rede ex aequo

Olá Visitante05.jul.2022, 02:28:38

Sondagem

O que sentem?

Orgulho de ser L, G, B ou T
Orgulho da forma como lido em ser L, G, B ou T
Sinto orgulho de ser e da forma como lido com isso
Não sinto orgulho de ser ou da forma como lido com isso
Outro (expliquem por favor)

Autor Tópico: Razões de orgulho em ser LGBT  (Lida 39527 vezes)

Razões de orgulho em ser LGBT

Offline Coubert

• Membro Elite
  • Género: Feminino
mas isso não é bem orgulho em ser LGBT. isso é orgulho em seres quem és, no geral.
eu acho que o tópico está mal feito. lol
    "vós deveis criticar impiedosamente tudo quanto existe. sim, criticar! sem receio que vos chamem demolidores. vós sois os demolidores do mal, vós sois os construtores do mundo ideal!"

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
    • Género: Masculino
    • Ecce Somnium!
      • Bravis esse laboro, obscuro fio
    Acho que dizer 'tenho orgulho em mim' pode englobar dizer 'tenho orgulho na minha orientação'. Desde que se saiba ter esse orgulho e que o orgulho passe por todos os orgulhosinhos juniores que daí defendo deverem advir, tudo bem.
      Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Offline Filipe V.

• Membro Ultra
      • "I am right here... SKEITH!" — Haseo —
        • SIN
      ...orgulho em mim, naquilo que sou...
      ...orgulho desta grande comunidade...

Hum... E o que te leva a ter esse orgulho? (Se for algo explicável - caso não seja apenas a nivel sentimental, não contextuavel) ;)
      já me tinha lembrado dessa pergunta, mas não queria ser chata

Hmmm...o que me leva a ter este orgulho? ...bem, talvez seja o facto de achar que nos devemos orgulhar de nós próprios...não só relativamente ao facto de conseguirmos assumir e viver bem com a nossa orientação sexual como também a tudo o resto! Devemos orgulhar-nos de tudo aquilo que fazemos, que sentimos...
      Sentirmos orgulho em nós, seja ele de que tipo for é sentirmo-nos realizados e felizes com o que somos! ;)

Portanto... Não se trata só de o seres, trata-se de todo um conjunto de coisas que advém disso.  ;D

- Citamos a mesma entidade, embora citações diferentes...  lol -  :D ;)

SIN - Visitem o Blog! :D

"Epitaph of Twilight, I see you've reached it as well."
        — Helba —

Offline Solitária

• Membro Ultra
        mas isso não é bem orgulho em ser LGBT. isso é orgulho em seres quem és, no geral.
        eu acho que o tópico está mal feito. lol
        ...bem, lol, pois...tenho orgulho em mim! Muito orgulho em ser lésbica...adoro este mundo...adoro, adoro, adoro...ORGULHO!!! YEAH  lol passei-me :inq
        Falando mais seriamente (sim, porque eu consigo ser séria)...sinto-me bem assim, em ser homo, logo não penso sequer como seria se fosse diferente...e como me orgulho de tudo no geral  lol orgulho-me de ser assim!
        *aix...eu sou daquelas com vontade de mudar o mundo... :-\ :inq [smiley=muro.gif]

Offline nenukA

• *
          • Novo Membro
          adoro ser a pessoa que sou...é lindo viver axim..adoro mulheres...sao lindas!!! ;D ;)....foi neste mundo que conheci a mulher da minha vida! [smiley=enamorado.gif] :heart.....eheheh....
          « Última modificação: 10 de Setembro de 2007 por nenukA »

Offline Solitária

• Membro Ultra
            adoro ser a pessoa que sou...é lindo viver axim..adoro mulheres...sao lindas!!!
            LINDAS! :blush [smiley=sim.gif] [smiley=hipnotizado.gif]

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
              • Ecce Somnium!
                • Bravis esse laboro, obscuro fio
              Bom, cada um com os seus motivos de orgulho ;)
                Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Offline Filipe V.

