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REGRAS DO FÓRUM DA REDE EX AEQUO
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rede ex aequo:
Regras de utilização do Fórum da rede ex aequo
Tendo em conta que se pretende que o Fórum da rede ex aequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes seja um espaço saudável e seguro para os jovens LGBT ou com dúvidas e seus familiares e amigos, para esclarecer dúvidas, para quebrar o isolamento e a solidão, para a discussão de temas LGBT pertinentes e para a promoção de apoio mútuo e criação de amizades, são estabelecidas as seguintes regras de participação no mesmo:
1. Proibições
Os utilizadores são livres de expressar as suas opiniões. Não obstante, não é permitido no Fórum (em qualquer forma – seja ela texto, imagem ou qualquer outro meio):
a) Conteúdos abusivos, ataques pessoais, linguagem grosseira, tons agressivos, ofensas, discursos provocatórios ou agressões verbais e promoção ou incentivo à violência;
b) Discursos discriminatórios seja por origem, raça, etnia, sexo, orientação sexual, identidade de género, cor, idade, estado civil, condição económica, convicção política ou filosófica, religião, deficiência física, imunológica, sensorial ou mental ou qualquer outra característica do indivíduo não antes mencionada;
c) Conteúdos obscenos, propostas de encontros sexuais, pornografia (imagens explícitas ou sexualmente orientadas, órgãos sexuais ou zonas envolventes, hiperligações, etc.), conteúdos sexualmente explícitos e orientados (que não se destinem a apoio ou que pelo seu teor sejam suscetíveis de perturbar a sensibilidade de terceiros) ou quaisquer outros conteúdos não apropriados para menores de 18 anos;
d) Referência, publicitação e/ou encorajamento de atos de pirataria informática;
e) Palavras, frases, expressões e comentários cujo significado e intuito não seja claro para todos os que leem este Fórum e/ou se possam apresentar como possíveis ataques de forma indireta ou velada a terceiros;
f) Spam, publicidade, mensagens tipo classificados, cartas corrente, esquemas de pirâmide ou avisos de vírus informáticos;
g) Conversas alargadas off-topic em tópicos temáticos;
h) A criação de tópicos sem um tema definido e título claro;
i) A criação de tópicos em fóruns dos grupos de jovens locais, outras cidades ou temáticos que não estejam diretamente ligados às atividades do grupo local, à cidade ou ao tema em questão, respetivamente;
j) A combinação de encontros e atividades não oficiais em qualquer fórum exceto nos de cidades sem grupo de jovens local;
k) A utilização do Fórum por pessoas menores de 14 anos e por pessoas maiores de 30 anos, neste último caso se a sua participação for prejudicial para jovens LGBT, se não estiverem no Fórum por motivos de procura de apoio e/ou informação ou se não explicitarem a sua verdadeira idade no respetivo perfil de membro no Fórum;
l) Mais do que um registo por pessoa (utilizador) e utilização de um registo por mais do que uma pessoa (contas conjuntas);
m) Nomes de utilizador que contenham calão, sejam nomes de empresas ou entidades, nomes ou endereços de sítios na Internet, endereços de correio eletrónico ou que sejam uma tentativa de se fazer passar por outro utilizador já registado;
n) Assinaturas que
i) tenham mais de 5 linhas de texto com tamanho padrão (8pt);
ii) tenham uma ou mais imagens que no seu conjunto ultrapassem a dimensão de 468 píxeis de largura por 60 píxeis de altura ou 30KB e mais de 2 linhas de texto com tamanho padrão;
o) Avatares com mais de 65 píxeis de largura por 65 píxeis de altura ou 14,6KB;
p) A utilização abusiva do sistema de comunicação de posts e/ou perfis à Moderação de forma não fundamentada.
q) A colocação de fotografias não públicas de terceiros. Só são autorizadas fotografias de si próprio, sempre de pessoas individuais (nunca acompanhadas) em tópicos temáticos, no qual a fotografia seja relevante, e sem sentido de classificado.
r) Especulações sobre a orientação sexual ou identidade de género de figuras públicas que não o tenham assumido publicamente.
2. Sanções
Os utilizadores que quebrarem as regras serão advertidos pela Moderação e banidos temporariamente à quarta quebra de regras, segundo este esquema:
1ª a 3ª quebra: Aviso
4ª quebra: Banimento de 3 dias
5ª quebra: Banimento de 7 dias
6ª quebra: Banimento de 30 dias
7ª quebra: Banimento permanente
Excetuam-se os casos que pela sua gravidade (e.g. ataques homofóbicos ou transfóbicos, propostas sexuais, registo com intuito de spam, etc.) impliquem um banimento imediato e/ou permanente.
