NomeTânia Machado
Contactostaniacsmachado@ics.uminho.pt
taniacsmachado@gmail.com
Estabelecimento de ensinoUniversidade do Minho
DisciplinaTese de Doutoramento em Sociologia
(Financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com a referência SFRH/BD/89837/2012)
Orientador(a)Professora Doutora Ana Maria Brandão
Título“Representações das mães lésbicas sobre a maternidade lésbica e estratégias de gestão da identidade maternal deteriorada“
NOTA: A expressão “identidade maternal deteriorada” não é usada no sentido de desvalorização da maternidade lésbica. O termo “deteriorada/o” é usado na Sociologia para referir identidades discriminadas em função de alguma característica não normativa (no caso, a identidade sexual), sendo usado nesse sentido. Reflecte, portanto, o estatuto da homoparentalidade, em geral, e da maternidade lésbica, em particular, em Portugal.
Objectivo(s) (i) Compreender de que forma as mães lésbicas definem a maternidade e se vêem enquanto mães e lésbicas num contexto social onde a sua configuração familiar, o seu estatuto maternal e a sua identidade sexual não são considerados, ainda, normativos;
(ii) Perceber de que forma gerem as suas identidades maternal (e sexual) quotidianamente, i.e., de que formas se apresentam, ou não, enquanto mães lésbicas/ famílias lésbicas junto das suas famílias, dos seus amigos, dos seus vizinhos e dos seus colegas de trabalho/empregadores, e que contornos têm as interações estabelecidas com os membros destes quatro grupos, em função do (des)conhecimento destes face à configuração familiar/ estatuto maternal das mães em causa.
Texto de divulgaçãoEste projeto de investigação constitui a primeira abordagem às famílias lésbicas planeadas em Portugal. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, assente em entrevistas individuais e em casal junto de mulheres lésbicas que têm filhos a cargo, conjuntamente planeados, pretende-se captar as representações dessas mulheres da sua condição de mães num contexto social heteronormativo e de que modo este influencia a forma como gerem quotidianamente as suas identidades maternas no contexto das suas redes de sociabilidades familiares, vicinais, amicais e profissionais.
As vias de acesso à maternidade consideradas são diversas: adoção singular em Portugal; adoção internacional; procriação medicamente assistida no estrangeiro; inseminação artificial “caseira”; relação sexual ocasional.
As interessadas em participar podem entrar em contacto para os seguintes endereços de e-mail: taniacsmachado@ics.uminho.pt ou taniacsmachado@gmail.com.
Mais informações na página do projeto:
familiaslesbicas.infoPrazoDezembro de 2014