Outras Conversas > Espiritualidade, Sobrenatural e Religião

Definição de “Deus” e crença nele

<< < (2/345) > >>

VirginiaWoolf:
Nao sei se o Deus que dizem que existe e que eh superior a todas as coisas, realmente existe.  :inq Mas se essa entidade existe e jah que eh superior a tudo penso que deveria ter outro tipo de intervençao no universo, que pelo menos nos desse umas ajudas de vez em qd para que os que sofrem (nao me referindo soh aos seres humanos, mas aos seres em geral), pelas mais variadas causas, muitas delas pelas maos de outros seres humanos, pudessem ter algum apoio.
Isto porque parto do principio que Deus esteja relacionado com o que eh considerado o bem, se bem que o bem eh relativo, dependendo do ponto de vista de cada um, mas acho que de um modo geral existem coisas que podem ser caracterizadas como boas ou mas, pelo menos num ponto de vista humano.Secalhar jah tou para aqui a dizer baboseiras, oh well... ::)
Partilho mais o ponto de vista que capacidades divinas temos todos nos e que se nao tivermos feh e confiança em nos proprios nao eh por nos fiarmos na intervençao divina que seguimos em frente.
Mas tambem penso que existem muitas coisas para as quais nao temos explicaçao e de certo modo eh reconfortante pensar que certas coisas que presenciamos e se passam connosco no dia-a-dia sao causadas por uma intervençao divina, por um anjo ou outra entidade qualquer que num determinado momento esteve ao nosso lado a dar-nos uma ajuda ou apoio.  :wings

Acho que votaria: nao sei se existe ou nao mas "vivo umas vezes bem, outras vezes mal com ele"
Nao digo que nao acredito, porque acredito que tudo seja possivel.

leni:
Não acredito em Deus e acho que não existe. Portanto como não acredito e como não existe, não vivo bem nem vivo mal. Passo bem sem Ele.

Eu acho que Deus não existe por uma razão - acho que nós somos o nosso próprio Deus. Vou-me fazer entender (ver se consigo porque eu meto sempre as mãos pelos pés :P):

Imaginem uma velhota que vai à Igreja pedir a Deus que a ajude a ultrapassar uma dificuldade qualquer. Uma velhota que tenha uma crença muito forte em Deus, na religião no geral. Ela sai da Igreja muito mais aliviada porque já "desabafou" com Deus e sente que o fardo é menos pesado. Chega a casa, o que faz? Começa a fazer com que o seu "problema" seja resolvido. Ela própria o soluciona. Depois de tudo resolvido, ela acredita que foi uma força divina que a ajudou, pois não está ciente de que foi ela a fazer as coisas pela própria mão, não se deu conta disso.

O que eu quero dizer é: os crentes pedem coisas a Deus e falam com Deus como que a desabafar e a contar os problemas que a vida lhes traz. Mas ao falar com Deus, e ao expôr os assim os seus problemas, eles ganham força de vontade para ultrapassar as barreiras eles próprios, mesmo não acreditando que o mérito é todo deles.

Está tudo cá dentro. Nós somos o nosso próprio Deus. Eu sou o meu Deus, tu és o teu Deus. Porque eu sinceramente não acredito que no céu haja alguém de força superior que resolva a vida por nós e que tenha um dedo tipo E.T para fazer milagres. Não acredito, pronto.

Não sei se a minha "teoria" faz algum sentido... mas, sinceramente, é aquilo que eu penso.

c:
à medida que ia lendo as respostas só me lembrava de coisas algo off topic, mas a esta não resisto: quem aqui se lembra da emily whatson em ondas de paixão? lembra-se das suas conversas com deus? (é pena não haver um smiley *comovido*, porque é disso mesmo que preciso agora).

as to the topic.
sou agnóstica, vivo bem com isso. que quer dizer que vivo bem com ambas as possibilidades. fundamentalmente, o que me parece é que a haver "alguma coisa" isso será tão complexo e tão diferente do que eu posso supor que não me estaria acessível assim tão directamente quanto as religiões o vendem.
de facto, assim de repente achar que há uma entidade consciente que nos determina a existência parece-me excessivo... mas e se for? well, tanto melhor, não?

(na intimidade, no inconfessável sou muito zen, acho que facto sou una com o que me rodeia e dou por mim a achar que sou a pedra que tenho na mão... mas isso é porque acho que nunca me refiz da leitura de sidharta  ::))

só mais uma coisa, tendo a gostar de pessoas que acreditam em deus... atenção, não estou a falar daqueles que acreditam só porque sim, falo das pessoas que depois de muitas voltas à cabeça escolhem acreditar (será inevitavelmente uma questão de escolha e uma outra coisa qualquer inominável que dita a fé). agradam-me essas pessoas... talvez porque sempre fico com esta sensação de que escolheram acreditar que há um ser de suprema bondade e por aí... essa coisa da bondade, acho-a terrivelmente atraente.

[smiley=estiloso.gif]
[shadow=purple,left,300](c.)[/shadow]

Magia:
ag é k se vai dar um gande desdobramento de personalidade, é k..

uma eloísa acredita, mas nao num deus cristao, num deus ou deusa, ou seja, em algo superior, etc, mas é mais po wiccan mm..  :´

outra eloísa nao acredita.

a eloísa terceira nem acredita nem desacredita.

a ultima eloísa k descobri acredita, mas nao lhe chama deus, chama-lhe sub-consciente comum.

mas todas elas vivem bem csg proprias e com a vida e a morte.

todas elas celebram a vida e a morte, pois todas elas acreditam ka morte faz parte da vida.

nao votei em nd, ta td mt estereotipado, n me vejo lá representada.

barthez:
eu acredito em Deus, aliás, sou católica praticante. :)

ok... ;D prevejo que vou escrever um post muito grande... :inq e por isso vou deixar isso pa mais tarde qd tiver tempo e serinidade suficientes... :) é k neste assunto tenho sempre tanto coisa pa dizer!!! normalmente acho difícil falar disto com quem não pensa da mesma maneira que eu, dá sempre molho e granda discussões... :P mas enfim, como aki no fórum é tudo gaj@s porreir@s com @s quais é possível discutir qq coisa decentemente, eu prometo que escrevo qq coisinha mais logo...

só um reparo à orchidea:

--- Responder ---Realmente não acredito e (peço desculpa a todos os que precisam de um deus na sua vida)
--- Fim de Citação ---

não percebo pq é k pedes desculpa, cada um é livre de ser como é e acreditar ou não acreditar no que quiser!!! :up pa mim o importante é as pessoas respeitarem-se umas  outras e tratarem bem toda a gente (coisas que eu aprendi através de Jesus Cristo mas que outros aprendem de outras formas...), o resto vem por acréscimo!!!

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa