Olá, pedro_salvador!
Eu também sou transexual e sou do porto.
Por cá, como o Imaterial disse, tens a associação jano. Eles, entre outras coisas, fazem consultas de sexologia e psicologia para ajudar pessoas que queiram iniciar (ou ja tenham iniciado) a transição. Vê aqui para mais informação »
https://www.facebook.com/jano.portugal/posts/916104585070444Para iniciares o processo tens de marcar uma consulta de sexologia clínica num hospital ou clínica que ofereça esse serviço. Cá no porto, no público, tens o hospital de S.João e o hospital Magalhães Lemos (para marcares consulta num desses precisas que outro médico ou psicólogo te encaminhe para lá; o médico de família, por exemplo, pode fazer-te isso). No privado não sei o que é que há por cá, nunca explorei essa via. Tens aqui uma compilação de perguntas e respostas em relação ao processo clínico de mudança de sexo que te pode ser útil »
http://transcenas.blogspot.pt/2015/04/perguntas-frequentes-parte-1-processo.html Em relação ao "strap-on", penso que te refiras a um packer. Um packer é uma prótese peniana, desenhado para ser usado diariamente e costumam ser bem mais realistas do que os strap-on's desenhados para atividades sexuais. Não encontras packers em sex shops cá em portugal (eu já andei à procura

), tens de mandar vir um de alguma loja internacional. Algumas lojas com esses produtos:
ToolShedToys,
Peecock,
Reelmagik. Se procurares no google por "ftm packers" encontras mais algumas lojas.
Quero corrigir uma coisa que a Sinvastatina disse: não são necessários 2 anos de terapia para iniciar a transição. Essa convenção dos 2 anos está desatualizada e qualquer médico que faça as coisas como deve ser não nos obriga a esperar esse absurdo dos 2 anos. Cá no porto, tanto no s.joao como no magalhaes lemos, já fazem as coisas da forma correta (fazem as avaliações de forma breve e dão nos apoio psicológico conforme aquilo que cada pessoa precisa). Eu fiz as minhas duas avaliações em menos de um ano e iniciei a terapia hormonal um ano depois de ter iniciado o processo (e só nao comecei mais cedo porque a fila de espera para a endocrinologia é enorme).