• Membro Ultra
                  • SIN
                Bom, cada um com os seus motivos de orgulho ;)

De facto não é uma justificação reflectida... Mas apenas demonstra que não ha reflexão mas sim sentimento. Isso é o sentimento a falar...
                « Última modificação: 13 de Setembro de 2007 por barthez »

— Helba —

Offline Coubert

• Membro Elite
                  perguntam-te "orgulho em ser LGBT", não se trata de sentimento. reflictam nas respostas.
                    "vós deveis criticar impiedosamente tudo quanto existe. sim, criticar! sem receio que vos chamem demolidores. vós sois os demolidores do mal, vós sois os construtores do mundo ideal!"

Offline candy cane

• Membro Vintage
                    • Orquídea azul (ex nóvózélica)
                      • não estou in the mood
                    No caso da candy cane, ela tem orgulho no que é, no meu caso e de alguns por aqui têm orgulho na forma como encaram a si e a sociedade perante o que são.
                    São coisas diferentes por motivos diferentes. ...

Eu tenho orgulho em ser lésbica e no modo o encaro :devil Teres orgulho no que és e na forma como tu e a sociedade te encaram são coisas que estão interligadas :)
                    Não percebo a necessidade que há em perguntarem a todas as pessoas porque é que eles têm orgulho na sua homossexualidade/bissexualidade e/ou transgenderismo quando muitos deixam claro que não vem com nenhum sentimento de superioridade em relação aos outros. O orgulho não tem necessariamente de ser negativo.

mas, assim como acho que um heterossexual não tem orgulho em ser heterossexual, não vejo como é que um homossexual tem orgulho em ser homossexual. acho que não se trata de ter orgulho, ou não.

Pelo mesmo modo que o orgulho branco é um pouco diferente do orgulho negro. Numa sociedade heterossexista os heterossexuais são os opressores (muitos não se apercebem disso), assim como os brancos oprimiram os negros. Falar de orgulho é muito mais do que ir ao dicionário e seguir o significado à risca, é preciso ter uma série de factores em ter em conta. Eu posso ter orgulho em assumir a minha orientação sexual numa sociedade que me oprime (e tenho orgulho) mas por muito que queiram esconder isso também é ter orgulho na minha orientação sexual. Se a orientação sexual é mais uma característica humana eu tenho orgulho nesta característica/em ter esta característica e isso (mais uma vez) não tem necessariamente de significar que me sinto superior aos que não partilham comigo a mesma característica (a palavra "característica" aparece quatro vezes nesta frase [smiley=desconfortavel.gif]).

Se um grupo falar em orgulho negro e defender a superioridade dos negros é claro que o orgulho aqui tem um significado negativo. Mas se falarem em orgulho negro na qualidade de pessoas que foram oprimidas no passado e que ainda o são nos dias de hoje, deixando claro que não acham que os brancos são inferiores de forma alguma, o que há de errado nisso? Estão apenas a dizer que aquela característica faz com que eles sejam discriminados mas nem por isso eles se sentem mal com ela aliás, sentem-se muito bem :)
                      Though nothing can bring back the hour
                      Of splendor in the grass, of glory in the flower
                      We will grieve not, but rather find
                      Strength in what remains behind

Wordsworth
                      | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

Offline SapientiaeOpium

• Membro Sénior
                      • Nosce te ipsum...
                      Acaso considero que esta abordagem vai de encontro à discussão relativa à tourada e ao seu factor arte ou não: vã. Vã por ser ineficaz. As pessoas estão a defender abordagens diferentes de teor homogéneo. Ninguém tem razão e todos a têm.
                      O orgulho é vaidade e extrema dignidade. Independentemente do caso em que se aplica é o que é. Temos é evidentemente de observar o que leva a esse orgulho. Nisso entra a Candy Cane com o seu comentário anterior.
                      Uma minoria social, ao contrário das camadas maioritárias, terá sempre um motivo de orgulho proveniente de uma luta e de uma história - acredito calcularmos todos quais os motivos.
                      Todavia, não deixa de ser vaidade e extrema dignidade. Não deixa de levar, por vezes, ao exagero. O mundo não é perfeito e o que escrevo não é necessariamente válido. «Cada gato no seu galho», «cada cabeça sua sentença».
                      Tudo porque as pessoas são infinitas e o orgulho numa minoria tem sempre mais elementos de formação.
                      Claramente não me agrada a ideia. Claramente revela o estado lastimoso da nossa sociedade e a luta que se vive por pormenores inatos ao Homem nomeadamente a diversidade cultural e comportamental. Mas, novamente a favor da Candy Cane, as coisas tomam valores diferentes aquando de peculiares motivos.
                      Orgulho em ser LGBT prende-se com o modo como o encaramos. Em algumas lésbicas será por gostar de mulheres - factor de ruptura da norma; em alguns gays será pela luta; em alguns bis será pela dismistificação a que são obrigado a fazer; em alguns transgéneros será sem motivo por apenas gostarem de si. Noutros casos, será mais, noutros menos. Orgulho é estar bem consigo e manter a auto-estima no topo independentemente do que o tentar impedir. Há fins que justicam os meios!
                      « Última modificação: 10 de Setembro de 2007 por SapientiaeOpium »
                        Não há necessidade de grelhas, o inferno são os outros!