3. Moderação
a) Os administradores, moderadores gerais e moderadores locais têm acesso a um sub-fórum para discutir os mais variados aspetos da moderação, nomeadamente a pertinência de um tópico, se os tópicos obedecem às regras de conduta do Fórum estipuladas pela Direção da rede ex aequo e a consequente remoção do post/tópico após aprovação da maioria dos moderadores nesse sentido;
b) Qualquer ato de moderação será apenas efetuado após a maioria dos moderadores ter alcançado um consenso, exceto quando a situação exigir uma ação imediata devido ao seu conteúdo ou desenvolvimento ou no caso de infração clara;
c) Se houver falta de moderadores suficientes para desbloquear uma decisão da Moderação, os membros da Direção da rede ex aequo poderão votar como moderadores;
d) Após qualquer ato da Moderação, como banimento ou remoção de tópicos/posts, por infração das regras, um dos elementos da equipa de Moderação deverá enviar uma mensagem pessoal (MP) ao utilizador explicando a situação e sugerindo mudanças de comportamento no Fórum;
e) Qualquer contacto com a Moderação deve ser efetuado através de MP. Se surgir algum caso mais grave, o utilizador poderá contactar a Direção da rede ex aequo.
A Moderação deste Fórum reserva-se o direito de remover ou alterar qualquer tipo de post/tópico que vá contra as regras do mesmo. As ações da Moderação serão comunicadas com aviso público ou privado à pessoa visada. Todas as alterações subsequentes, como remoção de citações ou respostas a posts moderados, serão efetuadas pela Moderação sem necessidade de aviso.
FAQ / Regras de Conduta
O Fórum da rede ex aequo é um recurso online oferecido gratuitamente por esta associação, devendo os seus utilizadores respeitar as regras em vigor, que visam garantir o bom funcionamento e ambiente deste espaço. Todos os utilizadores deverão cumprir as regras do Fórum sem exceção e a associação reserva-se o direito de não admissão de utilizadores que não respeitem as suas regras ou que tenham agido de alguma forma lesiva contra a rede ex aequo.
Entende-se por utilizador uma pessoa que se tenha registado, de modo a poder usar o Fórum de uma forma ativa ou passiva. Não é necessário um registo para consultar o Fórum, contudo o mesmo é necessário para se poder participar e para consultar áreas restritas, como o sub-fórum Associados, de acesso exclusivo aos associados da rede ex aequo.
Categorias de utilizadores
Manutenção:
Administrador (responsável pela gestão e moderação global do Fórum)
Moderador Sénior (capacidade para moderar qualquer sub-fórum)
Moderador Geral (capacidade para moderar qualquer sub-fórum)
Moderador Júnior (moderadores em treino para entrarem na equipa de Moderação Geral)
Moderador Local (capacidade para moderar o sub-fórum da cidade onde é coordenador local)
Responsabilidades e laços para com a associação em si:
Direção (elemento da equipa eleita responsável pela prossecução dos objetivos da rede ex aequo · www.rea.pt/orgaos-sociais)
Coordenador Local (elemento da equipa responsável pela coordenação de um grupo de jovens local · www.rea.pt/grupos-locais)
Orador (elemento da equipa de voluntários do Projeto Educação LGBT · www.rea.pt/projeto-educacao)
Associado (jovem entre os 16 e os 30 anos que se inscreveu como associado da rede ex aequo e tem as quotas do ano corrente em dia ou pessoa que pelo contributo dado à associação foi votada associada honorária · www.rea.pt/inscricao)
Criação de tópicos
Os tópicos devem ser criados com um título claro e correto de acordo com o tema a ser tratado, dentro do sub-fórum correto, após a verificação de que não há ainda nenhum tópico sobre o mesmo assunto. Na eventualidade de nenhum dos sub-fóruns corresponder ao tema do tópico, devem-no colocar no sub-fórum Outras Conversas. Os moderadores poderão mover o tópico para um sub-fórum que seja mais indicado.
Geral – Fórum de temática LGBT para jovens de todo o país;
Apoio – Fórum para receber e dar apoio;
Pais, Familiares e Amigos – Fórum para pais, familiares e amigos de jovens LGBT;
Outras Conversas – Fórum para assuntos fora da temática LGBT;
Tópicos Lúdicos – Fórum destinado a tópicos de entretenimento e/ou de resposta rápida;
Questões Técnicas – Fórum para colocar perguntas/sugestões sobre o funcionamento do Fórum;
Fóruns de Grupos de Jovens Locais – Fórum destinado a questões locais das cidades e grupos locais respetivos;
Outras Cidades – Fórum destinado a questões locais de cidades sem grupo de jovens local.
