rede ex aequo

Olá Visitante25.jun.2022, 17:36:21

Sondagem

Qual a solução para os LGBT da Madeira poderem "viver em paz"?

Expressar livremente a sua orientação sexual
Manter as aparências hetero
Contar apenas aos melhores amigos(as)
Contar apenas à familia
Sair da Madeira

Autor Tópico: A vida dos LGBT na Madeira...  (Lida 65819 vezes)

A vida dos LGBT na Madeira...

Offline savage

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
Sinceramente, tenho muita pena que o destino Madeira ainda seja são tão pouco divulgado como possível local de férias gay.  :( As pessoas são muito compreensivas e existem imensos lugares tipicamente gays na cidade do Funchal e também em Machico.
No Funchal durante o dia, basta dirigir-se ao café do teatro municipal para encontrar um ambiente quase 100% gay, café Golden Gate, café concerto e ruas em redor. Algumas praias, mais a praia formosa tb covida alguns gay a uma visita.  ;D À noite, as discotecas convidam a um ambiente gay, predominante na discoteca Vespas.  :-* Em Machico muito bares convidam a um ambiente gay interessante, no entanto mais camuflado. Vão ao Mario's bar no Caniçal, vale a pena. Praias na zona do Caniçal também são aconselháveis.
Bem com tudo isto, será que não está na hora de formar um grupo gay no funchal?  :-/
Agradeço comentários  ;)

http://www.terravista.pt/portosanto/1837/029.jpg

Há muitos jovens madeirenses, esperando o dia em que as ilhas também venham a ter o apoio de associações como a ILGA. Beijinhos a todos  ;) ;) ;) ;) ;)

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
    • Membro Vintage
    • Género: Feminino
      • Homofobia
    Bem-vindo Savage!

Vamos a isso, vamos ver se é possível reunir gente suficiente para criar grupo no Funchal! @s interessad@s visitem por favor o site do projecto descentrar em http://www.descentrar.pt.vu e digam qualquer coisa para descentrar@ex-aequo.web.pt ou para o Savage!  ;D
      "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Evil_Master

• Membro Ultra
      Olá, :up
      Apesar de axar k as mentalidades estão a mudar, ainda existem muitas barreiras a serem utrapassadas por nós homosexuais/lesbicas, especialmente estando nós inseridos num bocadinho de terra tão pekenino.
      Apesar de haver um aparente respeito para connosco, ainda existem decriminações, ou seja, não podemos fazer uma demonstraçao de carinho para kom a nosso amor, sem k alguém nos diga um disparate, especialmente pra nós mulheres.
      Axo k deveria de existir uma associaçao cá na madeira, k fumentasse nao só uma aproximidade entre os homosexuais/lesbicas, mas tb serviria komo forma de apoio e troca de ideias. K axam?Não kerendo dizer k formassemos um grupinho à parte ou à margem da sociedade nada disso.
      Especialmente no inicio kdo descobrimos k temos uma opção diferente da maioria das pessoas, torna-se um pouko confuso e até os proprios pais n sabem o k fazer, por isso mesmo deveriamos ter uma associaçao cá na nossa ilha k nos permitisse n só apoiar,mas, esclarecer.
      Kto a vida gay e respectivos bares, axo k ainda estamos longe de ter algum sitio especial tipo bar ou discoteca.O unico bar com presença gay significativo era em santa cruz foi encerrado, ainda nao sei pk!
      Bem agora tou eu à espera das vossas DURAS CRTICADAS!!

Da vossa e sempre

Evil_Master

beijinho gande

deixem o mantorras vôaaa.....

Offline Mythos

• *
        • Novo Membro
        • i don't belong here, not this time, not this place
        Ora bem,
        pois é mesmo triste, que a Madeira ainda não tenha associações do tipo da ILGA, porque como eu, por este arquipelago todo deverá haver jovens a precisar de apoio. Até conheço casos de jovens que por não terem apoio de alguém e também ás vezes por serem alvos de chacota (pura ignorância) pelas suas orientações sexuais, os levaram a cometer um grande ERRO... o suicidio  :o . Isto não se pode admitir numa sociedade moderna!  ???
        Ok, fiquem livres de comentar a minha mensagem, e espero bem, que haja mais assuntos novos  ;)

Abraços daqui do vosso amigo Mythos!  :up

Offline Dieter

• Associad@ Honorári@
          • Novo Membro
          Olá!