Jean-Paul Sartre

Offline Arms

• Membro Vintage
                          • Reflection
                        Não sei qual é todo o drama... Se todos nós sentimos/exprimimos de formas diferentes, não poderá existir alguém que sinta orgulho de forma diferente de nós mesmos e o exprima de forma diferente? Nós não somos cópias uns dos outros...

Eu tenho orgulho no que sou, independentemente de ser LGBT ou não. Mas, acreditem, que há alturas em que vou na rua e penso 'É absolutamente fantástico ser-se gay!' Depois rio-me porque vou logo ao cliché 'só um gay diz absolutamente fantástico'

Orgulho não é enfrentar a sociedade. Isso é coragem.
                        Orgulho não é andar com a bandeira na marcha gay. Isso é ser-se activista.
                        Orgulho não é dar a cara. Isso é ter visibilidade.

Para mim orgulho é estarmos bem connosco mesmos, não ter vergonha ou sentirmos-nos inferiores em relação à norma. É conseguirmos agir com naturalidade em todas as situações e não termos medo de opiniões alheias. É saber que quando acordamos e até que nos deitamos fomos apenas nós mesmos. Orgulho é algo como ser-se genuíno, ser-se honesto. E ter a capacidade de sorrir pelo simples facto de sermos nós mesmos.

Orgulho em ser LGBT, para mim, vem por acréscimo. Eu sendo gay e tendo orgulho em ser quem sou, sem medos e sem pudores, tenho orgulho na 'comunidade' em que me insiro pelo facto da grande maioria terem orgulho em serem quem são, sem medos e sem pudores.

Pelo menos penso assim...
                          Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
                          Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Offline imback

• **
                          • Membro Júnior
                          A palavra ORGULHO foi aproveitada do inglês PRIDE para se contrapôr à palavra VERGONHA. Contudo, a palavra ORGULHO, em Portugal, não/nunca teve o mesmo impacto positivo que a palavra PRIDE.

É pena que algumas pessoas não saibam qual a origem da palavra ORGULHO/PRIDE e porque é tão re/usada ao longo da história do movimento LGB em todo o mundo. Em vez disso, prendem-se com conceitos irrelevantes, muitas vezes, sintomáticos de uma homofobia internalizada atroz. É pena...
                            "Anyone can rat, but it takes a certain amount of ingenuity to re-rat" - Churchill

"Cousin to cousin we'll always be,
                            Special friends from the same family tree" - Autor desconhecido

Offline Filipe V.

