Nome
Paula Cristina Marinho Vieira
Contactos
paulak29@gmail.com
919602630
259327985
Estabelecimento de ensino
Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha
Disciplina
Pedagogia e Didática
Orientador(a)
Professora Ana Sánchez Bello
Professor João Menelau Paraskeva
Título
A Educação, o Currículo e a Teoria Queer
Objectivos
i) verificar qual o grau de abertura por parte de docentes hetero e homossexuais para o espaço de desestabilização que os preceitos da teoria queer podem oferecer;
ii) conferir a receptividade (ou não) por parte de docentes hetero e homossexuais às ideias centrais da teoria queer e, assim;
iii) aferir as razões pelas quais se justificam tal receptividade, ou falta dela;
iv) constatar que potencialidades poderá a teoria queer trazer ao desenvolvimento e implementação de uma efectiva pedagogia da sexualidade.
Texto de divulgação
O estudo da teoria queer promove um potencial hermenêutico na medida em que formula uma ética contra leituras binárias e dicotómicas do mundo e, sobretudo, contra heteronormatividades. Assim, tendo em mente tal potencial afigura-se interessante investigar que contributos e mais-valias esta teoria pode trazer ao campo educacional e curricular, sobretudo, no âmbito da pedagogia da sexualidade.
A investigadora procura a colaboração de Professores com uma orientação sexual diferente da heterossexual para futuras entrevistas. Agradece-se desde já a disponibilidade e, para qualquer informação adicional, poderá contactar a investigadora através do e-mail anteriormente referido
Prazo
Junho de 2015