Só para vos dizer que por vezes existem excepções nas mentalidades dominantes.

Estou-me a lembrar que um rapaz daí da Madeira (mas que vive em Lisboa) contactou o projecto Descentrar para enviar informação para o IPJ da Madeira, pois este este estava muito interessado nessa informação (LGBT). Além disso o IPJ ainda contactou associações de estudantes para distribuir essa informação. Foi uma atitude de louvar  :P

Offline SullenBoy

• Membro Sénior
            • Banido
            Em relação à não existência de bares e discotecas na Região orientados para populações LGBT, devo dizer que isso a mim não me faz muita diferença.

Não gosto mesmo nada desses locais.

Gosto mais de conviver ao ar livre, em sitios sem fumo e sobretudo em locais que funcionam como hipermercados do sexo.

Os locais que existem desse tipo do continente são terríveis. Acho-os bastante decadentes. Não está aqui em causa que uma pessoa adulta, seja ela homossexual ou heterossexual, frequente esse tipo de local com uma conotação mais sexual. Cada um faz o que quer. Trata-se sim é que existam locais alternativos, onde se possa simplesmente conviver, fazer amigos, sem ter olhos cravados em cima. Imaginem que as coisas eram ao contrário: a maioria eramos nós e a minoria os heterossexuais. Agora imaginem um rapaz heterossexual, a tentar compreender a sua sexualidade, ter como local de convivio um bordel.

Nos Açores sei que existe uma associação local que foi em parte incentivada por luso-descentes nos E.U.A. Aqui na Madeira a maioria das pessoas emigraram para a Venezuela, portanto ficam imbuídas na mentalidade daquele país. E na Venezuela a situação das pessoas LGBT é igual senão pior à nossa em Portugal, apesar do presidente esquerdista (Hugo Chavez, um amiguinho de Fidel Castro) que anda por lá agora.

Mas o que é que se pode fazer? Não tou a ver as pessoas aqui na Madeira muito dispostas a dar a cara. Toda a gente sabe que há membros do nosso Governo Regional que são gays, mas no entanto, para subirem na vida, decidiram ficar de boca calada e colaborar até no denegrir dos homossexuais.

Fico furioso com isto! >:(

Offline wanderer

• *
              • Novo Membro
              Greetings..  :)
              Compreendo o que queres dizer, SullenBoy, quanto aos guetos, mas... embora não sendo frequentadora assídua (nem não assídua) de sítios gays, penso e espero que não seja tudo um "antro de engate";

Como dizes, e bem, as bilhardices dão cabo da vida de qualquer um, principalmente num meio tão pequeno como a Madeira: ou estás fora do contacto social, e assim evitas algumas chatices, ou até és uma pessoa normal, que gosta de conviver normalmente, e ficas sujeito a que olhem para ti de lado, e aí ou tens estômago, ou é melhor não tentar.
               Tens uma outra opção: és discreto. Mas isso é muito, muito desgastante!! Porque começam a perguntar porque é que não tens namorado, e a resposta que apetece dar é porque tenho namorada, ou pq quero uma namorada e não um namorado...porque...

Ainda quanto aos guetos: é normal que queiras estar num sítio, e com pessoas com quem te identifiques. São necessárias sempre referências. Há o risco do envolvimento ser demasiado e de que as pessoas se esqueçam que existem outros no mundo, para além do círculo onde se sentem bem.
              Mas por vezes, e para algumas pessoas, esses mesmos sítios são os únicos onde são compreendidos e aceites.

Isto tudo para dizer que há que fazer as coisas com conta peso e medida. Tentar evitar fanatismos e posições extremistas(que quanto a mim são o que originam os guetos), mas é óptimo que existam sítios, reais ou virtuais, como este, onde posso encontrar-me e dar a minha opinião sem estar preocupada com a reacção dos outros (de uma maneira geral não me preocupo, mas não tenho pachorra para a burrice de algumas pessoas).

Offline Evil_Master

• Membro Ultra
                Ola :)
                Isto d s viver em sitios pekenos tem mt k s lhe diga.Sou d acordo k seja criado um grupo de apoio, mas defendo k por muito k kuste por vezes enfrentar certas bocas kuase sempre maldosas k devemos fazer a nossa vida o mais normal possivel.
                Mas por falar em na criaçao de um grupo de apoio, onde esta o pessoal da madeira :o? :-*

Jokinhas
                  deixem o mantorras vôaaa.....

