Outras Conversas > Arquivo (Outras Conversas)
Povos e culturas
(1/1)
nuni:
Num mundo que caminho a largos passos para a Globalizaçao e para a criaçao de um "Mundo de todos" existem ainda diversas culturas que nao estao minimamente inseridas na sociedade, isto leva-me a fazer algumas perguntas:
- concordam com a globalizao, em que sentidos?
- Que cultura está menos integrada...pode ser considerada como um perigo para a sociedade? E será que essas culturas querem se integrar?
O que me levou a fazer estas perguntas foi a vizualizaçao da reportagem "perdidos e achados" e do debate que se seguiu na sic / sic noticias em que se mostrava o q acnteceu a algumas familias ciganas alguns anos depois de terem sido entrevistadas e tirei algumas conclusoes que me preocupam:
- a discriminaçao interna nesta comunidade é assustadora, as mulheres so podem ter o 1o ciclo porque nao precisam saber mais nada alem de ler e escrever para fazerem uma feira
- a profissao da mulher é ser feirante
- é melhor receber um subsidio do estado do q ir trabalhar
- esperar que o estado de casas ou terrenos ou ate memso caixotes do lixo para por porcaria é a unica forma de melhorar a qualidade de vida
- desde quando 13 anos é idade para casar? ter filhos aos 14?
- onde é q eles arranjam dinheiro para comprar um ou mias BMW?
- porque deixam que eles batam e matem e nao fazem nada?
Este é apenas um exemplo de uma comunidade que esta completamente á parte do resto da sociedade e que nunca se vai integrar......
Quanto á globalizaçao.....como tudo tem vantagens e desvantagens...mas penso que pode ser uma boa soluçao para alguns dos nossos problemas e ao contrario do q se possa pensar a identidade de cada áís nao se perde....
Nao é minha intençao ofender ninguem, se por acaso isso acontecer peço desculpa......mas se as coisas nao sao como eu disse façam-me ver q estou errado!
Mariazinha:
Penso que é complicado chegar a um acordo, pois existem diversos povos e/ou tribos cujas culturas já estão a sofrer com o chamado fenómeno Globalização. Sim é certo que povos desfavorecidos têm a ganhar com isso, e acaba por se formar um mundo mais homogéneo positivamente, mas existem culturas que estão bem assim, têm uma economia e organização bem definidas, e estão a ser "atacadas por todas as frentes". Ainda pra mais também temos notado e sentido os efeitos negativos da Globalização. Menos controle e acesso mais fácil para todo o lado, acabamos por sofrer todos pelo mesmo problema, cada vez mais, o terrorismo é um dos pontos (bem) negativos da Globalização.
Rogue:
Como podes imaginar eu não concordo com a globalização, penso que se torna numa submissão das culturas que nos ocidentais desvaloriza-mos. Esse termo remete-me para o imprialismo do antigo imperio romano.
Penso que a globalização pode der algo benefico a partir do momento que não se subjuguem culturas em prole da ascenção economica, a cultura reflecte o modo como ceratas massas populacionais se adaptam ao mundo.
De facto tambem vi a resportagem, e tambem fiquei sensibilizado, principalmente com o papel das mulheres, era capaz de me arricar a dizer que aquele padrão era um muito proximo de uma "sociedade" matriarcal... Mas como se pode observar pelo que a Sucena disse, aquela menina que queria ser professora, não há uma predesposição daquela cultura para a atdapatação a uma sociedade globalizada. Sera correcto forçalos?
Navegação
Ir para versão completa