• Membro Ultra
                              • SIN
                            Acaso considero que esta abordagem vai de encontro à discussão relativa à tourada e ao seu factor arte ou não: vã. Vã por ser ineficaz. As pessoas estão a defender abordagens diferentes de teor homogéneo. Ninguém tem razão e todos a têm.
                            O orgulho é vaidade e extrema dignidade. Independentemente do caso em que se aplica é o que é. Temos é evidentemente de observar o que leva a esse orgulho. Nisso entra a Candy Cane com o seu comentário anterior.
                            Uma minoria social, ao contrário das camadas maioritárias, terá sempre um motivo de orgulho proveniente de uma luta e de uma história - acredito calcularmos todos quais os motivos.
                            Todavia, não deixa de ser vaidade e extrema dignidade. Não deixa de levar, por vezes, ao exagero. O mundo não é perfeito e o que escrevo não é necessariamente válido. «Cada gato no seu galho», «cada cabeça sua sentença».
                            Tudo porque as pessoas são infinitas e o orgulho numa minoria tem sempre mais elementos de formação.
                            Claramente não me agrada a ideia. Claramente revela o estado lastimoso da nossa sociedade e a luta que se vive por pormenores inatos ao Homem nomeadamente a diversidade cultural e comportamental. Mas, novamente a favor da Candy Cane, as coisas tomam valores diferentes aquando de peculiares motivos.
                            Orgulho em ser LGBT prende-se com o modo como o encaramos. Em algumas lésbicas será por gostar de mulheres - factor de ruptura da norma; em alguns gays será pela luta; em alguns bis será pela dismistificação a que são obrigado a fazer; em alguns transgéneros será sem motivo por apenas gostarem de si. Noutros casos, será mais, noutros menos. Orgulho é estar bem consigo e manter a auto-estima no topo independentemente do que o tentar impedir. Há fins que justicam os meios!
                            Identifico-me mais com o que disseste. Só que me custa um bocado, mesmo assim, dizer que tenho orgulho em ser LGBT devido ao peso da palavra orgulho. No nosso dicionário deveria existir uma palavra mais adequada ao sentimento que queremos demonstrar por gostarmos de ser o que somos...  :)

A palavra ORGULHO foi aproveitada do inglês PRIDE para se contrapôr à palavra VERGONHA. Contudo, a palavra ORGULHO, em Portugal, não/nunca teve o mesmo impacto positivo que a palavra PRIDE.

É pena que algumas pessoas não saibam qual a origem da palavra ORGULHO/PRIDE e porque é tão re/usada ao longo da história do movimento LGB em todo o mundo. Em vez disso, prendem-se com conceitos irrelevantes, muitas vezes, sintomáticos de uma homofobia internalizada atroz. É pena...

Bom... Nós não somos ingleses, é normal que Pride não seja completamente igual a orgulho, porque mesmo que sejam palavras traduzidamente iguais, os pesos e os significados têm suaves diferenças de nacionalidade para nacionalidade.
                            Que conceito consideras irrelevante? O conceito de que a palavra orgulho tem mais conotações negativas que positivas? É claro que todos sabemos que estamos a falar da positiva, mas também aqui presente que esta palavra pode ser boa, como pode ter um efeito negativo...

— Helba —

Offline imback

• **
                              • Membro Júnior
                              Que conceito consideras irrelevante? O conceito de que a palavra orgulho tem mais conotações negativas que positivas? É claro que todos sabemos que estamos a falar da positiva, mas também aqui presente que esta palavra pode ser boa, como pode ter um efeito negativo...

Falo das pessoas que frequentemente referem no seu discurso que não precisam de orgulho lgb ou, por exemplo, que se recusam a tê-lo. Frizo, novamente, sintomático da tal homofobia internalizada atroz. Falo de todos aqueles que habitualmente gastam o seu latim deitando abaixo todo o trabalho associativo, falando de boca-cheia, como, por exemplo, aqueles gays que dizem: - Se me quiser casar vou a Espanha ou à Holanda! - Como se, de facto, o casamento tivesso qualquer valor legal ao regressar a Portugal. Na realidade, essas pessoas ao refutar a palavra ORGULHO, remetem-se à VERGONHA de serem quem são.
                                "Anyone can rat, but it takes a certain amount of ingenuity to re-rat" - Churchill

Offline Filipe V.

• Membro Ultra
                                  • SIN

Falo das pessoas que frequentemente referem no seu discurso que não precisam de orgulho lgb ou, por exemplo, que se recusam a tê-lo. Frizo, novamente, sintomático da tal homofobia internalizada atroz. Falo de todos aqueles que habitualmente gastam o seu latim deitando abaixo todo o trabalho associativo, falando de boca-cheia, como, por exemplo, aqueles gays que dizem: - Se me quiser casar vou a Espanha ou à Holanda! - Como se, de facto, o casamento tivesso qualquer valor legal ao regressar a Portugal. Na realidade, essas pessoas ao refutar a palavra ORGULHO, remetem-se à VERGONHA de serem quem são.

Eu tenho orgulho em todo o conjunto. Tenho orgulho num todo (o que sou e a forma como lido com isso). Não tenho orgulho em ser LGBT. :)

Considerasme assim uma pessoa com vergonha daquilo que sou?