Offline wanderer

• *
                  • Novo Membro
                  E que tal a vida gay na Madeira??

Offline Mythos

• *
                    • Novo Membro
                    Sou do Funchal, e não conheço a vida gay madeirense...  :inq será que está activa?!  :dunce  lol

Offline Eurydice

• Membro Ultra
                      • "Os ouvidos surdos da ausência" - (C.)
                      Olá pessoal!!

Eu sou uma madeirense, estudante em Lisboa, e se há vida homossexual na madeira, é muito complicado dizer. Eu sinceramente, enquanto cá vivi(Encontro-me na Madeira agora), sofri muito, sentia que esta não era a minha cidade, sentia uma frustração enorme ao ver que as pessoas que me rodeavam não aceitavam a homossexualidade, e sofri muito, so queria mesmo era escapar, e agora que estou em lisboa, sinto-me muito melhor, porque conheço pessoas com a mesma experiência que eu...

Claro que na Madeira há muitas lésbicas e gays, eu prórpia tinha os meus amigos/as que o eram, mas nunca podíamos estar à vontade...

O café onde me sentia mais á vontade era o café do teatro, que agora é um horror...e o jardim...mas mesmo assim é complicado porque as pessoas escondem-se....não sei se as pessoas estão preparadas a dar a cara.

Eu, dei a cara, aos meus 17 anos, qd uma namorada que tinha, foi á madeira, e farta das coisas, resolvi andar de mão dada c ela, e dar uns beijinhos...claro que foi o escandalo....alguns amigos apoiram-me, outros afastaram-se....pessoas que eu não conheci, disseram que todos deviam dar a cara...outros mandavam bocas...."Olha ali a f***..." - Mas essa atitude que tomei, ajudou-me muito a aceitar-me, e não me arrependo...

Claro que é complicado todos fazerem o que eu fiz...nem todas as pessoas andam no 12º ou na faculdade, e já sabemos que hoje em dia, muitas pessoas são despedidas pela sua orientação sexual...Se as mentalidade, estão mais abertas, na Madeira, não dá para reparar...

Faltam espaços para as pessoas desabafarem, conversarem sem olhares parvos e bocas da idade medieval.

Que as coisas melhores, é o que desejo!

Fiquem bem :)
                        Anna: Love bores you.
                        Dan: No, it disappoints me.

"Thing to remember is if we're all alone,  then we're all together in that too. "

Offline Mythos

• *
                        • Novo Membro
                        Tenho uma prima cá Madeira e a tua história é parecida à dela, Eurydice.
                        Todos na minha familia rumoravam de que a minha prima seria lésbica, até que certo dia estava num café com a minha familia e essa minha prima passou pela esplanada de mão dada com uma rapariga, eu achei normal, mas ela deu-se conta que estavamos ali e afastou-se com a namorada com a cabeça para baixo, e corada  :-/. Ficaram todos assim  :o:inq:o:inq
                        No dia seguinte já era conversa entre os meus familiares, no tipo de gozarem daquela situação.
                        Mas o que interessa é que ela deve ser mais feliz do que era antes.

:up Abraços
                        MYTHOS

Offline SullenBoy

• Membro Sénior
                          • Banido
                          Olá Eurydice

Queria dizer que gostei muito do que escreveste e queria dar-te os parabéns pelos teus actos.
                          Infelizmente eu não tive a mesma sorte que tu. Quando fui para o Porto pensava que as coisas iam melhorar, mas nem por isso.

Nas cidades como cada um tá metido na sua vida, ninguém olha muito para a vida dos outros. Supostamente, há mais tolerância. Por isso, é estranho que se desenvolvam guetos. Nos meios pequenos eles n existem tanto, as pessoas gays tão mais misturadas.

