço-as. Já foste a algum dermatologista?
                    claro ke foi ando num a 5 anos e faço medicacao uso cremes e continuo a ter borbulhas e marcas horriveis, as marcas sao piores que as borbulhas!
                    Bar tenho nojo da minha cara... as pessoa nem me cumprimentava por causa disso... e fugiam de mim...

Vergonha de si mesmo

iNd

• Visitante
                      Ola  :).

Tenho duas sugestoes a fazer-te: a primeira e' que tentes esmiucar esse sentimento de vergonha e clarifica-lo, a segunda e' que te confrontes com situacoes de outros homossexuais para veres como te sentes e para encarares as coisas com mais naturalidade.

Consultares um/a psicologo/a era muito bom quanto mais nao fosse para falares das coisas em voz alta, como ja foi dito, o que pode ajudar em muito. Mas outras coisas podem ser feitas como escrever, questionares-te, etc. Por exemplo, escreve num papel todas as perguntas que consideres relevantes sobre essa vergonha e tenta dar respostas. Ex: "Por que e' que eu sinto vergonha? De onde vem este sentimento? O que e' que podia acontecer de pior se os outros descobrissem? Corro efectivamente esse risco ou e' mais da minha cabeca?" Clarificar, esmiucar o sentimento de culpa/vergonha pode-te ajudar a ficar menos prisioneiro dele.

Por outro lado confrontares-te com situacoes de homossexuais. Fazer amizades com outros gays, ler ver filmes, conhecer outras historias pode-te ajudar a encarar as coisas com mais naturalidade.

Por fim, lembra-te que se nao quiseres dizer a ninguem das tuas relacoes que es gay estas no teu direito. Se quiseres guardar isso so para ti estas no teu direito, mas fazia-te bem falar com outras pessoas, talvez fora do teu circulo familiar e de amigos.

Cumprimento e espero que aos poucos esses sentimentos de vergonha se atenuem.

Vergonha de si mesmo

sleepthrough

• Visitante
                        pode-se dizer que tbm sofro disso mas e em relacao a outro aspecto, e o meu visual eu evito  olhar para  o espelho e ver o meu rosto em algum lado, basicamente fujo do espelho n aceito a minha imagem e quando penso em mim sou completamente diferente da minha cabeça pro real.
                        Faço isto porque odeio borbulhas e nao quero te-las disseram-me que com 20 anos e com medicacao nao teria borbulhas ora mentira, medico-me e tenho borbulhas... E como odeio ver as borbulhas no meu rosto fujo do espelho e depois penso sempre que ninguem vai gostar de mim pela minha aparencia e nunca vou ter ninguem e a verdade e que nunca namorei e ja fui muito gozada por ter borbulhas desde os 11 anos que tenho e ja vao 10 naos nisto praticamente e nao acaba todos os meses existem novas...

Eu não tenho problemas de acne nem nada disso mas sempre que vou a uma casa d banho publica n gosto d m olhar ao espelho e se apanho o meu reflexo é estranho pq parece que não sou bem aquela pessoa, parece por momentos que não me reconheço, como tu dizes a imagem q tenho de mim na minha cabeça é diferente da realidade.

Tenho alguns complexos em relação a minha barriga pq tenho gordura q nao queria ter, mas ando a tentar desligar-me disso. Não sei q conselho te dar, mas acho que tem de partir de nós uma aceitação e um don´t give a f***... quem gosta , gosta, quem não gosta que vá dar uma volta!

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                          Vergonha em ser-se LGBT

Iniciado por cacao « 1 2 ... 15 16 » Geral

303 Respostas
                          56970 Visualizações
                          Última mensagem 21 de Dezembro de 2011
                          por Kahlin
                          Uma vergonha autentica....

Iniciado por Franco « 1 2  Todas » Apoio

32 Respostas
                          11440 Visualizações