— Helba —

Offline centro_da_gravidad

• Membro Ultra
                                  • Banido
                                  • Maçã Gravitacional!
                                    • Alforreca Empalhada
                                  Eu não tenho orgulho em ser LGB porque não é a minha orientação sexual que me define enquanto pessoa mas sim todo um vasto leque de caracteristicas! Tenho é orgulho em ser eu mesmo!
                                  E se por causa disso tiver homofobia internalizada, então acho que eu e ela viveremos durante muitos anos felizes e contentes!  ;D
                                    Ninguém consegue escapar ao efeito da gravidade!
                                    Se a gravidade fosse um estado de alma eu era uma maçã!
                                    Novo centro gravitacional - O meu umbigo!

Offline imback

• **
                                    • Membro Júnior
                                    Eu tenho orgulho em todo o conjunto. Tenho orgulho num todo (o que sou e a forma como lido com isso). Não tenho orgulho em ser LGBT. :)

Consideras-me assim uma pessoa com vergonha daquilo que sou?

Penso que devemos ter orgulho no que somos, como, por exemplo, pessoas íntegras na nossa sociedade.

Contudo, a sociedade, durante muitos anos e ainda o faz (frequentemente!) fez com que sentissemos vergonha por ser L, G, ou B. Como se houvesse algo de errado. Esse sentimento foi tão interiorizado que ainda hoje encontras pessoas com vergonha em dizer o que são ou dizendo qe não sentem orgulho por serem quem são. A orientação sexual não é uma característica neutra, como, por exemplo, a côr dos olhos. Pelo contrário, é uma característica com um peso muito grande nas nossas vidas e que durante demasiado tempo foi vista como algo mau, negativo. Cabe a nós inverter essa tendência e dizer: - BASTA DE VERGONHA!

Não me compete dizer se sentes ou não vergonha, só tu poderás respondê-lo, mas tens um discurso aberto e uma mente orientada à discussão sã de ideias.  ;)

Chrono

• Visitante
                                      Sendo eu homossexual... aquilo em que tenho orgulho é na pessoa que sou enquanto um todo... Não o tenho só por causa desta característica, daquela, da outra ou da minha sexualidade... Tenho orgulho da maneira como levo a minha vida, das minhas ideias, dogmas e ideologias... Orgulho pela maneira como me sinto em relação ao mundo e face ao modo como encaro a minha sexualidade de forma tranquila, segura e feliz... Tenho orgulho dos meus amigos, dos feitos que consegui, das coisas boas e das coisas más também... porque consegui dar-lhes a volta por cima e superar fases menos boas... Sinto orgulho por explorar a pessoa que sou, em termos mentais, e nunca querer estagnar, gosto de estimular a minha inteligência, a minha cultura e sei falar de tudo um pouco sem restrições, sou um apaixonado pelas coisas boas da vida e dou valor a todas elas como sendo totalmente vitais á minha sobrevivência… tenho orgulho nos meus valores, na minha moralidade e não obstante tudo isto, hoje, depois de muito tempo a tentar construir-me e transformar-me na pessoa que sou, que tenho um grande orgulho em mim e em ser como sou…

Agradeço-o, e muito, ao meu namorado porque tenho-o como um exemplo a seguir e uma pessoa cujas qualidades admiro muito… por me ter sempre ajudado a crescer e conseguir seguir em frente, de modo a melhorar, bem como a algumas poucas pessoas que nos são próximas e sem as quais eu, atrevo-me até a dizer nós, não seria quem sou hoje…

Isto é orgulho…

Offline Blackdi

• Membro Vintage
                                        • "Na vida nada acontece por acaso."
                                          • Criatura da Noite
                                        Eu não tenho orgulho em ser LGB porque não é a minha orientação sexual que me define enquanto pessoa mas sim todo um vasto leque de caracteristicas! Tenho é orgulho em ser eu mesmo!
                                        Exactamente!  ;) Isto não é uma questão de orgulho ou vergonha.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        518 Respostas
                                        78440 Visualizações
                                        Última mensagem 18 de Abril de 2019
                                        por Aries
                                        28 Respostas
                                        5607 Visualizações
                                        Última mensagem 1 de Agosto de 2010
                                        por Lady@
                                        0 Respostas
                                        1797 Visualizações
                                        Última mensagem 19 de Junho de 2014
                                        por mchambel