Esse café do teatro é mesmo um horror.
                          Gente bilhardeira... fuf...  :)

Eurydice :up

Offline native_boy

• *
                            • Novo Membro
                            • native_boy...?? regresso a´ natureza???
                            ola´ a todos, antes de mais... sendo eu madeirense nao poderia deixar de responder a esta mensagem.
                            antes de mais gostaria de dizer que e´ de louvar a ideia de criar uma associaçao glbt na madeira... as mentalidades na regiao deveriam ser abaladas e confrontadas com essa realidade, para q possam reflectir e dar mais espaço ao direito a´ diferença, uma vez que nao o fazem...
                            na minha opiniao a ideia de que a madeira recebe toda a informaçao do exterior e que por atraves dela as mentalidades começam a mudar n e´ assim tao verdade (eu ja´ fui partidario dessa ideia :(), a sensaçao de proteccionismo em relaçao ao exterior vigente na Madeira, so tem levado a um isolacionismo... a melhor forma de confrontar pensamentos na regiao e´ confronta-la com eles, mas estes vindo do interior da propria sociedade madeirense, isso tem acontecido felizmente por parte de anonimos que teem vindo a se assumir cada vez mais...
                            outra coisa que vejo e´ que na ilha os espaços gays para alem de permitirem a possibilidade da comunidade se encontrar (cafe´ teatro principalmente) nao deixa de ser um oasis isolado onde as pessoas se libertam, mas que nao sai ca´ para fora... (aqui fica o meu pensamento, espero que possas nao concordar e que me des provas disso... fico a´ espera...)  :(  ;)

p.s. desculpem os meus acentos, mas infelizmente o meu computador nao permite melhor
                              o meu nick de certa forma diz muito de mim, eu adoro a natureza e gosto de comungar com ela!!!! o lado citadino para mim tambem e´ muito importante... e cada vez mais a integraçao da natureza na cidade assume-se como prioritaria...

Porque é que as lésbicas e bi da madeira têm medo de se mostrar?

Offline PVRPVREVS

• *
                              • Novo Membro
                              Já há algum tempo deixei uma mensagem e não a encontrei neste espaço devido a problemas de acesso à 'Rede Ex Aequo' e... também de tempo.
                              Efectivamente que a comunidade lgbt madeirense se encontra ainda no armário...
                              Como sou da Ribeira Brava, estou a trabalhar em Lisboa e moro muito próximo da Associação Ilga Portugal de que sou sócio e voluntário no Centro de Documentação Gonçalo Diniz e conheço não só os fundadores da Rede Ex Aequo como assisti também a sua fundação.
                              Um dos meus maiores desejos consiste em abrir um núcleo madeirense. Pelas mensagens que li neste espaço, acredito que vocês tod@s têm vontade em fundar um espaço onde nos sintamos bem e possamos conviver e aprender uns com os outros.
                              Tenho boas notícias: a sucursal da IPJ na Madeira tem enorme interesse em apoiar esta iniciativa. Da minha parte, como só poderei estar na Madeira durante o período de férias (Natal, Carnaval ???, Páscoa e Verão), poderei levar cartazes e outros materiais que a sede, sublinho, se disponibilizou em dar ;D.
                              Resta-me tomar conhecimento das vossas sugestões. Temos de quebrar o anonimato (se quiserem, é de cada um ::)).
                              Espero que desta vez tenhamos um núcleo na nossa ilha... e desmitificar quimeras sobre a nossa orientação num meio tão pequeno (e quantas vezes hostil :-[) como o nosso.
                              Espero que encarem isto como uma missão, porque de facto não estamos sós.
                              Um abraço cordial a todos ;D.

Offline nicas

• *
                                • Novo Membro
                                É a primeira vez que participo neste forum sinto-me um pouco perdida mais ou mesmo tempo aliviada por saber que há pessoas que comunham dos mesmos medos, do que eu, sou madeirense e por vezes sinto que estou a afogar-me por não ter  com quem partilhar os meus desejos, os meus sonhos sem que me estejam a julgar e a condenar!
                                 saudações as todas os participantes deste forum e em especial a Evil-Master e a Wing!

Offline Pitbull

• **
                                  • Membro Júnior
                                  Boas pessoal!
                                  Eu sou (como todos me chamam) o Pitbull 8) e gostava de saber como anda a noite gay ai por essas bandas.

A minha unica curiosidade nisso é porque possivelmente a divulgação dessas informações pode não estár a ser devidamente efectuada e por isso estaria disposto a ajudar a promover e divulgar casas, bares ou discotecas que possam ser simpatizantes gay.

Não sei o peso da página "madeirabynight" tem ai mas conheço muito bem o director dela e posso dar um empurrão para que as coisas andem mais depressa.

Se interessar enviem as informações que achem necessárias a conter la para que eu as possa passar ao "mosso"

1 abraço do PORTO!!!