Uso da pesquisa e dos índices de tópicos
Antes de se criar um novo tópico deve-se primeiro procurar se o tema já foi tratado. Pode-se fazê-lo através:
- da pesquisa do Fórum (no topo da página, à esquerda)
- do Google via: “termo de pesquisa” site:rea.pt
- dos índices de tópicos existentes nos sub-fóruns nacionais. Exemplos:
Índice de tópicos do sub-fórum Geral
Índice de tópicos do sub-fórum Apoio
Índice de tópicos do sub-fórum Outras Conversas
Em caso de tópicos com o mesmo conteúdo, a Moderação poderá encerrar ou juntar o tópico repetido ao previamente existente.
Conteúdo dos posts
Não há um limite diário de colocação de posts, contudo relembramos que o mais importante é a qualidade da participação, e não a quantidade. Incentivamos que escrevam corretamente, de uma forma legível para todos os outros utilizadores. É aconselhável não fazer uso excessivo e incessante de emoticons, quebras de linha, cores e tamanho de letras demasiado grande. Quanto mais “complicado”, mais confuso se torna o texto, logo mais difícil de ler.
No caso do post ser ilegível poderá ser editado pela equipa de Moderação, sem aviso prévio, no que diz respeito à formatação mas não ao seu conteúdo.
Regras específicas de sub-fóruns
Cada sub-fórum pode ter regras individuais, como o caso do sub-fórum Associados. Estas estarão num tópico “peganhento” dentro do respetivo sub-fórum. Essas regras deverão ser consideradas como uma adição às regras acima mencionadas.
Resolução de problemas
O Fórum da rede ex aequo é um espaço que foi criado para que se discutam variados temas, em especial questões de orientação sexual e identidade de género, para se tirar dúvidas ou obter apoio e para se conversar com inúmeros outros jovens. É do interesse de todos que se mantenha um bom ambiente, quer cumprindo as regras estipuladas quer usando sempre um discurso o mais sereno e diplomático possível, respeitando ao máximo todos os outros utilizadores e as pessoas em geral.
Se um utilizador se sentir ofendido deve imediatamente comunicar a situação a um membro da equipa de Moderação e evitar responder à situação de ofensa. Qualquer utilizador deste Fórum que por motivo algum insultar outro utilizador, poderá ser banido do Fórum. O mesmo se aplica a um utilizador que responda a insultos com insultos (a ação correta quando se é insultado é comunicar aos moderadores em vez de se responder, utilizando o link Comunicar à Moderação existente em cada post ou mensagem pessoal).
Pede-se a todos os utilizadores que, no caso de considerarem algum assunto menos bem resolvido pela Moderação, efetuem a respetiva exposição à Administração ou Direção. Qualquer tópico aberto com um pedido de esclarecimento ou reclamação, será removido e considerado contrário às regras.
Limitação de responsabilidade
A rede ex aequo não poderá ser responsabilizada pelo conteúdo das mensagens publicadas neste Fórum ou pela forma como os utilizadores aplicam a informação aqui descrita. As mensagens publicadas expressam os pontos de vista do/a autor/a, não necessariamente os pontos de vista da associação.
Os posts colocados pelos utilizadores são de consulta pública e passam a poder ser utilizados para efeitos do trabalho da rede ex aequo, ficando integrados na base de dados do Fórum. Os posts não serão apagados posteriormente se um utilizador remover a conta e não selecionar a opção para os remover nessa altura.
Com cada envio de uma mensagem o endereço de IP do utilizador é gravado para a eventualidade de ser necessário bani-lo deste Fórum ou contactar o seu ISP. Isto só acontecerá em caso de uma violação grave das regras.
A rede ex aequo reserva-se o direito de divulgar a identidade dos utilizadores deste Fórum (ou qualquer informação que tenhamos sobre os mesmos) na eventualidade do surgimento de uma queixa ou procedimento legal provocados pela publicação de qualquer informação.
Para usar este Fórum terás de respeitar estas regras. Caso não concordes com as mesmas poderás sempre remover a tua conta no Fórum através da opção “Remover esta conta” visível no teu perfil.
Aprovado pela Direção a 10 de maio de 2013.
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