O debater o tema num jantar foi só uma desculpa para o jantar xD
Mas, como eu gosto de iniciar temas que gerem confusão, até que ponto existiu mesmo o Holocausto?
É que a palavra 'holocausto' vem do grego "ὁλόκαυστον [holokauston]" que significa oferta de sacrifício completamente (ὅλος) queimada (καυστον)" ou "algo queimado oferecido a um deus".
A palavra holocausto evoluiu na Idade Média para significar todos os grandes massacres da humanidade - curiosamente quase todos cometidos contra judeus...
Portanto, até que ponto é correcto dizer que o Holocausto foi o genocídio de judeus cometidos pelos nazis?
Mais, até que ponto isto não é redutor e simplificar a realidade? Ou até, desculpem a expressão, glorificar o povo Judeu como o único povo sacrificado?
Porque não nos podemos esquecer dos Ciganos (segundo algumas estimativas perto de um milhão), Eslavos ("O Generalplan Ost ... causou a diminuição das populações dos povos europeus localizados a leste através nas seguintes medidas: 85 por cento dos polacos; 75 por cento dos bielorrusos; 65 por cento dos ucranianos; 50 por cento dos tchecos. Estas reduções enormes resultariam do "extermínio pelo trabalho" ou da dizimação através de desnutrição, doenças e controles reprodutivos."), Deficientes Mentais (segundo algumas estimativas mais de 200 mil), Homossexuais (perto de 20 mil foram assassinados e um número maior [200mil] submetidos a tortura, curas gays ou castração), Testemunhas de Jeová e Evangélicos (perto de 5 mil foram assassinados), Maçons (perto de 100 mil), etc, etc etc.
Sei que estes números não chegam nem de perto aos 6 milhões de Judeus mortos pelo Estado Alemão durante o III Reich, mas têm de considerar redutor apenas considerar o Holocausto apenas como o genocídio de judeus... Foi muito mais do que isso.
Não pode haver temas tabu. As coisas devem ser faladas por que se não corremos no risco de esquecer alguns "detalhes".
Acho que é importante reflectir sobre estes números e sobre a situação xenófoba e racista a que a Europa está a ser posta a prova nos dias de hoje.