Ass: PITBULL

Offline Lana_San

• *
                                    • Novo Membro
                                    nem sei pra k me meto nesta discussão, mas so kero deixar aki uma opiniao mto pessoal, ja k me sinto com algum direito pra falar sobre a homossexualidade, visto o meu melhor amigo ser gay..

kerem sitios estritamente gays pra k?? nao serão vcs q se kerem separar dos outros?? li um forista q disse q se irrita por nao assumirem, mas alguem tem q expor a sua intimidade aos outros?? os proprios gays é q fazem da sua vida um circo, claro q nao falo por tds..mas vejo o meu amigo sofrer por causa da imagem escandalosa q alguns passam e n me venham dizer q nao sao respeitados por serem gays q é mentira, pk se um hetero der na putaria é exactamente igual, a vossa conversa de coitadinhos ja cansa, conheço alguns gays ate mto respeitados e aceites em qq lado, simplesmente pk o respeito conkista-se e acreditem q a orientação sexual nada pesa..mas sim a educação de cada um...

Offline v

• Associad@ Honorári@
                                      • Membro Elite
                                      nem sei pra k me meto nesta discussão, mas so kero deixar aki uma opiniao mto pessoal, ja k me sinto com algum direito pra falar sobre a homossexualidade, visto o meu melhor amigo ser gay..

kerem sitios estritamente gays pra k?? nao serão vcs q se kerem separar dos outros?? li um forista q disse q se irrita por nao assumirem, mas alguem tem q expor a sua intimidade aos outros?? os proprios gays é q fazem da sua vida um circo, claro q nao falo por tds..mas vejo o meu amigo sofrer por causa da imagem escandalosa q alguns passam e n me venham dizer q nao sao respeitados por serem gays q é mentira, pk se um hetero der na putaria é exactamente igual, a vossa conversa de coitadinhos ja cansa, conheço alguns gays ate mto respeitados e aceites em qq lado, simplesmente pk o respeito conkista-se e acreditem q a orientação sexual nada pesa..mas sim a educação de cada um...

Olá Lana_San,

Vejo que já tomaste algum do teu tempo para colocares aqui uma resposta, e convido-te a passares pela secção geral deste fórum e visitares a zona das noticias e leres algumas histórias e informações, para compreenderes também o porquê da maioria do susposto "afastamento".
                                      Existem muitas posições divergentes, é verdade... cada um terá a sua opinião, mas como dizes "não falo por todos".

É bom ter-se isso em mente, e acima de tudo ter consciência de uma imagem que é passada ao público, que não pode, ou utopicamente, não deveria ser generalizada. Mas que infelizmente o é.

;)

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                        • Membro Vintage
                                          • Homofobia
                                        Concordo com a Van e penso que é preciso ter cuidado com algumas abordagens que são feitas.

Se há reconhecimento da tua parte que os homossexuais não são todos iguais, o que é positivo, acho que deve também haver reconhecimento que aqueles que "se portam mal" na tua perspectiva não podem ser necessariamente responsabilizados pela imagem que as suas acções dão da homossexualidade, assim como os que "se portam mal" e são heterossexuais, não são tidos como representantes reais e totais da heterossexualidade.

O problema existe no preconceito que na heterossexualidade não se toma a parte pelo todo, enquanto na homossexualidade não há pudores em se tomar a parte pelo todo.

Quando existe preconceito não é difícil pegar num mau exemplo de um grupo específico de pessoas com algo em comum e daí catalogar todas as pessoas do grupo pela mesma bitola. O problema reside antes de tudo aqui. Porque se queremos criticar acções negativa, então que se critique de toda gente, independentemente da sua orientação sexual, porque usando um expressão tua, talvez um pouco indevida, mas foi a que usaste, putaria não tem cor, raça, sexo, classe, orientação sexual, etc...

Li o teu post noutro tópico aqui. Seria importante consultares as regras deste fórum para garantir que as cumpres e que possamos todos contar com a tua participação e opiniões, mas sendo estas feitas com o respeito que é exigido.

PS. Não entendi o achares ter direito de falar sobre a homossexualidade, por teres um amigo gay. Será que podes explicar melhor?
                                          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          97 Respostas
                                          42562 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Outubro de 2012
                                          por natacha
                                          De que zona da Madeira és?

Iniciado por Mr. « 1 2 3 » Madeira

58 Respostas
                                          19039 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Agosto de 2018
                                          por katsu
                                          74 Respostas
                                          35459 Visualizações