Outras Conversas > Atualidades, Política e Sociedade

Fundamentalismo Islâmico vs. Fundamentalismo Democrático

(1/30) > >>

Joplin:
Hj assisti a uma conferência sob o título "Fundamentalismo e Ética", conferência essa que me deixou mto pensativa, de tal forma que eu não reisisti a criar um tópico sobre o assunto (acho que este tópico vai englobar outros ja existentes sobre os suicidas ou a religião) no fim da conferência não pude deixar de chegar a conclusão de que neste momento existe uma guerra entre dois fundamentalismos: o fundamentalismo islâmico e o fundamentalismo democrático do Sr. George W. Bush (até me custa escrever) senhor este que é, basicamente, o dono do mundo.. o que ele decide fazer afecta todo o mundo.. não sei se se recordam quando Bush decidiu candidatar-se, falou quase como se fosse um missionário divino pregador da palavra de Deus, disse que Deus lhe tinha incumbida desta árdua tarefa de ser Presidente dos E.U.A. e que por muitos custos que isso lhe trouxesse ele iria fazê-lo.. Bom, este senhor é um fundamentalista (sem falar que a essência da religião é fundamentalista, é dogmática) tão mau ou pior que o Bin Laden e o mundo vive neste momento numa enorme tensão a pensar quem vai ser a próxima vítima dos talibã etc.. tb não esquecer que o próprio Bin Laden é uma "criação" dos E.U.A. Vive-se, acho eu, um período de totalitarismo mundial que só pode acabar com a democratização do pensamento e com a árdua tarefa de dar às pessoas a capacidade e a liberdade de elas escolherem, porque no meu ponto de vista esse deve ser o grande objectivo de toda esta luta e deve ser esse o fim último da democracia, dar ao Homem a capacidade e a liberdade de ele escolher o que quiser independentemente de nós concordarmos ou não porque ele tem o direito de escolher e exerceu esse direito.. no fundamentalismo não há esse direito.. nem no islâmico nem no democrático..

EYre:

Um tópico sobre fundamentalismo islâmico e democrático. :up :up :up :up

Hoje não tenho muito tempo para comentar, mas podes ter a certeza que voltarei a este tópico! ;)

Joplin:
Cá estarei à espera  ;)

SV:
Realmente tem havido um crescente choque de ideologias e o problema é que  tanto o fundamentalismo islamico tanto o democratico são bastante maus prejudicais.
Os paladinos do fundamentalismo democratico ( Bush e companhia...) deviam ter consciencia que não podemos andar aí a impor a democracia, porque a democracia nao se impoe ganha-se, principalmente em paises que não estao preparados para ela, pois quando isso acontece espalha-se o caos ( temos o exemplo do iraque que à tempos estava quase em guerra civil...). Para eliminar o fundamentalismo islamico e religisos em geral é necessario abrir-lhes mentes às pessoas devagar e não lhes tentar incutir tudo a força.

E este conflito de ideologias extremistas, vai como sempre, acabar mal...

Joplin:
pois é, mas como é que isso se faz? Se há coisa difícil de fazer seja em que contexto for é mudar mentalidades..

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa